Inclusão na TV : audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Gabriela Del Rio de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16460
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, 2014.
id UNB_9d7abccf348dd196203ab1805a26a8f4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16460
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Inclusão na TV : audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informaçãoFilmes publicitáriosAudiodescriçãoPessoas com deficiência visualDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, 2014.Em face das dificuldades de acesso das pessoas com deficiência visual aos diversos produtos culturais audiovisuais, este trabalho visa propor audiodescrições de filmes publicitários baseadas nos fundamentos da Teoria da Relevância, de Sperber & Wilson (1986; 1995), para que sejam acessíveis a este público. Tal modelo de comunicação e cognição humanas explicita que a atenção e o pensamento estão direcionados às informações que parecem ser relevantes e ao processarem tais informações nas trocas comunicativas cotidianas os indivíduos recorrem à elaboração de inferências. Neste sentido, os roteiros das audiodescrições foram baseados na análise das possíveis inferências internas e externas aos filmes, considerando que um comercial de televisão precisa combinar estímulos verbais e não verbais, os quais manipulam o processo de compreensão de um comercial pelo público-alvo. Os principais conceitos da Teoria da Relevância usados neste trabalho são: comunicação ostensivo-inferencial, ambiente cognitivo e formação do contexto, processos inferenciais, esforço de processamento e efeitos cognitivos. Foram selecionados três filmes publicitários a partir de sua interação entre as personagens para que fosse possível a análise do processo inferencial humano e a posterior elaboração das audiodescrições tendo em vista as informações verbais e não verbais tidas como relevantes para a interpretação dos filmes pelo público com deficiência visual. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTGiven the difficulties of people with visual impairment to access the varied cultural audiovisual products, this work aims to propose audiodescriptions of audiovisual advertisements based on the principles of Relevance Theory by Sperber & Wilson (1986; 1995), in order to make them accessible to this audience. Such model of human communication and cognition explains that attention and thought are aimed to the information that seen to be relevant and when individuals process such information in the everyday communicative exchanges they make use of inferences. In this sense, the scripts of the audiodescriptions were based on the analyses of probable internal and external inferences of the commercials, taking into account that a television commercial requires the combination of verbal and non-verbal stimuli, which control the process of a television commercial comprehension by the targeted audience. The main concepts of the Relevance Theory in this work are: ostensive-inferential communication, the individual’s cognitive environment, inferential processes, processing effort and cognitive effects. In order to analyze the inferential human process and the further development of the audiodescriptions’ scripts, three audiovisual advertisements that present interaction among characters were selected, bearing in mind the relevant verbal and non-verbal information understood by the visually impaired people.Instituto de Letras (IL)Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)Programa de Pós-Graduação em Estudos da TraduçãoAlves, Soraya FerreiraRezende, Gabriela Del Rio de2014-10-14T13:37:13Z2014-10-14T13:37:13Z2014-10-142014-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREZENDE, Gabriela Del Rio de. Inclusão na TV: audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informação. ix, 78 f., il. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16460A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-20T16:58:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/16460Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-20T16:58:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão na TV : audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informação
title Inclusão na TV : audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informação
spellingShingle Inclusão na TV : audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informação
Rezende, Gabriela Del Rio de
Filmes publicitários
Audiodescrição
Pessoas com deficiência visual
title_short Inclusão na TV : audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informação
title_full Inclusão na TV : audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informação
title_fullStr Inclusão na TV : audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informação
title_full_unstemmed Inclusão na TV : audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informação
title_sort Inclusão na TV : audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informação
author Rezende, Gabriela Del Rio de
author_facet Rezende, Gabriela Del Rio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Soraya Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Gabriela Del Rio de
dc.subject.por.fl_str_mv Filmes publicitários
Audiodescrição
Pessoas com deficiência visual
topic Filmes publicitários
Audiodescrição
Pessoas com deficiência visual
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-14T13:37:13Z
2014-10-14T13:37:13Z
2014-10-14
2014-07-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REZENDE, Gabriela Del Rio de. Inclusão na TV: audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informação. ix, 78 f., il. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16460
identifier_str_mv REZENDE, Gabriela Del Rio de. Inclusão na TV: audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informação. ix, 78 f., il. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508293241962496