Um Framework pedagógico desplugado para a prática das habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guarda, Graziela Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28023
Resumo: O Brasil tem avançado notoriamente na formulação de políticas públicas no que tange a integração do Pensamento Computacional (PC) na Educação Básica. No entanto, não temos ainda, diretrizes acerca de como realizar essa possível implementação. Esse cenário abre lacunas, dentre elas se pode destacar: a ausência de formação continuada docente e consequentemente o despreparo deles para desenvolver o Pensamento Computacional em sala de aula, a baixa quantidade de licenciados em Informática no Brasil e a ausência de infraestrutura nas escolas. Nessa direção, a presente tese apresentará um Framework Pedagógico sobre os quatro pilares do Pensamento Computacional para professores do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) com o intuito de capacitá-los quanto aos conceitos e aplicações práticas dos quatro pilares do PC buscando identificar dificuldades e barreiras no aprendizado, bem como a possibilidade de os docentes realizarem a transposição didática usando o framework pedagógico. O projeto do Framework usou a abordagem bottom-up para mapear o domínio do conhecimento, viabilizado pela realização de cursos de formação continuada que foi ofertado em duas modalidades: presencial como etapa preliminar de validação dos instrumentos pedagógicos e on-line usando plataforma de Massive Open Online Course (MOOC). A análise de dados foi desenvolvida empregando metodologia mista, quali-qualitativa de caráter exploratória e descritiva. Capacitamos 214 cursistas de variados segmentos educacionais, sendo a grande maioria da rede pública de ensino. Os resultados evidenciaram que o Framework Pedagógico apresentado é adequado para uma possível implementação do Pensamento Computacional nas escolas e em paralelo, que a estrutura pedagógica do nosso curso em formato MOOC pode ser ampliada em larga escala uma vez que a aquisição dos conteúdos ocorreu de forma satisfatória. Por último, foi possível identificar que os docentes conseguiram realizar a transposição didática com autonomia e qualidade desejada.
id UFF-2_3baf57867fc85dd19c36e8c8282c573c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28023
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Um Framework pedagógico desplugado para a prática das habilidades do Pensamento Computacional no Ensino FundamentalAn unplugged pedagogical framework for practicing Computational Thinking skills in Elementary SchoolPensamento Computacional Desplugado, Aprendizagem Criativa, Formação ContinuadaFormação de professor, Educação básica, AprendizagemUnplugged Computational Thinking, Creative Learning, Continuing EducationPensamiento Computacional Desconectado, Aprendizaje Criativo, Educación ContinuaO Brasil tem avançado notoriamente na formulação de políticas públicas no que tange a integração do Pensamento Computacional (PC) na Educação Básica. No entanto, não temos ainda, diretrizes acerca de como realizar essa possível implementação. Esse cenário abre lacunas, dentre elas se pode destacar: a ausência de formação continuada docente e consequentemente o despreparo deles para desenvolver o Pensamento Computacional em sala de aula, a baixa quantidade de licenciados em Informática no Brasil e a ausência de infraestrutura nas escolas. Nessa direção, a presente tese apresentará um Framework Pedagógico sobre os quatro pilares do Pensamento Computacional para professores do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) com o intuito de capacitá-los quanto aos conceitos e aplicações práticas dos quatro pilares do PC buscando identificar dificuldades e barreiras no aprendizado, bem como a possibilidade de os docentes realizarem a transposição didática usando o framework pedagógico. O projeto do Framework usou a abordagem bottom-up para mapear o domínio do conhecimento, viabilizado pela realização de cursos de formação continuada que foi ofertado em duas modalidades: presencial como etapa preliminar de validação dos instrumentos pedagógicos e on-line usando plataforma de Massive Open Online Course (MOOC). A análise de dados foi desenvolvida empregando metodologia mista, quali-qualitativa de caráter exploratória e descritiva. Capacitamos 214 cursistas de variados segmentos educacionais, sendo a grande maioria da rede pública de ensino. Os resultados evidenciaram que o Framework Pedagógico apresentado é adequado para uma possível implementação do Pensamento Computacional nas escolas e em paralelo, que a estrutura pedagógica do nosso curso em formato MOOC pode ser ampliada em larga escala uma vez que a aquisição dos conteúdos ocorreu de forma satisfatória. Por último, foi possível identificar que os docentes conseguiram realizar a transposição didática com autonomia e qualidade desejada.CAPESBrazil has notably advanced in the formulation of public policies regarding the integration