Estudo para o desenvolvimento de estação de transporte coletivo urbano integrada a centro comercial para Natal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Arthur Marques de Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40795
Resumo: O crescimento populacional associado ao aumento da renda da população fez com que a quantidade de automóveis e motocicletas na cidade de Natal crescesse bastante nos últimos anos. Por outro lado, a rede de transporte público não foi capaz de acompanhar este crescimento, apresentando um serviço precário, o que desestimula o seu uso. Dada a necessidade de melhoria na mobilidade da cidade, este trabalho propõe a construção de uma estação de transporte metropolitano na região em torno das paradas em frente aos shoppings Via Direta e Natal Shopping. O local foi escolhido por ser um dos principais corredores viários da cidade, com grandes polos geradores de viagens e um alto fluxo de pessoas pela travessia elevada de pedestres. O estudo foi pautado em três pilares, sendo eles: o foco no transporte coletivo por ônibus, a priorização da mobilidade ativa e a associação da estação a um centro comercial. Realizou-se a análise da situação atual das paradas de ônibus e da passarela, de modo a compreender os problemas existentes e solucioná-los nas propostas. A partir da observação da planta baixa e da topografia do local, foram definidos os pontos de acesso para ônibus e pedestres. Por fim, duas propostas de traçados são apresentadas, feitas a partir dos softwares Autocad e Sketchup.
id UFRN_ada340078025949a93a213968d2f223d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/40795
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Xavier, Arthur Marques de AlmeidaSilva, Moacir Guilhermino daQueiroga, Nilson SoaresRamos, Rubens Eugênio Barreto2018-12-13T18:13:05Z2021-09-29T14:39:32Z2018-12-13T18:13:05Z2021-09-29T14:39:32Z20182013013912XAVIER, Arthur Marques de Almeida. Estudo para o desenvolvimento de estação de transporte metropolitano integrada a centro comercial para Natal. 2018. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40795O crescimento populacional associado ao aumento da renda da população fez com que a quantidade de automóveis e motocicletas na cidade de Natal crescesse bastante nos últimos anos. Por outro lado, a rede de transporte público não foi capaz de acompanhar este crescimento, apresentando um serviço precário, o que desestimula o seu uso. Dada a necessidade de melhoria na mobilidade da cidade, este trabalho propõe a construção de uma estação de transporte metropolitano na região em torno das paradas em frente aos shoppings Via Direta e Natal Shopping. O local foi escolhido por ser um dos principais corredores viários da cidade, com grandes polos geradores de viagens e um alto fluxo de pessoas pela travessia elevada de pedestres. O estudo foi pautado em três pilares, sendo eles: o foco no transporte coletivo por ônibus, a priorização da mobilidade ativa e a associação da estação a um centro comercial. Realizou-se a análise da situação atual das paradas de ônibus e da passarela, de modo a compreender os problemas existentes e solucioná-los nas propostas. A partir da observação da planta baixa e da topografia do local, foram definidos os pontos de acesso para ônibus e pedestres. Por fim, duas propostas de traçados são apresentadas, feitas a partir dos softwares Autocad e Sketchup.The population growth, combined with the increase in family income were responsible for the large increase in the number of cars and motorcycles in the streets of Natal, capital of the state of Rio Grande do Norte. On the other hand, the transit network was not able to follow that growth, which resulted on bad services, discouraging people from using public transportation. Due to the need for improvement in the city’s mobility, this research proposes the construction of an underground bus station in the Salgado Filho Avenue, next to the malls Via Direta and Natal Shopping. The place was chosen due to the high traffic on the avenue, the large number of stores, schools and business centers on the surroundings and because of the great flow on the existing pedestrian bridge. The study had three main basis: the focus on public transportation by bus, the importance of active mobility and the station integration with the commercial center. An analysis of the current condition of the bus stops and the pedestrian bridge was made, in order to identify its problems and solve them in the station proposals. After the study of the site’s topography and blueprints, the accesses for busses and people were settled. Then, two layout proposals were made for the station using the software Autocad and Sketchup.