Avaliação da gestão de egressos dos cursos de graduação da UFCA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Éricson Everton Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57545
Resumo: Esta dissertação avalia o processo de gestão de egressos dos cursos de graduação da UFCA, tendo como enfoques as ações nas dimensões de estruturação, do relacionamento e da repercussão. Para atender ao objetivo geral, teve como objetivos específicos: apresentar um panorama da gestão de egressos da universidade e seus processos; aferir o grau de importância atribuído a ações e a estratégias pela ótica dos gestores acadêmicos; identificar entraves e sugestões para um eficaz processo de gestão de egressos na percepção dos gestores acadêmicos; e propor ações estratégicas para aprimoramento da gestão de egressos. Apresenta uma discussão e fundamentação teórica e empírica com perspectivas nas políticas públicas de avaliação educacional e na importância da gestão dos egressos para a qualidade da educação do ensino superior. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como avaliativa e descritiva assumindo uma abordagem analítica quali-quantitativa. Adota como estratégia de pesquisa o estudo de caso e utiliza como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental, entrevistas com os gestores da Pró-Reitoria de Graduação e levantamento (survey) com aplicação de questionários aos coordenadores de cursos de graduação da universidade investigada. A partir da pesquisa empreendida avalia-se que embora sejam desenvolvidas importantes ações voltadas para os egressos dos cursos de graduação na UFCA, a gestão de egressos na universidade, baseando-se nas dimensões citadas, não tem sido plenamente eficaz na busca pela excelência acadêmica. As ações desenvolvidas não contemplam todas as possibilidades estratégicas, sendo mais voltadas para ações de repercussão, e ainda não trouxeram o impacto esperado, revelando que precisam ser melhor articuladas, divulgadas e consolidadas. Para tanto, essa pesquisa recomenda ações estratégicas para aprimoramento da gestão de egressos.
id UFRN_7eb22f86db06ecccd45761c5520178f0
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57545
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Costa, Éricson Everton Silvahttp://lattes.cnpq.br/2490433612286570http://lattes.cnpq.br/9451364933481439Alves Filho, Antôniohttp://lattes.cnpq.br/4852627579601532Silva, Francisco Raniere Moreira daBrandão, Pamela de Medeiros2024-02-07T17:21:49Z2024-02-07T17:21:49Z2023-11-06COSTA, Éricson Everton Silva. Avaliação da gestão de egressos dos cursos de graduação da UFCA. Orientadora: Dra. Pamela de Medeiros Brandão. 2023. 165f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57545Esta dissertação avalia o processo de gestão de egressos dos cursos de graduação da UFCA, tendo como enfoques as ações nas dimensões de estruturação, do relacionamento e da repercussão. Para atender ao objetivo geral, teve como objetivos específicos: apresentar um panorama da gestão de egressos da universidade e seus processos; aferir o grau de importância atribuído a ações e a estratégias pela ótica dos gestores acadêmicos; identificar entraves e sugestões para um eficaz processo de gestão de egressos na percepção dos gestores acadêmicos; e propor ações estratégicas para aprimoramento da gestão de egressos. Apresenta uma discussão e fundamentação teórica e empírica com perspectivas nas políticas públicas de avaliação educacional e na importância da gestão dos egressos para a qualidade da educação do ensino superior. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como avaliativa e descritiva assumindo uma abordagem analítica quali-quantitativa. Adota como estratégia de pesquisa o estudo de caso e utiliza como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental, entrevistas com os gestores da Pró-Reitoria de Graduação e levantamento (survey) com aplicação de questionários aos coordenadores de cursos de graduação da universidade investigada. A partir da pesquisa empreendida avalia-se que embora sejam desenvolvidas importantes ações voltadas para os egressos dos cursos de graduação na UFCA, a gestão de egressos na universidade, baseando-se nas dimensões citadas, não tem sido plenamente eficaz na busca pela excelência acadêmica. As ações desenvolvidas não contemplam todas as possibilidades estratégicas, sendo mais voltadas para ações de repercussão, e ainda não trouxeram o impacto esperado, revelando que precisam ser melhor articuladas, divulgadas e consolidadas. Para tanto, essa pesquisa recomenda ações estratégicas para aprimoramento da gestão de egressos.This dissertation evaluates the process of managing graduates from undergraduate courses at UFCA, focusing on actions in the dimensions of structuring, relationship and repercussions. In order to meet the general objective, the specific objectives were: to present the university's graduate management and its processes; to assess the degree of importance attributed to actions and strategies from the point of view of academic managers; to identify obstacles and suggestions for an effective graduate management process in the perception of academic managers; and propose strategic actions to improve graduate management. It presentes discussion and theoretical and empirical grounding with perspectives on public policies for the importance of graduate management for the quality of higher education. Methodologically, the research is characterized as evaluative and descriptive taking a qualitative-quantitative analytical approach. The research strategy adopted was case study as its research strategy and uses documentary research, interviews with the managers of the Pro-Rectory of Undergraduate Studies and a survey of course coordinators. questionnaires to the coordinators of undergraduate courses at the university under investigation. Based on the research carried out, it was evaluated that although important actions are developed for graduates of undergraduate courses at UFCA, the university's management of graduates, based on the aforementioned dimensions, has not been fully effective in the pursuit of academic excellence. The actions taken do not cover all the strategic and have not yet had the expected impact, revealing that they need to be better articulated, disseminated and consolidated. Therefore, this research recommends strategic actions to improve graduate management.