Estratégias de desengajamento do grande capital: um estudo sobre o marketing invisível do Ifood num cenário de trabalho plataformizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Marcos Vinicius de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50224
Resumo: O Breque dos Apps chamou atenção de todo o Brasil ao paralisar a nível nacional e internacional milhares de entregadores de aplicativo no dia 1 de julho de 2020. Este evento demonstrou a capacidade organizativa desses trabalhadores, o que causou preocupação para uma das maiores empresas do setor, o Ifood. Este trabalho tem como objetivo entender, através da Análise Dialógica do Discurso de Bakhtin, como o Ifood utiliza os elementos da subjetividade neoliberal para construir enunciados que visam apagar dos indivíduos a indignação pelas suas condições de trabalho e evitar a coletivização. Além disso, investigar a forma oculta pela qual a empresa constrói a sua estratégia de comunicação, usando de ferramentas e técnicas do marketing invisível de forma não ser identificada pelo público. Tudo isso compreendendo também a gravidade desta ação, considerando as ostensivas condições laborais plataformizadas oferecidas pela empresa, num cenário pandêmico em que o neoliberalismo avança em comprometer todas as formas de direito público da sociedade.
id UFRN_8a0cebf7636381362fac2095b57e5179
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50224
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Martins, Marcos Vinicius de Souza0000-0002-3756-8551http://lattes.cnpq.br/77295981785866710000-0002-4658-5556http://lattes.cnpq.br/9921846039591174Bazílio, Emanuele de Freitas0000-0002-0317-7675http://lattes.cnpq.br/9529811307840106Aires, Janaíne Sibelle Freires0000-0002-6551-5297http://lattes.cnpq.br/4051151886203077Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de2022-12-15T19:55:01Z2022-12-15T19:55:01Z2022-12-09MARTINS, Marcos Vinicius de Souza. Estratégias de desengajamento do grande capital: um estudo sobre o marketing invisível do Ifood num cenário de trabalho plataformizado. 2022. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50224O Breque dos Apps chamou atenção de todo o Brasil ao paralisar a nível nacional e internacional milhares de entregadores de aplicativo no dia 1 de julho de 2020. Este evento demonstrou a capacidade organizativa desses trabalhadores, o que causou preocupação para uma das maiores empresas do setor, o Ifood. Este trabalho tem como objetivo entender, através da Análise Dialógica do Discurso de Bakhtin, como o Ifood utiliza os elementos da subjetividade neoliberal para construir enunciados que visam apagar dos indivíduos a indignação pelas suas condições de trabalho e evitar a coletivização. Além disso, investigar a forma oculta pela qual a empresa constrói a sua estratégia de comunicação, usando de ferramentas e técnicas do marketing invisível de forma não ser identificada pelo público. Tudo isso compreendendo também a gravidade desta ação, considerando as ostensivas condições laborais plataformizadas oferecidas pela empresa, num cenário pandêmico em que o neoliberalismo avança em comprometer todas as formas de direito público da sociedade.The Breque dos Apps caught all Brazil’s attention by striking thousands of app delivery workers nationally and internationally on July 1, 2020. The event expressed the capacity these workers have for getting organized, causing concern for one of the largest companies in the industry, Ifood. This study aims to understand, through Dialogical Discourse Analysis by Bakhtin, how Ifood uses elements of neoliberal subjectivity to build utterances that are ought to erase people’s outrage for their working conditions and avoid collectivization. In addition, we investigate the hidden way in which the company built its communication strategy, using stealth marketing’s tools and techniques so as not to be identified by the public. Also, we’re conceiving the depth of this situation, considering the severe labor conditions the company platform’s offer, in a pandemic scenario in which neoliberalism advances on compromising all forms of public law in Brazil’s society.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilComunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCampanha de PropagandaMarketing InvisívelIfoodPlataformizaçãoEntregadoresEstratégias de desengajamento do grande capital: um estudo sobre o marketing invisível do Ifood num cenário de trabalho plataformizadoDemobilization strategies of the big capital: a study of Ifood's stealth marketing in a platformized labor scenarioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEstrategiasDesengajamentoGrande_Martins_2022.pdfEstrategiasDesengajamentoGrande_Martins_2022.pdfapplication/pdf6008588https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50224/1/EstrategiasDesengajamentoGrande_Martins_2022.pdf1fcbc3882094cebf9248a1933a362ccaMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50224/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50224/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/502242023-01-12 16:16:40.734oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T19:16:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de desengajamento do grande capital: um estudo sobre o marketing invisível do Ifood num cenário de trabalho plataformizado
