Enunciando as diferenças: desconstruindo preconceitos e intolerâncias na sala de aula a partir do audiovisual
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33415 |
Resumo: | O presente estudo busca compreender por meio de uma breve contextualização histórica, o percurso da construção das desigualdades étnico-raciais em nosso país, bem como contribuir para a discussão sobre a superação de relações de preconceito e discriminação racial, que vêm sendo realizadas no âmbito da academia e na sociedade civil. Acreditamos que a pauta do racismo e do antirracismo nunca esteve tão em evidência como nos dias atuais. Nesse sentido, realizou-se uma breve contextualização histórica em busca da compreensão da sua construção social/cultural e histórica do racismo no Brasil. Para a partir desse entendimento tornar possível e inteligível a compreensão de como as relações e práticas de intolerância, estigmatização do grupo étnico-racial negro permanecem atualmente em nossa sociedade e como podem vir a ser percebidas no contexto das relações sociais estabelecidas entre os jovens estudantes da escola pública, podendo vir a ser enfrentadas. Após a compreensão desse enraizamento do preconceito e da discriminação racial em nossas relações sociais, analisa-se como uma comunidade escolar pode vir a ser afetada devido à propagação de reprodução de falas e discursos intolerantes que ainda se fazem presentes na escola e fora dela. Tal situação será exemplificada a partir de um estudo de caso, por intermédio de uma observação e uma análise realizadas por mim enquanto professor/pesquisador numa realidade específica no interior do Rio Grande do Norte, de uma escola pública localizada em Poço Branco-RN, trata-se da E.E.T.I Estudante José Francisco Filho, a qual é frequentada por alunos negros provenientes da comunidade quilombola de Acauã e de outros distritos. Busquei analisar como os discursos efalas intolerantes podem interferir de forma negativa na constituição identitária e cultural de estudantes negros(as), devido principalmente à sujeição de uma convivência cotidiana, marcada pela reprodução de estereótipos e estigmatizações direcionadas ao grupo étnicoracial negro, enfim pelo racismo disfarçado e escamoteado nas nossas relações sociais. Por fim, esse trabalho a partir dessa evidência, dessa situação-problema, lança a proposta de “enunciar as diferenças” nochãodaescola pública,trazendocomo “projeto de intervenção pedagógica” a proposta de uma disciplina eletiva de caráter audiovisual, chamada de “Afrocine & Aproxime”, nosentido de buscar desenvolver um plano de curso capaz de ser utilizado por qualquer professor como forma de instrumento antirracista, a fim decriar uma pedagogia possível que auxilie na desconstrução de preconceitos sobre asrepresentações que os jovens estudantes tenham da África e das africanidades. |
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Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33415O presente estudo busca compreender por meio de uma breve contextualização histórica, o percurso da construção das desigualdades étnico-raciais em nosso país, bem como contribuir para a discussão sobre a superação de relações de preconceito e discriminação racial, que vêm sendo realizadas no âmbito da academia e na sociedade civil. Acreditamos que a pauta do racismo e do antirracismo nunca esteve tão em evidência como nos dias atuais. Nesse sentido, realizou-se uma breve contextualização histórica em busca da compreensão da sua construção social/cultural e histórica do racismo no Brasil. Para a partir desse entendimento tornar possível e inteligível a compreensão de como as relações e práticas de intolerância, estigmatização do grupo étnico-racial negro permanecem atualmente em nossa sociedade e como podem vir a ser percebidas no contexto das relações sociais estabelecidas entre os jovens estudantes da escola pública, podendo vir a ser enfrentadas. Após a compreensão desse enraizamento do preconceito e da discriminação racial em nossas relações sociais, analisa-se como uma comunidade escolar pode vir a ser afetada devido à propagação de reprodução de falas e discursos intolerantes que ainda se fazem presentes na escola e fora dela. Tal situação será exemplificada a partir de um estudo de caso, por intermédio de uma observação e uma análise realizadas por mim enquanto professor/pesquisador numa realidade específica no interior do Rio Grande do Norte, de uma escola pública localizada em Poço Branco-RN, trata-se da E.E.T.I Estudante José Francisco Filho, a qual é frequentada por alunos negros provenientes da comunidade quilombola de Acauã e de outros distritos. Busquei analisar como os discursos efalas intolerantes podem interferir de forma negativa na constituição identitária e cultural de estudantes negros(as), devido principalmente à sujeição de uma convivência cotidiana, marcada pela reprodução de estereótipos e estigmatizações direcionadas ao grupo étnicoracial negro, enfim pelo racismo disfarçado e escamoteado nas nossas relações sociais. Por fim, esse trabalho a partir dessa evidência, dessa situação-problema, lança a proposta de “enunciar as diferenças” nochãodaescola pública,trazendocomo “projeto de intervenção pedagógica” a proposta de uma disciplina eletiva de caráter audiovisual, chamada de “Afrocine & Aproxime”, nosentido de buscar desenvolver um plano de curso capaz de ser utilizado por qualquer professor como forma de instrumento antirracista, a fim decriar uma pedagogia possível que auxilie na desconstrução de preconceitos sobre asrepresentações que os jovens estudantes tenham da África e das africanidades.This study seeks to understand, through a brief historical contextualization, the path of the construction of racial ethnic inequalities in our country, as well as to contribute to the discussion on overcoming prejudice and racial discrimination relations, which has been carried out in the context of academia and in civil society. We believe that the agenda of racism and anti-racism has never been more in evidence than it is today. In this sense, we carried out a brief historical contextualization in search of understanding its social / cultural and historical construction of Racism in Brazil. In order to make this understanding possible and understandable, the understanding of how the relations and practices of intolerance, stigmatization of the black racial ethnicgroup currently remain in our society, and how they may come to be perceived in the context of the social relations established between the young students of the public school, and may be faced. After understanding this rooting of prejudice and racial discrimination in our social relations, we analyze how a school community can be affected due to the propagation of the reproduction of intolerant speeches and speeches that are still present at school, and outside of it, We will exemplify this situation from a case study, through an observation and analysis carried out by me asa teacher / researcher in a specific reality in the interior of Rio Grande do Norte, of a public school located in Poço Branco-RN, this is the E.E.T.I Student José Francisco Filho, it is attended by black students from the quilombola community of Acauã and other districts. I tried to analyze how intolerant speeches and speeches can negatively interfere in the identity and cultural constitution of black students, mainly due to the subjection of a daily coexistence, marked by the reproduction of stereotypes and stigmatizations directed to the black racial ethnic group, in short by disguised and concealed racism in our social relations. Finally, this work, based on this evidence, this problem situation, launches theproposal to “enunciate thedifferences”on thepublic school floor,bringing as a “pedagogical intervention project” the proposal of an elective subject of an audiovisual character,called“Afrocine & Aproxime”, in the sense of seeking to develop a course plan capable of being used by any teacher as a form of anti-racist instrument, in order to create a possible pedagogy that helps in deconstructing prejudices about the representations that young students have of Africa andAfricanities.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilRacismoAntirracismoProfessor-pesquisadorAudiovisualEnunciando as diferenças: desconstruindo preconceitos e intolerâncias na sala de aula a partir do audiovisualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnunciandodiferencasdesconstruindo_Fernandes_2021.pdfapplication/pdf15371445https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33415/1/Enunciandodiferencasdesconstruindo_Fernandes_2021.pdfbc956a0ef0dcd546909996a73bb788f6MD51123456789/334152022-05-02 12:36:13.802oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33415Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:36:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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