O ethos institucional da Prefeitura Municipal de Natal em propagandas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Elizabeth Nascimento de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30241
Resumo: Este estudo propõe-se a investigar como a Prefeitura Municipal de Natal constrói e projeta a sua imagem, ou seja, o ethos em propagandas institucionais. O corpus é composto por sete propagandas veiculadas na TV em 2012, final da gestão de Micarla de Sousa, com o slogan “Se você olhar, você vai ver”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativa e segue as orientações da Análise do Discurso (AD), considerando, portanto, o compromisso com a Linguística Aplicada. A análise será realizada em duas instâncias: a primeira - linguística, na qual será analisado o uso dos demarcadores de pessoalidade para descrever a subjetividade; a segunda instância - enunciativa de cenografia, que por sua vez abordará a análise de como a configuração do estilo das propagandas contribui para a construção do ethos da Prefeitura Municipal de Natal. Para isso, recorrer, especialmente, a Amossy (2005), Maingueneau (1993, 1995, 1996, 1997, 2001, 2008, 2012) e Charaudeau (2006) para a definição de ethos será fundamental; bem com a outros pesquisadores da AD, os quais concedem reflexões significativas para tal estudo, como Orlandi (1999; 2001), Pêcheux (1990) e Possenti (2005; 2009). A imagem da Prefeitura de Natal vai construindo-se à medida que o discurso vai sendo enunciado nas propagandas, pois a teoria do discurso, como afirma Maingueneau (2005), não é uma teoria do sujeito antes que este enuncie; uma teoria, porém, da instância da enunciação que é, ao mesmo tempo e intrinsecamente, um efeito de enunciado. A ideia de ethos implica, portanto, assumir que não se diz, explicitamente, como ou o que se é, mas, por meio de atitudes (físicas ou discursivas), mostrar-se como e o que se é. No caso de uma personalidade conhecida, como a prefeita Micarla de Sousa, já havia um ethos construído anteriormente, que é chamado de ethos prédiscursivo (MAINGUENEAU, 2005). Nota-se a construção de um ethos e a sobreposição de outro já existente. As condições de produção que deram origem ao corpus desta pesquisa permite entender que as propagandas veiculadas nesse período foram uma tentativa de sobreposição à imagem prédiscursiva que já havia da Prefeitura. Ela cria uma imagem de uma instituição que valoriza o trabalho colaborativo, de solidariedade, de apoio e de compreensão. A Prefeitura procura, ainda, desconstruir, de certo modo, o ethos que dela se configurou socialmente e procura reconfigurar a sua imagem com a apresentação que faz de si nas propagandas. O discurso da propaganda institucional está voltado, não somente, mas, principalmente, para uma propaganda eleitoral disfarçada, a fim de transmitir uma imagem positiva da instituição, bem como da Prefeita Micarla de Sousa. Assim, o ethos proposto nas sete propagandas do slogan “Se você olhar, você vai ver” em detrimento ao ethos já existente, valeu-se de medidas paliativas no intuito de refutar a má administração apontada em pesquisas da época mencionada por este estudo.
