Leitura e compreensão responsiva ativa no Ensino Médio
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26240 |
Resumo: | Esta dissertação tem como propósito analisar o processo de leitura e compreensão do gênero discursivo artigo de opinião pelos alunos do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Multimídia do IFRN Campus Natal-Cidade Alta. Os dados foram construídos por meio das respostas dos alunos a uma atividade de leitura e compreensão textual do gênero supracitado, proposta no volume II da coleção Português contexto, interlocução e sentido, livro didático direcionado ao Ensino Médio, aprovado e distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015. Para fazermos as análises dessas respostas, ancoramo-nos nos pressupostos do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2011; Bakhtin e Volochínov, 2014), em particular nas noções de compreensão responsiva ativa e posicionamento axiológico. Nossa pesquisa inscreve-se no campo da Linguística Aplicada, sobretudo em sua vertente crítica, pautando-se nos princípios da pesquisa qualitativa. A análise dos dados nos revela que os alunos apresentam responsividade ativa e posicionamento axiológico em suas respostas, ainda que variem os graus dessa responsividade, pois alguns se restringem, sobretudo, ao que é dito no texto e respaldam suas respostas espelhando-se nas palavras usadas pela autora. Todavia, alguns apresentam respostas que denotam capacidade de depreender o texto e externar uma réplica ativa, sem repetir sobremaneira o discurso alheio ipsis verbis. Portanto, das seis questões analisadas, mais da metade da atividade do livro didático suscita nos alunos responsividade ativa e posicionamento axiológico, não obstante ainda podem ser melhoradas na sua elaboração, pois, a exemplo daquelas que visam à transcrição linear de partes do texto, elas ainda não exploram, por exemplo, as relações entre língua e discurso, como a leitura de recuperação de informações implícitas no texto e o reconhecimento do efeito de sentido de determinadas escolhas lexicais. |
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Oliveira, Paulo Martins deLima, Ailton Dantas deSilva, Andrea Jane daOliveira, Maria Bernadete Fernandes de2018-12-05T18:51:21Z2018-12-05T18:51:21Z2018-07-31OLIVEIRA, Paulo Martins de. Leitura e compreensão responsiva ativa no Ensino Médio. 2018. 89f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26240Esta dissertação tem como propósito analisar o processo de leitura e compreensão do gênero discursivo artigo de opinião pelos alunos do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Multimídia do IFRN Campus Natal-Cidade Alta. Os dados foram construídos por meio das respostas dos alunos a uma atividade de leitura e compreensão textual do gênero supracitado, proposta no volume II da coleção Português contexto, interlocução e sentido, livro didático direcionado ao Ensino Médio, aprovado e distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015. Para fazermos as análises dessas respostas, ancoramo-nos nos pressupostos do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2011; Bakhtin e Volochínov, 2014), em particular nas noções de compreensão responsiva ativa e posicionamento axiológico. Nossa pesquisa inscreve-se no campo da Linguística Aplicada, sobretudo em sua vertente crítica, pautando-se nos princípios da pesquisa qualitativa. A análise dos dados nos revela que os alunos apresentam responsividade ativa e posicionamento axiológico em suas respostas, ainda que variem os graus dessa responsividade, pois alguns se restringem, sobretudo, ao que é dito no texto e respaldam suas respostas espelhando-se nas palavras usadas pela autora. Todavia, alguns apresentam respostas que denotam capacidade de depreender o texto e externar uma réplica ativa, sem repetir sobremaneira o discurso alheio ipsis verbis. Portanto, das seis questões analisadas, mais da metade da atividade do livro didático suscita nos alunos responsividade ativa e posicionamento axiológico, não obstante ainda podem ser melhoradas na sua elaboração, pois, a exemplo daquelas que visam à transcrição linear de partes do texto, elas ainda não exploram, por exemplo, as relações entre língua e discurso, como a leitura de recuperação de informações implícitas no texto e o reconhecimento do efeito de sentido de determinadas escolhas lexicais.The main purpose of this study is to analyze the reading and understanding process of the opinion discoursive genre by the students of Multimedia Technician Course integrated to secondary education of the Federal Institution of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Natal-Cidade Alta. The data collection was gathered from the students’ answers to a textual activity of reading and understanding about the opinion piece genre, which is proposed in the second volume of the collection Português: contexto, interlocução e sentido, a textbook directed to High School and approved and distributed by the National Program of Textbook (PNLD), 2015. The Bakhtin Circle (Bakhtin, 2011; Bakhtin and Volochínov, 2014) was used as a theoretical background to analyze the answers gathered, considering primarily the concepts of active and responsive understanding and axiological position. Also, this research was conducted using a qualitative approach and it is inserted into the field of Applied Linguistics, considering especially its critical aspect. As a result, the data analysis indicated that the students presented active responsiveness and axiological position in their answers, even though there was a certain variation in the first parameter. Some answers provided by the students were limited mainly to what is approached in the text. Also, these answers were fostered mostly by the words of the author. In contrast, some students showed the capability of understanding the text and externalize an active replica without repeating the speech of the author ipsis verbis. In this regard, it was noticed that the majority of the questions analyzed stimulated an active responsiveness and axiological position in the students. Despite that, these questions could be reformulated, since some of those required a simple linear transcriptions of the text to be answered, not approaching aspects such as the relations between language and speech, critical reading for the attainment of implied information and awareness of the effect that some lexical choices have over the meaning of the text.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAArtigo de opiniãoResponsividade ativaLeitura e compreensãoDialogismoLeitura e compreensão responsiva ativa no Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLeituracompreensãoresponsiva_Oliveira_2018.pdfapplication/pdf4523960https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26240/1/Leituracompreens%c3%a3oresponsiva_Oliveira_2018.pdf76961a58612744eb2d1819c5ef730084MD51TEXTLeituracompreensãoresponsiva_Oliveira_2018.pdf.txtLeituracompreensãoresponsiva_Oliveira_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain159846https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26240/2/Leituracompreens%c3%a3oresponsiva_Oliveira_2018.pdf.txt3e7a3cf2eded2d038b0965a969dac16dMD52THUMBNAILLeituracompreensãoresponsiva_Oliveira_2018.pdf.jpgLeituracompreensãoresponsiva_Oliveira_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1803https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26240/3/Leituracompreens%c3%a3oresponsiva_Oliveira_2018.pdf.jpg5845ed83411653a39d2076f20fdd90acMD53123456789/262402019-01-29 21:16:08.919oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26240Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T00:16:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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