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Demobilization strategies of the big capital: a study of Ifood's stealth marketing in a platformized labor scenario
title Estratégias de desengajamento do grande capital: um estudo sobre o marketing invisível do Ifood num cenário de trabalho plataformizado
spellingShingle Estratégias de desengajamento do grande capital: um estudo sobre o marketing invisível do Ifood num cenário de trabalho plataformizado
Martins, Marcos Vinicius de Souza
Campanha de Propaganda
Marketing Invisível
Ifood
Plataformização
Entregadores
title_short Estratégias de desengajamento do grande capital: um estudo sobre o marketing invisível do Ifood num cenário de trabalho plataformizado
title_full Estratégias de desengajamento do grande capital: um estudo sobre o marketing invisível do Ifood num cenário de trabalho plataformizado
title_fullStr Estratégias de desengajamento do grande capital: um estudo sobre o marketing invisível do Ifood num cenário de trabalho plataformizado
title_full_unstemmed Estratégias de desengajamento do grande capital: um estudo sobre o marketing invisível do Ifood num cenário de trabalho plataformizado
title_sort Estratégias de desengajamento do grande capital: um estudo sobre o marketing invisível do Ifood num cenário de trabalho plataformizado
author Martins, Marcos Vinicius de Souza
author_facet Martins, Marcos Vinicius de Souza
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv 0000-0002-3756-8551
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7729598178586671
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv 0000-0002-4658-5556
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9921846039591174
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Bazílio, Emanuele de Freitas
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv 0000-0002-0317-7675
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9529811307840106
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Aires, Janaíne Sibelle Freires
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv 0000-0002-6551-5297
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4051151886203077
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Marcos Vinicius de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de
contributor_str_mv Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de
dc.subject.por.fl_str_mv Campanha de Propaganda
Marketing Invisível
Ifood
Plataformização
Entregadores
topic Campanha de Propaganda
Marketing Invisível
Ifood
Plataformização
Entregadores
description O Breque dos Apps chamou atenção de todo o Brasil ao paralisar a nível nacional e internacional milhares de entregadores de aplicativo no dia 1 de julho de 2020. Este evento demonstrou a capacidade organizativa desses trabalhadores, o que causou preocupação para uma das maiores empresas do setor, o Ifood. Este trabalho tem como objetivo entender, através da Análise Dialógica do Discurso de Bakhtin, como o Ifood utiliza os elementos da subjetividade neoliberal para construir enunciados que visam apagar dos indivíduos a indignação pelas suas condições de trabalho e evitar a coletivização. Além disso, investigar a forma oculta pela qual a empresa constrói a sua estratégia de comunicação, usando de ferramentas e técnicas do marketing invisível de forma não ser identificada pelo público. Tudo isso compreendendo também a gravidade desta ação, considerando as ostensivas condições laborais plataformizadas oferecidas pela empresa, num cenário pandêmico em que o neoliberalismo avança em comprometer todas as formas de direito público da sociedade.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-15T19:55:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-15T19:55:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTINS, Marcos Vinicius de Souza. Estratégias de desengajamento do grande capital: um estudo sobre o marketing invisível do Ifood num cenário de trabalho plataformizado. 2022. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50224
identifier_str_mv MARTINS, Marcos Vinicius de Souza. Estratégias de desengajamento do grande capital: um estudo sobre o marketing invisível do Ifood num cenário de trabalho plataformizado. 2022. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50224/1/EstrategiasDesengajamentoGrande_Martins_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50224/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50224/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1fcbc3882094cebf9248a1933a362cca
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117589953937408