AVALIAÇÃO DE EGRESSOS: PERFIL, PERSPECTIVAS E INTERESSES DOS ALUNOS DIPLOMADOS EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CATARINENSES.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SIMON, LILIAN WRZESINSKI
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: ARNONI, THAIS HOFFMAN, PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181052
Resumo: A avaliação dos egressos é fundamental para as Instituições de Ensino Superior (IES) poderem mensurar o impacto da formação ofertada na vida de seus estudantes e direcionar suas ações de gestão, alinhando-as com o perfil e os interesses do seu público-alvo. Este artigo tem como objetivo avaliar o perfil, as perspectivas e os interesses dos egressos de duas IES catarinenses com características distintas, alinhando-os com a missão e a área de atuação de cada uma destas instituições. Apesar das diferenças associadas a cada um desses modelos institucionais, as informações coletadas junto aos egressos dos cursos de graduação diplomados no período entre 2014 e 2017 evidenciaram que há uma série de similaridades no tocante ao perfil e aos interesses dos acadêmicos formados por elas. Ao analisar esses dados, observou-se que há um alinhamento do perfil do egresso com a missão e a finalidade da IES escolhida para se graduar, assim como diversos interesses apontados como de maior relevância pelos egressos das duas instituições convergem entre si. Entretanto, para adotar as ações que despontaram entre os interesses dos egressos cabe observar a natureza de cada instituição, priorizando aquelas com maior possibilidade de concretização e operacionalização.
id UFSC_b4d46304e57f20e17a6af9ee7fa05d14
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181052
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling AVALIAÇÃO DE EGRESSOS: PERFIL, PERSPECTIVAS E INTERESSES DOS ALUNOS DIPLOMADOS EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CATARINENSES.EgressosAvaliação InstitucionalGestão UniversitáriaA avaliação dos egressos é fundamental para as Instituições de Ensino Superior (IES) poderem mensurar o impacto da formação ofertada na vida de seus estudantes e direcionar suas ações de gestão, alinhando-as com o perfil e os interesses do seu público-alvo. Este artigo tem como objetivo avaliar o perfil, as perspectivas e os interesses dos egressos de duas IES catarinenses com características distintas, alinhando-os com a missão e a área de atuação de cada uma destas instituições. Apesar das diferenças associadas a cada um desses modelos institucionais, as informações coletadas junto aos egressos dos cursos de graduação diplomados no período entre 2014 e 2017 evidenciaram que há uma série de similaridades no tocante ao perfil e aos interesses dos acadêmicos formados por elas. Ao analisar esses dados, observou-se que há um alinhamento do perfil do egresso com a missão e a finalidade da IES escolhida para se graduar, assim como diversos interesses apontados como de maior relevância pelos egressos das duas instituições convergem entre si. Entretanto, para adotar as ações que despontaram entre os interesses dos egressos cabe observar a natureza de cada instituição, priorizando aquelas com maior possibilidade de concretização e operacionalização.2017-11-17T17:39:41Z2017-11-17T17:39:41Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181052SIMON, LILIAN WRZESINSKIARNONI, THAIS HOFFMANPACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUESporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T17:39:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181052Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T17:39:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DE EGRESSOS: PERFIL, PERSPECTIVAS E INTERESSES DOS ALUNOS DIPLOMADOS EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CATARINENSES.
title AVALIAÇÃO DE EGRESSOS: PERFIL, PERSPECTIVAS E INTERESSES DOS ALUNOS DIPLOMADOS EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CATARINENSES.
spellingShingle AVALIAÇÃO DE EGRESSOS: PERFIL, PERSPECTIVAS E INTERESSES DOS ALUNOS DIPLOMADOS EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CATARINENSES.
SIMON, LILIAN WRZESINSKI
Egressos
Avaliação Institucional
Gestão Universitária
title_short AVALIAÇÃO DE EGRESSOS: PERFIL, PERSPECTIVAS E INTERESSES DOS ALUNOS DIPLOMADOS EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CATARINENSES.
title_full AVALIAÇÃO DE EGRESSOS: PERFIL, PERSPECTIVAS E INTERESSES DOS ALUNOS DIPLOMADOS EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CATARINENSES.
title_fullStr AVALIAÇÃO DE EGRESSOS: PERFIL, PERSPECTIVAS E INTERESSES DOS ALUNOS DIPLOMADOS EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CATARINENSES.
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DE EGRESSOS: PERFIL, PERSPECTIVAS E INTERESSES DOS ALUNOS DIPLOMADOS EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CATARINENSES.
title_sort AVALIAÇÃO DE EGRESSOS: PERFIL, PERSPECTIVAS E INTERESSES DOS ALUNOS DIPLOMADOS EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CATARINENSES.
author SIMON, LILIAN WRZESINSKI
author_facet SIMON, LILIAN WRZESINSKI
ARNONI, THAIS HOFFMAN
PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES
author_role author
author2 ARNONI, THAIS HOFFMAN
PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SIMON, LILIAN WRZESINSKI
ARNONI, THAIS HOFFMAN
PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES
dc.subject.por.fl_str_mv Egressos
Avaliação Institucional
Gestão Universitária
topic Egressos
Avaliação Institucional
Gestão Universitária
description A avaliação dos egressos é fundamental para as Instituições de Ensino Superior (IES) poderem mensurar o impacto da formação ofertada na vida de seus estudantes e direcionar suas ações de gestão, alinhando-as com o perfil e os interesses do seu público-alvo. Este artigo tem como objetivo avaliar o perfil, as perspectivas e os interesses dos egressos de duas IES catarinenses com características distintas, alinhando-os com a missão e a área de atuação de cada uma destas instituições. Apesar das diferenças associadas a cada um desses modelos institucionais, as informações coletadas junto aos egressos dos cursos de graduação diplomados no período entre 2014 e 2017 evidenciaram que há uma série de similaridades no tocante ao perfil e aos interesses dos acadêmicos formados por elas. Ao analisar esses dados, observou-se que há um alinhamento do perfil do egresso com a missão e a finalidade da IES escolhida para se graduar, assim como diversos interesses apontados como de maior relevância pelos egressos das duas instituições convergem entre si. Entretanto, para adotar as ações que despontaram entre os interesses dos egressos cabe observar a natureza de cada instituição, priorizando aquelas com maior possibilidade de concretização e operacionalização.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17T17:39:41Z
2017-11-17T17:39:41Z
2017-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-03-5
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181052
identifier_str_mv 978-85-68618-03-5
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652362668048384