Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23349 |
Resumo: | Considerando que as dificuldades que os alunos apresentam não são apenas deles, mas resultam, em grande parte, do modo como a educação é concebida e colocada em prática, construir uma escola inclusiva, que atenda aos interesses e às necessidades dos alunos com deficiência, exige uma reorganização do ensino. Como elemento articulador desse processo, destacamos o Atendimento Educacional Especializado (AEE), enquanto um dos serviços da Educação Especial que vem ocupando espaço na escola regular e pode mobilizar os olhares sobre os alunos com deficiência intelectual e sua aprendizagem. Com o objetivo de analisar a função do AEE no processo de escolarização dos alunos com deficiência intelectual, adotamos uma abordagem qualitativa, com base numa pesquisa-ação, que envolveu professores do Atendimento Educacional Especializado, professores da sala de aula comum e da coordenação pedagógica de uma escola da rede pública de Natal/RN. Inicialmente, desenvolvemos entrevista semiestruturada e pesquisa documental, com vistas a conhecer a realidade do AEE na escola e, posteriormente, um programa de formação continuada a partir das necessidades apontadas frente ao processo de escolarização desse alunado. Com base nas problematizações suscitadas nos encontros formativos, percebemos o reconhecimento dos professores acerca da ressignificação de suas concepções e práticas, bem como a necessidade de atuação do professor do AEE, de forma dinâmica e interligada com toda a estrutura organizacional da escola. |
id |
UFRN_b77c5f16c013c74066455fb5cf1d5719 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23349 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Araújo, Érika Soares de OliveiraSilva, Luzia Guacira dos SantosDias, Maria AparecidaMagalhães, Rita de Cássia Barbosa PaivaVieira, Francileide Batista de AlmeidaRodrigues, Janine Marta CoelhoJesus, Denise Meyrelles de2017-06-01T19:14:39Z2017-06-01T19:14:39Z2016-02-25ARAÚJO, Érika Soares de Oliveira. Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva. 2016. 186f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23349Considerando que as dificuldades que os alunos apresentam não são apenas deles, mas resultam, em grande parte, do modo como a educação é concebida e colocada em prática, construir uma escola inclusiva, que atenda aos interesses e às necessidades dos alunos com deficiência, exige uma reorganização do ensino. Como elemento articulador desse processo, destacamos o Atendimento Educacional Especializado (AEE), enquanto um dos serviços da Educação Especial que vem ocupando espaço na escola regular e pode mobilizar os olhares sobre os alunos com deficiência intelectual e sua aprendizagem. Com o objetivo de analisar a função do AEE no processo de escolarização dos alunos com deficiência intelectual, adotamos uma abordagem qualitativa, com base numa pesquisa-ação, que envolveu professores do Atendimento Educacional Especializado, professores da sala de aula comum e da coordenação pedagógica de uma escola da rede pública de Natal/RN. Inicialmente, desenvolvemos entrevista semiestruturada e pesquisa documental, com vistas a conhecer a realidade do AEE na escola e, posteriormente, um programa de formação continuada a partir das necessidades apontadas frente ao processo de escolarização desse alunado. Com base nas problematizações suscitadas nos encontros formativos, percebemos o reconhecimento dos professores acerca da ressignificação de suas concepções e práticas, bem como a necessidade de atuação do professor do AEE, de forma dinâmica e interligada com toda a estrutura organizacional da escola.Having in mind that the challenges students face are not only theirs, but a result of the way education is conceived and put into practice, to build an inclusive school, that meets intellectually disabled students‟ interests and needs, requires a whole reorganization of the teaching process. As an integrating element of this process, we highlight the Specialized Educational Attendance (AEE for its acronym in Portuguese), as one of the services within Special Education that has taken place at schools and may be able to call attention to intellectually disabled students and how they learn. Aiming at analyzing the function of AEE in the school process of intellectually disabled students, this study was carried out through a qualitative approach, based on a research-action, which englobed teachers from the Specialized Educational Attendance, teachers from regular schools and the pedagogical staff from a public school in Natal/RN, Brazil. At first, we have conducted a semistructured interview and a documental research, with visits that aimed at knowing the AEE reality at the school and, later, a continuing education program triggered from the needs encountered on the students school process. From the discussions raised on educational meetings, we have noticed that teachers recognize the need to redefine their concepts and practices, as well as the importance of the AEE teacher, acting in a dynamic and connected way along with the whole school organization.