O filme infantil com audiodescrição no contexto escolar: a leitura fílmica no cruzamento de olhares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jane Cleide Bispo dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26448
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo desenvolver, de forma colaborativa, uma proposta pedagógica mediada por filmes infantis (curtas-metragens) com audiodescrição, contemplando alunos com e sem deficiência visual. Para tanto, adota os princípios metodológicos pautados na abordagem qualitativa, com um perfil de pesquisa-intervenção fundamentada nas concepções de dialogismo e alteridade de Mikhail Bakhtin. Envolto em toda essa perspectiva, utiliza como instrumentos e procedimentos de construção de dados para a análise: a observação; o registro no diário de campo; as rodas de conversa orientadas na entrevista coletiva, conforme proposto por Kramer (2003); os registros fotográficos, videográficos e as gravações em áudio para assegurar a fidelidade dos dados obtidos. Para tanto, realiza três oficinas pedagógicas, com sessões fílmicas com e sem o agenciamento da audiodescrição, seguidas de atividades de sensibilização e percepção sensorial e de rodas de conversa. A investigação ocorreu em uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Norte, localizada no município de Natal, na região sul da cidade e no Centro de Apoio Pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual Iapissara Aguiar – CAP/RN. Os sujeitos da pesquisa são alunos de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental do turno matutino, formada por 19 alunos, com faixa etária entre 09 a 15 anos de idade, sendo 12 meninos e 7 meninas, dessas 1 com deficiência visual (cegueira). Os resultados da análise apontam para a constatação de que audiodescrição, agregada ao filme e se configurando como um dos temas a ser compartilhado, contribui para a participação de todos os alunos, inclusive, a aluna com deficiência visual. Este estudo assume uma perspectiva acessível pelo agenciamento da audiodescrição, ao colaborar com o processo dialógico do conhecimento escolar, concorre para a alteração da própria compreensão que os alunos têm em relação àqueles que não se enquadram nos padrões de normalidade designado pela sociedade vigente, enfrentando, assim, suas próprias barreiras atitudinais, provocando a verdadeira inclusão escolar.
id UFRN_8cb59dee01057b122728c8a0bcc82f96
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26448
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Jane Cleide Bispo dos SantosOnofre, Eduardo GomesSales, José Albio Moreira deSilva, Luzia Guacira dos SantosMagalhães, Rita de Cássia Barbosa PaivaAlves, Jefferson Fernandes2019-01-09T19:43:04Z2019-01-09T19:43:04Z2018-08-24SILVA, Jane Cleide Bispo dos Santos. O filme infantil com audiodescrição no contexto escolar: a leitura fílmica no cruzamento de olhares. 2018. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26448O presente trabalho tem por objetivo desenvolver, de forma colaborativa, uma proposta pedagógica mediada por filmes infantis (curtas-metragens) com audiodescrição, contemplando alunos com e sem deficiência visual. Para tanto, adota os princípios metodológicos pautados na abordagem qualitativa, com um perfil de pesquisa-intervenção fundamentada nas concepções de dialogismo e alteridade de Mikhail Bakhtin. Envolto em toda essa perspectiva, utiliza como instrumentos e procedimentos de construção de dados para a análise: a observação; o registro no diário de campo; as rodas de conversa orientadas na entrevista coletiva, conforme proposto por Kramer (2003); os registros fotográficos, videográficos e as gravações em áudio para assegurar a fidelidade dos dados obtidos. Para tanto, realiza três oficinas pedagógicas, com sessões fílmicas com e sem o agenciamento da audiodescrição, seguidas de atividades de sensibilização e percepção sensorial e de rodas de conversa. A investigação ocorreu em uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Norte, localizada no município de Natal, na região sul da cidade e no Centro de Apoio Pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual Iapissara Aguiar – CAP/RN. Os sujeitos da pesquisa são alunos de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental do turno matutino, formada por 19 alunos, com faixa etária entre 09 a 15 anos de idade, sendo 12 meninos e 7 meninas, dessas 1 com deficiência visual (cegueira). Os resultados da análise apontam para a constatação de que audiodescrição, agregada ao filme e se configurando como um dos temas a ser compartilhado, contribui para a participação de todos os alunos, inclusive, a aluna com deficiência visual. Este estudo assume uma perspectiva