Atribuição de significado ao conceito de proporcionalidade: contribuições da história da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Junior, Jose Roberto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16063
Resumo: This study is the result of a work which approaches the Mathematics History how source of the meaning s attribution in the proportionality concept. We adopt the methodology of the source qualitative and we work with a group of teachers from instruction s public system of the fundamental and medium level from Pocinhos City Paraíba. For the data collection, we use the field notes, the questionnaire, a sequence of activities and the interview semistructured like instruments. The study had how objective to know the significates attributeds to proportionality concept through of the activity mediate from Mathematics History, besides to investigate if a approach of the nature enables modification according to this sense. The results obtaineds though the data analysis indicate that the activities bring contributions which refer to achieve objectives. On the other hand they also showed that we have a long trajectory to be trailed in the meaning of to turn the Mathematics History a subsidy effective in the teachers practice, in view of the formation absence in the knowledge area, besides the necessity of the approach adequated of the Mathematics History in the didatics books of Mathematic
id UFRN_8796c0b6ca7170b0c777251ed19c7c7d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16063
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Costa Junior, Jose Robertohttp://lattes.cnpq.br/2539297740047254http://lattes.cnpq.br/3630521378837174Fossa, John Andrewhttp://lattes.cnpq.br/2466525106349625Mendes, Iran Abreuhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8Baroni, Rosa Lucia Sverzuthttp://lattes.cnpq.br/3641041943819764Faria, Paulo Cezar de2014-12-17T15:04:54Z2011-01-102014-12-17T15:04:54Z2010-05-31COSTA JUNIOR, Jose Roberto. Atribuição de significado ao conceito de proporcionalidade: contribuições da história da matemática. 2010. 237 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16063This study is the result of a work which approaches the Mathematics History how source of the meaning s attribution in the proportionality concept. We adopt the methodology of the source qualitative and we work with a group of teachers from instruction s public system of the fundamental and medium level from Pocinhos City Paraíba. For the data collection, we use the field notes, the questionnaire, a sequence of activities and the interview semistructured like instruments. The study had how objective to know the significates attributeds to proportionality concept through of the activity mediate from Mathematics History, besides to investigate if a approach of the nature enables modification according to this sense. The results obtaineds though the data analysis indicate that the activities bring contributions which refer to achieve objectives. On the other hand they also showed that we have a long trajectory to be trailed in the meaning of to turn the Mathematics History a subsidy effective in the teachers practice, in view of the formation absence in the knowledge area, besides the necessity of the approach adequated of the Mathematics History in the didatics books of MathematicEste estudo é o resultado de um trabalho que aborda a História da Matemática como fonte de atribuição de significado ao conceito de proporcionalidade. Adotamos a metodologia de pesquisa qualitativa e trabalhamos com um grupo de professores da rede pública de ensino dos níveis fundamental e médio da cidade de Pocinhos - PB. Para a coleta de dados utilizamos as notas de campo, o questionário, uma sequência de atividades e a entrevista semiestruturada como instrumentos. O estudo teve como objetivo conhecer os significados atribuídos ao conceito de proporcionalidade por meio de atividades mediadas pela História da Matemática, bem como averiguar se uma abordagem desta natureza possibilita modificação nesse sentido. Os resultados obtidos através da análise dos dados indicaram que as atividades trouxeram contribuições no que se refere a alcançar objetivos. Por outro lado mostra, também, que existe um longo percurso a ser trilhado no sentido de tornar História da Matemática subsídio efetivo na prática desses professores, tendo em vista a falta de formação nesta área de conhecimento bem como a carência de uma abordagem adequada da História da Matemática nos livros didáticos de matemáticaapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBREnsino de Ciências Naturais e MatemáticaProporcionalidadeAtribuição de significadosHistória da MatemáticaEducação matemáticaProportionalitySignificates attributedsMathematics history and Education mathematicsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAtribuição de significado ao conceito de proporcionalidade: contribuições da história da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJoseRCJ_DISSERT.pdfapplication/pdf1758166https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16063/1/JoseRCJ_DISSERT.pdf84702b406264dc71be3f28054ea10c9aMD51TEXTJoseRCJ_DISSERT.pdf.txtJoseRCJ_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain418554https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16063/6/JoseRCJ_DISSERT.pdf.txt4f15b44219135af03a3cec97e208e6e1MD56THUMBNAILJoseRCJ_DISSERT.pdf.jpgJoseRCJ_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2005https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16063/7/JoseRCJ_DISSERT.pdf.jpg9a5fe6f2bd32b5af03d8643792f6ce56MD57123456789/160632017-11-02 10:55:46.25oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16063Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T13:55:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Atribuição de significado ao conceito de proporcionalidade: contribuições da história da matemática
