Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Letícia dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21264
Resumo: O presente estudo teve como objetivo compreender como o contexto formativo contribui para o desenvolvimento profissional de futuros professores em iniciação à prática docente. Para tanto, buscamos caracterizar quais as aprendizagens e as dificuldades vivenciadas nos contextos formativos pelos futuros professores, bem como os elementos intrínsecos a tais contextos e que viabilizam o desenvolvimento profissional. Os contextos investigados foram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), especificamente os subprojetos de Química e Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Mestrado em Ensino de Física e Química da Universidade de Lisboa (MEFQ). Em ambos os contextos, os futuros professores estão em contato com a escola de forma sistemática. A metodologia empregada em nosso estudo tem raízes na investigação qualitativa com orientação interpretativa e com o design do estudo de casos múltiplos com finalidade instrumental. Participaram desse estudo como sujeitos principais 40 futuros professores do PIBID de Física, 24 futuros professores do PIBID de Química e 5 futuros professores do Mestrado em Ensino de Química e Física. Como sujeitos coadjuvantes participaram 3 Coordenadores de Área do PIBID, a professora de Iniciação à Prática Profissional do MEQF, e 8 professores que lecionam Química e/ou Física em escolas públicas. Foram utilizados vários instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, questionário descritivo, entrevista individual, grupo focal, leitura de registros escritos e documentos oficiais. Na análise dos dados foi utilizado o método do questionamento e da comparação constante. Os resultados evidenciam que as principais aprendizagens dos futuros professores estão relacionadas à estratégia empregada, à mudança na compreensão do papel do professor e do aluno em sala de aula, à construção do perfil profissional e ao desenvolvimento de práticas colaborativas. As principais dificuldades evidenciadas referem-se à elaboração de atividades, à gestão de tempo e de grupo, à dinâmica da sala de aula e às condições materiais de trabalho. As características inerentes aos contextos formativos investigados contributivas para o desenvolvimento profissional são: a investigação da própria prática, a colaboração, a reflexão centrada na prática e o foco na aprendizagem dos alunos e na melhoria das escolas públicas. A partir dos resultados obtidos, evidencia-se que os contextos formativos centrados na escola têm a potencialidade de redimensionar a prática a partir da análise das ações, em um trabalho colaborativo, bem como oportunizar a tomada de consciência das concepções, da atuação e da maneira de entender a profissão. Destaca-se a necessidade de uma mediação efetiva dos formadores para que os futuros professores possam empreender a investigação da própria prática e, por conseguinte, construir estratégias de ensino que promovam a aprendizagem, o que, além de elevar a qualidade da educação, oportuniza o desenvolvimento profissional ao longo da vida.
id UFRN_8ca3fa998fa959995e5198a5c70a86d5
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21264
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Carvalho, Letícia dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0332737531965473http://lattes.cnpq.br/2557880242678680Andrade, Erika dos Reis Gusmãohttp://lattes.cnpq.br/0778953049451033Silveira, Helder Eterno dahttp://lattes.cnpq.br/9626994578221224Farias, Isabel Maria Sabino dehttp://lattes.cnpq.br/4537311001790225Coutinho, Karyne Diashttp://lattes.cnpq.br/6013805360280552Baptista, Mónica Luísa MendesSilva, Rosalia de Fátima ehttp://lattes.cnpq.br/25601745066898692016-08-25T23:14:29Z2016-08-25T23:14:29Z2016-02-24CARVALHO, Letícia dos Santos. Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos. 2016. 343f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21264O presente estudo teve como objetivo compreender como o contexto formativo contribui para o desenvolvimento profissional de futuros professores em iniciação à prática docente. Para tanto, buscamos caracterizar quais as aprendizagens e as dificuldades vivenciadas nos contextos formativos pelos futuros professores, bem como os elementos intrínsecos a tais contextos e que viabilizam o desenvolvimento profissional. Os contextos investigados foram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), especificamente os subprojetos de Química e Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Mestrado em Ensino de Física e Química da Universidade de Lisboa (MEFQ). Em ambos os contextos, os futuros professores estão em contato com a escola de forma sistemática. A metodologia empregada em nosso estudo tem raízes na investigação qualitativa com orientação interpretativa e com o design do estudo de casos múltiplos com finalidade instrumental. Participaram desse estudo como sujeitos principais 40 futuros professores do PIBID de Física, 24 futuros professores do PIBID de Química e 5 futuros professores do Mestrado em Ensino de Química e Física. Como sujeitos coadjuvantes participaram 3 Coordenadores de Área do PIBID, a professora de Iniciação à Prática Profissional do MEQF, e 8 professores que lecionam Química e/ou Física em escolas públicas. Foram utilizados vários instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, questionário descritivo, entrevista individual, grupo focal, leitura de registros escritos e documentos oficiais. Na análise dos dados foi utilizado o método do questionamento e da comparação constante. Os resultados evidenciam que as principais aprendizagens dos futuros professores estão relacionadas à estratégia empregada, à mudança na compreensão do papel do professor e do aluno em sala de aula, à construção do perfil profissional e ao desenvolvimento de práticas colaborativas. As principais dificuldades evidenciadas referem-se à elaboração de atividades, à gestão de tempo e de grupo, à dinâmica da sala de aula e às condições materiais de