acessível pelo agenciamento da audiodescrição, ao colaborar com o processo dialógico do conhecimento escolar, concorre para a alteração da própria compreensão que os alunos têm em relação àqueles que não se enquadram nos padrões de normalidade designado pela sociedade vigente, enfrentando, assim, suas próprias barreiras atitudinais, provocando a verdadeira inclusão escolar.This work aims to develop, in a collaborative way, a pedagogical proposal mediated by children movies (short-films) with audio description to student with and without visually impaired. To this, it adopts methodological principles related to a qualitative approach, with a research-intervention profile based on dialogism and alterity from Mikhail Bakhtin theoretical conceptions. n this sense, it uses as tools and procedures of building data: observation; register in the field diary; conversation focused on collective interview, according to Kramer (2003); registers with photography, video and audio to ensure accurancy of the data. Due to this, it realizes three pedagogical workshops, with movie session with and without audio description, after that, there were awareness and sensorial perception activities and a conversation circle. Investigation occurred in a public school from Rio Grande do Norte, in the Natal city, in Pitimbu district, in the South region of the city and in the Pedagogical Support Center to attending people visually impaired Iapissara Aguiar – CAP/RN. The subjects of this research are students from 4th level in the Primary School, in a total of 12 boys and 7 girls, one of them visually impaired. Results point audio description linked to the movie and being a theme to be shared have contributed to the inclusion of all students, including that visually impaired one. This study shows an accessible perspective by audio description, collaborating to the dialogical process of scholar knowledge, trying to change students’ comprehension related to people that are not inserted in a normal pattern, designed by the society nowadays, confronting, in this way, their own attitudinal barriers, provoking a real scholar inclusion.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAudiodescriçãoAudiodescrição de filme infantilAudiodescrição de filmeAudiodescrição no contexto escolarO filme infantil com audiodescrição no contexto escolar: a leitura fílmica no cruzamento de olharesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTFilmeinfantilautodescrição_Silva_2018.pdf.txtFilmeinfantilautodescrição_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain375537https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26448/2/Filmeinfantilautodescri%c3%a7%c3%a3o_Silva_2018.pdf.txt30f8ddaed7aafe9e4ba42b188d2d9953MD52THUMBNAILFilmeinfantilautodescrição_Silva_2018.pdf.jpgFilmeinfantilautodescrição_Silva_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2215https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26448/3/Filmeinfantilautodescri%c3%a7%c3%a3o_Silva_2018.pdf.jpgf3843a3640a3c3811271bdb0555f97cbMD53TEXTFilmeinfantilautodescrição_Silva_2018.pdf.txtFilmeinfantilautodescrição_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain375537https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26448/2/Filmeinfantilautodescri%c3%a7%c3%a3o_Silva_2018.pdf.txt30f8ddaed7aafe9e4ba42b188d2d9953MD52THUMBNAILFilmeinfantilautodescrição_Silva_2018.pdf.jpgFilmeinfantilautodescrição_Silva_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2215https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26448/3/Filmeinfantilautodescri%c3%a7%c3%a3o_Silva_2018.pdf.jpgf3843a3640a3c3811271bdb0555f97cbMD53ORIGINALFilmeinfantilautodescrição_Silva_2018.pdfapplication/pdf2564586https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26448/1/Filmeinfantilautodescri%c3%a7%c3%a3o_Silva_2018.pdf91284639977ff241194d6e72b087ff3dMD51123456789/264482019-01-30 11:17:12.749oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26448Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T14:17:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O filme infantil com audiodescrição no contexto escolar: a leitura fílmica no cruzamento de olhares
title O filme infantil com audiodescrição no contexto escolar: a leitura fílmica no cruzamento de olhares
spellingShingle O filme infantil com audiodescrição no contexto escolar: a leitura fílmica no cruzamento de olhares
Silva, Jane Cleide Bispo dos Santos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Audiodescrição
Audiodescrição de filme infantil
Audiodescrição de filme
Audiodescrição no contexto escolar
title_short O filme infantil com audiodescrição no contexto escolar: a leitura fílmica no cruzamento de olhares
