Atividades de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar: uma revisão integrativa
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54087 |
Resumo: | Educação e saúde são áreas distintas mas que, quando somadas, se tornam pilares para o desenvolvimento humano, tanto individualmente quanto socialmente, contribuindo para a construção de uma consciência ativa e problematizadora, e tem como um de seus objetivos o encorajamento à busca de soluções, particulares ou coletiva. Com isso, o debate sobre alimentação se torna importante pilar no desenvolvimento saudável desse indivíduo e sociedade, gerando um tópico de extrema importância no debate da prática da educação em saúde: a Educação Alimentar e Nutricional. A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) acaba podendo perpassar não apenas tópicos relacionados ao poder nutricional dos alimentos, mas envolve questões sociais, ambientais, políticas, caracterizando-se como potente instrumento social transformador Um dos locais de atuação da EAN são as escolas, visto o grande percentual de escolares em sobrepeso e obesidade, indicando a importância do desenvolvimento de pesquisas com esse público. O objetivo desta pesquisa é analisar o panorama de publicações científicas sobre as atividades de educação alimentar e nutricional desenvolvidas nas escolas e quais foram elas nos últimos 10 anos (entre 2013 e 2023), com crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, no Brasil. Para isso, foi feita uma revisão integrativa de literatura, na qual foram selecionados artigos nas bases de dados PubMed e BVS-LILACS. Os termos indexadores utilizados foram: “Health Promotion" OR "Health Education" OR "School Health Services" AND "Food and Nutrition Education" OR "Food and Nutritional Health Promotion", todos incluídos nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Os resultados apontam a baixa quantidade na literatura referente ao desenvolvimento dessas atividades de EAN, e as que já existem concentram-se na região sul e sudeste do país. Pode-se perceber também que mesmo diante da necessidade do nutricionista para o desenvolvimento dessas atividades, geralmente elas eram pensadas e desempenhadas pelos professores, que mesmo sendo uma prática permitida pela curricularização da EAN, aponta também a baixa presença de nutricionistas no ambiente escolar. Diante disso, a EAN ganha luz como importante estratégia para o desenvolvimento desses hábitos saudáveis. Isto posto, se faz necessário analisar as práticas de educação alimentar desenvolvidas até a atualidade. |
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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Departamento de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54087Educação e saúde são áreas distintas mas que, quando somadas, se tornam pilares para o desenvolvimento humano, tanto individualmente quanto socialmente, contribuindo para a construção de uma consciência ativa e problematizadora, e tem como um de seus objetivos o encorajamento à busca de soluções, particulares ou coletiva. Com isso, o debate sobre alimentação se torna importante pilar no desenvolvimento saudável desse indivíduo e sociedade, gerando um tópico de extrema importância no debate da prática da educação em saúde: a Educação Alimentar e Nutricional. A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) acaba podendo perpassar não apenas tópicos relacionados ao poder nutricional dos alimentos, mas envolve questões sociais, ambientais, políticas, caracterizando-se como potente instrumento social transformador Um dos locais de atuação da EAN são as escolas, visto o grande percentual de escolares em sobrepeso e obesidade, indicando a importância do desenvolvimento de pesquisas com esse público. O objetivo desta pesquisa é analisar o panorama de publicações científicas sobre as atividades de educação alimentar e nutricional desenvolvidas nas escolas e quais foram elas nos últimos 10 anos (entre 2013 e 2023), com crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, no Brasil. Para isso, foi feita uma revisão integrativa de literatura, na qual foram selecionados artigos nas bases de dados PubMed e BVS-LILACS. Os termos indexadores utilizados foram: “Health Promotion" OR "Health Education" OR "School Health Services" AND "Food and Nutrition Education" OR "Food and Nutritional Health Promotion", todos incluídos nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Os resultados apontam a baixa quantidade na literatura referente ao desenvolvimento dessas atividades de EAN, e as que já existem concentram-se na região sul e sudeste do país. Pode-se perceber também que mesmo diante da necessidade do nutricionista para o desenvolvimento dessas atividades, geralmente elas eram pensadas e desempenhadas pelos professores, que mesmo sendo uma prática permitida pela curricularização da EAN, aponta também a baixa presença de nutricionistas no ambiente escolar. Diante disso, a EAN ganha luz como importante estratégia para o desenvolvimento desses hábitos saudáveis. Isto posto, se faz necessário analisar as práticas de educação alimentar desenvolvidas até a atualidade.Educação e saúde são áreas distintas mas que, quando somadas, se tornam pilares para o desenvolvimento humano, tanto individualmente quanto socialmente, contribuindo para a construção de uma consciência ativa e problematizadora, e tem como um de seus objetivos o encorajamento à busca de soluções, particulares ou coletiva. Com isso, o debate sobre alimentação se torna importante pilar no desenvolvimento saudável desse indivíduo e sociedade, gerando um tópico de extrema importância no debate da prática da educação em saúde: a Educação Alimentar e Nutricional. A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) acaba podendo perpassar não apenas tópicos relacionados ao poder nutricional dos alimentos, mas envolve questões sociais, ambientais, políticas, caracterizando-se como potente instrumento social transformador Um dos locais de atuação da EAN são as escolas, visto o grande percentual de escolares em sobrepeso e obesidade, indicando a importância do desenvolvimento de pesquisas com esse público. O objetivo desta pesquisa é analisar o panorama de publicações científicas sobre as atividades de educação alimentar e nutricional desenvolvidas nas escolas e quais foram elas nos últimos 10 anos (entre 2013 e 2023), com crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, no Brasil. Para isso, foi feita uma revisão integrativa de literatura, na qual foram selecionados artigos nas bases de dados PubMed e BVS-LILACS. 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