Estratégias de desengajamento do grande capital: um estudo sobre o marketing invisível do Ifood num cenário de trabalho plataformizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50224 |
Resumo: | O Breque dos Apps chamou atenção de todo o Brasil ao paralisar a nível nacional e internacional milhares de entregadores de aplicativo no dia 1 de julho de 2020. Este evento demonstrou a capacidade organizativa desses trabalhadores, o que causou preocupação para uma das maiores empresas do setor, o Ifood. Este trabalho tem como objetivo entender, através da Análise Dialógica do Discurso de Bakhtin, como o Ifood utiliza os elementos da subjetividade neoliberal para construir enunciados que visam apagar dos indivíduos a indignação pelas suas condições de trabalho e evitar a coletivização. Além disso, investigar a forma oculta pela qual a empresa constrói a sua estratégia de comunicação, usando de ferramentas e técnicas do marketing invisível de forma não ser identificada pelo público. Tudo isso compreendendo também a gravidade desta ação, considerando as ostensivas condições laborais plataformizadas oferecidas pela empresa, num cenário pandêmico em que o neoliberalismo avança em comprometer todas as formas de direito público da sociedade. |
id |
UFRN_8a0cebf7636381362fac2095b57e5179 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50224 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Marcos Vinicius de Souza0000-0002-3756-8551http://lattes.cnpq.br/77295981785866710000-0002-4658-5556http://lattes.cnpq.br/9921846039591174Bazílio, Emanuele de Freitas0000-0002-0317-7675http://lattes.cnpq.br/9529811307840106Aires, Janaíne Sibelle Freires0000-0002-6551-5297http://lattes.cnpq.br/4051151886203077Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de2022-12-15T19:55:01Z2022-12-15T19:55:01Z2022-12-09MARTINS, Marcos Vinicius de Souza. Estratégias de desengajamento do grande capital: um estudo sobre o marketing invisível do Ifood num cenário de trabalho plataformizado. 2022. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50224O Breque dos Apps chamou atenção de todo o Brasil ao paralisar a nível nacional e internacional milhares de entregadores de aplicativo no dia 1 de julho de 2020. Este evento demonstrou a capacidade organizativa desses trabalhadores, o que causou preocupação para uma das maiores empresas do setor, o Ifood. Este trabalho tem como objetivo entender, através da Análise Dialógica do Discurso de Bakhtin, como o Ifood utiliza os elementos da subjetividade neoliberal para construir enunciados que visam apagar dos indivíduos a indignação pelas suas condições de trabalho e evitar a coletivização. Além disso, investigar a forma oculta pela qual a empresa constrói a sua estratégia de comunicação, usando de ferramentas e técnicas do marketing invisível de forma não ser identificada pelo público. Tudo isso compreendendo também a gravidade desta ação, considerando as ostensivas condições laborais plataformizadas oferecidas pela empresa, num cenário pandêmico em que o neoliberalismo avança em comprometer todas as formas de direito público da sociedade.The Breque dos Apps caught all Brazil’s attention by striking thousands of app delivery workers nationally and internationally on July 1, 2020. The event expressed the capacity these workers have for getting organized, causing concern for one of the largest companies in the industry, Ifood. This study aims to understand, through Dialogical Discourse Analysis by Bakhtin, how Ifood uses elements of neoliberal subjectivity to build utterances that are ought to erase people’s outrage for their working conditions and avoid collectivization. In addition, we investigate the hidden way in which the company built its communication strategy, using stealth marketing’s tools and techniques so as not to be identified by the public. Also, we’re conceiving the depth of this situation, considering the severe labor conditions the company platform’s offer, in a pandemic scenario in which neoliberalism advances on compromising all forms of public law in Brazil’s society.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilComunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCampanha de PropagandaMarketing InvisívelIfoodPlataformizaçãoEntregadoresEstratégias de desengajamento do grande capital: um estudo sobre o marketing invisível do Ifood num cenário de trabalho plataformizadoDemobilization strategies of the big capital: a study of Ifood's stealth marketing in a platformized labor scenarioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEstrategiasDesengajamentoGrande_Martins_2022.pdfEstrategiasDesengajamentoGrande_Martins_2022.pdfapplication/pdf6008588https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50224/1/EstrategiasDesengajamentoGrande_Martins_2022.pdf1fcbc3882094cebf9248a1933a362ccaMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50224/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50224/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/502242023-01-12 16:16:40.734oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T19:16:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de desengajamento do grande capital: um estudo sobre o marketing invisível do Ifood num cenário de trabalho plataformizado |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Demobilization strategies of the big capital: a study of Ifood's stealth marketing in a platformized labor scenario |
