[pt] ABORDAGENS DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL DO SÉCULO XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REGINA DE CASSIA MANSO DE ALMEIDA
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5268@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5268@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5268
Resumo: [pt] Este trabalho tem por objetivo mostrar como o conceito de proporcionalidade foi sendo abordado em livros didáticos de matemática adotados no Brasil do século XX. Considerar o conceito de proporcionalidade sob a perspectiva do seu desenvolvimento histórico e sob o ponto de vista da fenomenologia didática contribuiu para o entendimento dos textos escolares, pois mostrou o quanto esse conceito está situado na confluência de muitos outros e, com isso, trouxe esclarecimentos sobre sua importância para o ensino. Foram analisados livros didáticos que tiveram repercussão no ensino fundamental. Com base nas análises realizadas foi possível identificar mudanças no tratamento do conceito de proporcionalidade, considerando-se os aspectos teórico, algorítmico e didático das abordagens, e o quadro atual se particulariza em relação ao que se encontrou em abordagens anteriores.
id PUC_RIO-1_1cc3ba38f897391b55af45595ebf1046
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:5268
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] ABORDAGENS DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL DO SÉCULO XX [en] APPROACHES OF THE PROPORTIONALITY CONCEPT IN MATHEMATICS TEXTBOOKX IN BRAZIL OF THE CENTURY XX [pt] HISTORIA[pt] EDUCACAO MATEMATICA[pt] LIVRO DIDATICO[pt] MATEMATICA ESCOLAR[pt] PROPORCIONALIDADE[en] HISTORY[en] MATHEMATICS EDUCATION[en] COURSE BOOK[en] SCHOOL MATHEMATICS[en] PROPORTIONALITY[pt] Este trabalho tem por objetivo mostrar como o conceito de proporcionalidade foi sendo abordado em livros didáticos de matemática adotados no Brasil do século XX. Considerar o conceito de proporcionalidade sob a perspectiva do seu desenvolvimento histórico e sob o ponto de vista da fenomenologia didática contribuiu para o entendimento dos textos escolares, pois mostrou o quanto esse conceito está situado na confluência de muitos outros e, com isso, trouxe esclarecimentos sobre sua importância para o ensino. Foram analisados livros didáticos que tiveram repercussão no ensino fundamental. Com base nas análises realizadas foi possível identificar mudanças no tratamento do conceito de proporcionalidade, considerando-se os aspectos teórico, algorítmico e didático das abordagens, e o quadro atual se particulariza em relação ao que se encontrou em abordagens anteriores.[en] The purpose of this work is to show how the proportionality concept has been approached in mathematics textbooks adopted in Brazil during the 20th Century. To consider the proportionality concept under the perspective of its historical development and under the point of view of the didactical phenomenology contributed to the understanding of the textbooks, because it showed that this concept is placed in the confluence of many others and, thus also brought explanations on its importance for the teaching of mathematics. We analized elementary school textbooks which were important and widely used. Based on these analyses it was possible to identify changes in the treatment of the proportionality concept, considering the theoretic, algorithmic and didactic aspects of the approaches, and the current presentations of the proportionality concept is compared to former approaches. MAXWELLJOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO REGINA DE CASSIA MANSO DE ALMEIDA2004-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5268@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5268@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5268porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-04T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:5268Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-04T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] ABORDAGENS DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL DO SÉCULO XX
[en] APPROACHES OF THE PROPORTIONALITY CONCEPT IN MATHEMATICS TEXTBOOKX IN BRAZIL OF THE CENTURY XX
title [pt] ABORDAGENS DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL DO SÉCULO XX
spellingShingle [pt] ABORDAGENS DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL DO SÉCULO XX
REGINA DE CASSIA MANSO DE ALMEIDA
[pt] HISTORIA
[pt] EDUCACAO MATEMATICA
[pt] LIVRO DIDATICO
[pt] MATEMATICA ESCOLAR
[pt] PROPORCIONALIDADE
[en] HISTORY
[en] MATHEMATICS EDUCATION
[en] COURSE BOOK
[en] SCHOOL MATHEMATICS
[en] PROPORTIONALITY
title_short [pt] ABORDAGENS DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL DO SÉCULO XX
title_full [pt] ABORDAGENS DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL DO SÉCULO XX
title_fullStr [pt] ABORDAGENS DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL DO SÉCULO XX
title_full_unstemmed [pt] ABORDAGENS DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL DO SÉCULO XX
title_sort [pt] ABORDAGENS DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL DO SÉCULO XX
author REGINA DE CASSIA MANSO DE ALMEIDA
author_facet REGINA DE CASSIA MANSO DE ALMEIDA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO
JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO
dc.contributor.author.fl_str_mv REGINA DE CASSIA MANSO DE ALMEIDA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] HISTORIA
[pt] EDUCACAO MATEMATICA
[pt] LIVRO DIDATICO
[pt] MATEMATICA ESCOLAR
[pt] PROPORCIONALIDADE
[en] HISTORY
[en] MATHEMATICS EDUCATION
[en] COURSE BOOK
[en] SCHOOL MATHEMATICS
[en] PROPORTIONALITY
topic [pt] HISTORIA
[pt] EDUCACAO MATEMATICA
[pt] LIVRO DIDATICO
[pt] MATEMATICA ESCOLAR
[pt] PROPORCIONALIDADE
[en] HISTORY
[en] MATHEMATICS EDUCATION
[en] COURSE BOOK
[en] SCHOOL MATHEMATICS
[en] PROPORTIONALITY
description [pt] Este trabalho tem por objetivo mostrar como o conceito de proporcionalidade foi sendo abordado em livros didáticos de matemática adotados no Brasil do século XX. Considerar o conceito de proporcionalidade sob a perspectiva do seu desenvolvimento histórico e sob o ponto de vista da fenomenologia didática contribuiu para o entendimento dos textos escolares, pois mostrou o quanto esse conceito está situado na confluência de muitos outros e, com isso, trouxe esclarecimentos sobre sua importância para o ensino. Foram analisados livros didáticos que tiveram repercussão no ensino fundamental. Com base nas análises realizadas foi possível identificar mudanças no tratamento do conceito de proporcionalidade, considerando-se os aspectos teórico, algorítmico e didático das abordagens, e o quadro atual se particulariza em relação ao que se encontrou em abordagens anteriores.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5268@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5268@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5268
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5268@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5268@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822550332506112