Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21264 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo compreender como o contexto formativo contribui para o desenvolvimento profissional de futuros professores em iniciação à prática docente. Para tanto, buscamos caracterizar quais as aprendizagens e as dificuldades vivenciadas nos contextos formativos pelos futuros professores, bem como os elementos intrínsecos a tais contextos e que viabilizam o desenvolvimento profissional. Os contextos investigados foram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), especificamente os subprojetos de Química e Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Mestrado em Ensino de Física e Química da Universidade de Lisboa (MEFQ). Em ambos os contextos, os futuros professores estão em contato com a escola de forma sistemática. A metodologia empregada em nosso estudo tem raízes na investigação qualitativa com orientação interpretativa e com o design do estudo de casos múltiplos com finalidade instrumental. Participaram desse estudo como sujeitos principais 40 futuros professores do PIBID de Física, 24 futuros professores do PIBID de Química e 5 futuros professores do Mestrado em Ensino de Química e Física. Como sujeitos coadjuvantes participaram 3 Coordenadores de Área do PIBID, a professora de Iniciação à Prática Profissional do MEQF, e 8 professores que lecionam Química e/ou Física em escolas públicas. Foram utilizados vários instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, questionário descritivo, entrevista individual, grupo focal, leitura de registros escritos e documentos oficiais. Na análise dos dados foi utilizado o método do questionamento e da comparação constante. Os resultados evidenciam que as principais aprendizagens dos futuros professores estão relacionadas à estratégia empregada, à mudança na compreensão do papel do professor e do aluno em sala de aula, à construção do perfil profissional e ao desenvolvimento de práticas colaborativas. As principais dificuldades evidenciadas referem-se à elaboração de atividades, à gestão de tempo e de grupo, à dinâmica da sala de aula e às condições materiais de trabalho. As características inerentes aos contextos formativos investigados contributivas para o desenvolvimento profissional são: a investigação da própria prática, a colaboração, a reflexão centrada na prática e o foco na aprendizagem dos alunos e na melhoria das escolas públicas. A partir dos resultados obtidos, evidencia-se que os contextos formativos centrados na escola têm a potencialidade de redimensionar a prática a partir da análise das ações, em um trabalho colaborativo, bem como oportunizar a tomada de consciência das concepções, da atuação e da maneira de entender a profissão. Destaca-se a necessidade de uma mediação efetiva dos formadores para que os futuros professores possam empreender a investigação da própria prática e, por conseguinte, construir estratégias de ensino que promovam a aprendizagem, o que, além de elevar a qualidade da educação, oportuniza o desenvolvimento profissional ao longo da vida. |
id |
UFRN_8ca3fa998fa959995e5198a5c70a86d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21264 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Letícia dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0332737531965473http://lattes.cnpq.br/2557880242678680Andrade, Erika dos Reis Gusmãohttp://lattes.cnpq.br/0778953049451033Silveira, Helder Eterno dahttp://lattes.cnpq.br/9626994578221224Farias, Isabel Maria Sabino dehttp://lattes.cnpq.br/4537311001790225Coutinho, Karyne Diashttp://lattes.cnpq.br/6013805360280552Baptista, Mónica Luísa MendesSilva, Rosalia de Fátima ehttp://lattes.cnpq.br/25601745066898692016-08-25T23:14:29Z2016-08-25T23:14:29Z2016-02-24CARVALHO, Letícia dos Santos. Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos. 2016. 343f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21264O presente estudo teve como objetivo compreender como o contexto formativo contribui para o desenvolvimento profissional de futuros professores em iniciação à prática docente. Para tanto, buscamos caracterizar quais as aprendizagens e as dificuldades vivenciadas nos contextos formativos pelos futuros professores, bem como os elementos intrínsecos a tais contextos e que viabilizam o desenvolvimento profissional. Os contextos investigados foram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), especificamente os subprojetos de Química e Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Mestrado em Ensino de Física e Química da Universidade de Lisboa (MEFQ). Em ambos os contextos, os futuros professores estão em contato com a escola de forma sistemática. A metodologia empregada em nosso estudo tem raízes na investigação qualitativa com orientação interpretativa e com o design do estudo de casos múltiplos com finalidade instrumental. Participaram desse estudo como sujeitos principais 40 futuros professores do PIBID de Física, 24 futuros professores do PIBID de Química e 5 futuros professores do Mestrado em Ensino de Química e Física. Como sujeitos coadjuvantes participaram 3 Coordenadores de Área do PIBID, a professora de Iniciação à Prática Profissional do MEQF, e 8 professores que lecionam Química e/ou Física em escolas públicas. Foram utilizados vários instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, questionário descritivo, entrevista individual, grupo focal, leitura de registros escritos e documentos oficiais. Na análise dos dados foi utilizado o método do questionamento e da comparação constante. Os resultados evidenciam que as principais aprendizagens dos futuros professores estão relacionadas à estratégia empregada, à mudança na compreensão do papel do professor e do aluno em sala de aula, à construção do perfil profissional e ao desenvolvimento de práticas colaborativas. As principais dificuldades evidenciadas referem-se à elaboração de atividades, à gestão de tempo e de grupo, à dinâmica da sala de aula e às condições materiais de trabalho. As características inerentes aos contextos formativos investigados contributivas para