title |
Estratégias de desengajamento do grande capital: um estudo sobre o marketing invisível do Ifood num cenário de trabalho plataformizado |
spellingShingle |
Estratégias de desengajamento do grande capital: um estudo sobre o marketing invisível do Ifood num cenário de trabalho plataformizado Martins, Marcos Vinicius de Souza Campanha de Propaganda Marketing Invisível Ifood Plataformização Entregadores |
title_short |
Estratégias de desengajamento do grande capital: um estudo sobre o marketing invisível do Ifood num cenário de trabalho plataformizado |
title_full |
Estratégias de desengajamento do grande capital: um estudo sobre o marketing invisível do Ifood num cenário de trabalho plataformizado |
title_fullStr |
Estratégias de desengajamento do grande capital: um estudo sobre o marketing invisível do Ifood num cenário de trabalho plataformizado |
title_full_unstemmed |
Estratégias de desengajamento do grande capital: um estudo sobre o marketing invisível do Ifood num cenário de trabalho plataformizado |
title_sort |
Estratégias de desengajamento do grande capital: um estudo sobre o marketing invisível do Ifood num cenário de trabalho plataformizado |
author |
Martins, Marcos Vinicius de Souza |
author_facet |
Martins, Marcos Vinicius de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
0000-0002-3756-8551 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7729598178586671 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
0000-0002-4658-5556 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9921846039591174 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Bazílio, Emanuele de Freitas |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
0000-0002-0317-7675 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9529811307840106 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Aires, Janaíne Sibelle Freires |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
0000-0002-6551-5297 |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4051151886203077 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Marcos Vinicius de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de |
contributor_str_mv |
Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campanha de Propaganda Marketing Invisível Ifood Plataformização Entregadores |
topic |
Campanha de Propaganda Marketing Invisível Ifood Plataformização Entregadores |
description |
O Breque dos Apps chamou atenção de todo o Brasil ao paralisar a nível nacional e internacional milhares de entregadores de aplicativo no dia 1 de julho de 2020. Este evento demonstrou a capacidade organizativa desses trabalhadores, o que causou preocupação para uma das maiores empresas do setor, o Ifood. Este trabalho tem como objetivo entender, através da Análise Dialógica do Discurso de Bakhtin, como o Ifood utiliza os elementos da subjetividade neoliberal para construir enunciados que visam apagar dos indivíduos a indignação pelas suas condições de trabalho e evitar a coletivização. Além disso, investigar a forma oculta pela qual a empresa constrói a sua estratégia de comunicação, usando de ferramentas e técnicas do marketing invisível de forma não ser identificada pelo público. Tudo isso compreendendo também a gravidade desta ação, considerando as ostensivas condições laborais plataformizadas oferecidas pela empresa, num cenário pandêmico em que o neoliberalismo avança em comprometer todas as formas de direito público da sociedade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-15T19:55:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-15T19:55:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARTINS, Marcos Vinicius de Souza. Estratégias de desengajamento do grande capital: um estudo sobre o marketing invisível do Ifood num cenário de trabalho plataformizado. 2022. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50224 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Marcos Vinicius de Souza. Estratégias de desengajamento do grande capital: um estudo sobre o marketing invisível do Ifood num cenário de trabalho plataformizado. 2022. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50224/1/EstrategiasDesengajamentoGrande_Martins_2022.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50224/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50224/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1fcbc3882094cebf9248a1933a362cca e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117589953937408 |