Escrita e acontecimento discursivo: uma análise discursiva do processo formativo do professor em dissertações do ProfLetras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Valnecy Oliveira Corrêa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30598
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre a escrita acadêmica, compreendida como parte constitutiva do processo de formação de professores. O objeto da investigação é a escrita de dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), com enfoque na forma como o sujeito incorpora teorias e práticas às atividades de pesquisa e intervenção. Questiona-se: como a escrita pode revelar dados acerca do sujeito professor e de seu processo formativo? Parte-se da hipótese de que, ao desenvolver uma pesquisa e propor uma intervenção na realidade escolar, o sujeito precisa considerar os dados presentes no universo investigado, apropriar-se de teorias e mobilizá-las para fundamentar a prática. A escrita permite realizar esses movimentos. Para responder à pergunta de pesquisa, respondemos antes a outros três questionamentos, quais sejam: Diante do desafio de propor uma intervenção na realidade escolar, ao escrever uma dissertação de mestrado no ProfLetras, de que forma o sujeito articula a realidade observada, a teoria e o método de ensino utilizados para fundamentar o trabalho de intervenção? Como o sujeito, frente ao imperativo de desenvolver uma intervenção na realidade, define o objeto de ensino a ser utilizado? Como se constitui a intervenção nas dissertações do ProfLetras (DP)? O corpus utilizado para investigação é constituído por trinta DP produzidas nas diferentes regiões do Brasil. A análise objetiva investigar a constituição do sujeito professor mestre em Letras no processo formativo vivido no ProfLetras. Tem-se como objetivos específicos: discutir a forma como o sujeito articula as partes constituintes de uma dissertação ao propor uma intervenção na realidade escolar; apontar, a partir da análise da escrita de DP, os processos discursivos presentes na constituição do objeto de ensino de língua portuguesa; analisar os processos discursivos que constituem o discurso da intervenção em dissertações do ProfLetras. A análise do corpus busca depreender o discurso a partir da materialidade textual. Utilizam-se, como fundamentos teóricos, os postulados de Pêcheux para a leitura em Análise do Discurso (2009, 2014, 2015), bem como o método de Análise Relacional proposto por Apple (1982). As análises permitiram depreender que as DP apoiam-se em diferentes teorias, mas apresentam intervenção com estruturas similares, nas quais há a presença de uma lógica do consenso acerca do objeto e do método de ensino-aprendizagem; as dificuldades dos alunos em leitura e escrita que sustentam a elaboração da intervenção não provêm de um diagnóstico da realidade escolar, mas de um discurso anterior ao processo de elaboração, marcando, nos deslocamentos da escrita, o acontecimento discursivo; o discurso da intervenção aponta o professor como sujeito não agente ou pouco agente no ensino de língua portuguesa, indicando ser necessário intervir na prática docente; a escrita das DP não traz marcas de apropriação teórica, a teoria é reiterada, ficando seu uso restrito a um protocolo da escrita acadêmica, o que impede sua mobilização para a prática docente. O sujeito-responsável apresenta-se, na escrita das DP, como um sujeito dividido entre as posições de professor e de pesquisador. Essa divisão é dicotômica, o que impede a constituição de um sujeito professor-pesquisador.
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Questiona-se: como a escrita pode revelar dados acerca do sujeito professor e de seu processo formativo? Parte-se da hipótese de que, ao desenvolver uma pesquisa e propor uma intervenção na realidade escolar, o sujeito precisa considerar os dados presentes no universo investigado, apropriar-se de teorias e mobilizá-las para fundamentar a prática. A escrita permite realizar esses movimentos. Para responder à pergunta de pesquisa, respondemos antes a outros três questionamentos, quais sejam: Diante do desafio de propor uma intervenção na realidade escolar, ao escrever uma dissertação de mestrado no ProfLetras, de que forma o sujeito articula a realidade observada, a teoria e o método de ensino utilizados para fundamentar o trabalho de intervenção? Como o sujeito, frente ao imperativo de desenvolver uma intervenção na realidade, define o objeto de ensino a ser utilizado? Como se constitui a intervenção nas dissertações do ProfLetras (DP)? O corpus utilizado para investigação é constituído por trinta DP produzidas nas diferentes regiões do Brasil. A análise objetiva investigar a constituição do sujeito professor mestre em Letras no processo formativo vivido no ProfLetras. Tem-se como objetivos específicos: discutir a forma como o sujeito articula as partes constituintes de uma dissertação ao propor uma intervenção na realidade escolar; apontar, a partir da análise da escrita de DP, os processos discursivos presentes na constituição do objeto de ensino de língua portuguesa; analisar os processos discursivos que constituem o discurso da intervenção em dissertações do ProfLetras. A análise do corpus busca depreender o discurso a partir da materialidade textual. Utilizam-se, como fundamentos teóricos, os postulados de Pêcheux para a leitura em Análise do Discurso (2009, 2014, 2015), bem como o método de Análise Relacional proposto por Apple (1982). As análises permitiram depreender que as DP apoiam-se em diferentes teorias, mas apresentam intervenção com estruturas similares, nas quais há a presença de uma lógica do consenso acerca do objeto e do método de ensino-aprendizagem; as dificuldades dos alunos em leitura e escrita que sustentam a elaboração da intervenção não provêm de um diagnóstico da realidade escolar, mas de um discurso anterior ao processo de elaboração, marcando, nos deslocamentos da escrita, o acontecimento discursivo; o discurso da intervenção aponta o professor como sujeito não agente ou pouco agente no ensino de língua portuguesa, indicando ser necessário intervir na prática docente; a escrita das DP não traz marcas de apropriação teórica, a teoria é reiterada, ficando seu uso restrito a um protocolo da escrita acadêmica, o que impede sua mobilização para a prática docente. O sujeito-responsável apresenta-se, na escrita das DP, como um sujeito dividido entre as posições de professor e de pesquisador. 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As análises permitiram depreender que as DP apoiam-se em diferentes teorias, mas apresentam intervenção com estruturas similares, nas quais há a presença de uma lógica do consenso acerca do objeto e do método de ensino-aprendizagem; as dificuldades dos alunos em leitura e escrita que sustentam a elaboração da intervenção não provêm de um diagnóstico da realidade escolar, mas de um discurso anterior ao processo de elaboração, marcando, nos deslocamentos da escrita, o acontecimento discursivo; o discurso da intervenção aponta o professor como sujeito não agente ou pouco agente no ensino de língua portuguesa, indicando ser necessário intervir na prática docente; a escrita das DP não traz marcas de apropriação teórica, a teoria é reiterada, ficando seu uso restrito a um protocolo da escrita acadêmica, o que impede sua mobilização para a prática docente. O sujeito-responsável apresenta-se, na escrita das DP, como um sujeito dividido entre as posições de professor e de pesquisador. Essa divisão é dicotômica, o que impede a constituição de um sujeito professor-pesquisador.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilEscrita acadêmica. Acontecimento discursivo. Formação docente. Proposta de Intervenção. 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