Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Érika Soares de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23349
Resumo: Considerando que as dificuldades que os alunos apresentam não são apenas deles, mas resultam, em grande parte, do modo como a educação é concebida e colocada em prática, construir uma escola inclusiva, que atenda aos interesses e às necessidades dos alunos com deficiência, exige uma reorganização do ensino. Como elemento articulador desse processo, destacamos o Atendimento Educacional Especializado (AEE), enquanto um dos serviços da Educação Especial que vem ocupando espaço na escola regular e pode mobilizar os olhares sobre os alunos com deficiência intelectual e sua aprendizagem. Com o objetivo de analisar a função do AEE no processo de escolarização dos alunos com deficiência intelectual, adotamos uma abordagem qualitativa, com base numa pesquisa-ação, que envolveu professores do Atendimento Educacional Especializado, professores da sala de aula comum e da coordenação pedagógica de uma escola da rede pública de Natal/RN. Inicialmente, desenvolvemos entrevista semiestruturada e pesquisa documental, com vistas a conhecer a realidade do AEE na escola e, posteriormente, um programa de formação continuada a partir das necessidades apontadas frente ao processo de escolarização desse alunado. Com base nas problematizações suscitadas nos encontros formativos, percebemos o reconhecimento dos professores acerca da ressignificação de suas concepções e práticas, bem como a necessidade de atuação do professor do AEE, de forma dinâmica e interligada com toda a estrutura organizacional da escola.
id UFRN_b77c5f16c013c74066455fb5cf1d5719
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23349
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Araújo, Érika Soares de OliveiraSilva, Luzia Guacira dos SantosDias, Maria AparecidaMagalhães, Rita de Cássia Barbosa PaivaVieira, Francileide Batista de AlmeidaRodrigues, Janine Marta CoelhoJesus, Denise Meyrelles de2017-06-01T19:14:39Z2017-06-01T19:14:39Z2016-02-25ARAÚJO, Érika Soares de Oliveira. Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva. 2016. 186f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23349Considerando que as dificuldades que os alunos apresentam não são apenas deles, mas resultam, em grande parte, do modo como a educação é concebida e colocada em prática, construir uma escola inclusiva, que atenda aos interesses e às necessidades dos alunos com deficiência, exige uma reorganização do ensino. Como elemento articulador desse processo, destacamos o Atendimento Educacional Especializado (AEE), enquanto um dos serviços da Educação Especial que vem ocupando espaço na escola regular e pode mobilizar os olhares sobre os alunos com deficiência intelectual e sua aprendizagem. Com o objetivo de analisar a função do AEE no processo de escolarização dos alunos com deficiência intelectual, adotamos uma abordagem qualitativa, com base numa pesquisa-ação, que envolveu professores do Atendimento Educacional Especializado, professores da sala de aula comum e da coordenação pedagógica de uma escola da rede pública de Natal/RN. Inicialmente, desenvolvemos entrevista semiestruturada e pesquisa documental, com vistas a conhecer a realidade do AEE na escola e, posteriormente, um programa de formação continuada a partir das necessidades apontadas frente ao processo de escolarização desse alunado. Com base nas problematizações suscitadas nos encontros formativos, percebemos o reconhecimento dos professores acerca da ressignificação de suas concepções e práticas, bem como a necessidade de atuação do professor do AEE, de forma dinâmica e interligada com toda a estrutura organizacional da escola.Having in mind that the challenges students face are not only theirs, but a result of the way education is conceived and put into practice, to build an inclusive school, that meets intellectually disabled students‟ interests and needs, requires a whole reorganization of the teaching process. As an integrating element of this process, we highlight the Specialized Educational Attendance (AEE for its acronym in Portuguese), as one of the services within Special Education that has taken place at schools and may be able to call attention to intellectually disabled students and how they learn. Aiming at analyzing the function of AEE in the school process of intellectually disabled students, this study was carried out through a qualitative approach, based on a research-action, which englobed teachers from the Specialized Educational Attendance, teachers from regular schools and the pedagogical staff from a public school in Natal/RN, Brazil. At first, we have conducted a semistructured interview and a documental research, with visits that aimed at knowing the AEE reality at the school and, later, a continuing education program triggered from the needs encountered on the students school process. From the discussions raised on educational meetings, we have noticed that teachers recognize the need to redefine their concepts and practices, as well as the importance of the AEE teacher, acting in a dynamic and connected way along with the whole school organization.