o desenvolvimento profissional são: a investigação da própria prática, a colaboração, a reflexão centrada na prática e o foco na aprendizagem dos alunos e na melhoria das escolas públicas. A partir dos resultados obtidos, evidencia-se que os contextos formativos centrados na escola têm a potencialidade de redimensionar a prática a partir da análise das ações, em um trabalho colaborativo, bem como oportunizar a tomada de consciência das concepções, da atuação e da maneira de entender a profissão. Destaca-se a necessidade de uma mediação efetiva dos formadores para que os futuros professores possam empreender a investigação da própria prática e, por conseguinte, construir estratégias de ensino que promovam a aprendizagem, o que, além de elevar a qualidade da educação, oportuniza o desenvolvimento profissional ao longo da vida.This study aimed to understand how the educational context contributes to the professional development of future teachers on introduction to teaching practice. To this end, we seek to characterize what the learning and the difficulties experienced in training contexts by future teachers, as well as the intrinsic elements to the training contexts that enable professional development. The investigated contexts were the Institutional Program Initiation Grant to Teaching (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID), specifically the sub-projects of Chemistry and Physics of the Federal University of Rio Grande do Norte (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN) and Masters in Teaching of Physics and Chemistry of the University of Lisbon (MEFQ ). In both contexts, the future teachers are in contact with the school in a systematic way. The methodology used in our study is rooted in qualitative research with interpretative guidance and the design in the study of multiple cases with instrumental purpose. Participated in this study as the main subject, 40 future teachers PIBID of Physics, 24 PIBID future teachers of Chemistry and 5 future Master Teachers in Teaching Chemistry and Physics. As supporting subjects, participated in 3 PIBID Area Coordinators, the teacher of Introduction to Professional Practice of MEFQ, and 8 teachers who teach chemistry and / or physics in public schools. Multiple data collection tools were used: naturalistic observation, descriptive questionnaire, individual interviews, focus groups, reading of written records and official documents. In analyzing the data, we used the method of questioning and constant comparison. The results showed that the main learning of future teachers are related to the strategy employed in class, the change in the understanding of the role of teacher and student in the classroom, the construction of the professional profile and the development of collaborative practices. The main difficulties were related to the development of activities, the management of time and group, the dynamics of the classroom and the material conditions of work. The characteristics inherent in training contexts investigated for professional development are: the practice itself of the research, the collaboration, the focused reflection on practice, focus on student learning and the improving public schools. From the results, it is evidenced that the training contexts centered at school have the capability to resize the practice based on the analysis of actions, in a collaborative work as well as create opportunities for awareness of the concepts, the acting and the way to understand the profession. It is needed for effective mediation trainers, so that future teachers undertake their own practice and, therefore, they can build teaching strategies that promote learning which, in addition to increase the quality of education, favor the professional development throughout life.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODesenvolvimento profissional de professoresFormação inicial de professoresIniciação à prática profissionalEnsino de ciênciasDesenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesenvolvimentoProfissionalFuturos_Carvalho_2016.pdfDesenvolvimentoProfissionalFuturos_Carvalho_2016.pdfapplication/pdf6303768https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21264/1/DesenvolvimentoProfissionalFuturos_Carvalho_2016.pdf9462e64cf1f2d5d66fa454b3c747eb54MD51TEXTLeticiaDosSantosCarvalho_TESE.pdf.txtLeticiaDosSantosCarvalho_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain712945https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21264/6/LeticiaDosSantosCarvalho_TESE.pdf.txt20963bf721093c5bf597186198892335MD56DesenvolvimentoProfissionalFuturos_Carvalho_2016.pdf.txtDesenvolvimentoProfissionalFuturos_Carvalho_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain712309https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21264/8/DesenvolvimentoProfissionalFuturos_Carvalho_2016.pdf.txt647a6caa53692ef9524b4fd8de2bb2dfMD58THUMBNAILLeticiaDosSantosCarvalho_TESE.pdf.jpgLeticiaDosSantosCarvalho_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6708https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21264/7/LeticiaDosSantosCarvalho_TESE.pdf.jpga84719dca23df7b5272d5271529c1aa4MD57DesenvolvimentoProfissionalFuturos_Carvalho_2016.pdf.jpgDesenvolvimentoProfissionalFuturos_Carvalho_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1620https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21264/9/DesenvolvimentoProfissionalFuturos_Carvalho_2016.pdf.jpgf544be0b84bb0d894cf338e3d838bffeMD59123456789/212642019-06-23 02:15:49.429oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21264Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-23T05:15:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos |
title |
Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos |
spellingShingle |
Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos Carvalho, Letícia dos Santos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Desenvolvimento profissional de professores Formação inicial de professores Iniciação à prática profissional Ensino de ciências |
title_short |
Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos |
