Políticas de inclusão das pessoas com deficiência na educação básica brasileira no século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Gisele Pascoal
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38034
Resumo: O presente trabalho tem como tema principal as políticas de inclusão a nível de governo federal de pessoas com deficiência na educação básica no Brasil no século XXI. A temática torna-se relevante para a refletir sobre como a ampliação das políticas tem alcançado as pessoas com deficiência. Assim, questionamos quais as ações promovidas pelo governo federal para garantir o acesso e permanência das pessoas com deficiência na educação básica no século XXI? Para responder esse questionamento, temos como objetivo geral refletir acerca das ações promovidas pelo governo federal para a garantia de acesso e permanência da inclusão das pessoas com deficiência na educação básica no século XXI. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica documental para análise dos documentos legislativos, das políticas implementadas no período supracitado, com utilização da metodologia qualiquantitativa para analisar os dados do CENSO Escolar de 2020. Os Resultados apontam para um aumento gradativo do acesso do aluno com deficiência à educação básica ao longo dos anos, entretanto, o aumento do suporte necessário para a garantia de permanência do aluno, não acompanhou esse aumento, o que fragiliza a permanência das pessoas com deficiência na educação básica.
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