Inclusão na TV : audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/16460 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, 2014. |
id |
UNB_9d7abccf348dd196203ab1805a26a8f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/16460 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão na TV : audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informaçãoFilmes publicitáriosAudiodescriçãoPessoas com deficiência visualDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, 2014.Em face das dificuldades de acesso das pessoas com deficiência visual aos diversos produtos culturais audiovisuais, este trabalho visa propor audiodescrições de filmes publicitários baseadas nos fundamentos da Teoria da Relevância, de Sperber & Wilson (1986; 1995), para que sejam acessíveis a este público. Tal modelo de comunicação e cognição humanas explicita que a atenção e o pensamento estão direcionados às informações que parecem ser relevantes e ao processarem tais informações nas trocas comunicativas cotidianas os indivíduos recorrem à elaboração de inferências. Neste sentido, os roteiros das audiodescrições foram baseados na análise das possíveis inferências internas e externas aos filmes, considerando que um comercial de televisão precisa combinar estímulos verbais e não verbais, os quais manipulam o processo de compreensão de um comercial pelo público-alvo. Os principais conceitos da Teoria da Relevância usados neste trabalho são: comunicação ostensivo-inferencial, ambiente cognitivo e formação do contexto, processos inferenciais, esforço de processamento e efeitos cognitivos. Foram selecionados três filmes publicitários a partir de sua interação entre as personagens para que fosse possível a análise do processo inferencial humano e a posterior elaboração das audiodescrições tendo em vista as informações verbais e não verbais tidas como relevantes para a interpretação dos filmes pelo público com deficiência visual. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTGiven the difficulties of people with visual impairment to access the varied cultural audiovisual products, this work aims to propose audiodescriptions of audiovisual advertisements based on the principles of Relevance Theory by Sperber & Wilson (1986; 1995), in order to make them accessible to this audience. Such model of human communication and cognition explains that attention and thought are aimed to the information that seen to be relevant and when individuals process such information in the everyday communicative exchanges they make use of inferences. In this sense, the scripts of the audiodescriptions were based on the analyses of probable internal and external inferences of the commercials, taking into account that a television commercial requires the combination of verbal and non-verbal stimuli, which control the process of a television commercial comprehension by the targeted audience. The main concepts of the Relevance Theory in this work are: ostensive-inferential communication, the individual’s cognitive environment, inferential processes, processing effort and cognitive effects. In order to analyze the inferential human process and the further development of the audiodescriptions’ scripts, three audiovisual advertisements that present interaction among characters were selected, bearing in mind the relevant verbal and non-verbal information understood by the visually impaired people.Instituto de Letras (IL)Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)Programa de Pós-Graduação em Estudos da TraduçãoAlves, Soraya FerreiraRezende, Gabriela Del Rio de2014-10-14T13:37:13Z2014-10-14T13:37:13Z2014-10-142014-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREZENDE, Gabriela Del Rio de. Inclusão na TV: audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informação. ix, 78 f., il. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16460A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-20T16:58:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/16460Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-20T16:58:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão na TV : audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informação |
title |
Inclusão na TV : audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informação |
spellingShingle |
Inclusão na TV : audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informação Rezende, Gabriela Del Rio de Filmes publicitários Audiodescrição Pessoas com deficiência visual |
title_short |
Inclusão na TV : audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informação |
title_full |
Inclusão na TV : audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informação |
title_fullStr |
Inclusão na TV : audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informação |
title_full_unstemmed |
Inclusão na TV : audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informação |
title_sort |
Inclusão na TV : audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informação |
author |
Rezende, Gabriela Del Rio de |
author_facet |
Rezende, Gabriela Del Rio de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Soraya Ferreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Gabriela Del Rio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filmes publicitários Audiodescrição Pessoas com deficiência visual |
topic |
Filmes publicitários Audiodescrição Pessoas com deficiência visual |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-14T13:37:13Z 2014-10-14T13:37:13Z 2014-10-14 2014-07-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
REZENDE, Gabriela Del Rio de. Inclusão na TV: audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informação. ix, 78 f., il. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/16460 |
identifier_str_mv |
REZENDE, Gabriela Del Rio de. Inclusão na TV: audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informação. ix, 78 f., il. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508293241962496 |