title_full |
Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos |
title_fullStr |
Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos |
title_sort |
Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos |
author |
Carvalho, Letícia dos Santos |
author_facet |
Carvalho, Letícia dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0332737531965473 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2557880242678680 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Andrade, Erika dos Reis Gusmão |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0778953049451033 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Silveira, Helder Eterno da |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9626994578221224 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Farias, Isabel Maria Sabino de |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4537311001790225 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Coutinho, Karyne Dias |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6013805360280552 |
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv |
Baptista, Mónica Luísa Mendes |
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv |
Silva, Rosalia de Fátima e |
dc.contributor.referees6Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2560174506689869 |
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Letícia dos Santos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Desenvolvimento profissional de professores Formação inicial de professores Iniciação à prática profissional Ensino de ciências |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional de professores Formação inicial de professores Iniciação à prática profissional Ensino de ciências |
description |
O presente estudo teve como objetivo compreender como o contexto formativo contribui para o desenvolvimento profissional de futuros professores em iniciação à prática docente. Para tanto, buscamos caracterizar quais as aprendizagens e as dificuldades vivenciadas nos contextos formativos pelos futuros professores, bem como os elementos intrínsecos a tais contextos e que viabilizam o desenvolvimento profissional. Os contextos investigados foram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), especificamente os subprojetos de Química e Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Mestrado em Ensino de Física e Química da Universidade de Lisboa (MEFQ). Em ambos os contextos, os futuros professores estão em contato com a escola de forma sistemática. A metodologia empregada em nosso estudo tem raízes na investigação qualitativa com orientação interpretativa e com o design do estudo de casos múltiplos com finalidade instrumental. Participaram desse estudo como sujeitos principais 40 futuros professores do PIBID de Física, 24 futuros professores do PIBID de Química e 5 futuros professores do Mestrado em Ensino de Química e Física. Como sujeitos coadjuvantes participaram 3 Coordenadores de Área do PIBID, a professora de Iniciação à Prática Profissional do MEQF, e 8 professores que lecionam Química e/ou Física em escolas públicas. Foram utilizados vários instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, questionário descritivo, entrevista individual, grupo focal, leitura de registros escritos e documentos oficiais. Na análise dos dados foi utilizado o método do questionamento e da comparação constante. Os resultados evidenciam que as principais aprendizagens dos futuros professores estão relacionadas à estratégia empregada, à mudança na compreensão do papel do professor e do aluno em sala de aula, à construção do perfil profissional e ao desenvolvimento de práticas colaborativas. As principais dificuldades evidenciadas referem-se à elaboração de atividades, à gestão de tempo e de grupo, à dinâmica da sala de aula e às condições materiais de trabalho. As características inerentes aos contextos formativos investigados contributivas para o desenvolvimento profissional são: a investigação da própria prática, a colaboração, a reflexão centrada na prática e o foco na aprendizagem dos alunos e na melhoria das escolas públicas. A partir dos resultados obtidos, evidencia-se que os contextos formativos centrados na escola têm a potencialidade de redimensionar a prática a partir da análise das ações, em um trabalho colaborativo, bem como oportunizar a tomada de consciência das concepções, da atuação e da maneira de entender a profissão. Destaca-se a necessidade de uma mediação efetiva dos formadores para que os futuros professores possam empreender a investigação da própria prática e, por conseguinte, construir estratégias de ensino que promovam a aprendizagem, o que, além de elevar a qualidade da educação, oportuniza o desenvolvimento profissional ao longo da vida. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-25T23:14:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-08-25T23:14:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-02-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARVALHO, Letícia dos Santos. Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos. 2016. 343f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21264 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Letícia dos Santos. Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos. 2016. 343f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21264/1/DesenvolvimentoProfissionalFuturos_Carvalho_2016.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21264/6/LeticiaDosSantosCarvalho_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21264/8/DesenvolvimentoProfissionalFuturos_Carvalho_2016.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21264/7/LeticiaDosSantosCarvalho_TESE.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21264/9/DesenvolvimentoProfissionalFuturos_Carvalho_2016.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9462e64cf1f2d5d66fa454b3c747eb54 20963bf721093c5bf597186198892335 647a6caa53692ef9524b4fd8de2bb2df a84719dca23df7b5272d5271529c1aa4 f544be0b84bb0d894cf338e3d838bffe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832724393852928 |