Objetos de aprendizagem: reflexões e construção de sequências didáticas para a Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Bárbara Fernandes da Silva de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32435
Resumo: Vivemos em uma sociedade conectada e a cada instante novas descobertas são realizadas e compartilhadas, sendo que o advento da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) trouxe novos parâmetros para esses compartilhamentos. Desse modo, faz-se necessário ir além da apropriação dos recursos tecnológicos por parte dos profissionais da educação, pois é preciso refletir sobre suas possibilidades de uso e potencialidades pedagógicas, anexando-as em seus planejamentos para permitir, assim, um diálogo com o conhecimento de mundo de seus educandos. Esta pesquisa tem como objetivo geral elaborar Sequências Didáticas (SD), destacando o uso de Objetos de Aprendizagem (OA) voltados para a Educação Infantil, disponibilizando-as através de um e-book, o qual servirá de material de consulta a ser utilizado na íntegra pelos professores, ou servir de inspiração para a construção de novas SD. A metodologia utilizada tem como base uma abordagem qualitativa, utilizando nuances da pesquisa-ação e aliando teoria e prática, realizada no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Antônia Fernanda Jalles (CMEI-Fernanda Jalles), localizado no Município do Natal/RN. Entre as fases de elaboração da metodologia desta pesquisa, destacam-se: levantamento, categorização e análise dos Repositórios Digitais (RD) que possuem OA destinados a crianças em idade pré-escolar; entrevista com profissionais do CMEI Fernanda Jalles; oficina com os participantes da pesquisa sobre RD e OA e aplicação de questionários para avaliação da percepção dos envolvidos. Em decorrência do trabalho, pode-se afirmar que existe ainda um longo caminho a ser percorrido no tocante ao uso de recursos digitais na Educação Infantil. A revisão sistemática apontou para a necessidade de mais estudos a respeito da Tecnologia Digital e a Educação Infantil, seja pelo uso, planejamento ou capacitação profissional. Outro dado observado é com relação à dificuldade de encontrar OA produzidos especificamente para atender a características e demandas de aprendizagem da etapa de ensino pesquisada, acarretando na necessidade de adaptar os OA existentes, além da pouca divulgação com relação aos RD, o que dificulta a utilização com maior frequência dos OA. A análise dos resultados demonstrou que as participantes da pesquisa são favoráveis ao uso dos OA no planejamento e do acesso das crianças em idade pré-escolar aos recursos tecnológico. Também foi possível concluir que a realização da oficina foi bem avaliada e o e-book proposto foi bem recebido, de modo que poderá ser usado não apenas no campo de pesquisa, mas pelos demais profissionais da Educação Infantil.
id UFRN_845f1315b274dfcf82caf322d7152c95
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32435
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Bárbara Fernandes da Silva dehttp://lattes.cnpq.br/5365435469054186Maia, Dennys LeitePaiva, Maria Cristina Leandro deLopes, Isabela PereiraGomes, Apuena Vieira2021-05-06T22:40:53Z2021-05-06T22:40:53Z2020-11-19SOUZA, Bárbara Fernandes da Silva de. Objetos de aprendizagem: reflexões e construção de sequências didáticas para a Educação Infantil. 2020. 194f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32435Vivemos em uma sociedade conectada e a cada instante novas descobertas são realizadas e compartilhadas, sendo que o advento da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) trouxe novos parâmetros para esses compartilhamentos. Desse modo, faz-se necessário ir além da apropriação dos recursos tecnológicos por parte dos profissionais da educação, pois é preciso refletir sobre suas possibilidades de uso e potencialidades pedagógicas, anexando-as em seus planejamentos para permitir, assim, um diálogo com o conhecimento de mundo de seus educandos. Esta pesquisa tem como objetivo geral elaborar Sequências Didáticas (SD), destacando o uso de Objetos de Aprendizagem (OA) voltados para a Educação Infantil, disponibilizando-as através de um e-book, o qual servirá de material de consulta a ser utilizado na íntegra pelos professores, ou servir de inspiração para a construção de novas SD. A metodologia utilizada tem como base uma abordagem qualitativa, utilizando nuances da pesquisa-ação e aliando teoria e prática, realizada no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Antônia Fernanda Jalles (CMEI-Fernanda Jalles), localizado no Município do Natal/RN. Entre as fases de elaboração da metodologia desta pesquisa, destacam-se: levantamento, categorização e análise dos Repositórios Digitais (RD) que possuem OA destinados a crianças em idade pré-escolar; entrevista com profissionais do CMEI Fernanda Jalles; oficina com os participantes da