Papéis e temporalidades docentes no e-learning: um framework conceitual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26206 |
Resumo: | As organizações modernas, com a multiplicidade, onipresença e intensidade de uso de tecnologias de informação e comunicação, impõem aos profissionais a atuação em diversos compromissos e papéis ao mesmo tempo e em diferentes espaços. Tal contexto se manifesta para os docentes, especialmente os que lecionam em ambientes virtuais de aprendizagem, também conhecidos como e-learning. Apesar da ampla difusão de estudos sobre e-learning, pouco se conhece sobre as relações imbricadas das orientações temporais dos docentes que atuam em ambientes virtuais de aprendizagem, o que justifica a escolha da temática desta Tese. Para endereçar essa lacuna, o objetivo da pesquisa é entender a conexão dos papéis e das temporalidades docentes e representá-las conceitualmente por meio de um framework aplicado a ambientes de elearning. Trata-se de um estudo teórico, qualitativo e exploratório, no qual aplica-se a metodologia de construção de framework conceitual proposta por Jabareen (2009). A base teórica adotada na pesquisa foi identificada por levantamentos sistematizados da literatura sobre tempo, e-learning e papéis docentes. Por meio da análise da base teórica adotada, foram identificados os papéis docentes no e-learning, os quais se classificam em: tecnológico, gerencial e pedagógico. Além disso, a análise das temporalidades identificou os tempos monocrônico e policrônico como sendo importantes agentes da orientação temporal de indivíduos, que resultam em uma simetria ou assimetria temporal do ambiente investigado. Após a interpretação dos dados bibliográficos, um framework conceitual é proposto e validado para representar o relacionamento dos papéis desempenhados pelos docentes com os tempos monocrônicos e policrônicos e as questões de simetria ou assimetria temporal entre os atores envolvidos nessa relação. Entende-se que o resultado da pesquisa é uma contribuição original de compreensão da conexão entre os papéis e as temporalidades docentes em ambientes de e-learning. O framework conceitual proposto pode proporcionar o autoconhecimento das percepções temporais docentes e a análise do impacto da orientação temporal de terceiros sobre a temporalidade docente, resultando, por exemplo, na identificação de ações gerenciais para correção de comportamento. |
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Carvalho, Maria Luiza Azevedo deGurgel, André MoraisAlexandre, Mauro Lemuel de OliveiraFreitas, Angilberto Sabino deNascimento, Francinaide de Lima SilvaRamos, Anatalia Saraiva Martins2018-11-27T21:16:26Z2018-11-27T21:16:26Z2018-07-27CARVALHO, Maria Luiza Azevedo de. Papéis e temporalidades docentes no e-learning: um framework conceitual. 2018. 273f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26206As organizações modernas, com a multiplicidade, onipresença e intensidade de uso de tecnologias de informação e comunicação, impõem aos profissionais a atuação em diversos compromissos e papéis ao mesmo tempo e em diferentes espaços. Tal contexto se manifesta para os docentes, especialmente os que lecionam em ambientes virtuais de aprendizagem, também conhecidos como e-learning. Apesar da ampla difusão de estudos sobre e-learning, pouco se conhece sobre as relações imbricadas das orientações temporais dos docentes que atuam em ambientes virtuais de aprendizagem, o que justifica a escolha da temática desta Tese. Para endereçar essa lacuna, o objetivo da pesquisa é entender a conexão dos papéis e das temporalidades docentes e representá-las conceitualmente por meio de um framework aplicado a ambientes de elearning. Trata-se de um estudo teórico, qualitativo e exploratório, no qual aplica-se a metodologia de construção de framework conceitual proposta por Jabareen (2009). A base teórica adotada na pesquisa foi identificada por levantamentos sistematizados da literatura sobre tempo, e-learning e papéis docentes. Por meio da análise da base teórica adotada, foram identificados os papéis docentes no e-learning, os quais se classificam em: tecnológico, gerencial e pedagógico. Além disso, a análise das temporalidades identificou os tempos monocrônico e policrônico como sendo importantes agentes da orientação temporal de indivíduos, que resultam em uma simetria ou assimetria temporal do ambiente investigado. Após a interpretação dos dados bibliográficos, um framework conceitual é proposto e validado para representar o relacionamento dos papéis desempenhados pelos docentes com os tempos monocrônicos e policrônicos e as questões de simetria ou assimetria temporal entre os atores envolvidos nessa relação. Entende-se que o resultado da pesquisa é uma contribuição original de compreensão da conexão entre os papéis e as temporalidades docentes em ambientes de e-learning. O framework conceitual proposto pode proporcionar o autoconhecimento das percepções temporais docentes e a análise do impacto da orientação temporal de terceiros sobre a temporalidade docente, resultando, por exemplo, na identificação de ações gerenciais para correção de comportamento.The modern organizations, because of the multiplicity, omnipresence and intensity in the usage of the information and communication technologies, impose to professionals the performance in a diverse number of appointments and roles at the same time and in different spaces. Such context occurs for teachers, especially for those who teach in virtual learning environments also known as e-learning. Despite the wide dissemination of studies on e-learning, little is known about