A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Adailson Tavares de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14417
Resumo: The study was aimed to test a teaching module on the Zoltan Paul Dienes theory, focusing on the content: The transformation of measurements: length, areas and volumes. The study based on constructivist theory consisted in a methodological intervention with students of the 7th period of the Course of Pedagogy, in Central Campus, Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). A preliminary study with 40 students called diagnostic evaluation found that students did not understand the concept of measurements transformation and its processing steps. The latter was performed only with the help of the table of measurements transformation with no understanding of the content. He applied a pretest, a set of activities and a post-test. The latter was used as a tool for evaluation of the student learning process. The answers of these ones were evaluated according to the concept of reflective abstraction of Jean Piaget, one of the authors who influenced the Dienes theory
id UFRN_a1f6a7f528cbc59f513df9071a075f9a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14417
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Macedo, Adailson Tavares dehttp://lattes.cnpq.br/1128784934809114http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702585A8Pontes, Maria Gilvanise de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/2910183324330182Rêgo, Rogéria Gaudêncio dohttp://lattes.cnpq.br/3882610066313180Silva, Jorge Ubiracy Barbosa dahttp://lattes.cnpq.br/3815131287885914Fossa, John Andrewhttp://lattes.cnpq.br/2466525106349625Pereira, Francisco de AssisRodrigues Neto, Francisco Peregrino2014-12-17T14:36:28Z2013-03-242014-12-17T14:36:28Z2012-03-29MACEDO, Adailson Tavares de. A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogia. 2012. 286 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14417The study was aimed to test a teaching module on the Zoltan Paul Dienes theory, focusing on the content: The transformation of measurements: length, areas and volumes. The study based on constructivist theory consisted in a methodological intervention with students of the 7th period of the Course of Pedagogy, in Central Campus, Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). A preliminary study with 40 students called diagnostic evaluation found that students did not understand the concept of measurements transformation and its processing steps. The latter was performed only with the help of the table of measurements transformation with no understanding of the content. He applied a pretest, a set of activities and a post-test. The latter was used as a tool for evaluation of the student learning process. The answers of these ones were evaluated according to the concept of reflective abstraction of Jean Piaget, one of the authors who influenced the Dienes theoryA pesquisa teve como objetivo geral testar um módulo de ensino baseado na teoria de Dienes, focalizando o conteúdo de transformação de medidas de comprimento, área e volume. O estudo baseado na teoria de Zoltan Paul Dienes consistiu numa intervenção metodológica com alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Um estudo preliminar com 40 alunos denominado avaliação diagnóstica verificou que os alunos não compreendiam o conceito de transformação de medida, mas somente aplicavam a tabela de conversão de medidas. A intervenção metodológica foi levada a efeito na turma de Pedagogia do 7º período da UFRN. Aplicou-se um pré-teste, um conjunto de atividades de ensino e um pós-teste. Este último foi utilizado como instrumento de avaliação da aprendizagem dos alunos. As respostas dos alunos foram avaliadas segundo o conceito de abstração reflexionante de Jean Piaget, um dos autores que influenciou a teoria de Zoltan Paul DienesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoZoltan Paul Dienes. Jogos. Transformação de medidas. Abstração reflexionante. Ciências cognitivasZoltan Paul Dienes. Games. Transformation of measures. Reflective abstraction. Cognitive sciencesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAdailsonTM_TESE.pdfapplication/pdf5900813https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14417/1/AdailsonTM_TESE.pdfdb354a9f57b24c6b32d8cbb3277e0f58MD51TEXTAdailsonTM_TESE.pdf.txtAdailsonTM_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain510502https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14417/6/AdailsonTM_TESE.pdf.txt66d58efdf485c25d84480f39ba157c05MD56THUMBNAILAdailsonTM_TESE.pdf.jpgAdailsonTM_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2599https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14417/7/AdailsonTM_TESE.pdf.jpgf135b886f1e8b3e24da27da5ddc72f5aMD57123456789/144172017-11-01 21:02:50.174oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14417Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T00:02:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogia
title A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogia
spellingShingle A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogia
Macedo, Adailson Tavares de
Zoltan Paul Dienes. Jogos. Transformação de medidas. Abstração reflexionante. Ciências cognitivas
Zoltan Paul Dienes. Games. Transformation of measures. Reflective abstraction. Cognitive sciences
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogia
title_full A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogia
title_fullStr A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogia
title_full_unstemmed A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogia
title_sort A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogia
author Macedo, Adailson Tavares de
author_facet Macedo, Adailson Tavares de
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1128784934809114
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702585A8
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2910183324330182
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Rêgo, Rogéria Gaudêncio do
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3882610066313180
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Silva, Jorge Ubiracy Barbosa da
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3815131287885914
dc.contributor.referees4.pt_BR.fl_str_mv Fossa, John Andrew
dc.contributor.referees4ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2466525106349625
dc.contributor.referees5.pt_BR.fl_str_mv Pereira, Francisco de Assis
dc.contributor.referees5ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Adailson Tavares de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues Neto, Francisco Peregrino
contributor_str_mv Rodrigues Neto, Francisco Peregrino
dc.subject.por.fl_str_mv Zoltan Paul Dienes. Jogos. Transformação de medidas. Abstração reflexionante. Ciências cognitivas
topic Zoltan Paul Dienes. Jogos. Transformação de medidas. Abstração reflexionante. Ciências cognitivas
Zoltan Paul Dienes. Games. Transformation of measures. Reflective abstraction. Cognitive sciences
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Zoltan Paul Dienes. Games. Transformation of measures. Reflective abstraction. Cognitive sciences
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The study was aimed to test a teaching module on the Zoltan Paul Dienes theory, focusing on the content: The transformation of measurements: length, areas and volumes. The study based on constructivist theory consisted in a methodological intervention with students of the 7th period of the Course of Pedagogy, in Central Campus, Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). A preliminary study with 40 students called diagnostic evaluation found that students did not understand the concept of measurements transformation and its processing steps. The latter was performed only with the help of the table of measurements transformation with no understanding of the content. He applied a pretest, a set of activities and a post-test. The latter was used as a tool for evaluation of the student learning process. The answers of these ones were evaluated according to the concept of reflective abstraction of Jean Piaget, one of the authors who influenced the Dienes theory
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-29
dc.date.available.fl_str_mv 2013-03-24
2014-12-17T14:36:28Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:36:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACEDO, Adailson Tavares de. A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogia. 2012. 286 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14417
identifier_str_mv MACEDO, Adailson Tavares de. A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogia. 2012. 286 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14417/1/AdailsonTM_TESE.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14417/6/AdailsonTM_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14417/7/AdailsonTM_TESE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv db354a9f57b24c6b32d8cbb3277e0f58
66d58efdf485c25d84480f39ba157c05
f135b886f1e8b3e24da27da5ddc72f5a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832853050982400