Igualdade de gênero na infância: a ótica da Base Nacional Comum Curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Oziane Andreza Rodrigues das
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42416
Resumo: Este artigo versa a respeito das orientações/posicionamentos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que normatiza a educação no Brasil, no que diz respeito ao conceito de gênero na etapa da Educação Infantil. A motivação para a sua escrita emergiu a partir de experiências em um Estágio do Curso de pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na turma de Nível II da Educação Infantil, localizado na cidade Natal-RN. Essas vivências geraram inquietações acerca de como era abordado o conceito de gênero no ambiente escolar. Metodologicamente, esta escrita se ancora nos Estudos Culturais em Educação baseada em Costa; Silveira; Sommer (2003) e Louro (2003), que nos permitem ver os atravessamentos entre a cultura e a formação do sujeito. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de caráter exploratório (Gil, 2002) estruturada na análise de documentos. Para isso foi realizada a análise e coleta de dados sobre as concepções da Base Nacional Curricular Comum acerca do conceito de gênero e é reiterada ao longo do artigo a relevância da discussão desse conceito na atual conjuntura da sociedade. Percebemos que apesar da relevância do conceito de gênero no âmbito educativo e social, a temática está ausente no documento analisado, o que pode ocasionar uma visão estereotipada e preconceituosa acerca do conceito de gênero e de situações nas quais ele se faz presente, contribuindo para que a escola seja um ambiente de perpetuação de um modelo de controle social.
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