trabalho. As características inerentes aos contextos formativos investigados contributivas para o desenvolvimento profissional são: a investigação da própria prática, a colaboração, a reflexão centrada na prática e o foco na aprendizagem dos alunos e na melhoria das escolas públicas. A partir dos resultados obtidos, evidencia-se que os contextos formativos centrados na escola têm a potencialidade de redimensionar a prática a partir da análise das ações, em um trabalho colaborativo, bem como oportunizar a tomada de consciência das concepções, da atuação e da maneira de entender a profissão. Destaca-se a necessidade de uma mediação efetiva dos formadores para que os futuros professores possam empreender a investigação da própria prática e, por conseguinte, construir estratégias de ensino que promovam a aprendizagem, o que, além de elevar a qualidade da educação, oportuniza o desenvolvimento profissional ao longo da vida.This study aimed to understand how the educational context contributes to the professional development of future teachers on introduction to teaching practice. To this end, we seek to characterize what the learning and the difficulties experienced in training contexts by future teachers, as well as the intrinsic elements to the training contexts that enable professional development. The investigated contexts were the Institutional Program Initiation Grant to Teaching (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID), specifically the sub-projects of Chemistry and Physics of the Federal University of Rio Grande do Norte (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN) and Masters in Teaching of Physics and Chemistry of the University of Lisbon (MEFQ ). In both contexts, the future teachers are in contact with the school in a systematic way. The methodology used in our study is rooted in qualitative research with interpretative guidance and the design in the study of multiple cases with instrumental purpose. Participated in this study as the main subject, 40 future teachers PIBID of Physics, 24 PIBID future teachers of Chemistry and 5 future Master Teachers in Teaching Chemistry and Physics. As supporting subjects, participated in 3 PIBID Area Coordinators, the teacher of Introduction to Professional Practice of MEFQ, and 8 teachers who teach chemistry and / or physics in public schools. Multiple data collection tools were used: naturalistic observation, descriptive questionnaire, individual interviews, focus groups, reading of written records and official documents. In analyzing the data, we used the method of questioning and constant comparison. The results showed that the main learning of future teachers are related to the strategy employed in class, the change in the understanding of the role of teacher and student in the classroom, the construction of the professional profile and the development of collaborative practices. The main difficulties were related to the development of activities, the management of time and group, the dynamics of the classroom and the material conditions of work. The characteristics inherent in training contexts investigated for professional development are: the practice itself of the research, the collaboration, the focused reflection on practice, focus on student learning and the improving public schools. From the results, it is evidenced that the training contexts centered at school have the capability to resize the practice based on the analysis of actions, in a collaborative work as well as create opportunities for awareness of the concepts, the acting and the way to understand the profession. It is needed for effective mediation trainers, so that future teachers undertake their own practice and, therefore, they can build teaching strategies that promote learning which, in addition to increase the quality of education, favor the professional development throughout life.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODesenvolvimento profissional de professoresFormação inicial de professoresIniciação à prática profissionalEnsino de ciênciasDesenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesenvolvimentoProfissionalFuturos_Carvalho_2016.pdfDesenvolvimentoProfissionalFuturos_Carvalho_2016.pdfapplication/pdf6303768https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21264/1/DesenvolvimentoProfissionalFuturos_Carvalho_2016.pdf9462e64cf1f2d5d66fa454b3c747eb54MD51TEXTLeticiaDosSantosCarvalho_TESE.pdf.txtLeticiaDosSantosCarvalho_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain712945https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21264/6/LeticiaDosSantosCarvalho_TESE.pdf.txt20963bf721093c5bf597186198892335MD56DesenvolvimentoProfissionalFuturos_Carvalho_2016.pdf.txtDesenvolvimentoProfissionalFuturos_Carvalho_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain712309https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21264/8/DesenvolvimentoProfissionalFuturos_Carvalho_2016.pdf.txt647a6caa53692ef9524b4fd8de2bb2dfMD58THUMBNAILLeticiaDosSantosCarvalho_TESE.pdf.jpgLeticiaDosSantosCarvalho_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6708https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21264/7/LeticiaDosSantosCarvalho_TESE.pdf.jpga84719dca23df7b5272d5271529c1aa4MD57DesenvolvimentoProfissionalFuturos_Carvalho_2016.pdf.jpgDesenvolvimentoProfissionalFuturos_Carvalho_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1620https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21264/9/DesenvolvimentoProfissionalFuturos_Carvalho_2016.pdf.jpgf544be0b84bb0d894cf338e3d838bffeMD59123456789/212642019-06-23 02:15:49.429oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21264Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-23T05:15:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos
title Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos
spellingShingle Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos
Carvalho, Letícia dos Santos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Desenvolvimento profissional de professores
