Gestão de marca da companhia aérea Azul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37446 |
Resumo: | A evolução do setor aéreo foi imprescindível para o crescimento do turismo mundial, inicialmente reconhecido como um meio de transporte utilizado principalmente pela classe alta e que denotava status, atualmente é caracterizado como um dos mais utilizados. Diversas mudanças no mercado possibilitaram a ‘popularização’ desse setor, uma delas é a entrada de companhias aéreas que atuam conforme o modelo Low Cost, de baixo custo, como é o caso da companhia Azul, que iremos investigar neste trabalho, além das estratégias de marketing utilizadas por ela, a exemplo do Branded Content, que é um conteúdo desenvolvido e disponibilizado pela marca principalmente nos meios digitais, com o objetivo de atrair a atenção do público e engajá-lo a marca. Ao final, pode-se concluir que a Azul possui um público engajado e que prega a qualidade da empresa, porém identifica-se que a empresa tem potencial para desenvolver uma estratégia mais forte e relevante por meio do Branded Content, com a finalidade de atrair e cativar esse público. A empresa possui, portanto, grande potencial de crescimento que está sendo desenvolvido, mas que pode ser otimizado com a estratégia do conteúdo de marca. |
id |
UFRN_bb73ed94d35e76237160fb1ff83ce792 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37446 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Nogueira, Jéssica RodriguesAlexandre, Mauro Lemuel de OliveiraFarias, Mayara Ferreira deFerreira, Lissa Valeria Fernandes2018-12-20T12:26:35Z2021-09-22T13:51:33Z2018-12-20T12:26:35Z2021-09-22T13:51:33Z2018-11-282013034046NOGUEIRA, Jéssica Rodrigues. Gestão de marcas da companhia aérea Azul. 2018. 27f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em turismo), Departamento de Turismo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37446Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarcasBranded contentGestão de marca da companhia aérea Azulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA evolução do setor aéreo foi imprescindível para o crescimento do turismo mundial, inicialmente reconhecido como um meio de transporte utilizado principalmente pela classe alta e que denotava status, atualmente é caracterizado como um dos mais utilizados. Diversas mudanças no mercado possibilitaram a ‘popularização’ desse setor, uma delas é a entrada de companhias aéreas que atuam conforme o modelo Low Cost, de baixo custo, como é o caso da companhia Azul, que iremos investigar neste trabalho, além das estratégias de marketing utilizadas por ela, a exemplo do Branded Content, que é um conteúdo desenvolvido e disponibilizado pela marca principalmente nos meios digitais, com o objetivo de atrair a atenção do público e engajá-lo a marca. Ao final, pode-se concluir que a Azul possui um público engajado e que prega a qualidade da empresa, porém identifica-se que a empresa tem potencial para desenvolver uma estratégia mais forte e relevante por meio do Branded Content, com a finalidade de atrair e cativar esse público. A empresa possui, portanto, grande potencial de crescimento que está sendo desenvolvido, mas que pode ser otimizado com a estratégia do conteúdo de marca.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGestaodemarca_Nogueira_2018.pdfTrabalho de conclusão de cursoapplication/pdf492496https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37446/1/Gestaodemarca_Nogueira_2018.pdfe6fc918068fa4e15ec00182414114cd9MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37446/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37446/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTGestaodemarca_Nogueira_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain57687https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37446/4/Gestaodemarca_Nogueira_2018.pdf.txt6f2d0818d98eec7502407f54e50049e8MD54123456789/374462021-09-22 10:51:33.104oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:51:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão de marca da companhia aérea Azul |
title |
Gestão de marca da companhia aérea Azul |
spellingShingle |
Gestão de marca da companhia aérea Azul Nogueira, Jéssica Rodrigues Marcas Branded content |
title_short |
Gestão de marca da companhia aérea Azul |
title_full |
Gestão de marca da companhia aérea Azul |
title_fullStr |
Gestão de marca da companhia aérea Azul |
title_full_unstemmed |
Gestão de marca da companhia aérea Azul |
title_sort |
Gestão de marca da companhia aérea Azul |
author |
Nogueira, Jéssica Rodrigues |
author_facet |
Nogueira, Jéssica Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Farias, Mayara Ferreira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Jéssica Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Lissa Valeria Fernandes |
contributor_str_mv |
Ferreira, Lissa Valeria Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marcas Branded content |
topic |
Marcas Branded content |
description |
A evolução do setor aéreo foi imprescindível para o crescimento do turismo mundial, inicialmente reconhecido como um meio de transporte utilizado principalmente pela classe alta e que denotava status, atualmente é caracterizado como um dos mais utilizados. Diversas mudanças no mercado possibilitaram a ‘popularização’ desse setor, uma delas é a entrada de companhias aéreas que atuam conforme o modelo Low Cost, de baixo custo, como é o caso da companhia Azul, que iremos investigar neste trabalho, além das estratégias de marketing utilizadas por ela, a exemplo do Branded Content, que é um conteúdo desenvolvido e disponibilizado pela marca principalmente nos meios digitais, com o objetivo de atrair a atenção do público e engajá-lo a marca. Ao final, pode-se concluir que a Azul possui um público engajado e que prega a qualidade da empresa, porém identifica-se que a empresa tem potencial para desenvolver uma estratégia mais forte e relevante por meio do Branded Content, com a finalidade de atrair e cativar esse público. A empresa possui, portanto, grande potencial de crescimento que está sendo desenvolvido, mas que pode ser otimizado com a estratégia do conteúdo de marca. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-20T12:26:35Z 2021-09-22T13:51:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-12-20T12:26:35Z 2021-09-22T13:51:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-11-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2013034046 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NOGUEIRA, Jéssica Rodrigues. Gestão de marcas da companhia aérea Azul. 2018. 27f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em turismo), Departamento de Turismo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37446 |
identifier_str_mv |
2013034046 NOGUEIRA, Jéssica Rodrigues. Gestão de marcas da companhia aérea Azul. 2018. 27f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em turismo), Departamento de Turismo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Turismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37446/1/Gestaodemarca_Nogueira_2018.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37446/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37446/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37446/4/Gestaodemarca_Nogueira_2018.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e6fc918068fa4e15ec00182414114cd9 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 6f2d0818d98eec7502407f54e50049e8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832878072102912 |