A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Rodrigo Alves de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22647
Resumo: A educação infantil é um campo rico de descobertas, onde a aprendizagem é construída de forma simples e lúdica, de modo a facilitar a compreensão das crianças. Em especial, as aulas de música nessa faixa etária são proporcionadas para uma aprendizagem prática e prazerosa, onde o que importa não é a criança decodificar símbolos musicais, mas sim, vivenciar a música através do corpo e da emoção. Nesse contexto, há ainda o fato de que existem muitos estudos que tratam da afetividade na aprendizagem de crianças que são assistidas em creches. O presente trabalho buscou mergulhar no universo específico da educação musical que acontece em dois Centros de Referência em Educação Infantil da cidade de João Pessoa-PB analisando a presença e o papel da afetividade nas relações entre as professoras de educação musical e seus alunos. Como aporte teórico, compreendemos que, segundo Gutman (2015), as crianças são seres fusionais, o que significa que elas se misturam emocionalmente com as pessoas que as cercam. Já as diretrizes, termos e leis que regem a educação infantil e defendem a importância de uma educação baseada no afeto para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, ressaltam que a educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em todos os seus aspectos. Além destas, encontramos muitas teorias que dissertam acerca da afetividade na aprendizagem, como Piaget e Wallon, que afirmam que quanto menor a criança, maior a importância da afetividade para o processo da aprendizagem. Como procedimentos para a investigação, observaram-se aulas de música de duas professoras através de uma pesquisa de campo, com ênfase qualitativa. Utilizou-se ainda ferramentas como entrevistas com as professoras e gravações em áudio das aulas com as crianças. Após a análise dos dados, foram construídas quatro categorias para descrever o papel da afetividade dentro dos contextos pesquisados: concepções iniciais sobre afetividade, sobre a afetividade na formação do educador musical, a prática docente enquanto espaço construtor da afetividade, a afetividade presente nas interações entre professor e aluno. Os resultados advindos da pesquisa revelam que os professores atuantes nos CREIs, mesmo com pouca formação acadêmica sobre o tema, interagem com seus alunos de forma afetuosa, fazendo com que a aprendizagem ocorra em um ambiente onde os alunos se sentem respeitados e acolhidos nas aulas de música.
id UFRN_914abd48ada2c64c4c57c58a79f1e510
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22647
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Melo, Rodrigo Alves dehttp://lattes.cnpq.br/2039540134238765http://lattes.cnpq.br/4109841302196613Brito, Aida Teresa dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/4797027305260332Carvalho, Valéria Lázaro dehttp://lattes.cnpq.br/3105836389884284Rosa, Amelia Martins Dias Santa2017-04-12T21:19:57Z2017-04-12T21:19:57Z2016-12-20MELO, Rodrigo Alves de. A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB. 2016. 91f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22647A educação infantil é um campo rico de descobertas, onde a aprendizagem é construída de forma simples e lúdica, de modo a facilitar a compreensão das crianças. Em especial, as aulas de música nessa faixa etária são proporcionadas para uma aprendizagem prática e prazerosa, onde o que importa não é a criança decodificar símbolos musicais, mas sim, vivenciar a música através do corpo e da emoção. Nesse contexto, há ainda o fato de que existem muitos estudos que tratam da afetividade na aprendizagem de crianças que são assistidas em creches. O presente trabalho buscou mergulhar no universo específico da educação musical que acontece em dois Centros de Referência em Educação Infantil da cidade de João Pessoa-PB analisando a presença e o papel da afetividade nas relações entre as professoras de educação musical e seus alunos. Como aporte teórico, compreendemos que, segundo Gutman (2015), as crianças são seres fusionais, o que significa que elas se misturam emocionalmente com as pessoas que as cercam. Já as diretrizes, termos e leis que regem a educação infantil e defendem a importância de uma educação baseada no afeto para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, ressaltam que a educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em todos os seus aspectos. Além destas, encontramos muitas teorias que dissertam acerca da afetividade na aprendizagem, como Piaget e Wallon, que afirmam que quanto menor a criança, maior a importância da afetividade para o processo da aprendizagem. Como procedimentos para a investigação, observaram-se aulas de música de duas professoras através de uma pesquisa de campo, com ênfase qualitativa. Utilizou-se ainda ferramentas como entrevistas com as professoras e gravações em áudio das aulas com as crianças. Após a análise dos dados, foram construídas quatro categorias para descrever o papel da afetividade dentro dos contextos pesquisados: concepções iniciais sobre afetividade, sobre a afetividade na formação do educador musical, a prática docente enquanto espaço construtor da afetividade, a afetividade presente nas interações entre professor e aluno. Os resultados advindos da pesquisa revelam que os professores atuantes nos CREIs, mesmo com pouca formação acadêmica sobre o tema, interagem com seus alunos de forma afetuosa, fazendo com que a aprendizagem ocorra em um ambiente onde os alunos se sentem respeitados e acolhidos nas aulas de música.Early childhood education is a rich field of discovery, where learning is constructed in a simple and playful way, so as to facilitate the understanding of children. In particular, music classes in this age group are provided for practical and enjoyable learning, where it is not the child's job to decode musical symbols but to experience music through the body and emotion. In this context, there is still the fact that there are many studies that deal with the affectivity in the learning of children who are assisted in kindergartens. The present work sought to delve into the specific universe of musical education that takes place in two Reference Centers for Infantile Education in the city of João Pessoa-PB, analyzing the presence and the role of affectivity in the relations between music education teachers and their students. As a theoretical contribution, we understand that, according to Gutman (2015), children are fusion beings, which means that they mix emotionally with the people that surround them. The guidelines, terms and laws that govern children's education and defend the importance of it for the development and learning of children emphasize that the education of children aims at the integral development of the child in all its aspects. In addition to these, we find many theories that teach about affectivity in learning, such as Piaget and Wallon, which affirm that the smaller the child, the greater the importance of affectivity for the learning process. As procedures for the investigation, music lessons of two teachers were observed through a field research, with qualitative emphasis. We also used tools such as interviews with teachers and audio recordings of classes with children. After analyzing the data, four categories were constructed to describe the role of affectivity within the contexts studied: Initial conceptions about affectivity, affectivity in the formation of the musical educator, the teaching practice as a constructive space of affectivity, the affectivity present in the interactions between teacher and student. The results of the research reveal that teachers who work in CREIs, even with little academic training on the subject, interact with their students affectionately, making learning happen in an environment where students feel respected and welcomed in the classes. music.