title Atribuição de significado ao conceito de proporcionalidade: contribuições da história da matemática
spellingShingle Atribuição de significado ao conceito de proporcionalidade: contribuições da história da matemática
Costa Junior, Jose Roberto
Proporcionalidade
Atribuição de significados
História da Matemática
Educação matemática
Proportionality
Significates attributeds
Mathematics history and Education mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Atribuição de significado ao conceito de proporcionalidade: contribuições da história da matemática
title_full Atribuição de significado ao conceito de proporcionalidade: contribuições da história da matemática
title_fullStr Atribuição de significado ao conceito de proporcionalidade: contribuições da história da matemática
title_full_unstemmed Atribuição de significado ao conceito de proporcionalidade: contribuições da história da matemática
title_sort Atribuição de significado ao conceito de proporcionalidade: contribuições da história da matemática
author Costa Junior, Jose Roberto
author_facet Costa Junior, Jose Roberto
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2539297740047254
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3630521378837174
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Fossa, John Andrew
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2466525106349625
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Baroni, Rosa Lucia Sverzut
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3641041943819764
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Junior, Jose Roberto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Faria, Paulo Cezar de
contributor_str_mv Faria, Paulo Cezar de
dc.subject.por.fl_str_mv Proporcionalidade
Atribuição de significados
História da Matemática
Educação matemática
topic Proporcionalidade
Atribuição de significados
História da Matemática
Educação matemática
Proportionality
Significates attributeds
Mathematics history and Education mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Proportionality
Significates attributeds
Mathematics history and Education mathematics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This study is the result of a work which approaches the Mathematics History how source of the meaning s attribution in the proportionality concept. We adopt the methodology of the source qualitative and we work with a group of teachers from instruction s public system of the fundamental and medium level from Pocinhos City Paraíba. For the data collection, we use the field notes, the questionnaire, a sequence of activities and the interview semistructured like instruments. The study had how objective to know the significates attributeds to proportionality concept through of the activity mediate from Mathematics History, besides to investigate if a approach of the nature enables modification according to this sense. The results obtaineds though the data analysis indicate that the activities bring contributions which refer to achieve objectives. On the other hand they also showed that we have a long trajectory to be trailed in the meaning of to turn the Mathematics History a subsidy effective in the teachers practice, in view of the formation absence in the knowledge area, besides the necessity of the approach adequated of the Mathematics History in the didatics books of Mathematic
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-31
dc.date.available.fl_str_mv 2011-01-10
2014-12-17T15:04:54Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:04:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA JUNIOR, Jose Roberto. Atribuição de significado ao conceito de proporcionalidade: contribuições da história da matemática. 2010. 237 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16063
identifier_str_mv COSTA JUNIOR, Jose Roberto. Atribuição de significado ao conceito de proporcionalidade: contribuições da história da matemática. 2010. 237 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ensino de Ciências Naturais e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16063/1/JoseRCJ_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16063/6/JoseRCJ_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16063/7/JoseRCJ_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 84702b406264dc71be3f28054ea10c9a
4f15b44219135af03a3cec97e208e6e1
9a5fe6f2bd32b5af03d8643792f6ce56
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117811682672640