A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22647 |
Resumo: | A educação infantil é um campo rico de descobertas, onde a aprendizagem é construída de forma simples e lúdica, de modo a facilitar a compreensão das crianças. Em especial, as aulas de música nessa faixa etária são proporcionadas para uma aprendizagem prática e prazerosa, onde o que importa não é a criança decodificar símbolos musicais, mas sim, vivenciar a música através do corpo e da emoção. Nesse contexto, há ainda o fato de que existem muitos estudos que tratam da afetividade na aprendizagem de crianças que são assistidas em creches. O presente trabalho buscou mergulhar no universo específico da educação musical que acontece em dois Centros de Referência em Educação Infantil da cidade de João Pessoa-PB analisando a presença e o papel da afetividade nas relações entre as professoras de educação musical e seus alunos. Como aporte teórico, compreendemos que, segundo Gutman (2015), as crianças são seres fusionais, o que significa que elas se misturam emocionalmente com as pessoas que as cercam. Já as diretrizes, termos e leis que regem a educação infantil e defendem a importância de uma educação baseada no afeto para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, ressaltam que a educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em todos os seus aspectos. Além destas, encontramos muitas teorias que dissertam acerca da afetividade na aprendizagem, como Piaget e Wallon, que afirmam que quanto menor a criança, maior a importância da afetividade para o processo da aprendizagem. Como procedimentos para a investigação, observaram-se aulas de música de duas professoras através de uma pesquisa de campo, com ênfase qualitativa. Utilizou-se ainda ferramentas como entrevistas com as professoras e gravações em áudio das aulas com as crianças. Após a análise dos dados, foram construídas quatro categorias para descrever o papel da afetividade dentro dos contextos pesquisados: concepções iniciais sobre afetividade, sobre a afetividade na formação do educador musical, a prática docente enquanto espaço construtor da afetividade, a afetividade presente nas interações entre professor e aluno. Os resultados advindos da pesquisa revelam que os professores atuantes nos CREIs, mesmo com pouca formação acadêmica sobre o tema, interagem com seus alunos de forma afetuosa, fazendo com que a aprendizagem ocorra em um ambiente onde os alunos se sentem respeitados e acolhidos nas aulas de música. |
id |
UFRN_914abd48ada2c64c4c57c58a79f1e510 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22647 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Melo, Rodrigo Alves dehttp://lattes.cnpq.br/2039540134238765http://lattes.cnpq.br/4109841302196613Brito, Aida Teresa dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/4797027305260332Carvalho, Valéria Lázaro dehttp://lattes.cnpq.br/3105836389884284Rosa, Amelia Martins Dias Santa2017-04-12T21:19:57Z2017-04-12T21:19:57Z2016-12-20MELO, Rodrigo Alves de. A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB. 2016. 91f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22647A educação infantil é um campo rico de descobertas, onde a aprendizagem é construída de forma simples e lúdica, de modo a facilitar a compreensão das crianças. Em especial, as aulas de música nessa faixa etária são proporcionadas para uma aprendizagem prática e prazerosa, onde o que importa não é a criança decodificar símbolos musicais, mas sim, vivenciar a música através do corpo e da emoção. Nesse contexto, há ainda o fato de que existem muitos estudos que tratam da afetividade na aprendizagem de crianças que são assistidas em creches. O presente trabalho buscou mergulhar no universo específico da educação musical que acontece em dois Centros de Referência em Educação Infantil da cidade de João Pessoa-PB analisando a presença e o papel da afetividade nas relações entre as professoras de educação musical e seus alunos. Como aporte teórico, compreendemos que, segundo Gutman (2015), as crianças são seres fusionais, o que significa que elas se misturam emocionalmente com as pessoas que as cercam. Já as diretrizes, termos e leis que regem a educação infantil e defendem a importância de uma educação baseada no afeto para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, ressaltam que a educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em todos os seus aspectos. Além destas, encontramos muitas teorias que dissertam acerca da afetividade na aprendizagem, como Piaget e Wallon, que afirmam que quanto menor a criança, maior a importância da afetividade para o processo da aprendizagem. Como procedimentos para a investigação, observaram-se aulas de música de duas professoras através de uma pesquisa de campo, com ênfase qualitativa. Utilizou-se ainda ferramentas como entrevistas com as professoras e gravações em áudio das aulas com as crianças. Após a análise dos dados, foram construídas quatro categorias para descrever o papel da afetividade dentro dos contextos pesquisados: concepções iniciais sobre afetividade, sobre a afetividade na formação do educador musical, a prática docente enquanto espaço construtor da afetividade, a afetividade presente nas interações entre professor e aluno. Os resultados advindos da pesquisa revelam que os professores atuantes nos CREIs, mesmo com pouca formação acadêmica sobre o tema, interagem com seus alunos de forma afetuosa, fazendo com que a aprendizagem ocorra em um ambiente onde os alunos se sentem respeitados e acolhidos nas aulas de música.Early childhood education is a rich field of discovery, where learning is constructed in a simple and playful way, so as to facilitate the understanding of children. In particular, music classes in this age group are provided for practical and enjoyable learning, where it is not the child's job to decode musical symbols but to experience music through the body and emotion. In this context, there is still the fact that there are many studies that deal with the affectivity in the learning of children who are assisted in kindergartens. The present work sought to delve into the specific universe of musical education that takes place in two Reference Centers for Infantile Education in the city of João Pessoa-PB, analyzing the presence and the role of affectivity in the relations between music education teachers and their students. As a theoretical contribution, we understand that, according to Gutman (2015), children are fusion beings, which means that they mix emotionally with the people that surround them. The guidelines, terms and laws that govern children's education and defend the importance of it for the development and learning of children emphasize that the education of children aims at the integral development of the child in all its aspects. In addition to these, we find many theories that teach about affectivity in learning, such as Piaget and Wallon, which affirm that the smaller the child, the greater the importance of affectivity for the learning process. As procedures for the investigation, music lessons of two teachers were observed through a field research, with qualitative emphasis. We also used tools such as interviews with teachers and audio recordings of classes with children. After analyzing the data, four categories were constructed to describe the role of affectivity within the contexts studied: Initial conceptions about affectivity, affectivity in the formation of the musical educator, the teaching practice as a constructive space of affectivity, the affectivity present in the interactions between teacher and student. The results of the research reveal that teachers who work in CREIs, even with little academic training on the subject, interact with their students affectionately, making learning happen in an environment where students feel respected and welcomed in the classes. music.