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A análise será realizada em duas instâncias: a primeira - linguística, na qual será analisado o uso dos demarcadores de pessoalidade para descrever a subjetividade; a segunda instância - enunciativa de cenografia, que por sua vez abordará a análise de como a configuração do estilo das propagandas contribui para a construção do ethos da Prefeitura Municipal de Natal. Para isso, recorrer, especialmente, a Amossy (2005), Maingueneau (1993, 1995, 1996, 1997, 2001, 2008, 2012) e Charaudeau (2006) para a definição de ethos será fundamental; bem com a outros pesquisadores da AD, os quais concedem reflexões significativas para tal estudo, como Orlandi (1999; 2001), Pêcheux (1990) e Possenti (2005; 2009). A imagem da Prefeitura de Natal vai construindo-se à medida que o discurso vai sendo enunciado nas propagandas, pois a teoria do discurso, como afirma Maingueneau (2005), não é uma teoria do sujeito antes que este enuncie; uma teoria, porém, da instância da enunciação que é, ao mesmo tempo e intrinsecamente, um efeito de enunciado. A ideia de ethos implica, portanto, assumir que não se diz, explicitamente, como ou o que se é, mas, por meio de atitudes (físicas ou discursivas), mostrar-se como e o que se é. No caso de uma personalidade conhecida, como a prefeita Micarla de Sousa, já havia um ethos construído anteriormente, que é chamado de ethos prédiscursivo (MAINGUENEAU, 2005). Nota-se a construção de um ethos e a sobreposição de outro já existente. As condições de produção que deram origem ao corpus desta pesquisa permite entender que as propagandas veiculadas nesse período foram uma tentativa de sobreposição à imagem prédiscursiva que já havia da Prefeitura. Ela cria uma imagem de uma instituição que valoriza o trabalho colaborativo, de solidariedade, de apoio e de compreensão. A Prefeitura procura, ainda, desconstruir, de certo modo, o ethos que dela se configurou socialmente e procura reconfigurar a sua imagem com a apresentação que faz de si nas propagandas. O discurso da propaganda institucional está voltado, não somente, mas, principalmente, para uma propaganda eleitoral disfarçada, a fim de transmitir uma imagem positiva da instituição, bem como da Prefeita Micarla de Sousa. Assim, o ethos proposto nas sete propagandas do slogan “Se você olhar, você vai ver” em detrimento ao ethos já existente, valeu-se de medidas paliativas no intuito de refutar a má administração apontada em pesquisas da época mencionada por este estudo.This study investigates how Natal City Hall has worked its ethos in institutional advertisements during the municipal management of Micarla de Souza. The corpus consists of seven commercials aired on TV in 2012, whose slogan was "If you look, you will see”. This period marked the tumultuous end of Micarla de Sousa municipal management. It is a qualitative and interpretative research, according to Discourse Analysis (DA) and its commitment to Applied Linguistics. This analysis will be carried out in two instances: the first one is linguistic, which will analyze the use of personality paths to describe the subjectivity; the second instance is enunciation of scenography, which will address how the advertising style contributes to the construction of Natal City Hall ethos. To achieve the scope of this research, we refer to Amossy (2005), Maingueneau (1993, 1995, 1996, 1997, 2001, 2008, 2012) and Charaudeau (2006) regarding the definition of ethos. Other researchers in DA, such as Orlandi (1999, 2001), Pêcheux (1990) and Possenti (2005, 2009) were important in our research as well. Our research showed how the City Hall tried to deconstruct its ethos socially constructed and tried to reconfigure its image with a quite elaborated presentation of itself in institutional advertisements. The discourse of institutional advertising is aimed not only but mainly to a disguised electoral propaganda in order to convey a positive image of the institution as well as the Mayor Micarla de Sousa. Thus, the ethos proposed in the seven advertisements with the slogan "If you look, you will see" took advantage of mitigation measures in order to refute the mismanagement Micarla de Sousa, according to the polls we mention in this study.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilPropagandas institucionaisAnálise do discursoCenas enunciativasEthos InstitucionalO ethos institucional da Prefeitura Municipal de Natal em propagandasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEthosinstitucionalPrefeitura_Lima_2016.pdfapplication/pdf2247327https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30241/1/EthosinstitucionalPrefeitura_Lima_2016.pdf4ba7c86b0535c703521e05e8369f523dMD51TEXTEthosinstitucionalPrefeitura_Lima_2016.pdf.txtEthosinstitucionalPrefeitura_Lima_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain176945https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30241/2/EthosinstitucionalPrefeitura_Lima_2016.pdf.txtcc67c901d8d9b59138f514f6630ffbe9MD52THUMBNAILEthosinstitucionalPrefeitura_Lima_2016.pdf.jpgEthosinstitucionalPrefeitura_Lima_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1260https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30241/3/EthosinstitucionalPrefeitura_Lima_2016.pdf.jpgdc96b3358a928b986a89f637c58608fbMD53123456789/302412020-10-04 04:47:50.84oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30241Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-10-04T07:47:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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