A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14417 |
Resumo: | The study was aimed to test a teaching module on the Zoltan Paul Dienes theory, focusing on the content: The transformation of measurements: length, areas and volumes. The study based on constructivist theory consisted in a methodological intervention with students of the 7th period of the Course of Pedagogy, in Central Campus, Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). A preliminary study with 40 students called diagnostic evaluation found that students did not understand the concept of measurements transformation and its processing steps. The latter was performed only with the help of the table of measurements transformation with no understanding of the content. He applied a pretest, a set of activities and a post-test. The latter was used as a tool for evaluation of the student learning process. The answers of these ones were evaluated according to the concept of reflective abstraction of Jean Piaget, one of the authors who influenced the Dienes theory |
id |
UFRN_a1f6a7f528cbc59f513df9071a075f9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14417 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Macedo, Adailson Tavares dehttp://lattes.cnpq.br/1128784934809114http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702585A8Pontes, Maria Gilvanise de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/2910183324330182Rêgo, Rogéria Gaudêncio dohttp://lattes.cnpq.br/3882610066313180Silva, Jorge Ubiracy Barbosa dahttp://lattes.cnpq.br/3815131287885914Fossa, John Andrewhttp://lattes.cnpq.br/2466525106349625Pereira, Francisco de AssisRodrigues Neto, Francisco Peregrino2014-12-17T14:36:28Z2013-03-242014-12-17T14:36:28Z2012-03-29MACEDO, Adailson Tavares de. A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogia. 2012. 286 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14417The study was aimed to test a teaching module on the Zoltan Paul Dienes theory, focusing on the content: The transformation of measurements: length, areas and volumes. The study based on constructivist theory consisted in a methodological intervention with students of the 7th period of the Course of Pedagogy, in Central Campus, Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). A preliminary study with 40 students called diagnostic evaluation found that students did not understand the concept of measurements transformation and its processing steps. The latter was performed only with the help of the table of measurements transformation with no understanding of the content. He applied a pretest, a set of activities and a post-test. The latter was used as a tool for evaluation of the student learning process. The answers of these ones were evaluated according to the concept of reflective abstraction of Jean Piaget, one of the authors who influenced the Dienes theoryA pesquisa teve como objetivo geral testar um módulo de ensino baseado na teoria de Dienes, focalizando o conteúdo de transformação de medidas de comprimento, área e volume. O estudo baseado na teoria de Zoltan Paul Dienes consistiu numa intervenção metodológica com alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Um estudo preliminar com 40 alunos denominado avaliação diagnóstica verificou que os alunos não compreendiam o conceito de transformação de medida, mas somente aplicavam a tabela de conversão de medidas. A intervenção metodológica foi levada a efeito na turma de Pedagogia do 7º período da UFRN. Aplicou-se um pré-teste, um conjunto de atividades de ensino e um pós-teste. Este último foi utilizado como instrumento de avaliação da aprendizagem dos alunos. As respostas dos alunos foram avaliadas segundo o conceito de abstração reflexionante de Jean Piaget, um dos autores que influenciou a teoria de Zoltan Paul DienesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoZoltan Paul Dienes. Jogos. Transformação de medidas. Abstração reflexionante. Ciências cognitivasZoltan Paul Dienes. Games. Transformation of measures. Reflective abstraction. Cognitive sciencesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAdailsonTM_TESE.pdfapplication/pdf5900813https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14417/1/AdailsonTM_TESE.pdfdb354a9f57b24c6b32d8cbb3277e0f58MD51TEXTAdailsonTM_TESE.pdf.txtAdailsonTM_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain510502https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14417/6/AdailsonTM_TESE.pdf.txt66d58efdf485c25d84480f39ba157c05MD56THUMBNAILAdailsonTM_TESE.pdf.jpgAdailsonTM_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2599https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14417/7/AdailsonTM_TESE.pdf.jpgf135b886f1e8b3e24da27da5ddc72f5aMD57123456789/144172017-11-01 21:02:50.174oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14417Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T00:02:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogia |
title |
A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogia |
spellingShingle |
A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogia Macedo, Adailson Tavares de Zoltan Paul Dienes. Jogos. Transformação de medidas. Abstração reflexionante. Ciências cognitivas Zoltan Paul Dienes. Games. Transformation of measures. Reflective abstraction. Cognitive sciences CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogia |
title_full |
A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogia |
title_fullStr |
A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogia |
title_full_unstemmed |
A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogia |
title_sort |
A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogia |
author |
Macedo, Adailson Tavares de |
author_facet |
Macedo, Adailson Tavares de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1128784934809114 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702585A8 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2910183324330182 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Rêgo, Rogéria Gaudêncio do |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3882610066313180 |
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv |
Silva, Jorge Ubiracy Barbosa da |
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3815131287885914 |
dc.contributor.referees4.pt_BR.fl_str_mv |
Fossa, John Andrew |
dc.contributor.referees4ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2466525106349625 |
dc.contributor.referees5.pt_BR.fl_str_mv |
Pereira, Francisco de Assis |
dc.contributor.referees5ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Adailson Tavares de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues Neto, Francisco Peregrino |
contributor_str_mv |
Rodrigues Neto, Francisco Peregrino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Zoltan Paul Dienes. Jogos. Transformação de medidas. Abstração reflexionante. Ciências cognitivas |
topic |
Zoltan Paul Dienes. Jogos. Transformação de medidas. Abstração reflexionante. Ciências cognitivas Zoltan Paul Dienes. Games. Transformation of measures. Reflective abstraction. Cognitive sciences CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Zoltan Paul Dienes. Games. Transformation of measures. Reflective abstraction. Cognitive sciences |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The study was aimed to test a teaching module on the Zoltan Paul Dienes theory, focusing on the content: The transformation of measurements: length, areas and volumes. The study based on constructivist theory consisted in a methodological intervention with students of the 7th period of the Course of Pedagogy, in Central Campus, Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). A preliminary study with 40 students called diagnostic evaluation found that students did not understand the concept of measurements transformation and its processing steps. The latter was performed only with the help of the table of measurements transformation with no understanding of the content. He applied a pretest, a set of activities and a post-test. The latter was used as a tool for evaluation of the student learning process. The answers of these ones were evaluated according to the concept of reflective abstraction of Jean Piaget, one of the authors who influenced the Dienes theory |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-03-29 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-03-24 2014-12-17T14:36:28Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T14:36:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MACEDO, Adailson Tavares de. A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogia. 2012. 286 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14417 |
identifier_str_mv |
MACEDO, Adailson Tavares de. A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogia. 2012. 286 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14417/1/AdailsonTM_TESE.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14417/6/AdailsonTM_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14417/7/AdailsonTM_TESE.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
db354a9f57b24c6b32d8cbb3277e0f58 66d58efdf485c25d84480f39ba157c05 f135b886f1e8b3e24da27da5ddc72f5a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832853050982400 |