Relações institucionais e educação profissional e tecnológica: uma análise da eficiência institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guidi, Renata Lissa Soares da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21604
Resumo: A valorização da gestão dentro do âmbito educacional tem se tornado uma realidade contínua nas mais diferentes formas e instâncias, seja no meio acadêmico, seja nos meios políticos e governamentais, seja na mídia, seja no senso comum. Acredita-se, de modo geral, que, se o ensino não está bom, grande parte da responsabilidade cabe à má administração das escolas, em especial, daquelas mantidas pelo poder público. Embora exista uma vasta literatura sobre gestão escolar, os trabalhos científicos que tratam especificamente da educação profissional brasileira ainda carecem de mais pesquisas que sintetizem e validem modelos de avaliação de eficiência dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Nesse sentido, o presente estudo busca analisar a eficiência dos IFs, instituições de ensino que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil, à luz da Teoria Institucional na perspectiva de Acemoglu e Robinson (2012), visando criar um framework de avaliação de eficiência institucional. Ao longo do desenvolvimento do estudo, discute-se a Teoria Institucional e sua aplicação ao contexto educacional dos IFs, com ênfase na compreensão da relação existente entre os fatores políticos e econômicos e suas influências na eficiência educacional desses institutos. No que se refere aos aspectos metodológicos empregados são utilizadas a ferramenta da Análise Envoltória de Dados (DEA) para medir a eficiência dos IFs bem como a pesquisa qualitativa, com o intuito de verticalizar o conhecimento, por meio da aplicação de questionários com os trinta e oito Reitores dos IFs. Os resultados revelam que a eficiência dos Institutos Federais é influenciada por fatores institucionais não apenas políticos e econômicos, mas também educacionais, administrativos e sociais, consequência da necessidade de atender a complexidade do contexto educacional. Uma implicação desse estudo é a abertura de uma nova visão para análise e reflexão das relações institucionais que exercem influência na eficiência dos Institutos Federais, buscando, nesse conhecimento, que a educação voltada para ciência e tecnologia se torne o fio condutor para uma formação técnica de excelência para a juventude brasileira.
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Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21604A valorização da gestão dentro do âmbito educacional tem se tornado uma realidade contínua nas mais diferentes formas e instâncias, seja no meio acadêmico, seja nos meios políticos e governamentais, seja na mídia, seja no senso comum. Acredita-se, de modo geral, que, se o ensino não está bom, grande parte da responsabilidade cabe à má administração das escolas, em especial, daquelas mantidas pelo poder público. Embora exista uma vasta literatura sobre gestão escolar, os trabalhos científicos que tratam especificamente da educação profissional brasileira ainda carecem de mais pesquisas que sintetizem e validem modelos de avaliação de eficiência dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Nesse sentido, o presente estudo busca analisar a eficiência dos IFs, instituições de ensino que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil, à luz da Teoria Institucional na perspectiva de Acemoglu e Robinson (2012), visando criar um framework de avaliação de eficiência institucional. Ao longo do desenvolvimento do estudo, discute-se a Teoria Institucional e sua aplicação ao contexto educacional dos IFs, com ênfase na compreensão da relação existente entre os fatores políticos e econômicos e suas influências na eficiência educacional desses institutos. No que se refere aos aspectos metodológicos empregados são utilizadas a ferramenta da Análise Envoltória de Dados (DEA) para medir a eficiência dos IFs bem como a pesquisa qualitativa, com o intuito de verticalizar o conhecimento, por meio da aplicação de questionários com os trinta e oito Reitores dos IFs. Os resultados revelam que a eficiência dos Institutos Federais é influenciada por fatores institucionais não apenas políticos e econômicos, mas também educacionais, administrativos e sociais, consequência da necessidade de atender a complexidade do contexto educacional. Uma implicação desse estudo é a abertura de uma nova visão para análise e reflexão das relações institucionais que exercem influência na eficiência dos Institutos Federais, buscando, nesse conhecimento, que a educação voltada para ciência e tecnologia se torne o fio condutor para uma formação técnica de excelência para a juventude brasileira.The appreciation of management within the educational context has become an ongoing reality in many different ways and instances, whether in academic, political and government circles, the media and common sense. It is believed generally that if the school is not good, much of the blame lies with the mismanagement of our schools, especially those maintained by the Government. Although there is a vast literature on school management, the scientific papers that deal specifically with the Brazilian professional education still need more research to summarize and validate models for evaluating efficiency of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IF's). In this sense, the present study aims to analyze the efficiency of IF's, educational institutions that make up the Federal Network of Vocational and Technological Education of Brazil, in the light of institutional theory in view of Acemoglu and Robinson (2012), to create a framework institutional effectiveness assessment. Throughout the study of development, discusses the institutional theory and its application to the educational context of IF's, with emphasis on understanding the relationship between political and economic factors and their influence on educational effectiveness of these institutes. With regard to methodological aspects employed, it is used tool data envelopment analysis (DEA) to measure the efficiency of IF's as well as the use of qualitative research in order to verticalize the knowledge, by the application of questionnaires with thirty-eight rectors of IF's. The results show that the efficiency of the Federal Institutes is influenced by institutional factors not only political and economic, but also educational, administrative and social factors, as a result of the need to address the complexity of the educational context. An explanation of this study is the opening of a new vision for analysis and reflection of what lies behind the efficiency of the Federal Institutes, searching, perhaps, that this education geared to science and technology is the common thread for technical training of excellence for Brazilian youth.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAORelações institucionaisEficiênciaGestãoEducação profissional brasileiraAnálise Envoltória de Dados (DEA)Relações institucionais e educação profissional e tecnológica: uma análise da eficiência institucionalInstitutional relations and professional education: an analysis of institutional efficiencyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRelacoesInstitucionaisEducacao_Guidi_2016.pdfRelacoesInstitucionaisEducacao_Guidi_2016.pdfapplication/pdf2409089https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21604/1/RelacoesInstitucionaisEducacao_Guidi_2016.pdfa5307b6635b8f7dec11767c1fbcdc117MD51TEXTRenataLissaSoaresDaSilvaGuidi_TESE.pdf.txtRenataLissaSoaresDaSilvaGuidi_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain267130https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21604/4/RenataLissaSoaresDaSilvaGuidi_TESE.pdf.txtfdd5dc877d83d85982ba1d789beaa81fMD54RelacoesInstitucionaisEducacao_Guidi_2016.pdf.txtRelacoesInstitucionaisEducacao_Guidi_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain267130https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21604/6/RelacoesInstitucionaisEducacao_Guidi_2016.pdf.txtfdd5dc877d83d85982ba1d789beaa81fMD56THUMBNAILRenataLissaSoaresDaSilvaGuidi_TESE.pdf.jpgRenataLissaSoaresDaSilvaGuidi_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2745https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21604/5/RenataLissaSoaresDaSilvaGuidi_TESE.pdf.jpg0b6745b7005a92729c085048c1fc8984MD55RelacoesInstitucionaisEducacao_Guidi_2016.pdf.jpgRelacoesInstitucionaisEducacao_Guidi_2016.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2745https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21604/7/RelacoesInstitucionaisEducacao_Guidi_2016.pdf.jpg0b6745b7005a92729c085048c1fc8984MD57123456789/216042019-01-29 22:15:49.625oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21604Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T01:15:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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