AVALIAÇÃO DE EGRESSOS: PERFIL, PERSPECTIVAS E INTERESSES DOS ALUNOS DIPLOMADOS EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CATARINENSES.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181052 |
Resumo: | A avaliação dos egressos é fundamental para as Instituições de Ensino Superior (IES) poderem mensurar o impacto da formação ofertada na vida de seus estudantes e direcionar suas ações de gestão, alinhando-as com o perfil e os interesses do seu público-alvo. Este artigo tem como objetivo avaliar o perfil, as perspectivas e os interesses dos egressos de duas IES catarinenses com características distintas, alinhando-os com a missão e a área de atuação de cada uma destas instituições. Apesar das diferenças associadas a cada um desses modelos institucionais, as informações coletadas junto aos egressos dos cursos de graduação diplomados no período entre 2014 e 2017 evidenciaram que há uma série de similaridades no tocante ao perfil e aos interesses dos acadêmicos formados por elas. Ao analisar esses dados, observou-se que há um alinhamento do perfil do egresso com a missão e a finalidade da IES escolhida para se graduar, assim como diversos interesses apontados como de maior relevância pelos egressos das duas instituições convergem entre si. Entretanto, para adotar as ações que despontaram entre os interesses dos egressos cabe observar a natureza de cada instituição, priorizando aquelas com maior possibilidade de concretização e operacionalização. |
id |
UFSC_b4d46304e57f20e17a6af9ee7fa05d14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181052 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
AVALIAÇÃO DE EGRESSOS: PERFIL, PERSPECTIVAS E INTERESSES DOS ALUNOS DIPLOMADOS EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CATARINENSES.EgressosAvaliação InstitucionalGestão UniversitáriaA avaliação dos egressos é fundamental para as Instituições de Ensino Superior (IES) poderem mensurar o impacto da formação ofertada na vida de seus estudantes e direcionar suas ações de gestão, alinhando-as com o perfil e os interesses do seu público-alvo. Este artigo tem como objetivo avaliar o perfil, as perspectivas e os interesses dos egressos de duas IES catarinenses com características distintas, alinhando-os com a missão e a área de atuação de cada uma destas instituições. Apesar das diferenças associadas a cada um desses modelos institucionais, as informações coletadas junto aos egressos dos cursos de graduação diplomados no período entre 2014 e 2017 evidenciaram que há uma série de similaridades no tocante ao perfil e aos interesses dos acadêmicos formados por elas. Ao analisar esses dados, observou-se que há um alinhamento do perfil do egresso com a missão e a finalidade da IES escolhida para se graduar, assim como diversos interesses apontados como de maior relevância pelos egressos das duas instituições convergem entre si. Entretanto, para adotar as ações que despontaram entre os interesses dos egressos cabe observar a natureza de cada instituição, priorizando aquelas com maior possibilidade de concretização e operacionalização.2017-11-17T17:39:41Z2017-11-17T17:39:41Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181052SIMON, LILIAN WRZESINSKIARNONI, THAIS HOFFMANPACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUESporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T17:39:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181052Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T17:39:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DE EGRESSOS: PERFIL, PERSPECTIVAS E INTERESSES DOS ALUNOS DIPLOMADOS EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CATARINENSES. |
title |
AVALIAÇÃO DE EGRESSOS: PERFIL, PERSPECTIVAS E INTERESSES DOS ALUNOS DIPLOMADOS EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CATARINENSES. |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DE EGRESSOS: PERFIL, PERSPECTIVAS E INTERESSES DOS ALUNOS DIPLOMADOS EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CATARINENSES. SIMON, LILIAN WRZESINSKI Egressos Avaliação Institucional Gestão Universitária |
title_short |
AVALIAÇÃO DE EGRESSOS: PERFIL, PERSPECTIVAS E INTERESSES DOS ALUNOS DIPLOMADOS EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CATARINENSES. |
title_full |
AVALIAÇÃO DE EGRESSOS: PERFIL, PERSPECTIVAS E INTERESSES DOS ALUNOS DIPLOMADOS EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CATARINENSES. |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DE EGRESSOS: PERFIL, PERSPECTIVAS E INTERESSES DOS ALUNOS DIPLOMADOS EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CATARINENSES. |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DE EGRESSOS: PERFIL, PERSPECTIVAS E INTERESSES DOS ALUNOS DIPLOMADOS EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CATARINENSES. |
title_sort |
AVALIAÇÃO DE EGRESSOS: PERFIL, PERSPECTIVAS E INTERESSES DOS ALUNOS DIPLOMADOS EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CATARINENSES. |
author |
SIMON, LILIAN WRZESINSKI |
author_facet |
SIMON, LILIAN WRZESINSKI ARNONI, THAIS HOFFMAN PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES |
author_role |
author |
author2 |
ARNONI, THAIS HOFFMAN PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SIMON, LILIAN WRZESINSKI ARNONI, THAIS HOFFMAN PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Egressos Avaliação Institucional Gestão Universitária |
topic |
Egressos Avaliação Institucional Gestão Universitária |
description |
A avaliação dos egressos é fundamental para as Instituições de Ensino Superior (IES) poderem mensurar o impacto da formação ofertada na vida de seus estudantes e direcionar suas ações de gestão, alinhando-as com o perfil e os interesses do seu público-alvo. Este artigo tem como objetivo avaliar o perfil, as perspectivas e os interesses dos egressos de duas IES catarinenses com características distintas, alinhando-os com a missão e a área de atuação de cada uma destas instituições. Apesar das diferenças associadas a cada um desses modelos institucionais, as informações coletadas junto aos egressos dos cursos de graduação diplomados no período entre 2014 e 2017 evidenciaram que há uma série de similaridades no tocante ao perfil e aos interesses dos acadêmicos formados por elas. Ao analisar esses dados, observou-se que há um alinhamento do perfil do egresso com a missão e a finalidade da IES escolhida para se graduar, assim como diversos interesses apontados como de maior relevância pelos egressos das duas instituições convergem entre si. Entretanto, para adotar as ações que despontaram entre os interesses dos egressos cabe observar a natureza de cada instituição, priorizando aquelas com maior possibilidade de concretização e operacionalização. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-17T17:39:41Z 2017-11-17T17:39:41Z 2017-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-03-5 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181052 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-03-5 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652362668048384 |