Comprometimento organizacional: análise da Escala de Bases do Comprometimento Organizacional em uma distribuidora de combustíveis
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57150 |
Resumo: | Neste estudo, foi avaliado o Comprometimento Organizacional dos colaboradores em uma distribuidora de combustíveis usando a Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO) de Medeiros (2003). Trata-se de um estudo de caso com pesquisa de campo, abordagem quantitativa e finalidade descritiva. A coleta de dados envolveu a aplicação de um questionário com 36 questões fechadas aos colaboradores da distribuidora. Para a análise dos resultados foram utilizados as estatísticas descritivas e o Coeficiente de Correlação de Spearman. Foram observadas correlações negativas entre escolaridade, tempo de serviço e salário com a dimensão Afetiva do comprometimento. Além disso, foi identificada uma correlação positiva entre o regime de trabalho presencial e as bases Afetiva e Linha Consistente de Atividade. Por outro lado, os colaboradores em regime híbrido apresentaram correlações negativas com as bases Obrigação pelo Desempenho e Linha Consistente de Atividades. O instrumento foi avaliado por meio da Análise Fatorial, onde duas variáveis da base Linha Consistente de Atividade foram excluídas devido a baixas comunalidades. Foram obtidos seis fatores que explicam 64,86% da variância dos itens do instrumento. Os índices Alpha de Cronbach e Ômega de McDonald demonstraram a consistência dos fatores, com pequenas diferenças entre eles. Sugere-se a realização de estudos futuros para investigar as inconsistências recorrentes ao longo do tempo nas diversas avaliações realizadas. Além disso, é recomendada a análise da relação entre o regime de trabalho híbrido ou remoto e as bases do comprometimento como uma área de pesquisa importante. Em resumo, a Escala de Bases do Comprometimento Organizacional de Medeiros (2003) produziu resultados similares a outras avaliações realizadas ao longo de duas décadas, sugerindo sua estabilidade e validade como instrumento de avaliação do comprometimento organizacional. |
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Trata-se de um estudo de caso com pesquisa de campo, abordagem quantitativa e finalidade descritiva. A coleta de dados envolveu a aplicação de um questionário com 36 questões fechadas aos colaboradores da distribuidora. Para a análise dos resultados foram utilizados as estatísticas descritivas e o Coeficiente de Correlação de Spearman. Foram observadas correlações negativas entre escolaridade, tempo de serviço e salário com a dimensão Afetiva do comprometimento. Além disso, foi identificada uma correlação positiva entre o regime de trabalho presencial e as bases Afetiva e Linha Consistente de Atividade. Por outro lado, os colaboradores em regime híbrido apresentaram correlações negativas com as bases Obrigação pelo Desempenho e Linha Consistente de Atividades. O instrumento foi avaliado por meio da Análise Fatorial, onde duas variáveis da base Linha Consistente de Atividade foram excluídas devido a baixas comunalidades. Foram obtidos seis fatores que explicam 64,86% da variância dos itens do instrumento. Os índices Alpha de Cronbach e Ômega de McDonald demonstraram a consistência dos fatores, com pequenas diferenças entre eles. Sugere-se a realização de estudos futuros para investigar as inconsistências recorrentes ao longo do tempo nas diversas avaliações realizadas. Além disso, é recomendada a análise da relação entre o regime de trabalho híbrido ou remoto e as bases do comprometimento como uma área de pesquisa importante. Em resumo, a Escala de Bases do Comprometimento Organizacional de Medeiros (2003) produziu resultados similares a outras avaliações realizadas ao longo de duas décadas, sugerindo sua estabilidade e validade como instrumento de avaliação do comprometimento organizacional.In this study, the Organizational Commitment of employees in a fuel distributor was assessed using Medeiros' (2003) Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO). It is a case study conducted through field research, employing a quantitative approach with a descriptive purpose. Data collection involved administering a questionnaire with thirty-six closed-ended questions to the distributor's employees. Descriptive statistics and Spearman's Correlation Coefficient were used for result analysis. Negative correlations were observed between education, length of service, and salary with the Affective dimension of commitment. Additionally, a positive correlation was identified between the on-site work regime and the Affective and Consistent Line of Activity bases. On the other hand, employees on a hybrid work regime showed negative correlations with the Obligation to Performance and Consistent Line of Activities bases. The instrument was evaluated through Factor Analysis, where two variables from the Consistent Line of Activity base were excluded due to low communalities. Six factors explaining 64.86% of the variance of the instrument's items were obtained. Cronbach's Alpha and McDonald's Omega coefficients demonstrated factor consistency, with slight differences between them. Future studies are suggested to investigate recurring inconsistencies over time in various evaluations. Furthermore, analyzing the relationship between the hybrid or remote work regime and commitment bases is recommended as an important research area. In summary, Medeiros' (2003) Organizational Commitment Bases Scale produced results similar to other evaluations conducted over two decades, suggesting its stability and validity as an organizational commitment assessment instrument.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOComprometimento organizacionalEscala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO)Análise fatorialAlpha de cronbachÔmega de McdonaldComprometimento organizacional: análise da Escala de Bases do Comprometimento Organizacional em uma distribuidora de combustíveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALComprometimentoorganizacionalanalise_Costa_2023.pdfapplication/pdf1446305https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57150/1/Comprometimentoorganizacionalanalise_Costa_2023.pdfa5ae3250296e449d0263d5b9a35a7600MD51123456789/571502024-01-03 16:26:09.707oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57150Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-03T19:26:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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