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAEducação infantilMúsicaEducação musicalAfetividade na aprendizagemA afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRodrigoAlvesDeMelo_DISSERT.pdfRodrigoAlvesDeMelo_DISSERT.pdfapplication/pdf2856678https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22647/1/RodrigoAlvesDeMelo_DISSERT.pdffb021b2cf63fda72010e0981254a331bMD51TEXTRodrigoAlvesDeMelo_DISSERT.pdf.txtRodrigoAlvesDeMelo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain198130https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22647/4/RodrigoAlvesDeMelo_DISSERT.pdf.txtfd55fb1e218b480f313a250534038a13MD54THUMBNAILRodrigoAlvesDeMelo_DISSERT.pdf.jpgRodrigoAlvesDeMelo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2451https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22647/5/RodrigoAlvesDeMelo_DISSERT.pdf.jpg7786e664041ee9f53ae5c43263313f76MD55123456789/226472017-11-04 19:00:00.772oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22647Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T22:00Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB
title A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB
spellingShingle A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB
Melo, Rodrigo Alves de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Educação infantil
Música
Educação musical
Afetividade na aprendizagem
title_short A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB
title_full A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB
title_fullStr A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB
title_full_unstemmed A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB
title_sort A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB
author Melo, Rodrigo Alves de
author_facet Melo, Rodrigo Alves de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2039540134238765
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4109841302196613
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Brito, Aida Teresa dos Santos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4797027305260332
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Carvalho, Valéria Lázaro de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3105836389884284
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Rodrigo Alves de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Amelia Martins Dias Santa
contributor_str_mv Rosa, Amelia Martins Dias Santa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Educação infantil
Música
Educação musical
Afetividade na aprendizagem
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Música
Educação musical
Afetividade na aprendizagem
description A educação infantil é um campo rico de descobertas, onde a aprendizagem é construída de forma simples e lúdica, de modo a facilitar a compreensão das crianças. Em especial, as aulas de música nessa faixa etária são proporcionadas para uma aprendizagem prática e prazerosa, onde o que importa não é a criança decodificar símbolos musicais, mas sim, vivenciar a música através do corpo e da emoção. Nesse contexto, há ainda o fato de que existem muitos estudos que tratam da afetividade na aprendizagem de crianças que são assistidas em creches. O presente trabalho buscou mergulhar no universo específico da educação musical que acontece em dois Centros de Referência em Educação Infantil da cidade de João Pessoa-PB analisando a presença e o papel da afetividade nas relações entre as professoras de educação musical e seus alunos. Como aporte teórico, compreendemos que, segundo Gutman (2015), as crianças são seres fusionais, o que significa que elas se misturam emocionalmente com as pessoas que as cercam. Já as diretrizes, termos e leis que regem a educação infantil e defendem a importância de uma educação baseada no afeto para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, ressaltam que a educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em todos os seus aspectos. Além destas, encontramos muitas teorias que dissertam acerca da afetividade na aprendizagem, como Piaget e Wallon, que afirmam que quanto menor a criança, maior a importância da afetividade para o processo da aprendizagem. Como procedimentos para a investigação, observaram-se aulas de música de duas professoras através de uma pesquisa de campo, com ênfase qualitativa. Utilizou-se ainda ferramentas como entrevistas com as professoras e gravações em áudio das aulas com as crianças. Após a análise dos dados, foram construídas quatro categorias para descrever o papel da afetividade dentro dos contextos pesquisados: concepções iniciais sobre afetividade, sobre a afetividade na formação do educador musical, a prática docente enquanto espaço construtor da afetividade, a afetividade presente nas interações entre professor e aluno. Os resultados advindos da pesquisa revelam que os professores atuantes nos CREIs, mesmo com pouca formação acadêmica sobre o tema, interagem com seus alunos de forma afetuosa, fazendo com que a aprendizagem ocorra em um ambiente onde os alunos se sentem respeitados e acolhidos nas aulas de música.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-12T21:19:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-04-12T21:19:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELO, Rodrigo Alves de. A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB. 2016. 91f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22647
identifier_str_mv MELO, Rodrigo Alves de. A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB. 2016. 91f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22647/1/RodrigoAlvesDeMelo_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22647/4/RodrigoAlvesDeMelo_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22647/5/RodrigoAlvesDeMelo_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fb021b2cf63fda72010e0981254a331b
fd55fb1e218b480f313a250534038a13
7786e664041ee9f53ae5c43263313f76
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777285438242816