Potencialidades da poesia para a formação leitora na primeiríssima infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Simone Leite da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48245
Resumo: A tese Potencialidades da poesia para a formação leitora na primeiríssima infância objetiva investigar a competência receptiva das crianças bem pequenas à leitura de poemas, tendo em vista a natureza sensível dessa composição verbal que contém som, ritmo e rimas, em uma turma de Berçário de uma instituição pública de Educação Infantil do município de Natal-RN, Brasil. A presença da literatura no contexto da educação infantil é basilar na construção de comportamentos leitores das crianças. Entretanto, quando nos propomos a pensar na formação leitora na primeiríssima infância no contexto de creche, é primordial investigar como ocorre a interação das crianças bem pequenas com a leitura de poesias. Nesse sentido, perceber a criança como alguém que constrói sentidos e que desde bebê já evoca uma linguagem em potencial para fazer nascer poesia, instigou-nos a questionar e investigar como acontece a recepção da leitura de poemas por crianças bem pequenas no contexto da Educação Infantil. A pesquisa respalda-se metodologicamente na abordagem qualitativa com intervenção pedagógica, na qual definimos como corpus de pesquisa as múltiplas linguagens transcritas de 15 sujeitos, na faixa etária de 1 a 2 anos, considerando 20 sessões de leitura realizadas por meio de 8 livros de poemas. A análise dos dados se dá por meio dos princípios da categorização e inferência presentes na análise de conteúdo, na modalidade temática, proposta por Bardin (2011). Adota-se como subsídios teóricos no que diz respeito à formação leitora (AMARILHA, 2012; 2013; 2016; COELHO, 2000; ZILBERMAN, 2005); quanto à poesia (KIRINUS, 2011; PAZ, 2012; PINHEIRO, 2018; POUND, 2013) e acerca da literatura para crianças bem pequenas (PARRA, 2014; PARREIRAS, 2012; REYES, 2010; SOUZA, 2018). Os resultados apontam que as crianças foram atraídas pelo texto poético, principalmente por sua construção diferenciada, experimentando-o com seus sentidos, corpos e emoções. A tese evidencia que o trabalho com a poesia em sala de aula contribui para a formação do imaginário, do simbólico, da criatividade e é, potencialmente, um dos meios de fornecer estruturas cognitivas capazes de favorecer o desenvolvimento da linguagem e de se respeitar o mundo infantil, pois as crianças bem pequenas têm um modo peculiar de perceber o mundo.
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Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48245A tese Potencialidades da poesia para a formação leitora na primeiríssima infância objetiva investigar a competência receptiva das crianças bem pequenas à leitura de poemas, tendo em vista a natureza sensível dessa composição verbal que contém som, ritmo e rimas, em uma turma de Berçário de uma instituição pública de Educação Infantil do município de Natal-RN, Brasil. A presença da literatura no contexto da educação infantil é basilar na construção de comportamentos leitores das crianças. Entretanto, quando nos propomos a pensar na formação leitora na primeiríssima infância no contexto de creche, é primordial investigar como ocorre a interação das crianças bem pequenas com a leitura de poesias. Nesse sentido, perceber a criança como alguém que constrói sentidos e que desde bebê já evoca uma linguagem em potencial para fazer nascer poesia, instigou-nos a questionar e investigar como acontece a recepção da leitura de poemas por crianças bem pequenas no contexto da Educação Infantil. A pesquisa respalda-se metodologicamente na abordagem qualitativa com intervenção pedagógica, na qual definimos como corpus de pesquisa as múltiplas linguagens transcritas de 15 sujeitos, na faixa etária de 1 a 2 anos, considerando 20 sessões de leitura realizadas por meio de 8 livros de poemas. A análise dos dados se dá por meio dos princípios da categorização e inferência presentes na análise de conteúdo, na modalidade temática, proposta por Bardin (2011). Adota-se como subsídios teóricos no que diz respeito à formação leitora (AMARILHA, 2012; 2013; 2016; COELHO, 2000; ZILBERMAN, 2005); quanto à poesia (KIRINUS, 2011; PAZ, 2012; PINHEIRO, 2018; POUND, 2013) e acerca da literatura para crianças bem pequenas (PARRA, 2014; PARREIRAS, 2012; REYES, 2010; SOUZA, 2018). Os resultados apontam que as crianças foram atraídas pelo texto poético, principalmente por sua construção diferenciada, experimentando-o com seus sentidos, corpos e emoções. A tese evidencia que o trabalho com a poesia em sala de aula contribui para a formação do imaginário, do simbólico, da criatividade e é, potencialmente, um dos meios de fornecer estruturas cognitivas capazes de favorecer o desenvolvimento da linguagem e de se respeitar o mundo infantil, pois as crianças bem pequenas têm um modo peculiar de perceber o mundo.The thesis Potential of poetry for reading education in early childhood aims to investigate the receptive competence of very young children to read poems, considering the sensitive nature of this verbal composition that contains sound, rhythm and rhymes, in a Nursery class of a public institution of early childhood education in the city of Natal-RN, Brazil. The presence of literature in the context of early childhood education is fundamental in the construction of children's reading behavior. However, when we propose to think about reading formation in early childhood in the daycare context, it is essential to investigate how the interaction of very young children with poetry reading occurs. In this sense, perceiving the child as someone who constructs meanings and who, since babies, already evokes a potential language to give birth to poetry, instigated us to question and investigate how the reception of poetry reading by very young children happens in the context of Early Childhood Education. The research is methodologically based on the qualitative approach with pedagogical intervention, in which we defined as corpus of research the multiple languages transcribed from 15 subjects, aged 1 to 2 years old, considering 20 reading sessions held through 8 books of poems. The data analysis is done through the principles of categorization and inference present in content analysis, in the thematic modality, proposed by Bardin (2011). It is adopted as theoretical subsidies regarding the reading formation (AMARILHA, 2012; 2013; 2016; COELHO, 2000; ZILBERMAN, 2005); about poetry (KIRINUS, 2011; PAZ, 2012; PINHEIRO, 2018; POUND, 2013) and about literature for very young children (PARRA, 2014; PARREIRAS, 2012; REYES, 2010; SOUZA, 2018). The results point out that the children were attracted by the poetic text, mainly for its differentiated construction, experiencing it with their senses, bodies and emotions. The thesis evidences that working with poetry in the classroom contributes to the formation of the imaginary, the symbolic, and creativity, and is potentially one of the means of providing cognitive structures capable of favoring the development of language and respecting the world of children, because very young children have a peculiar way of perceiving the world.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilLiteraturaPrimeiríssima infânciaPoesiaFormação leitoraPotencialidades da poesia para a formação leitora na primeiríssima infânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPotencialidadespoesiaformacao_Peixoto_2022.pdfapplication/pdf5171145https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48245/1/Potencialidadespoesiaformacao_Peixoto_2022.pdf47083de2c63f56c5728431d303423cc8MD51123456789/482452022-06-20 19:45:48.568oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48245Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-20T22:45:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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