Pirâmide "holográfica": uma introdução ao estudo da óptica no ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26475 |
Resumo: | Somos a todo o momento bombardeados por novas tecnologias que nos permitem inúmeras façanhas, muitas delas inimagináveis décadas atrás. Neste cenário, a indústria cinematográfica fomenta ainda mais o imaginário popular ao exibir, por exemplo, hipotéticos hologramas interativos nos filmes de ficção científica e de super-heróis. Além dos cinemas, também podemos encontrar menção aos hologramas em diversos outros cenários (eventos de premiação, campanhas de marketing e eleitorais, shows de música, dentre outros), alguns destes se utilizam de dispositivos vulgarmente denominados pirâmides “holográficas”. Essas pirâmides podem fornecer a nítida impressão de que o espectador está observando um objeto real e tangível. Todavia, conforme discutimos nessa dissertação, a maioria destas referências às imagens holográficas estão equivocadas, ou seja, além de não serem hologramas de fato, não passam de imagens bidimensionais. Isso pode gerar excelentes oportunidades educacionais para o debate sobre temáticas referentes a ilusões de óptica e o que são os hologramas, especialmente quando nos atentamos para a transição da curiosidade ingênua do indivíduo em uma curiosidade epistemológica. Desse modo, desenvolvemos um produto educacional por meio de uma sequência didática para a introdução ao estudo da óptica no ensino fundamental. Tomamos como ponto de partida a construção de uma pirâmide “holográfica” quadrangular e investigamos seu princípio físico de funcionamento. A sequência didática foi estruturada de acordo com os três momentos pedagógicos (problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento) desenvolvidos por Demétrios Delizoicov e que possuem bases educacionais freirianas. Mediante a aplicação da sequência didática, evidenciamos os principais resultados, entraves, expectativas e geramos o produto educacional final incluindo sugestões de aplicações nos demais níveis de escolaridade. Dentre os resultados alcançados, destacamos aspectos lúdicos identificados nas pirâmides “holográficas” que favoreceram a introdução de conceitos básicos da óptica e da matemática no ensino fundamental, assim como a imersão em diversos fatores da construção científica, a exemplo da formulação e verificação de hipóteses e a coleta e interpretação de dados. |
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Araújo, Emanuel Pereira deBarreto, Ciclamio LeiteCâmara Neto, Calistrato Soares daAlves, Milton Thiago Schivani2019-01-10T19:57:34Z2019-01-10T19:57:34Z2018-08-22ARAÚJO, Emanuel Pereira de. Pirâmide "holográfica": uma introdução ao estudo da óptica no ensino fundamental. 2018. 169f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26475Somos a todo o momento bombardeados por novas tecnologias que nos permitem inúmeras façanhas, muitas delas inimagináveis décadas atrás. Neste cenário, a indústria cinematográfica fomenta ainda mais o imaginário popular ao exibir, por exemplo, hipotéticos hologramas interativos nos filmes de ficção científica e de super-heróis. Além dos cinemas, também podemos encontrar menção aos hologramas em diversos outros cenários (eventos de premiação, campanhas de marketing e eleitorais, shows de música, dentre outros), alguns destes se utilizam de dispositivos vulgarmente denominados pirâmides “holográficas”. Essas pirâmides podem fornecer a nítida impressão de que o espectador está observando um objeto real e tangível. Todavia, conforme discutimos nessa dissertação, a maioria destas referências às imagens holográficas estão equivocadas, ou seja, além de não serem hologramas de fato, não passam de imagens bidimensionais. Isso pode gerar excelentes oportunidades educacionais para o debate sobre temáticas referentes a ilusões de óptica e o que são os hologramas, especialmente quando nos atentamos para a transição da curiosidade ingênua do indivíduo em uma curiosidade epistemológica. Desse modo, desenvolvemos um produto educacional por meio de uma sequência didática para a introdução ao estudo da óptica no ensino fundamental. Tomamos como ponto de partida a construção de uma pirâmide “holográfica” quadrangular e investigamos seu princípio físico de funcionamento. A sequência didática foi estruturada de acordo com os três momentos pedagógicos (problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento) desenvolvidos por Demétrios Delizoicov e que possuem bases educacionais freirianas. Mediante a aplicação da sequência didática, evidenciamos os principais resultados, entraves, expectativas e geramos o produto educacional final incluindo sugestões de aplicações nos demais níveis de escolaridade. Dentre os resultados alcançados, destacamos aspectos