Estágio supervisionado em espaços não escolares: projetos de letramento, agência e transformação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Márcia Regina Mendes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33182
Resumo: O estágio é um espaço de investigação, reflexão e (re)construção de saberes e identidades. Foi o objeto de estudo desta pesquisa que procurou ressignificar as práticas docentes, a partir da implementação de projetos de letramento, nos espaços educativos não escolares onde acontecem as ações do Estágio Curricular Supervisionado II do curso de Letras da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Focalizam-se os projetos de letramento utilizados pelos estagiários na referida disciplina, observando o potencial desses dispositivos na ação didática nas oficinas de letramento por eles desenvolvidas em espaços não formais de ensino, e os processos de transformação revelados nesse trabalho docente. Teoricamente, a pesquisa está apoiada nos estudos do letramento de perspectiva etnográfica (STREET, 1984; BARTON, HAMILTON, 1993, 1998; KLEIMAN, 1995, 2000, 2006), nas reflexões sobre o conceito de projeto de letramento, entendido como um dispositivo didático que pode contribuir para o redimensionamento das práticas didáticas e para o reposicionamento identitário do professor (OLIVEIRA, 2008; OLIVEIRA, TINOCO, SANTOS, 2011; OLIVEIRA, 2016) e nos estudos sobre formação e profissionalização docente (NÓVOA, 1995; TARDIF, 2002). Metodologicamente, assenta-se na abordagem qualitativa e interpretativista de pesquisa (MOITA-LOPES, 2006). O estudo sinaliza que a prática dos projetos de letramento aponta para uma mudança de postura acadêmica do professor de Língua Portuguesa em formação inicial, bem como para possíveis ressignificações no processo de ensino-aprendizagem da língua materna, uma vez que os projetos de letramento estão sistematicamente associados à noção de problema e enfatizam o caráter emancipatório das práticas letradas, além da transformação agentiva dos seus participantes (OLIVEIRA, 2010). Com essa visão, o momento do estágio representou também um período de apropriação e reelaboração de conhecimentos, em que a reflexão sobre a prática constitui um movimento de busca do conhecimento teórico que possibilitou novas escolhas pedagógicas ao futuro professor. Foi um momento que favoreceu a elaboração dos saberes necessários à ação docente, considerando-se que é na relação entre a teoria e a prática que eles são construídos e ou reelaborados.
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Foi o objeto de estudo desta pesquisa que procurou ressignificar as práticas docentes, a partir da implementação de projetos de letramento, nos espaços educativos não escolares onde acontecem as ações do Estágio Curricular Supervisionado II do curso de Letras da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Focalizam-se os projetos de letramento utilizados pelos estagiários na referida disciplina, observando o potencial desses dispositivos na ação didática nas oficinas de letramento por eles desenvolvidas em espaços não formais de ensino, e os processos de transformação revelados nesse trabalho docente. Teoricamente, a pesquisa está apoiada nos estudos do letramento de perspectiva etnográfica (STREET, 1984; BARTON, HAMILTON, 1993, 1998; KLEIMAN, 1995, 2000, 2006), nas reflexões sobre o conceito de projeto de letramento, entendido como um dispositivo didático que pode contribuir para o redimensionamento das práticas didáticas e para o reposicionamento identitário do professor (OLIVEIRA, 2008; OLIVEIRA, TINOCO, SANTOS, 2011; OLIVEIRA, 2016) e nos estudos sobre formação e profissionalização docente (NÓVOA, 1995; TARDIF, 2002). Metodologicamente, assenta-se na abordagem qualitativa e interpretativista de pesquisa (MOITA-LOPES, 2006). O estudo sinaliza que a prática dos projetos de letramento aponta para uma mudança de postura acadêmica do professor de Língua Portuguesa em formação inicial, bem como para possíveis ressignificações no processo de ensino-aprendizagem da língua materna, uma vez que os projetos de letramento estão sistematicamente associados à noção de problema e enfatizam o caráter emancipatório das práticas letradas, além da transformação agentiva dos seus participantes (OLIVEIRA, 2010). Com essa visão, o momento do estágio representou também um período de apropriação e reelaboração de conhecimentos, em que a reflexão sobre a prática constitui um movimento de busca do conhecimento teórico que possibilitou novas escolhas pedagógicas ao futuro professor. Foi um momento que favoreceu a elaboração dos saberes necessários à ação docente, considerando-se que é na relação entre a teoria e a prática que eles são construídos e ou reelaborados.The internship is a space for investigation, reflection and (re)construction of knowledge and identities. It was the object of study of this research that, tried to reframe the teaching practices, from the implementation of literacy projects, in the non-school educational spaces where the actions of stage II of the course of Letters of the University of the State of Bahia (UNEB) take place. It focuses on the literacy projects used by trainees in that discipline, observing the potential of these devices in the didactic action in the literacy workshops they develop in non-formal teaching spaces and the transformation processes revealed in this teaching work. Theoretically, the research is based on literacy studies from an ethnographic perspective (STREET, 1984; BARTON, HAMILTON, 1993, 1998; KLEIMAN, 1995, 2000, 2006), on reflections on the concept of literacy project, understood as a didactic device which can contribute to the resizing of teaching practices and the repositioning of the teacher's identity (OLIVEIRA, 2008; OLIVEIRA, TINOCO, SANTOS, 2011; OLIVEIRA, 2016) and in studies on teacher training and professionalization (NÓVOA, 1995; TARDIF, 2002) . Methodologically, it is based on the qualitative and interpretative approach to research (MOITA-LOPES, 2006). The study indicates that the practice of literacy projects points to a change in the academic posture of the Portuguese language teacher in initial training, as well as possible re-signification in the teaching-learning process of the mother tongue, since the literacy projects are systematically associated with the notion of problem and emphasize the emancipatory character of literate practices, in addition to the agents' transformational transformation (OLIVEIRA, 2010). With this view, the moment of the internship also represented a period of appropriation and re-elaboration of knowledge, in which the reflection on the practice constitutes a movement to search for theoretical knowledge that enabled new pedagogical choices for the future teacher. It was a moment that favored the elaboration of the necessary knowledge for teaching action, considering that it is in the relationship between theory and practice that they are constructed and or reworked.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilEstágio Curricular SupervisionadoFormação docenteProjetos de letramentoEspaços educativos não escolaresEstágio supervisionado em espaços não escolares: projetos de letramento, agência e transformação socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEstagiosupervisionadoespacos_Santos_2021.pdfapplication/pdf2503517https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33182/1/Estagiosupervisionadoespacos_Santos_2021.pdf547ef24bae7f376fe02223c1fd4f15c0MD51123456789/331822021-08-16 19:37:16.256oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33182Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-08-16T22:37:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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