Gestão de marca da companhia aérea Azul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Jéssica Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37446
Resumo: A evolução do setor aéreo foi imprescindível para o crescimento do turismo mundial, inicialmente reconhecido como um meio de transporte utilizado principalmente pela classe alta e que denotava status, atualmente é caracterizado como um dos mais utilizados. Diversas mudanças no mercado possibilitaram a ‘popularização’ desse setor, uma delas é a entrada de companhias aéreas que atuam conforme o modelo Low Cost, de baixo custo, como é o caso da companhia Azul, que iremos investigar neste trabalho, além das estratégias de marketing utilizadas por ela, a exemplo do Branded Content, que é um conteúdo desenvolvido e disponibilizado pela marca principalmente nos meios digitais, com o objetivo de atrair a atenção do público e engajá-lo a marca. Ao final, pode-se concluir que a Azul possui um público engajado e que prega a qualidade da empresa, porém identifica-se que a empresa tem potencial para desenvolver uma estratégia mais forte e relevante por meio do Branded Content, com a finalidade de atrair e cativar esse público. A empresa possui, portanto, grande potencial de crescimento que está sendo desenvolvido, mas que pode ser otimizado com a estratégia do conteúdo de marca.
id UFRN_bb73ed94d35e76237160fb1ff83ce792
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37446
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nogueira, Jéssica RodriguesAlexandre, Mauro Lemuel de OliveiraFarias, Mayara Ferreira deFerreira, Lissa Valeria Fernandes2018-12-20T12:26:35Z2021-09-22T13:51:33Z2018-12-20T12:26:35Z2021-09-22T13:51:33Z2018-11-282013034046NOGUEIRA, Jéssica Rodrigues. Gestão de marcas da companhia aérea Azul. 2018. 27f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em turismo), Departamento de Turismo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37446Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarcasBranded contentGestão de marca da companhia aérea Azulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA evolução do setor aéreo foi imprescindível para o crescimento do turismo mundial, inicialmente reconhecido como um meio de transporte utilizado principalmente pela classe alta e que denotava status, atualmente é caracterizado como um dos mais utilizados. Diversas mudanças no mercado possibilitaram a ‘popularização’ desse setor, uma delas é a entrada de companhias aéreas que atuam conforme o modelo Low Cost, de baixo custo, como é o caso da companhia Azul, que iremos investigar neste trabalho, além das estratégias de marketing utilizadas por ela, a exemplo do Branded Content, que é um conteúdo desenvolvido e disponibilizado pela marca principalmente nos meios digitais, com o objetivo de atrair a atenção do público e engajá-lo a marca. Ao final, pode-se concluir que a Azul possui um público engajado e que prega a qualidade da empresa, porém identifica-se que a empresa tem potencial para desenvolver uma estratégia mais forte e relevante por meio do Branded Content, com a finalidade de atrair e cativar esse público. A empresa possui, portanto, grande potencial de crescimento que está sendo desenvolvido, mas que pode ser otimizado com a estratégia do conteúdo de marca.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGestaodemarca_Nogueira_2018.pdfTrabalho de conclusão de cursoapplication/pdf492496https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37446/1/Gestaodemarca_Nogueira_2018.pdfe6fc918068fa4e15ec00182414114cd9MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37446/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37446/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTGestaodemarca_Nogueira_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain57687https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37446/4/Gestaodemarca_Nogueira_2018.pdf.txt6f2d0818d98eec7502407f54e50049e8MD54123456789/374462021-09-22 10:51:33.104oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:51:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão de marca da companhia aérea Azul
title Gestão de marca da companhia aérea Azul
spellingShingle Gestão de marca da companhia aérea Azul
Nogueira, Jéssica Rodrigues
Marcas
Branded content
title_short Gestão de marca da companhia aérea Azul
title_full Gestão de marca da companhia aérea Azul
title_fullStr Gestão de marca da companhia aérea Azul
title_full_unstemmed Gestão de marca da companhia aérea Azul
title_sort Gestão de marca da companhia aérea Azul
author Nogueira, Jéssica Rodrigues
author_facet Nogueira, Jéssica Rodrigues
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Farias, Mayara Ferreira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Jéssica Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Lissa Valeria Fernandes
contributor_str_mv Ferreira, Lissa Valeria Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Marcas
Branded content
topic Marcas
Branded content
description A evolução do setor aéreo foi imprescindível para o crescimento do turismo mundial, inicialmente reconhecido como um meio de transporte utilizado principalmente pela classe alta e que denotava status, atualmente é caracterizado como um dos mais utilizados. Diversas mudanças no mercado possibilitaram a ‘popularização’ desse setor, uma delas é a entrada de companhias aéreas que atuam conforme o modelo Low Cost, de baixo custo, como é o caso da companhia Azul, que iremos investigar neste trabalho, além das estratégias de marketing utilizadas por ela, a exemplo do Branded Content, que é um conteúdo desenvolvido e disponibilizado pela marca principalmente nos meios digitais, com o objetivo de atrair a atenção do público e engajá-lo a marca. Ao final, pode-se concluir que a Azul possui um público engajado e que prega a qualidade da empresa, porém identifica-se que a empresa tem potencial para desenvolver uma estratégia mais forte e relevante por meio do Branded Content, com a finalidade de atrair e cativar esse público. A empresa possui, portanto, grande potencial de crescimento que está sendo desenvolvido, mas que pode ser otimizado com a estratégia do conteúdo de marca.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-20T12:26:35Z
2021-09-22T13:51:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-20T12:26:35Z
2021-09-22T13:51:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2013034046
dc.identifier.citation.fl_str_mv NOGUEIRA, Jéssica Rodrigues. Gestão de marcas da companhia aérea Azul. 2018. 27f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em turismo), Departamento de Turismo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37446
identifier_str_mv 2013034046
NOGUEIRA, Jéssica Rodrigues. Gestão de marcas da companhia aérea Azul. 2018. 27f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em turismo), Departamento de Turismo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37446/1/Gestaodemarca_Nogueira_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37446/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37446/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37446/4/Gestaodemarca_Nogueira_2018.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e6fc918068fa4e15ec00182414114cd9
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
6f2d0818d98eec7502407f54e50049e8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117733480923136