Relações institucionais e educação profissional e tecnológica: uma análise da eficiência institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guidi, Renata Lissa Soares da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21604
Resumo: A valorização da gestão dentro do âmbito educacional tem se tornado uma realidade contínua nas mais diferentes formas e instâncias, seja no meio acadêmico, seja nos meios políticos e governamentais, seja na mídia, seja no senso comum. Acredita-se, de modo geral, que, se o ensino não está bom, grande parte da responsabilidade cabe à má administração das escolas, em especial, daquelas mantidas pelo poder público. Embora exista uma vasta literatura sobre gestão escolar, os trabalhos científicos que tratam especificamente da educação profissional brasileira ainda carecem de mais pesquisas que sintetizem e validem modelos de avaliação de eficiência dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Nesse sentido, o presente estudo busca analisar a eficiência dos IFs, instituições de ensino que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil, à luz da Teoria Institucional na perspectiva de Acemoglu e Robinson (2012), visando criar um framework de avaliação de eficiência institucional. Ao longo do desenvolvimento do estudo, discute-se a Teoria Institucional e sua aplicação ao contexto educacional dos IFs, com ênfase na compreensão da relação existente entre os fatores políticos e econômicos e suas influências na eficiência educacional desses institutos. No que se refere aos aspectos metodológicos empregados são utilizadas a ferramenta da Análise Envoltória de Dados (DEA) para medir a eficiência dos IFs bem como a pesquisa qualitativa, com o intuito de verticalizar o conhecimento, por meio da aplicação de questionários com os trinta e oito Reitores dos IFs. Os resultados revelam que a eficiência dos Institutos Federais é influenciada por fatores institucionais não apenas políticos e econômicos, mas também educacionais, administrativos e sociais, consequência da necessidade de atender a complexidade do contexto educacional. Uma implicação desse estudo é a abertura de uma nova visão para análise e reflexão das relações institucionais que exercem influência na eficiência dos Institutos Federais, buscando, nesse conhecimento, que a educação voltada para ciência e tecnologia se torne o fio condutor para uma formação técnica de excelência para a juventude brasileira.
id UFRN_975dd10d1cea1583b4daeb2a4447fa6d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21604
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Guidi, Renata Lissa Soares da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1562890410937513http://lattes.cnpq.br/9062687501625890Sousa Neto, Manoel Veras dehttp://lattes.cnpq.br/9316091869858841Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7233203993967359Lopes, Fernando Diashttp://lattes.cnpq.br/4630522734036641Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9540733920831213Araújo, Afrânio Galdino de2017-01-11T11:33:35Z2017-01-11T11:33:35Z2016-05-30GUIDI, Renata Lissa Soares da Silva. Relações institucionais e educação profissional e tecnológica: uma análise da eficiência institucional. 2016. 148f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21604A valorização da gestão dentro do âmbito educacional tem se tornado uma realidade contínua nas mais diferentes formas e instâncias, seja no meio acadêmico, seja nos meios políticos e governamentais, seja na mídia, seja no senso comum. Acredita-se, de modo geral, que, se o ensino não está bom, grande parte da responsabilidade cabe à má administração das escolas, em especial, daquelas mantidas pelo poder público. Embora exista uma vasta literatura sobre gestão escolar, os trabalhos científicos que tratam especificamente da educação profissional brasileira ainda carecem de mais pesquisas que sintetizem e validem modelos de avaliação de eficiência dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Nesse sentido, o presente estudo busca analisar a eficiência dos IFs, instituições de ensino que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil, à luz da Teoria Institucional na perspectiva de Acemoglu e Robinson (2012), visando criar um framework de avaliação de eficiência institucional. Ao longo do desenvolvimento do estudo, discute-se a Teoria Institucional e sua aplicação ao contexto educacional dos IFs, com ênfase na compreensão da relação existente entre os fatores políticos e econômicos e suas influências na eficiência educacional desses institutos. No que se refere aos aspectos metodológicos empregados são utilizadas a ferramenta da Análise Envoltória de Dados (DEA) para medir a eficiência dos IFs bem como a pesquisa qualitativa, com o intuito de verticalizar o conhecimento, por meio da aplicação de questionários com os trinta e oito Reitores dos IFs. Os resultados revelam que a eficiência dos Institutos Federais é influenciada por fatores institucionais não apenas políticos e econômicos, mas também educacionais, administrativos e sociais, consequência da necessidade de atender a complexidade do contexto educacional. Uma implicação desse estudo é a abertura de uma nova visão para análise e