the intertwined relationships of the temporal orientations of the teaching staff who works in virtual learning environments, being this what justifies the choice of the subject for this thesis. To address this gap, the aim of this research is to understand the connection of the roles and the temporalities of the teachers andrepresent them conceptually through a framework applied to the elearning environments. It is a qualitative and exploratory theoretical study, in which the methodology for conceptual framework construction proposed by Jabareen (2009)is applied. The theoretical basis used in this research was identified by a systematic data collection on the literature about time, e-learning and teaching roles. Through the analysis of the theoretical basis adopted, it was identified the roles of the teachers in elearning, which are classified in: technological, managemental and educational. In addition, the analysis of the temporalities has identified the monochronic and polychronic time as important agents of the temporal orientation of the individuals, which results in a temporal symmetry or asymmetry of the environment investigated. After the interpretation of the bibliographic data, a conceptual framework is proposed to represent the relationships of the roles played by the teaching staff with the monochronic and polychronic time and the issues of temporal symmetry or asymmetry among the actors involved in this relationship. It is understood that the research result is an original contribution to the understanding of the connection between the roles and the temporalities of the teaching staff in e-learning environments. The proposed conceptual framework may provide the self-knowledge of the temporal perceptions of the teaching staff and the analysis of the impact of the temporal orientation of third parties on the teachers‘ temporality, resulting, for example, in the identification of behavior correctionactions.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOTempoOrientação temporalPapéis docentese-learningFramework conceitualPapéis e temporalidades docentes no e-learning: um framework conceitualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPapéistemporalidadesdocentes_Carvalho_2018.pdfapplication/pdf2285644https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26206/1/Pap%c3%a9istemporalidadesdocentes_Carvalho_2018.pdf7b96c176d6306b3947289262c19e64e2MD51TEXTPapéistemporalidadesdocentes_Carvalho_2018.pdf.txtPapéistemporalidadesdocentes_Carvalho_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain567045https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26206/2/Pap%c3%a9istemporalidadesdocentes_Carvalho_2018.pdf.txt55587311f39f68a6b3101b4b91e38c4cMD52THUMBNAILPapéistemporalidadesdocentes_Carvalho_2018.pdf.jpgPapéistemporalidadesdocentes_Carvalho_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2444https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26206/3/Pap%c3%a9istemporalidadesdocentes_Carvalho_2018.pdf.jpgbdb49e6b04cf89c80353a97f44064bd0MD53123456789/262062019-01-29 18:04:09.243oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26206Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-29T21:04:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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As organizações modernas, com a multiplicidade, onipresença e intensidade de uso de tecnologias de informação e comunicação, impõem aos profissionais a atuação em diversos compromissos e papéis ao mesmo tempo e em diferentes espaços. Tal contexto se manifesta para os docentes, especialmente os que lecionam em ambientes virtuais de aprendizagem, também conhecidos como e-learning. Apesar da ampla difusão de estudos sobre e-learning, pouco se conhece sobre as relações imbricadas das orientações temporais dos docentes que atuam em ambientes virtuais de aprendizagem, o que justifica a escolha da temática desta Tese. Para endereçar essa lacuna, o objetivo da pesquisa é entender a conexão dos papéis e das temporalidades docentes e representá-las conceitualmente por meio de um framework aplicado a ambientes de elearning. Trata-se de um estudo teórico, qualitativo e exploratório, no qual aplica-se a metodologia de construção de framework conceitual proposta por Jabareen (2009). A base teórica adotada na pesquisa foi identificada por levantamentos sistematizados da literatura sobre tempo, e-learning e papéis docentes. Por meio da análise da base teórica adotada, foram identificados os papéis docentes no e-learning, os quais se classificam em: tecnológico, gerencial e pedagógico. Além disso, a análise das temporalidades identificou os tempos monocrônico e policrônico como sendo importantes agentes da orientação temporal de indivíduos, que resultam em uma simetria ou assimetria temporal do ambiente investigado. Após a interpretação dos dados bibliográficos, um framework conceitual é proposto e validado para representar o relacionamento dos papéis desempenhados pelos docentes com os tempos monocrônicos e policrônicos e as questões de simetria ou assimetria temporal entre os atores envolvidos nessa relação. Entende-se que o resultado da pesquisa é uma contribuição original de compreensão da conexão entre os papéis e as temporalidades docentes em ambientes de e-learning. O framework conceitual proposto pode proporcionar o autoconhecimento das percepções temporais docentes e a análise do impacto da orientação temporal de terceiros sobre a temporalidade docente, resultando, por exemplo, na identificação de ações gerenciais para correção de comportamento. |
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