pesquisa sobre RD e OA e aplicação de questionários para avaliação da percepção dos envolvidos. Em decorrência do trabalho, pode-se afirmar que existe ainda um longo caminho a ser percorrido no tocante ao uso de recursos digitais na Educação Infantil. A revisão sistemática apontou para a necessidade de mais estudos a respeito da Tecnologia Digital e a Educação Infantil, seja pelo uso, planejamento ou capacitação profissional. Outro dado observado é com relação à dificuldade de encontrar OA produzidos especificamente para atender a características e demandas de aprendizagem da etapa de ensino pesquisada, acarretando na necessidade de adaptar os OA existentes, além da pouca divulgação com relação aos RD, o que dificulta a utilização com maior frequência dos OA. A análise dos resultados demonstrou que as participantes da pesquisa são favoráveis ao uso dos OA no planejamento e do acesso das crianças em idade pré-escolar aos recursos tecnológico. Também foi possível concluir que a realização da oficina foi bem avaliada e o e-book proposto foi bem recebido, de modo que poderá ser usado não apenas no campo de pesquisa, mas pelos demais profissionais da Educação Infantil.We live in a connected society and at every moment new discoveries are made and shared, and the advent of Digital Information and Communication Technology has brought new parameters for these shares. Thus, it is necessary to go beyond the appropriation of technological resources on the part of education professionals, as it is necessary to reflect on their possibilities of use and pedagogical potentialities, attaching them in their plans to allow, thus, a dialogue with knowledge of the world of their students. This research has the general objective of elaborating Didactic Sequences, highlighting the use of Learning Objects aimed at Early Childhood Education, making them available through an e-book, which will serve as reference material to be used in full by teachers, or to serve of inspiration for the construction of new Didactic Sequences. The methodology used is based on a qualitative approach, using nuances of action research and combining theory and practice, held at the Municipal Center for Early Childhood Education Professor Antônia Fernanda Jalles (CMEI-Fernanda Jalles), located in the Municipality of Natal / RN. Among the phases of elaboration of the methodology of this research, the following stand out: survey, categorization and analysis of the Digital Repositories that have Learning Objects destined for children of Early Childhood Education; interview with CMEI professionals Fernanda Jalles; workshop with research participants on Digital Repositories and Learning Objects and application of questionnaires to assess the perception of those involved. As a result of the work, it can be said that there is still a long way to go with regard to the use of digital resources in early childhood education. The systematic review pointed to the need for further studies on Digital Technology and Early Childhood Education, whether through use, planning or professional training. Another data observed is related to the difficulty of finding Learning Objects produced specifically to meet the learning characteristics and demands of the researched teaching stage, resulting in the need to adapt the existing Learning Objects, in addition to little dissemination in relation to Digital Repositories, which makes it more difficult to use Learning Objects. The analysis of the results showed that the research participants are favorable to the use of Learning Objects in the planning and access of children of pre-school age to technological resources. It was also possible to conclude that the realization of the workshop was well evaluated and the proposed e-book was well received, so that it can be used not only in the research field, but by other professionals in Early Childhood Education.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilEducação infantilObjetos de aprendizagemRepositórios digitaisSequência didáticaObjetos de aprendizagem: reflexões e construção de sequências didáticas para a Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALObjetosaprendizagemreflexoes_Souza_2020.pdfapplication/pdf9637332https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32435/1/Objetosaprendizagemreflexoes_Souza_2020.pdf7f20105e0ce26ab238f4f09b81194111MD51123456789/324352021-05-11 21:09:42.635oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32435Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-05-12T00:09:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Objetos de aprendizagem: reflexões e construção de sequências didáticas para a Educação Infantil
title Objetos de aprendizagem: reflexões e construção de sequências didáticas para a Educação Infantil
spellingShingle Objetos de aprendizagem: reflexões e construção de sequências didáticas para a Educação Infantil