reflexão das relações institucionais que exercem influência na eficiência dos Institutos Federais, buscando, nesse conhecimento, que a educação voltada para ciência e tecnologia se torne o fio condutor para uma formação técnica de excelência para a juventude brasileira.The appreciation of management within the educational context has become an ongoing reality in many different ways and instances, whether in academic, political and government circles, the media and common sense. It is believed generally that if the school is not good, much of the blame lies with the mismanagement of our schools, especially those maintained by the Government. Although there is a vast literature on school management, the scientific papers that deal specifically with the Brazilian professional education still need more research to summarize and validate models for evaluating efficiency of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IF's). In this sense, the present study aims to analyze the efficiency of IF's, educational institutions that make up the Federal Network of Vocational and Technological Education of Brazil, in the light of institutional theory in view of Acemoglu and Robinson (2012), to create a framework institutional effectiveness assessment. Throughout the study of development, discusses the institutional theory and its application to the educational context of IF's, with emphasis on understanding the relationship between political and economic factors and their influence on educational effectiveness of these institutes. With regard to methodological aspects employed, it is used tool data envelopment analysis (DEA) to measure the efficiency of IF's as well as the use of qualitative research in order to verticalize the knowledge, by the application of questionnaires with thirty-eight rectors of IF's. The results show that the efficiency of the Federal Institutes is influenced by institutional factors not only political and economic, but also educational, administrative and social factors, as a result of the need to address the complexity of the educational context. An explanation of this study is the opening of a new vision for analysis and reflection of what lies behind the efficiency of the Federal Institutes, searching, perhaps, that this education geared to science and technology is the common thread for technical training of excellence for Brazilian youth.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAORelações institucionaisEficiênciaGestãoEducação profissional brasileiraAnálise Envoltória de Dados (DEA)Relações institucionais e educação profissional e tecnológica: uma análise da eficiência institucionalInstitutional relations and professional education: an analysis of institutional efficiencyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRelacoesInstitucionaisEducacao_Guidi_2016.pdfRelacoesInstitucionaisEducacao_Guidi_2016.pdfapplication/pdf2409089https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21604/1/RelacoesInstitucionaisEducacao_Guidi_2016.pdfa5307b6635b8f7dec11767c1fbcdc117MD51TEXTRenataLissaSoaresDaSilvaGuidi_TESE.pdf.txtRenataLissaSoaresDaSilvaGuidi_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain267130https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21604/4/RenataLissaSoaresDaSilvaGuidi_TESE.pdf.txtfdd5dc877d83d85982ba1d789beaa81fMD54RelacoesInstitucionaisEducacao_Guidi_2016.pdf.txtRelacoesInstitucionaisEducacao_Guidi_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain267130https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21604/6/RelacoesInstitucionaisEducacao_Guidi_2016.pdf.txtfdd5dc877d83d85982ba1d789beaa81fMD56THUMBNAILRenataLissaSoaresDaSilvaGuidi_TESE.pdf.jpgRenataLissaSoaresDaSilvaGuidi_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2745https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21604/5/RenataLissaSoaresDaSilvaGuidi_TESE.pdf.jpg0b6745b7005a92729c085048c1fc8984MD55RelacoesInstitucionaisEducacao_Guidi_2016.pdf.jpgRelacoesInstitucionaisEducacao_Guidi_2016.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2745https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21604/7/RelacoesInstitucionaisEducacao_Guidi_2016.pdf.jpg0b6745b7005a92729c085048c1fc8984MD57123456789/216042019-01-29 22:15:49.625oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21604Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T01:15:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações institucionais e educação profissional e tecnológica: uma análise da eficiência institucional
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Institutional relations and professional education: an analysis of institutional efficiency
title Relações institucionais e educação profissional e tecnológica: uma análise da eficiência institucional
spellingShingle Relações institucionais e educação profissional e tecnológica: uma análise da eficiência institucional
Guidi, Renata Lissa Soares da Silva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Relações institucionais
Eficiência
Gestão
Educação profissional brasileira
Análise Envoltória de Dados (DEA)
title_short Relações institucionais e educação profissional e tecnológica: uma análise da eficiência institucional