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAEducação infantilMúsicaEducação musicalAfetividade na aprendizagemA afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRodrigoAlvesDeMelo_DISSERT.pdfRodrigoAlvesDeMelo_DISSERT.pdfapplication/pdf2856678https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22647/1/RodrigoAlvesDeMelo_DISSERT.pdffb021b2cf63fda72010e0981254a331bMD51TEXTRodrigoAlvesDeMelo_DISSERT.pdf.txtRodrigoAlvesDeMelo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain198130https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22647/4/RodrigoAlvesDeMelo_DISSERT.pdf.txtfd55fb1e218b480f313a250534038a13MD54THUMBNAILRodrigoAlvesDeMelo_DISSERT.pdf.jpgRodrigoAlvesDeMelo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2451https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22647/5/RodrigoAlvesDeMelo_DISSERT.pdf.jpg7786e664041ee9f53ae5c43263313f76MD55123456789/226472017-11-04 19:00:00.772oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22647Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T22:00Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB |
title |
A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB |
spellingShingle |
A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB Melo, Rodrigo Alves de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Educação infantil Música Educação musical Afetividade na aprendizagem |
title_short |
A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB |
title_full |
A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB |
title_fullStr |
A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB |
title_full_unstemmed |
A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB |
title_sort |
A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB |
author |
Melo, Rodrigo Alves de |
author_facet |
Melo, Rodrigo Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2039540134238765 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4109841302196613 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Brito, Aida Teresa dos Santos |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4797027305260332 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Carvalho, Valéria Lázaro de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3105836389884284 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Rodrigo Alves de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosa, Amelia Martins Dias Santa |
contributor_str_mv |
Rosa, Amelia Martins Dias Santa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Educação infantil Música Educação musical Afetividade na aprendizagem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Música Educação musical Afetividade na aprendizagem |
description |
A educação infantil é um campo rico de descobertas, onde a aprendizagem é construída de forma simples e lúdica, de modo a facilitar a compreensão das crianças. Em especial, as aulas de música nessa faixa etária são proporcionadas para uma aprendizagem prática e prazerosa, onde o que importa não é a criança decodificar símbolos musicais, mas sim, vivenciar a música através do corpo e da emoção. Nesse contexto, há ainda o fato de que existem muitos estudos que tratam da afetividade na aprendizagem de crianças que são assistidas em creches. O presente trabalho buscou mergulhar no universo específico da educação musical que acontece em dois Centros de Referência em Educação Infantil da cidade de João Pessoa-PB analisando a presença e o papel da afetividade nas relações entre as professoras de educação musical e seus alunos. Como aporte teórico, compreendemos que, segundo Gutman (2015), as crianças são seres fusionais, o que significa que elas se misturam emocionalmente com as pessoas que as cercam. Já as diretrizes, termos e leis que regem a educação infantil e defendem a importância de uma educação baseada no afeto para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, ressaltam que a educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em todos os seus aspectos. Além destas, encontramos muitas teorias que dissertam acerca da afetividade na aprendizagem, como Piaget e Wallon, que afirmam que quanto menor a criança, maior a importância da afetividade para o processo da aprendizagem. Como procedimentos para a investigação, observaram-se aulas de música de duas professoras através de uma pesquisa de campo, com ênfase qualitativa. Utilizou-se ainda ferramentas como entrevistas com as professoras e gravações em áudio das aulas com as crianças. Após a análise dos dados, foram construídas quatro categorias para descrever o papel da afetividade dentro dos contextos pesquisados: concepções iniciais sobre afetividade, sobre a afetividade na formação do educador musical, a prática docente enquanto espaço construtor da afetividade, a afetividade presente nas interações entre professor e aluno. Os resultados advindos da pesquisa revelam que os professores atuantes nos CREIs, mesmo com pouca formação acadêmica sobre o tema, interagem com seus alunos de forma afetuosa, fazendo com que a aprendizagem ocorra em um ambiente onde os alunos se sentem respeitados e acolhidos nas aulas de música. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-12-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-12T21:19:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-04-12T21:19:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MELO, Rodrigo Alves de. A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB. 2016. 91f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22647 |
identifier_str_mv |
MELO, Rodrigo Alves de. A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB. 2016. 91f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22647/1/RodrigoAlvesDeMelo_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22647/4/RodrigoAlvesDeMelo_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22647/5/RodrigoAlvesDeMelo_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fb021b2cf63fda72010e0981254a331b fd55fb1e218b480f313a250534038a13 7786e664041ee9f53ae5c43263313f76 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797777285438242816 |