O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23242 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta uma descrição densa que tem como finalidade de realizar uma análise sobre a prática de ensino de teatro desenvolvida pelo Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro (CTO), em projetos de formação de agentes multiplicadores do método do Teatro do Oprimido (TO). Nele, foi dado um recorte específico, analisando o método utilizado pelo CTO para introduzir o conceito de cenografia e a função dela em um espetáculo de Teatro Fórum. Para tanto foi feita uma descrição do método de trabalho e uma análise das etapas de aplicação das técnicas em busca de constatações quanto a eficiência do método de trabalho proposto pelo CTO como uma colaboração ao ensino de teatro. O estudo toma como ponto de partida um jogo específico utilizado pelo CTO durante a realização de suas oficinas, “o grande jogo do poder”, e observa nele o potencial das técnicas propostas pelo como uma forma de desenvolver um trabalho pedagógico em arte de maneira dialógica, lúdica e eficiente. |
id |
UFRN_8b7c76ee422a09dc4440d1c0b9730fab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23242 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Vasconcelos, Cláudio Rochahttp://lattes.cnpq.br/3614837596500618http://lattes.cnpq.br/8841719783919052Lucena, Laurice Maria Maia dehttp://lattes.cnpq.br/2208818397552941Campos, Marineide Furtadohttp://lattes.cnpq.br/2363104313711193Silva, Sandro Souzahttp://lattes.cnpq.br/4727814914417261Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia dehttp://lattes.cnpq.br/2781619787919218Salles, Nara Graça2017-05-30T21:42:07Z2017-05-30T21:42:07Z2016-08-26VASCONCELOS, Cláudio Rocha. O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro. 2016. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23242Esta dissertação apresenta uma descrição densa que tem como finalidade de realizar uma análise sobre a prática de ensino de teatro desenvolvida pelo Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro (CTO), em projetos de formação de agentes multiplicadores do método do Teatro do Oprimido (TO). Nele, foi dado um recorte específico, analisando o método utilizado pelo CTO para introduzir o conceito de cenografia e a função dela em um espetáculo de Teatro Fórum. Para tanto foi feita uma descrição do método de trabalho e uma análise das etapas de aplicação das técnicas em busca de constatações quanto a eficiência do método de trabalho proposto pelo CTO como uma colaboração ao ensino de teatro. O estudo toma como ponto de partida um jogo específico utilizado pelo CTO durante a realização de suas oficinas, “o grande jogo do poder”, e observa nele o potencial das técnicas propostas pelo como uma forma de desenvolver um trabalho pedagógico em arte de maneira dialógica, lúdica e eficiente.This dissertation presents a dense description that aims to make an analysis of the practice of theater education developed by the Oppressed Theatre Center of Rio de Janeiro (CTO), in training projects multipliers method of Theatre of the Oppressed (TO ). It was given a specific focus, analyzing the method used by the CTO to introduce the concept of scenography and her role in a show of Forum Theatre. For both a description of the working method and an analysis of the steps of applying the techniques in search of findings as the efficiency of the working method proposed by the CTO as a collaboration to theater education was made. The study takes as its starting point a specific game used by CTO during the performance of their workshops, "the great power of the game", and it notes the potential of the techniques proposed by as a way to develop a teaching job in art dialogically , playful and efficient.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTESCenografiaTeatro do oprimidoImagem da cenaJogo do poderEnsino de teatroCentro de teatro do oprimidoO grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatroThe great power game: a methodological approach to theater educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE ARTESUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALClaudioRochaVasconcelos_DISSERT.pdfClaudioRochaVasconcelos_DISSERT.pdfapplication/pdf2823510https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23242/1/ClaudioRochaVasconcelos_DISSERT.pdf6bbf7bc62de624ed73a95b0973d5a6c1MD51TEXTClaudioRochaVasconcelos_DISSERT.pdf.txtClaudioRochaVasconcelos_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain145849https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23242/4/ClaudioRochaVasconcelos_DISSERT.pdf.txtef99ea1c377093ffc5aa3bf115d81749MD54THUMBNAILClaudioRochaVasconcelos_DISSERT.pdf.jpgClaudioRochaVasconcelos_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2422https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23242/5/ClaudioRochaVasconcelos_DISSERT.pdf.jpgd10dff77df7832c49a2a8607a1b4de49MD55123456789/232422017-11-03 19:05:30.073oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23242Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T22:05:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The great power game: a methodological approach to theater education |
title |
O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro |
spellingShingle |
O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro Vasconcelos, Cláudio Rocha CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTES Cenografia Teatro do oprimido Imagem da cena Jogo do poder Ensino de teatro Centro de teatro do oprimido |
title_short |
O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro |
title_full |
O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro |
title_fullStr |
O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro |
title_full_unstemmed |
O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro |
title_sort |
O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro |
author |
Vasconcelos, Cláudio Rocha |
author_facet |
Vasconcelos, Cláudio Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3614837596500618 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8841719783919052 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Lucena, Laurice Maria Maia de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2208818397552941 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Campos, Marineide Furtado |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2363104313711193 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Silva, Sandro Souza |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4727814914417261 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2781619787919218 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Cláudio Rocha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Salles, Nara Graça |
contributor_str_mv |
Salles, Nara Graça |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTES Cenografia Teatro do oprimido Imagem da cena Jogo do poder Ensino de teatro Centro de teatro do oprimido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cenografia Teatro do oprimido Imagem da cena Jogo do poder Ensino de teatro Centro de teatro do oprimido |
description |
Esta dissertação apresenta uma descrição densa que tem como finalidade de realizar uma análise sobre a prática de ensino de teatro desenvolvida pelo Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro (CTO), em projetos de formação de agentes multiplicadores do método do Teatro do Oprimido (TO). Nele, foi dado um recorte específico, analisando o método utilizado pelo CTO para introduzir o conceito de cenografia e a função dela em um espetáculo de Teatro Fórum. Para tanto foi feita uma descrição do método de trabalho e uma análise das etapas de aplicação das técnicas em busca de constatações quanto a eficiência do método de trabalho proposto pelo CTO como uma colaboração ao ensino de teatro. O estudo toma como ponto de partida um jogo específico utilizado pelo CTO durante a realização de suas oficinas, “o grande jogo do poder”, e observa nele o potencial das técnicas propostas pelo como uma forma de desenvolver um trabalho pedagógico em arte de maneira dialógica, lúdica e eficiente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-08-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-30T21:42:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-05-30T21:42:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VASCONCELOS, Cláudio Rocha. O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro. 2016. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23242 |
identifier_str_mv |
VASCONCELOS, Cláudio Rocha. O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro. 2016. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE ARTES |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23242/1/ClaudioRochaVasconcelos_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23242/4/ClaudioRochaVasconcelos_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23242/5/ClaudioRochaVasconcelos_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6bbf7bc62de624ed73a95b0973d5a6c1 ef99ea1c377093ffc5aa3bf115d81749 d10dff77df7832c49a2a8607a1b4de49 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832689544429568 |