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilEngenharia CivilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTransporte públicoEstação de transporte coletivoMobilidade ativaÔnibus urbanoCentro comercialEstudo para o desenvolvimento de estação de transporte coletivo urbano integrada a centro comercial para NatalStudy for the elaboration of a metropolitan bus station integrated with a commercial center in the city of Natalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40795/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51ORIGINALEstudoparaodesenvolvimentodeestação_Xavier_2018.pdfMonografiaapplication/pdf6670980https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40795/2/Estudoparaodesenvolvimentodeesta%c3%a7%c3%a3o_Xavier_2018.pdfd8bd525017b036e5027c756de6512dc4MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40795/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTEstudoparaodesenvolvimentodeestação_Xavier_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain129971https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40795/4/Estudoparaodesenvolvimentodeesta%c3%a7%c3%a3o_Xavier_2018.pdf.txtba99d4da5f83b9029a88e9e2e45b6619MD54123456789/407952021-09-29 11:39:33.066oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-29T14:39:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo para o desenvolvimento de estação de transporte coletivo urbano integrada a centro comercial para Natal
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Study for the elaboration of a metropolitan bus station integrated with a commercial center in the city of Natal
title Estudo para o desenvolvimento de estação de transporte coletivo urbano integrada a centro comercial para Natal
spellingShingle Estudo para o desenvolvimento de estação de transporte coletivo urbano integrada a centro comercial para Natal
Xavier, Arthur Marques de Almeida
Transporte público
Estação de transporte coletivo
Mobilidade ativa
Ônibus urbano
Centro comercial
title_short Estudo para o desenvolvimento de estação de transporte coletivo urbano integrada a centro comercial para Natal
title_full Estudo para o desenvolvimento de estação de transporte coletivo urbano integrada a centro comercial para Natal
title_fullStr Estudo para o desenvolvimento de estação de transporte coletivo urbano integrada a centro comercial para Natal
title_full_unstemmed Estudo para o desenvolvimento de estação de transporte coletivo urbano integrada a centro comercial para Natal
title_sort Estudo para o desenvolvimento de estação de transporte coletivo urbano integrada a centro comercial para Natal
author Xavier, Arthur Marques de Almeida
author_facet Xavier, Arthur Marques de Almeida
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva, Moacir Guilhermino da
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Queiroga, Nilson Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Arthur Marques de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Rubens Eugênio Barreto
contributor_str_mv Ramos, Rubens Eugênio Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte público
Estação de transporte coletivo
Mobilidade ativa
Ônibus urbano
Centro comercial
topic Transporte público
Estação de transporte coletivo
Mobilidade ativa
Ônibus urbano
Centro comercial
description O crescimento populacional associado ao aumento da renda da população fez com que a quantidade de automóveis e motocicletas na cidade de Natal crescesse bastante nos últimos anos. Por outro lado, a rede de transporte público não foi capaz de acompanhar este crescimento, apresentando um serviço precário, o que desestimula o seu uso. Dada a necessidade de melhoria na mobilidade da cidade, este trabalho propõe a construção de uma estação de transporte metropolitano na região em torno das paradas em frente aos shoppings Via Direta e Natal Shopping. O local foi escolhido por ser um dos principais corredores viários da cidade, com grandes polos geradores de viagens e um alto fluxo de pessoas pela travessia elevada de pedestres. O estudo foi pautado em três pilares, sendo eles: o foco no transporte coletivo por ônibus, a priorização da mobilidade ativa e a associação da estação a um centro comercial. Realizou-se a análise da situação atual das paradas de ônibus e da passarela, de modo a compreender os problemas existentes e solucioná-los nas propostas. A partir da observação da planta baixa e da topografia do local, foram definidos os pontos de acesso para ônibus e pedestres. Por fim, duas propostas de traçados são apresentadas, feitas a partir dos softwares Autocad e Sketchup.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-13T18:13:05Z
2021-09-29T14:39:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-13T18:13:05Z
2021-09-29T14:39:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2013013912
dc.identifier.citation.fl_str_mv XAVIER, Arthur Marques de Almeida. Estudo para o desenvolvimento de estação de transporte metropolitano integrada a centro comercial para Natal. 2018. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40795
identifier_str_mv 2013013912
XAVIER, Arthur Marques de Almeida. Estudo para o desenvolvimento de estação de transporte metropolitano integrada a centro comercial para Natal. 2018. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Engenharia Civil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40795/1/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40795/2/Estudoparaodesenvolvimentodeesta%c3%a7%c3%a3o_Xavier_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40795/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40795/4/Estudoparaodesenvolvimentodeesta%c3%a7%c3%a3o_Xavier_2018.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
d8bd525017b036e5027c756de6512dc4
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
ba99d4da5f83b9029a88e9e2e45b6619
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832976892002304