Formação inicial de professores
Iniciação à prática profissional
Ensino de ciências
title_short Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos
title_full Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos
title_fullStr Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos
title_sort Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos
author Carvalho, Letícia dos Santos
author_facet Carvalho, Letícia dos Santos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0332737531965473
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2557880242678680
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Andrade, Erika dos Reis Gusmão
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0778953049451033
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silveira, Helder Eterno da
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9626994578221224
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Farias, Isabel Maria Sabino de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4537311001790225
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Coutinho, Karyne Dias
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6013805360280552
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Baptista, Mónica Luísa Mendes
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Silva, Rosalia de Fátima e
dc.contributor.referees6Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2560174506689869
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Letícia dos Santos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Desenvolvimento profissional de professores
Formação inicial de professores
Iniciação à prática profissional
Ensino de ciências
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional de professores
Formação inicial de professores
Iniciação à prática profissional
Ensino de ciências
description O presente estudo teve como objetivo compreender como o contexto formativo contribui para o desenvolvimento profissional de futuros professores em iniciação à prática docente. Para tanto, buscamos caracterizar quais as aprendizagens e as dificuldades vivenciadas nos contextos formativos pelos futuros professores, bem como os elementos intrínsecos a tais contextos e que viabilizam o desenvolvimento profissional. Os contextos investigados foram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), especificamente os subprojetos de Química e Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Mestrado em Ensino de Física e Química da Universidade de Lisboa (MEFQ). Em ambos os contextos, os futuros professores estão em contato com a escola de forma sistemática. A metodologia empregada em nosso estudo tem raízes na investigação qualitativa com orientação interpretativa e com o design do estudo de casos múltiplos com finalidade instrumental. Participaram desse estudo como sujeitos principais 40 futuros professores do PIBID de Física, 24 futuros professores do PIBID de Química e 5 futuros professores do Mestrado em Ensino de Química e Física. Como sujeitos coadjuvantes participaram 3 Coordenadores de Área do PIBID, a professora de Iniciação à Prática Profissional do MEQF, e 8 professores que lecionam Química e/ou Física em escolas públicas. Foram utilizados vários instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, questionário descritivo, entrevista individual, grupo focal, leitura de registros escritos e documentos oficiais. Na análise dos dados foi utilizado o método do questionamento e da comparação constante. Os resultados evidenciam que as principais aprendizagens dos futuros professores estão relacionadas à estratégia empregada, à mudança na compreensão do papel do professor e do aluno em sala de aula, à construção do perfil profissional e ao desenvolvimento de práticas colaborativas. As principais dificuldades evidenciadas referem-se à elaboração de atividades, à gestão de tempo e de grupo, à dinâmica da sala de aula e às condições materiais de trabalho. As características inerentes aos contextos formativos investigados contributivas para o desenvolvimento profissional são: a investigação da própria prática, a colaboração, a reflexão centrada na prática e o foco na aprendizagem dos alunos e na melhoria das escolas públicas. A partir dos resultados obtidos, evidencia-se que os contextos formativos centrados na escola têm a potencialidade de redimensionar a prática a partir da análise das ações, em um trabalho colaborativo, bem como oportunizar a tomada de consciência das concepções, da atuação e da maneira de entender a profissão. Destaca-se a necessidade de uma mediação efetiva dos formadores para que os futuros professores possam empreender a investigação da própria prática e, por conseguinte, construir estratégias de ensino que promovam a aprendizagem, o que, além de elevar a qualidade da educação, oportuniza o desenvolvimento profissional ao longo da vida.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-25T23:14:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-25T23:14:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Letícia dos Santos. Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos. 2016. 343f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21264
identifier_str_mv CARVALHO, Letícia dos Santos. Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos. 2016. 343f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21264/1/DesenvolvimentoProfissionalFuturos_Carvalho_2016.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21264/6/LeticiaDosSantosCarvalho_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21264/8/DesenvolvimentoProfissionalFuturos_Carvalho_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21264/7/LeticiaDosSantosCarvalho_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21264/9/DesenvolvimentoProfissionalFuturos_Carvalho_2016.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9462e64cf1f2d5d66fa454b3c747eb54
20963bf721093c5bf597186198892335
647a6caa53692ef9524b4fd8de2bb2df
a84719dca23df7b5272d5271529c1aa4
f544be0b84bb0d894cf338e3d838bffe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117590988881920