of Computational Thinking (CT) in K-12 Education. However, we do not yet have guidelines on how to carry out this possible implementation. This scenario opens gaps, among them we can highlight: the absence of continuing teacher training and consequently their unpreparedness to develop Computational Thinking in the classroom, the low number of Computer Science graduates in Brazil and the lack of infrastructure in schools. In this direction, this thesis will present a Pedagogical Framework on the four pillars of Computational Thinking and a set of teaching materials for k-12 Education to train them on the concepts and practical applications of the four pillars of the CT seeking to identify difficulties and barriers in learning, as well as the possibility for teachers to carry out the didactic transposition using the proposed teaching materials. The Framework project used the bottom-up approach to map the domain of knowledge, made possible by conducting continuing education courses that were offered in two modalities: face-to-face as a preliminary stage of validation of pedagogical instruments and online using a MOOC platform (Massive Open Online Course). Data analysis was developed using a mixed, qualitative-qualitative, exploratory, and descriptive methodology. We trained 214 course participants from various educational segments, the vast majority from the public school system. The results showed that the Pedagogical Framework presented is suitable for a implementation of Computational Thinking in schools and, in parallel, that the pedagogical structure of our course in MOOC format can be expanded on a large scale once the acquisition of the contents occurred in a satisfactory way. Finally, it was possible to identify that the teachers were able to conduct the didactic transposition with autonomy and desired quality.Brasil ha avanzado notablemente en la formulación de políticas públicas en materia de integración del Pensamiento Computacional (PC) en la Enseñanza Básica. Sin embargo, aún no contamos con lineamientos sobre cómo llevar a cabo esta posible implementación. Este escenario abre brechas, entre ellas podemos destacar: la ausencia de formación continua de los docentes y consecuentemente su falta de preparación para desarrollar el Pensamiento Computacional en el aula, el bajo número de graduados en Informática en Brasil y la falta de infraestructura en las escuelas. En esa dirección, esta tesis presentará un Framework Pedagógico sobre los cuatro pilares del Pensamiento Computacional para docentes de Educación Primaria con el fin de capacitarlos en los conceptos y aplicaciones prácticas de los cuatro pilares del Pensamiento Computacional, buscando identificar dificultades y barreras en el aprendizaje, así como la posibilidad de que los docentes realicen la transposición didáctica utilizando el framework pedagógico. El proyecto Framework utilizó el enfoque de abajo hacia arriba para mapear el dominio del conocimiento, hecho posible mediante la realización de cursos de educación continua que se ofrecieron en dos modalidades: presencial como etapa preliminar de validación de instrumentos pedagógicos y en línea utilizando un MOOC plataforma (Massive Open Online Course). El análisis de los datos se desarrolló utilizando una metodología mixta, cualitativa-cualitativa, exploratoria y descriptiva. Capacitamos a 214 cursillistas de diversos segmentos educativos, en su gran mayoría del sistema escolar público. Los resultados mostraron que el Framework Pedagógico presentado es apto para una posible implementación del Pensamiento Computacional en las escuelas y, paralelamente, que la estructura pedagógica de nuestro curso en formato MOOC puede ampliarse a gran escala una vez que la adquisición de los contenidos ocurrió de una manera satisfactoria. Finalmente, fue posible identificar que los docentes fueron capaces de realizar la transposición didáctica con autonomía y calidad deseada.141 p.Pinto, Sérgio Crespo Coelho da Silvahttp://lattes.cnpq.br/6515044727348778Castro, Helena Carlahttp://lattes.cnpq.br/5765020884056943Braz, Ruth Marianihttp://lattes.cnpq.br/8386383577325343Menezes, Crediné Silva dehttp://lattes.cnpq.br/5454484334693909Clunie, CliftonGarcia, Julián Albertohttp://lattes.cnpq.br/0638310765534182Guarda, Graziela Ferreira2023-03-03T13:07:29Z2023-03-03T13:07:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGUARDA, Graziela Ferreira. Um Framework pedagógico desplugado para a prática das habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. 2022. 141 f. Tese (Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28023CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-03T13:07:33Zoai:app.uff.br:1/28023Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:46.011703Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Um Framework pedagógico desplugado para a prática das habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental
An unplugged pedagogical framework for practicing Computational Thinking skills in Elementary School