lúdicos identificados nas pirâmides “holográficas” que favoreceram a introdução de conceitos básicos da óptica e da matemática no ensino fundamental, assim como a imersão em diversos fatores da construção científica, a exemplo da formulação e verificação de hipóteses e a coleta e interpretação de dados.We are at all times bombarded by new technologies that allow us many exploits, many of them unimaginable decades ago. In this scenario, the film industry further enhances the popular imagination by displaying, for example, hypothetical interactive holograms through science-fiction films and superheroes. In addition to the cinemas, we can also mention the holograms in several other scenarios (awards events, marketing and electoral campaigns, music shows, among others), some of which use devices commonly known as "holographic" pyramids. These pyramids can provide the clear impression that the viewer is observing a real and tangible object. However, as discussed in this dissertation, most of these references to holographic images are mistaken, that is, in addition to not being holograms in fact, they are just two-dimensional images. This can generate excellent educational opportunities for the debate on the themes of optical illusions and holograms, especially when we consider the transition from the naive curiosity of the individual to an epistemological curiosity. In this way, we developed an educational product through a didactic sequence for the introduction to the study of optics in elementary education. We take as a starting point the construction of a quadrangular "holographic" pyramid and investigate its physical principle of functioning. The didactic sequence was structured according to the three pedagogical moments (initial problematization, organization of the knowledge and application of the knowledge) developed by Demétrios Delizoicov and that have freirian educational bases. Through the application of the didactic sequence, we show the main results, obstacles, expectations and generate the final educational product including suggestions of applications in the other levels of schooling. Among the results achieved, we highlight playful aspects identified in the "holographic" pyramids that favored the introduction of basic concepts of optics and mathematics in elementary education, as well as immersion in several factors of scientific construction, such as the formulation and verification of hypotheses and the collection and interpretation of data.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA: ENSINO DE FÍSICAPirâmides "holográficas"HologramasEnsino de FísicaEnsino FundamentalÓpticaPirâmide "holográfica": uma introdução ao estudo da óptica no ensino fundamental“Holographic” pyramid: an introduction to the study of optics in elementary schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTPiramideholograficaintroducao_Araujo_2018.pdf.txtPiramideholograficaintroducao_Araujo_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain333807https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26475/2/Piramideholograficaintroducao_Araujo_2018.pdf.txtb6f0fde9cd5673c0485403aa1d69cc2bMD52THUMBNAILPiramideholograficaintroducao_Araujo_2018.pdf.jpgPiramideholograficaintroducao_Araujo_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1711https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26475/3/Piramideholograficaintroducao_Araujo_2018.pdf.jpg6b9ef3a58c8f50adebb13c5bd6035c8aMD53TEXTPiramideholograficaintroducao_Araujo_2018.pdf.txtPiramideholograficaintroducao_Araujo_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain333807https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26475/2/Piramideholograficaintroducao_Araujo_2018.pdf.txtb6f0fde9cd5673c0485403aa1d69cc2bMD52THUMBNAILPiramideholograficaintroducao_Araujo_2018.pdf.jpgPiramideholograficaintroducao_Araujo_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1711https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26475/3/Piramideholograficaintroducao_Araujo_2018.pdf.jpg6b9ef3a58c8f50adebb13c5bd6035c8aMD53ORIGINALPiramideholograficaintroducao_Araujo_2018.pdfapplication/pdf5116076https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26475/1/Piramideholograficaintroducao_Araujo_2018.pdf68d69d8bb6d80c61e118c77535c18039MD51Produtoeducacional_Araujo_2018.pdfProdutoeducacional_Araujo_2018.pdfapplication/pdf2381144https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26475/4/Produtoeducacional_Araujo_2018.pdf3daa0e8b27a01a1aff4a664f74ece27aMD54123456789/264752021-03-25 19:39:28.137oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26475Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-25T22:39:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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