[pt] ABORDAGENS DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL DO SÉCULO XX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5268@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5268@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5268 |
Resumo: | [pt] Este trabalho tem por objetivo mostrar como o conceito de proporcionalidade foi sendo abordado em livros didáticos de matemática adotados no Brasil do século XX. Considerar o conceito de proporcionalidade sob a perspectiva do seu desenvolvimento histórico e sob o ponto de vista da fenomenologia didática contribuiu para o entendimento dos textos escolares, pois mostrou o quanto esse conceito está situado na confluência de muitos outros e, com isso, trouxe esclarecimentos sobre sua importância para o ensino. Foram analisados livros didáticos que tiveram repercussão no ensino fundamental. Com base nas análises realizadas foi possível identificar mudanças no tratamento do conceito de proporcionalidade, considerando-se os aspectos teórico, algorítmico e didático das abordagens, e o quadro atual se particulariza em relação ao que se encontrou em abordagens anteriores. |
id |
PUC_RIO-1_1cc3ba38f897391b55af45595ebf1046 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:5268 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] ABORDAGENS DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL DO SÉCULO XX [en] APPROACHES OF THE PROPORTIONALITY CONCEPT IN MATHEMATICS TEXTBOOKX IN BRAZIL OF THE CENTURY XX [pt] HISTORIA[pt] EDUCACAO MATEMATICA[pt] LIVRO DIDATICO[pt] MATEMATICA ESCOLAR[pt] PROPORCIONALIDADE[en] HISTORY[en] MATHEMATICS EDUCATION[en] COURSE BOOK[en] SCHOOL MATHEMATICS[en] PROPORTIONALITY[pt] Este trabalho tem por objetivo mostrar como o conceito de proporcionalidade foi sendo abordado em livros didáticos de matemática adotados no Brasil do século XX. Considerar o conceito de proporcionalidade sob a perspectiva do seu desenvolvimento histórico e sob o ponto de vista da fenomenologia didática contribuiu para o entendimento dos textos escolares, pois mostrou o quanto esse conceito está situado na confluência de muitos outros e, com isso, trouxe esclarecimentos sobre sua importância para o ensino. Foram analisados livros didáticos que tiveram repercussão no ensino fundamental. Com base nas análises realizadas foi possível identificar mudanças no tratamento do conceito de proporcionalidade, considerando-se os aspectos teórico, algorítmico e didático das abordagens, e o quadro atual se particulariza em relação ao que se encontrou em abordagens anteriores.[en] The purpose of this work is to show how the proportionality concept has been approached in mathematics textbooks adopted in Brazil during the 20th Century. To consider the proportionality concept under the perspective of its historical development and under the point of view of the didactical phenomenology contributed to the understanding of the textbooks, because it showed that this concept is placed in the confluence of many others and, thus also brought explanations on its importance for the teaching of mathematics. We analized elementary school textbooks which were important and widely used. Based on these analyses it was possible to identify changes in the treatment of the proportionality concept, considering the theoretic, algorithmic and didactic aspects of the approaches, and the current presentations of the proportionality concept is compared to former approaches. MAXWELLJOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO REGINA DE CASSIA MANSO DE ALMEIDA2004-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5268@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5268@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5268porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-04T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:5268Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-04T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] ABORDAGENS DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL DO SÉCULO XX [en] APPROACHES OF THE PROPORTIONALITY CONCEPT IN MATHEMATICS TEXTBOOKX IN BRAZIL OF THE CENTURY XX |
title |
[pt] ABORDAGENS DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL DO SÉCULO XX |
spellingShingle |
[pt] ABORDAGENS DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL DO SÉCULO XX REGINA DE CASSIA MANSO DE ALMEIDA [pt] HISTORIA [pt] EDUCACAO MATEMATICA [pt] LIVRO DIDATICO [pt] MATEMATICA ESCOLAR [pt] PROPORCIONALIDADE [en] HISTORY [en] MATHEMATICS EDUCATION [en] COURSE BOOK [en] SCHOOL MATHEMATICS [en] PROPORTIONALITY |
title_short |
[pt] ABORDAGENS DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL DO SÉCULO XX |
title_full |
[pt] ABORDAGENS DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL DO SÉCULO XX |
title_fullStr |
[pt] ABORDAGENS DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL DO SÉCULO XX |
title_full_unstemmed |
[pt] ABORDAGENS DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL DO SÉCULO XX |
title_sort |
[pt] ABORDAGENS DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL DO SÉCULO XX |
author |
REGINA DE CASSIA MANSO DE ALMEIDA |
author_facet |
REGINA DE CASSIA MANSO DE ALMEIDA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
REGINA DE CASSIA MANSO DE ALMEIDA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] HISTORIA [pt] EDUCACAO MATEMATICA [pt] LIVRO DIDATICO [pt] MATEMATICA ESCOLAR [pt] PROPORCIONALIDADE [en] HISTORY [en] MATHEMATICS EDUCATION [en] COURSE BOOK [en] SCHOOL MATHEMATICS [en] PROPORTIONALITY |
topic |
[pt] HISTORIA [pt] EDUCACAO MATEMATICA [pt] LIVRO DIDATICO [pt] MATEMATICA ESCOLAR [pt] PROPORCIONALIDADE [en] HISTORY [en] MATHEMATICS EDUCATION [en] COURSE BOOK [en] SCHOOL MATHEMATICS [en] PROPORTIONALITY |
description |
[pt] Este trabalho tem por objetivo mostrar como o conceito de proporcionalidade foi sendo abordado em livros didáticos de matemática adotados no Brasil do século XX. Considerar o conceito de proporcionalidade sob a perspectiva do seu desenvolvimento histórico e sob o ponto de vista da fenomenologia didática contribuiu para o entendimento dos textos escolares, pois mostrou o quanto esse conceito está situado na confluência de muitos outros e, com isso, trouxe esclarecimentos sobre sua importância para o ensino. Foram analisados livros didáticos que tiveram repercussão no ensino fundamental. Com base nas análises realizadas foi possível identificar mudanças no tratamento do conceito de proporcionalidade, considerando-se os aspectos teórico, algorítmico e didático das abordagens, e o quadro atual se particulariza em relação ao que se encontrou em abordagens anteriores. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-08-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5268@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5268@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5268 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5268@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5268@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822550332506112 |