Quadratura da parábola: uma abordagem possível para o ensino de somas infinitas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Josieldes Marques dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19746
Resumo: Neste trabalho apresentamos o tratado da quadratura da parábola, o qual trata do cálculo da área deum segmento de parábola que foi feito por Arquimedes. Para isso, são necessárias considerações sobre sequências e séries, com as quais podemos introduzir a ideia de processos infinitos (ou do conceitode infinito) para alunos do ensino básico.
id UFRN_9b74d432036b8276c7c5d194df86402a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19746
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Josieldes Marques doshttp://lattes.cnpq.br/9444112594388983Santana, Fabiana Tristão dehttp://lattes.cnpq.br/3232330829280658Santos, Walter Batista doshttp://lattes.cnpq.br/3010865869031460Santana, Fagner Lemos de2016-02-02T22:08:45Z2016-02-02T22:08:45Z2014-12-09SANTOS, Josieldes Marques dos. Quadratura da parábola: uma abordagem possível para o ensino de somas infinitas. 2014. 50f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19746porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAInfinitoSériesQuadratura da parábolaArquimedesQuadratura da parábola: uma abordagem possível para o ensino de somas infinitasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNeste trabalho apresentamos o tratado da quadratura da parábola, o qual trata do cálculo da área deum segmento de parábola que foi feito por Arquimedes. Para isso, são necessárias considerações sobre sequências e séries, com as quais podemos introduzir a ideia de processos infinitos (ou do conceitode infinito) para alunos do ensino básico.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJosieldesMarquesDosSantos_DISSERT.pdfJosieldesMarquesDosSantos_DISSERT.pdfapplication/pdf1106927https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19746/1/JosieldesMarquesDosSantos_DISSERT.pdf8b9bf1e9a8bfce1fafcf783d19ccdb50MD51TEXTJosieldesMarquesDosSantos_DISSERT.pdf.txtJosieldesMarquesDosSantos_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain61430https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19746/6/JosieldesMarquesDosSantos_DISSERT.pdf.txt9d7c34c2bc502fef7ba33684ab48f8ebMD56THUMBNAILJosieldesMarquesDosSantos_DISSERT.pdf.jpgJosieldesMarquesDosSantos_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4708https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19746/7/JosieldesMarquesDosSantos_DISSERT.pdf.jpg85754ac9fbdba0dbc9859b9088580bb5MD57123456789/197462017-11-03 13:02:53.148oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19746Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T16:02:53Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quadratura da parábola: uma abordagem possível para o ensino de somas infinitas
title Quadratura da parábola: uma abordagem possível para o ensino de somas infinitas
spellingShingle Quadratura da parábola: uma abordagem possível para o ensino de somas infinitas
Santos, Josieldes Marques dos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Infinito
Séries
Quadratura da parábola
Arquimedes
title_short Quadratura da parábola: uma abordagem possível para o ensino de somas infinitas
title_full Quadratura da parábola: uma abordagem possível para o ensino de somas infinitas
title_fullStr Quadratura da parábola: uma abordagem possível para o ensino de somas infinitas
title_full_unstemmed Quadratura da parábola: uma abordagem possível para o ensino de somas infinitas
title_sort Quadratura da parábola: uma abordagem possível para o ensino de somas infinitas
author Santos, Josieldes Marques dos
author_facet Santos, Josieldes Marques dos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9444112594388983
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santana, Fabiana Tristão de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3232330829280658
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, Walter Batista dos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3010865869031460
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Josieldes Marques dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santana, Fagner Lemos de
contributor_str_mv Santana, Fagner Lemos de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Infinito
Séries
Quadratura da parábola
Arquimedes
dc.subject.por.fl_str_mv Infinito
Séries
Quadratura da parábola
Arquimedes
description Neste trabalho apresentamos o tratado da quadratura da parábola, o qual trata do cálculo da área deum segmento de parábola que foi feito por Arquimedes. Para isso, são necessárias considerações sobre sequências e séries, com as quais podemos introduzir a ideia de processos infinitos (ou do conceitode infinito) para alunos do ensino básico.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-02T22:08:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-02T22:08:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Josieldes Marques dos. Quadratura da parábola: uma abordagem possível para o ensino de somas infinitas. 2014. 50f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19746
identifier_str_mv SANTOS, Josieldes Marques dos. Quadratura da parábola: uma abordagem possível para o ensino de somas infinitas. 2014. 50f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19746/1/JosieldesMarquesDosSantos_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19746/6/JosieldesMarquesDosSantos_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19746/7/JosieldesMarquesDosSantos_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b9bf1e9a8bfce1fafcf783d19ccdb50
9d7c34c2bc502fef7ba33684ab48f8eb
85754ac9fbdba0dbc9859b9088580bb5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832793157369856