title Um Framework pedagógico desplugado para a prática das habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental
spellingShingle Um Framework pedagógico desplugado para a prática das habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental
Guarda, Graziela Ferreira
Pensamento Computacional Desplugado, Aprendizagem Criativa, Formação Continuada
Formação de professor, Educação básica, Aprendizagem
Unplugged Computational Thinking, Creative Learning, Continuing Education
Pensamiento Computacional Desconectado, Aprendizaje Criativo, Educación Continua
title_short Um Framework pedagógico desplugado para a prática das habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental
title_full Um Framework pedagógico desplugado para a prática das habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental
title_fullStr Um Framework pedagógico desplugado para a prática das habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Um Framework pedagógico desplugado para a prática das habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental
title_sort Um Framework pedagógico desplugado para a prática das habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental
author Guarda, Graziela Ferreira
author_facet Guarda, Graziela Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Sérgio Crespo Coelho da Silva
http://lattes.cnpq.br/6515044727348778
Castro, Helena Carla
http://lattes.cnpq.br/5765020884056943
Braz, Ruth Mariani
http://lattes.cnpq.br/8386383577325343
Menezes, Crediné Silva de
http://lattes.cnpq.br/5454484334693909
Clunie, Clifton
Garcia, Julián Alberto
http://lattes.cnpq.br/0638310765534182
dc.contributor.author.fl_str_mv Guarda, Graziela Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento Computacional Desplugado, Aprendizagem Criativa, Formação Continuada
Formação de professor, Educação básica, Aprendizagem
Unplugged Computational Thinking, Creative Learning, Continuing Education
Pensamiento Computacional Desconectado, Aprendizaje Criativo, Educación Continua
topic Pensamento Computacional Desplugado, Aprendizagem Criativa, Formação Continuada
Formação de professor, Educação básica, Aprendizagem
Unplugged Computational Thinking, Creative Learning, Continuing Education
Pensamiento Computacional Desconectado, Aprendizaje Criativo, Educación Continua
description O Brasil tem avançado notoriamente na formulação de políticas públicas no que tange a integração do Pensamento Computacional (PC) na Educação Básica. No entanto, não temos ainda, diretrizes acerca de como realizar essa possível implementação. Esse cenário abre lacunas, dentre elas se pode destacar: a ausência de formação continuada docente e consequentemente o despreparo deles para desenvolver o Pensamento Computacional em sala de aula, a baixa quantidade de licenciados em Informática no Brasil e a ausência de infraestrutura nas escolas. Nessa direção, a presente tese apresentará um Framework Pedagógico sobre os quatro pilares do Pensamento Computacional para professores do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) com o intuito de capacitá-los quanto aos conceitos e aplicações práticas dos quatro pilares do PC buscando identificar dificuldades e barreiras no aprendizado, bem como a possibilidade de os docentes realizarem a transposição didática usando o framework pedagógico. O projeto do Framework usou a abordagem bottom-up para mapear o domínio do conhecimento, viabilizado pela realização de cursos de formação continuada que foi ofertado em duas modalidades: presencial como etapa preliminar de validação dos instrumentos pedagógicos e on-line usando plataforma de Massive Open Online Course (MOOC). A análise de dados foi desenvolvida empregando metodologia mista, quali-qualitativa de caráter exploratória e descritiva. Capacitamos 214 cursistas de variados segmentos educacionais, sendo a grande maioria da rede pública de ensino. Os resultados evidenciaram que o Framework Pedagógico apresentado é adequado para uma possível implementação do Pensamento Computacional nas escolas e em paralelo, que a estrutura pedagógica do nosso curso em formato MOOC pode ser ampliada em larga escala uma vez que a aquisição dos conteúdos ocorreu de forma satisfatória. Por último, foi possível identificar que os docentes conseguiram realizar a transposição didática com autonomia e qualidade desejada.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-03T13:07:29Z
2023-03-03T13:07:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUARDA, Graziela Ferreira. Um Framework pedagógico desplugado para a prática das habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. 2022. 141 f. Tese (Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28023
identifier_str_mv GUARDA, Graziela Ferreira. Um Framework pedagógico desplugado para a prática das habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. 2022. 141 f. Tese (Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823686627360768