title_full Relações institucionais e educação profissional e tecnológica: uma análise da eficiência institucional
title_fullStr Relações institucionais e educação profissional e tecnológica: uma análise da eficiência institucional
title_full_unstemmed Relações institucionais e educação profissional e tecnológica: uma análise da eficiência institucional
title_sort Relações institucionais e educação profissional e tecnológica: uma análise da eficiência institucional
author Guidi, Renata Lissa Soares da Silva
author_facet Guidi, Renata Lissa Soares da Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1562890410937513
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9062687501625890
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Sousa Neto, Manoel Veras de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9316091869858841
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7233203993967359
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Lopes, Fernando Dias
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4630522734036641
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9540733920831213
dc.contributor.author.fl_str_mv Guidi, Renata Lissa Soares da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Afrânio Galdino de
contributor_str_mv Araújo, Afrânio Galdino de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Relações institucionais
Eficiência
Gestão
Educação profissional brasileira
Análise Envoltória de Dados (DEA)
dc.subject.por.fl_str_mv Relações institucionais
Eficiência
Gestão
Educação profissional brasileira
Análise Envoltória de Dados (DEA)
description A valorização da gestão dentro do âmbito educacional tem se tornado uma realidade contínua nas mais diferentes formas e instâncias, seja no meio acadêmico, seja nos meios políticos e governamentais, seja na mídia, seja no senso comum. Acredita-se, de modo geral, que, se o ensino não está bom, grande parte da responsabilidade cabe à má administração das escolas, em especial, daquelas mantidas pelo poder público. Embora exista uma vasta literatura sobre gestão escolar, os trabalhos científicos que tratam especificamente da educação profissional brasileira ainda carecem de mais pesquisas que sintetizem e validem modelos de avaliação de eficiência dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Nesse sentido, o presente estudo busca analisar a eficiência dos IFs, instituições de ensino que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil, à luz da Teoria Institucional na perspectiva de Acemoglu e Robinson (2012), visando criar um framework de avaliação de eficiência institucional. Ao longo do desenvolvimento do estudo, discute-se a Teoria Institucional e sua aplicação ao contexto educacional dos IFs, com ênfase na compreensão da relação existente entre os fatores políticos e econômicos e suas influências na eficiência educacional desses institutos. No que se refere aos aspectos metodológicos empregados são utilizadas a ferramenta da Análise Envoltória de Dados (DEA) para medir a eficiência dos IFs bem como a pesquisa qualitativa, com o intuito de verticalizar o conhecimento, por meio da aplicação de questionários com os trinta e oito Reitores dos IFs. Os resultados revelam que a eficiência dos Institutos Federais é influenciada por fatores institucionais não apenas políticos e econômicos, mas também educacionais, administrativos e sociais, consequência da necessidade de atender a complexidade do contexto educacional. Uma implicação desse estudo é a abertura de uma nova visão para análise e reflexão das relações institucionais que exercem influência na eficiência dos Institutos Federais, buscando, nesse conhecimento, que a educação voltada para ciência e tecnologia se torne o fio condutor para uma formação técnica de excelência para a juventude brasileira.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-05-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-11T11:33:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-01-11T11:33:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GUIDI, Renata Lissa Soares da Silva. Relações institucionais e educação profissional e tecnológica: uma análise da eficiência institucional. 2016. 148f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21604
identifier_str_mv GUIDI, Renata Lissa Soares da Silva. Relações institucionais e educação profissional e tecnológica: uma análise da eficiência institucional. 2016. 148f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21604/1/RelacoesInstitucionaisEducacao_Guidi_2016.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21604/4/RenataLissaSoaresDaSilvaGuidi_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21604/6/RelacoesInstitucionaisEducacao_Guidi_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21604/5/RenataLissaSoaresDaSilvaGuidi_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21604/7/RelacoesInstitucionaisEducacao_Guidi_2016.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a5307b6635b8f7dec11767c1fbcdc117
fdd5dc877d83d85982ba1d789beaa81f
fdd5dc877d83d85982ba1d789beaa81f
0b6745b7005a92729c085048c1fc8984
0b6745b7005a92729c085048c1fc8984
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833074826903552