Souza, Bárbara Fernandes da Silva de
Educação infantil
Objetos de aprendizagem
Repositórios digitais
Sequência didática
title_short Objetos de aprendizagem: reflexões e construção de sequências didáticas para a Educação Infantil
title_full Objetos de aprendizagem: reflexões e construção de sequências didáticas para a Educação Infantil
title_fullStr Objetos de aprendizagem: reflexões e construção de sequências didáticas para a Educação Infantil
title_full_unstemmed Objetos de aprendizagem: reflexões e construção de sequências didáticas para a Educação Infantil
title_sort Objetos de aprendizagem: reflexões e construção de sequências didáticas para a Educação Infantil
author Souza, Bárbara Fernandes da Silva de
author_facet Souza, Bárbara Fernandes da Silva de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5365435469054186
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Maia, Dennys Leite
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Paiva, Maria Cristina Leandro de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Lopes, Isabela Pereira
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Bárbara Fernandes da Silva de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Apuena Vieira
contributor_str_mv Gomes, Apuena Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Objetos de aprendizagem
Repositórios digitais
Sequência didática
topic Educação infantil
Objetos de aprendizagem
Repositórios digitais
Sequência didática
description Vivemos em uma sociedade conectada e a cada instante novas descobertas são realizadas e compartilhadas, sendo que o advento da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) trouxe novos parâmetros para esses compartilhamentos. Desse modo, faz-se necessário ir além da apropriação dos recursos tecnológicos por parte dos profissionais da educação, pois é preciso refletir sobre suas possibilidades de uso e potencialidades pedagógicas, anexando-as em seus planejamentos para permitir, assim, um diálogo com o conhecimento de mundo de seus educandos. Esta pesquisa tem como objetivo geral elaborar Sequências Didáticas (SD), destacando o uso de Objetos de Aprendizagem (OA) voltados para a Educação Infantil, disponibilizando-as através de um e-book, o qual servirá de material de consulta a ser utilizado na íntegra pelos professores, ou servir de inspiração para a construção de novas SD. A metodologia utilizada tem como base uma abordagem qualitativa, utilizando nuances da pesquisa-ação e aliando teoria e prática, realizada no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Antônia Fernanda Jalles (CMEI-Fernanda Jalles), localizado no Município do Natal/RN. Entre as fases de elaboração da metodologia desta pesquisa, destacam-se: levantamento, categorização e análise dos Repositórios Digitais (RD) que possuem OA destinados a crianças em idade pré-escolar; entrevista com profissionais do CMEI Fernanda Jalles; oficina com os participantes da pesquisa sobre RD e OA e aplicação de questionários para avaliação da percepção dos envolvidos. Em decorrência do trabalho, pode-se afirmar que existe ainda um longo caminho a ser percorrido no tocante ao uso de recursos digitais na Educação Infantil. A revisão sistemática apontou para a necessidade de mais estudos a respeito da Tecnologia Digital e a Educação Infantil, seja pelo uso, planejamento ou capacitação profissional. Outro dado observado é com relação à dificuldade de encontrar OA produzidos especificamente para atender a características e demandas de aprendizagem da etapa de ensino pesquisada, acarretando na necessidade de adaptar os OA existentes, além da pouca divulgação com relação aos RD, o que dificulta a utilização com maior frequência dos OA. A análise dos resultados demonstrou que as participantes da pesquisa são favoráveis ao uso dos OA no planejamento e do acesso das crianças em idade pré-escolar aos recursos tecnológico. Também foi possível concluir que a realização da oficina foi bem avaliada e o e-book proposto foi bem recebido, de modo que poderá ser usado não apenas no campo de pesquisa, mas pelos demais profissionais da Educação Infantil.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-06T22:40:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-06T22:40:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Bárbara Fernandes da Silva de. Objetos de aprendizagem: reflexões e construção de sequências didáticas para a Educação Infantil. 2020. 194f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32435
identifier_str_mv SOUZA, Bárbara Fernandes da Silva de. Objetos de aprendizagem: reflexões e construção de sequências didáticas para a Educação Infantil. 2020. 194f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32435/1/Objetosaprendizagemreflexoes_Souza_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f20105e0ce26ab238f4f09b81194111
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117855483789312