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASGestão universitária - UFCAAvaliação institucionalGestão de egressoEgressoAvaliação da gestão de egressos dos cursos de graduação da UFCAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAvaliacaogestaoegressos_Costa_2023.pdfapplication/pdf2797001https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57545/1/Avaliacaogestaoegressos_Costa_2023.pdf9bf8d233b7df5ec46ef8199a680b45d1MD51123456789/575452024-02-07 14:22:28.346oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57545Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-02-07T17:22:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da gestão de egressos dos cursos de graduação da UFCA
title Avaliação da gestão de egressos dos cursos de graduação da UFCA
spellingShingle Avaliação da gestão de egressos dos cursos de graduação da UFCA
Costa, Éricson Everton Silva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Gestão universitária - UFCA
Avaliação institucional
Gestão de egresso
Egresso
title_short Avaliação da gestão de egressos dos cursos de graduação da UFCA
title_full Avaliação da gestão de egressos dos cursos de graduação da UFCA
title_fullStr Avaliação da gestão de egressos dos cursos de graduação da UFCA
title_full_unstemmed Avaliação da gestão de egressos dos cursos de graduação da UFCA
title_sort Avaliação da gestão de egressos dos cursos de graduação da UFCA
author Costa, Éricson Everton Silva
author_facet Costa, Éricson Everton Silva
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2490433612286570
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9451364933481439
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Alves Filho, Antônio
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4852627579601532
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Francisco Raniere Moreira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Éricson Everton Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brandão, Pamela de Medeiros
contributor_str_mv Brandão, Pamela de Medeiros
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Gestão universitária - UFCA
Avaliação institucional
Gestão de egresso
Egresso
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão universitária - UFCA
Avaliação institucional
Gestão de egresso
Egresso
description Esta dissertação avalia o processo de gestão de egressos dos cursos de graduação da UFCA, tendo como enfoques as ações nas dimensões de estruturação, do relacionamento e da repercussão. Para atender ao objetivo geral, teve como objetivos específicos: apresentar um panorama da gestão de egressos da universidade e seus processos; aferir o grau de importância atribuído a ações e a estratégias pela ótica dos gestores acadêmicos; identificar entraves e sugestões para um eficaz processo de gestão de egressos na percepção dos gestores acadêmicos; e propor ações estratégicas para aprimoramento da gestão de egressos. Apresenta uma discussão e fundamentação teórica e empírica com perspectivas nas políticas públicas de avaliação educacional e na importância da gestão dos egressos para a qualidade da educação do ensino superior. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como avaliativa e descritiva assumindo uma abordagem analítica quali-quantitativa. Adota como estratégia de pesquisa o estudo de caso e utiliza como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental, entrevistas com os gestores da Pró-Reitoria de Graduação e levantamento (survey) com aplicação de questionários aos coordenadores de cursos de graduação da universidade investigada. A partir da pesquisa empreendida avalia-se que embora sejam desenvolvidas importantes ações voltadas para os egressos dos cursos de graduação na UFCA, a gestão de egressos na universidade, baseando-se nas dimensões citadas, não tem sido plenamente eficaz na busca pela excelência acadêmica. As ações desenvolvidas não contemplam todas as possibilidades estratégicas, sendo mais voltadas para ações de repercussão, e ainda não trouxeram o impacto esperado, revelando que precisam ser melhor articuladas, divulgadas e consolidadas. Para tanto, essa pesquisa recomenda ações estratégicas para aprimoramento da gestão de egressos.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-07T17:21:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-07T17:21:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Éricson Everton Silva. Avaliação da gestão de egressos dos cursos de graduação da UFCA. Orientadora: Dra. Pamela de Medeiros Brandão. 2023. 165f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57545
identifier_str_mv COSTA, Éricson Everton Silva. Avaliação da gestão de egressos dos cursos de graduação da UFCA. Orientadora: Dra. Pamela de Medeiros Brandão. 2023. 165f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57545/1/Avaliacaogestaoegressos_Costa_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9bf8d233b7df5ec46ef8199a680b45d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117889388445696