Educação fiscal: um estudo sobre a percepção dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre Educação Fiscal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Roberto Cardoso
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41057
Resumo: O Brasil vem atualmente enfrentando grandes mudanças nas mais diversas áreas, a economia vem se mantendo estável com leves sinais de recuperação; nesse momento se fala muito sobre a corrupção na área pública e privada do país. A corrupção faz com que recursos que deveriam ser usados em favor da sociedade seja desviado para poucos; nesse contexto, o contribuinte não se vê confortável em pagar impostos, já que sua contribuição pode estar sendo utilizada indevidamente. Mas os impostos têm papel fundamental para a sociedade, pois é ele o responsável por manter todos os serviços básicos da sociedade como saúde, segurança e educação, mesmo que ainda de forma precária. É notável a importância dos impostos para todos, portanto o cidadão deve ter em mente que essa contribuição irá beneficiá-lo. Essa conscientização deve partir da formação base do cidadão, e cabe ao Governo incentivar a implementação dos programas de Educação Fiscal, buscando conscientizar o cidadão nessa temática. Este estudo busca avaliar a percepção dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte nesse tema na busca da prática da cidadania, na cobrança e acompanhamento dos recursos públicos. Os programas de Educação Fiscal devem ter caráter permanente, já que essa é a única maneira de combater a corrupção e de reduzir a desigualdade social no país.
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