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação inclusivaAtendimento educacional especializadoDeficiência intelectualAtendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAtendimentoEducacionalEspecializado_Araujo_2016.pdfAtendimentoEducacionalEspecializado_Araujo_2016.pdfapplication/pdf2408804https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23349/1/AtendimentoEducacionalEspecializado_Araujo_2016.pdfb6864df5371bd2ca2454c8c918ccc310MD51TEXTErikaSoaresDeOliveiraAraujo_TESE.pdf.txtErikaSoaresDeOliveiraAraujo_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain373415https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23349/4/ErikaSoaresDeOliveiraAraujo_TESE.pdf.txt74291c619c8300180cc93df60dcd2712MD54AtendimentoEducacionalEspecializado_Araujo_2016.pdf.txtAtendimentoEducacionalEspecializado_Araujo_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain373048https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23349/6/AtendimentoEducacionalEspecializado_Araujo_2016.pdf.txta4548b08e66a30990b32df49dfb85275MD56THUMBNAILErikaSoaresDeOliveiraAraujo_TESE.pdf.jpgErikaSoaresDeOliveiraAraujo_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2355https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23349/5/ErikaSoaresDeOliveiraAraujo_TESE.pdf.jpgc9397104d6069ac5b78254c0c544a136MD55AtendimentoEducacionalEspecializado_Araujo_2016.pdf.jpgAtendimentoEducacionalEspecializado_Araujo_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23349/7/AtendimentoEducacionalEspecializado_Araujo_2016.pdf.jpg410f56e81613622d544d01d50d5fdf3cMD57123456789/233492019-06-16 02:20:55.785oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23349Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-16T05:20:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva |
title |
Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva |
spellingShingle |
Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva Araújo, Érika Soares de Oliveira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Educação inclusiva Atendimento educacional especializado Deficiência intelectual |
title_short |
Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva |
title_full |
Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva |
title_fullStr |
Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva |
title_full_unstemmed |
Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva |
title_sort |
Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva |
author |
Araújo, Érika Soares de Oliveira |
author_facet |
Araújo, Érika Soares de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Silva, Luzia Guacira dos Santos |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Dias, Maria Aparecida |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Vieira, Francileide Batista de Almeida |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Janine Marta Coelho |
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv |
Jesus, Denise Meyrelles de |
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Érika Soares de Oliveira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Educação inclusiva Atendimento educacional especializado Deficiência intelectual |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Atendimento educacional especializado Deficiência intelectual |
description |
Considerando que as dificuldades que os alunos apresentam não são apenas deles, mas resultam, em grande parte, do modo como a educação é concebida e colocada em prática, construir uma escola inclusiva, que atenda aos interesses e às necessidades dos alunos com deficiência, exige uma reorganização do ensino. Como elemento articulador desse processo, destacamos o Atendimento Educacional Especializado (AEE), enquanto um dos serviços da Educação Especial que vem ocupando espaço na escola regular e pode mobilizar os olhares sobre os alunos com deficiência intelectual e sua aprendizagem. Com o objetivo de analisar a função do AEE no processo de escolarização dos alunos com deficiência intelectual, adotamos uma abordagem qualitativa, com base numa pesquisa-ação, que envolveu professores do Atendimento Educacional Especializado, professores da sala de aula comum e da coordenação pedagógica de uma escola da rede pública de Natal/RN. Inicialmente, desenvolvemos entrevista semiestruturada e pesquisa documental, com vistas a conhecer a realidade do AEE na escola e, posteriormente, um programa de formação continuada a partir das necessidades apontadas frente ao processo de escolarização desse alunado. Com base nas problematizações suscitadas nos encontros formativos, percebemos o reconhecimento dos professores acerca da ressignificação de suas concepções e práticas, bem como a necessidade de atuação do professor do AEE, de forma dinâmica e interligada com toda a estrutura organizacional da escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-02-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-01T19:14:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-06-01T19:14:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAÚJO, Érika Soares de Oliveira. Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva. 2016. 186f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23349 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Érika Soares de Oliveira. Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva. 2016. 186f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23349/1/AtendimentoEducacionalEspecializado_Araujo_2016.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23349/4/ErikaSoaresDeOliveiraAraujo_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23349/6/AtendimentoEducacionalEspecializado_Araujo_2016.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23349/5/ErikaSoaresDeOliveiraAraujo_TESE.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23349/7/AtendimentoEducacionalEspecializado_Araujo_2016.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b6864df5371bd2ca2454c8c918ccc310 74291c619c8300180cc93df60dcd2712 a4548b08e66a30990b32df49dfb85275 c9397104d6069ac5b78254c0c544a136 410f56e81613622d544d01d50d5fdf3c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833004900515840 |