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação inclusivaAtendimento educacional especializadoDeficiência intelectualAtendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAtendimentoEducacionalEspecializado_Araujo_2016.pdfAtendimentoEducacionalEspecializado_Araujo_2016.pdfapplication/pdf2408804https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23349/1/AtendimentoEducacionalEspecializado_Araujo_2016.pdfb6864df5371bd2ca2454c8c918ccc310MD51TEXTErikaSoaresDeOliveiraAraujo_TESE.pdf.txtErikaSoaresDeOliveiraAraujo_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain373415https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23349/4/ErikaSoaresDeOliveiraAraujo_TESE.pdf.txt74291c619c8300180cc93df60dcd2712MD54AtendimentoEducacionalEspecializado_Araujo_2016.pdf.txtAtendimentoEducacionalEspecializado_Araujo_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain373048https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23349/6/AtendimentoEducacionalEspecializado_Araujo_2016.pdf.txta4548b08e66a30990b32df49dfb85275MD56THUMBNAILErikaSoaresDeOliveiraAraujo_TESE.pdf.jpgErikaSoaresDeOliveiraAraujo_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2355https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23349/5/ErikaSoaresDeOliveiraAraujo_TESE.pdf.jpgc9397104d6069ac5b78254c0c544a136MD55AtendimentoEducacionalEspecializado_Araujo_2016.pdf.jpgAtendimentoEducacionalEspecializado_Araujo_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23349/7/AtendimentoEducacionalEspecializado_Araujo_2016.pdf.jpg410f56e81613622d544d01d50d5fdf3cMD57123456789/233492019-06-16 02:20:55.785oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23349Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-16T05:20:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva
title Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva
spellingShingle Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva
Araújo, Érika Soares de Oliveira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação inclusiva
Atendimento educacional especializado
Deficiência intelectual
title_short Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva
title_full Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva
title_fullStr Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva
title_full_unstemmed Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva
title_sort Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva
author Araújo, Érika Soares de Oliveira
author_facet Araújo, Érika Soares de Oliveira
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva, Luzia Guacira dos Santos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Dias, Maria Aparecida
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Vieira, Francileide Batista de Almeida
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Rodrigues, Janine Marta Coelho
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Jesus, Denise Meyrelles de
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Érika Soares de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação inclusiva
Atendimento educacional especializado
Deficiência intelectual
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Atendimento educacional especializado
Deficiência intelectual
description Considerando que as dificuldades que os alunos apresentam não são apenas deles, mas resultam, em grande parte, do modo como a educação é concebida e colocada em prática, construir uma escola inclusiva, que atenda aos interesses e às necessidades dos alunos com deficiência, exige uma reorganização do ensino. Como elemento articulador desse processo, destacamos o Atendimento Educacional Especializado (AEE), enquanto um dos serviços da Educação Especial que vem ocupando espaço na escola regular e pode mobilizar os olhares sobre os alunos com deficiência intelectual e sua aprendizagem. Com o objetivo de analisar a função do AEE no processo de escolarização dos alunos com deficiência intelectual, adotamos uma abordagem qualitativa, com base numa pesquisa-ação, que envolveu professores do Atendimento Educacional Especializado, professores da sala de aula comum e da coordenação pedagógica de uma escola da rede pública de Natal/RN. Inicialmente, desenvolvemos entrevista semiestruturada e pesquisa documental, com vistas a conhecer a realidade do AEE na escola e, posteriormente, um programa de formação continuada a partir das necessidades apontadas frente ao processo de escolarização desse alunado. Com base nas problematizações suscitadas nos encontros formativos, percebemos o reconhecimento dos professores acerca da ressignificação de suas concepções e práticas, bem como a necessidade de atuação do professor do AEE, de forma dinâmica e interligada com toda a estrutura organizacional da escola.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-01T19:14:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-01T19:14:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Érika Soares de Oliveira. Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva. 2016. 186f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23349
identifier_str_mv ARAÚJO, Érika Soares de Oliveira. Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva. 2016. 186f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23349/1/AtendimentoEducacionalEspecializado_Araujo_2016.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23349/4/ErikaSoaresDeOliveiraAraujo_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23349/6/AtendimentoEducacionalEspecializado_Araujo_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23349/5/ErikaSoaresDeOliveiraAraujo_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23349/7/AtendimentoEducacionalEspecializado_Araujo_2016.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b6864df5371bd2ca2454c8c918ccc310
74291c619c8300180cc93df60dcd2712
a4548b08e66a30990b32df49dfb85275
c9397104d6069ac5b78254c0c544a136
410f56e81613622d544d01d50d5fdf3c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833004900515840