title_full O filme infantil com audiodescrição no contexto escolar: a leitura fílmica no cruzamento de olhares
title_fullStr O filme infantil com audiodescrição no contexto escolar: a leitura fílmica no cruzamento de olhares
title_full_unstemmed O filme infantil com audiodescrição no contexto escolar: a leitura fílmica no cruzamento de olhares
title_sort O filme infantil com audiodescrição no contexto escolar: a leitura fílmica no cruzamento de olhares
author Silva, Jane Cleide Bispo dos Santos
author_facet Silva, Jane Cleide Bispo dos Santos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Onofre, Eduardo Gomes
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Sales, José Albio Moreira de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Luzia Guacira dos Santos
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jane Cleide Bispo dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Jefferson Fernandes
contributor_str_mv Alves, Jefferson Fernandes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Audiodescrição
Audiodescrição de filme infantil
Audiodescrição de filme
Audiodescrição no contexto escolar
dc.subject.por.fl_str_mv Audiodescrição
Audiodescrição de filme infantil
Audiodescrição de filme
Audiodescrição no contexto escolar
description O presente trabalho tem por objetivo desenvolver, de forma colaborativa, uma proposta pedagógica mediada por filmes infantis (curtas-metragens) com audiodescrição, contemplando alunos com e sem deficiência visual. Para tanto, adota os princípios metodológicos pautados na abordagem qualitativa, com um perfil de pesquisa-intervenção fundamentada nas concepções de dialogismo e alteridade de Mikhail Bakhtin. Envolto em toda essa perspectiva, utiliza como instrumentos e procedimentos de construção de dados para a análise: a observação; o registro no diário de campo; as rodas de conversa orientadas na entrevista coletiva, conforme proposto por Kramer (2003); os registros fotográficos, videográficos e as gravações em áudio para assegurar a fidelidade dos dados obtidos. Para tanto, realiza três oficinas pedagógicas, com sessões fílmicas com e sem o agenciamento da audiodescrição, seguidas de atividades de sensibilização e percepção sensorial e de rodas de conversa. A investigação ocorreu em uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Norte, localizada no município de Natal, na região sul da cidade e no Centro de Apoio Pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual Iapissara Aguiar – CAP/RN. Os sujeitos da pesquisa são alunos de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental do turno matutino, formada por 19 alunos, com faixa etária entre 09 a 15 anos de idade, sendo 12 meninos e 7 meninas, dessas 1 com deficiência visual (cegueira). Os resultados da análise apontam para a constatação de que audiodescrição, agregada ao filme e se configurando como um dos temas a ser compartilhado, contribui para a participação de todos os alunos, inclusive, a aluna com deficiência visual. Este estudo assume uma perspectiva acessível pelo agenciamento da audiodescrição, ao colaborar com o processo dialógico do conhecimento escolar, concorre para a alteração da própria compreensão que os alunos têm em relação àqueles que não se enquadram nos padrões de normalidade designado pela sociedade vigente, enfrentando, assim, suas próprias barreiras atitudinais, provocando a verdadeira inclusão escolar.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-09T19:43:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-09T19:43:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Jane Cleide Bispo dos Santos. O filme infantil com audiodescrição no contexto escolar: a leitura fílmica no cruzamento de olhares. 2018. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26448
identifier_str_mv SILVA, Jane Cleide Bispo dos Santos. O filme infantil com audiodescrição no contexto escolar: a leitura fílmica no cruzamento de olhares. 2018. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26448/2/Filmeinfantilautodescri%c3%a7%c3%a3o_Silva_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26448/3/Filmeinfantilautodescri%c3%a7%c3%a3o_Silva_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26448/2/Filmeinfantilautodescri%c3%a7%c3%a3o_Silva_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26448/3/Filmeinfantilautodescri%c3%a7%c3%a3o_Silva_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26448/1/Filmeinfantilautodescri%c3%a7%c3%a3o_Silva_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 30f8ddaed7aafe9e4ba42b188d2d9953
f3843a3640a3c3811271bdb0555f97cb
30f8ddaed7aafe9e4ba42b188d2d9953
f3843a3640a3c3811271bdb0555f97cb
91284639977ff241194d6e72b087ff3d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833073011818496