Ressignificações de professoras acerca do brincar na educação infantil: uma análise da psicologia histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Lorrine Borges
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49730
Resumo: No âmbito da educação para as infâncias, o brincar é reconhecido como uma atividade que impulsiona a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Por essa razão, faz-se necessário que, no âmbito escolar, esse brincar seja entendido pelas/os docentes como parte do planejamento e da prática pedagógica. Assim, o presente trabalho tem como objetivo compreender as ressignificações de professoras da educação infantil acerca do brincar a partir da participação das mesmas em um grupo reflexivo concebido simultaneamente como espaço formativo. O referencial teórico é a Psicologia Histórico-Cultural, em especial os conceitos de periodização do desenvolvimento psicológico, de atividade principal, de significados e de vivências. Foi realizada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica nos Portal de Periódicos CAPES e na Base de dados SciELO, com um recorte de 2010 a 2020, visando o levantamento de trabalhos que discutem a temática do brincar na infância. Por sua vez, para o levantamento empírico, foram utilizadas técnicas de natureza qualitativa, sendo realizada uma pesquisa colaborativa, por meio de um grupo reflexivo, e posteriormente a aplicação de um questionário virtual. O grupo reflexivo foi composto por sete professoras de CMEIs localizados no Rio Grande do Norte, totalizando cinco encontros nos quais foram discutidas vivências de cada uma no que tange à educação com crianças. Os resultados indicam que as falas das professoras inserem-se, majoritariamente, nos seguintes eixos, construídos a posteriori: a ressignificação do brincar a partir das vivências das professoras em âmbito pessoal e familiar bem como da consideração pela periodização do desenvolvimento infantil; a subvalorização do brincar em função das práticas rotineiras da escola; a inclusão do brincar de forma mais ampla e significativa nas práticas pedagógicas a partir das discussões realizadas no grupo reflexivo; desafios e dificuldades para a promoção do brincar enquanto atividade principal do desenvolvimento infantil em razão de concepções arraigadas e outros obstáculos que ainda são presentes nas escolas. Desse modo, foi possível concluir que houve um movimento de ressignificação das professoras em relação ao brincar das crianças, o qual passa a ser compreendido enquanto momento de imaginação e liberdade imprescindível à aprendizagem e desenvolvimento infantil.
id UFRN_c6f0bde631fe127ef1063d26fe71089b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49730
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pinto, Lorrine Borgeshttp://lattes.cnpq.br/9111756847152577http://lattes.cnpq.br/1018577427983026Tavares, Andrezza Maria Batista do NascimentoMedeiros, Blenda Carine Dantas dehttps://orcid.org/0000-0002-4091-3897http://lattes.cnpq.br/6246411297862967Lopes, Denise Maria de CarvalhoCalado, Vânia AparecidaRibeiro, Cynara Teixeira2022-11-10T21:10:57Z2022-11-10T21:10:57Z2022-06-30PINTO, Lorrine Borges. Ressignificações de professoras acerca do brincar na educação infantil: uma análise da psicologia histórico-cultural. Orientador: Cynara Teixeira Ribeiro. 2022. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49730No âmbito da educação para as infâncias, o brincar é reconhecido como uma atividade que impulsiona a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Por essa razão, faz-se necessário que, no âmbito escolar, esse brincar seja entendido pelas/os docentes como parte do planejamento e da prática pedagógica. Assim, o presente trabalho tem como objetivo compreender as ressignificações de professoras da educação infantil acerca do brincar a partir da participação das mesmas em um grupo reflexivo concebido simultaneamente como espaço formativo. O referencial teórico é a Psicologia Histórico-Cultural, em especial os conceitos de periodização do desenvolvimento psicológico, de atividade principal, de significados e de vivências. Foi realizada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica nos Portal de Periódicos CAPES e na Base de dados SciELO, com um recorte de 2010 a 2020, visando o levantamento de trabalhos que discutem a temática do brincar na infância. Por sua vez, para o levantamento empírico, foram utilizadas técnicas de natureza qualitativa, sendo realizada uma pesquisa colaborativa, por meio de um grupo reflexivo, e posteriormente a aplicação de um questionário virtual. O grupo reflexivo foi composto por sete professoras de CMEIs localizados no Rio Grande do Norte, totalizando cinco encontros nos quais foram discutidas vivências de cada uma no que tange à educação com crianças. Os resultados indicam que as falas das professoras inserem-se, majoritariamente, nos seguintes eixos, construídos a posteriori: a ressignificação do brincar a partir das vivências das professoras em âmbito pessoal e familiar bem como da consideração pela periodização do desenvolvimento infantil; a subvalorização do brincar em função das práticas rotineiras da escola; a inclusão do brincar de forma mais ampla e significativa nas práticas pedagógicas a partir das discussões realizadas no grupo reflexivo; desafios e dificuldades para a promoção do brincar enquanto atividade principal do desenvolvimento infantil em razão de concepções arraigadas e outros obstáculos que ainda são presentes nas escolas. Desse modo, foi possível concluir que houve um movimento de ressignificação das professoras em relação ao brincar das crianças, o qual passa a ser compreendido enquanto momento de imaginação e liberdade imprescindível à aprendizagem e desenvolvimento infantil.In the context of education for children, playing is recognized as an activity that boosted children's learning and development. For this reason, it is necessary that, in the school environment/teachers, it is understood as part of the planning and pedagogical practice. Thus, the present work is able to understand the resignifications of early childhood education teachers about playing from their participation in a reflective group conceived simultaneously as a training space. The theoretical framework is Historical-Cultural Psychology, especially the concepts of periodization of psychological development, main activity, meanings and experiences. Initially, a bibliographic research was carried out, published in the CAPES Portal and in the Database 2010 to 2020, with the objective of studying the works and studying in the discussion. At the same time, for the empirical survey, techniques of a qualitative nature were used, with a collaborative research being carried out, through a reflective group, and later an application of its virtual right. The group of CMEI teachers was composed of seven CMEI teachers who are discovering in Rio Grande do Norte, totaling five meetings in which they were designated as experience teachers of each one regarding education with children. The results indicate that the teachers' speeches are mostly built a posteriori: the resignification of playing based on the teachers' experiences in the following terms and as well as personal family development through the periodization of children's results; the undervaluation of playing due to routine school practices; the inclusion of play in a broader and more significant way in pedagogical practices based on the discussions held in the reflective group; Challenges and difficulties for the promotion of play as the main activity of child development due to ingrained conceptions and other obstacles that are still presented in schools. In this way, it was possible for a movement of children to re-signify the possibility of passing the relationship to children's play, which a way of functioning of children was important in moments of imagination and freedom for learning and child development.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOBrincarEducação infantilFormação docentePsicologia histórico-culturalRessignificações de professoras acerca do brincar na educação infantil: uma análise da psicologia histórico-culturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRessignificacoesprofessorasacerca_Pinto_2022.pdfapplication/pdf1153215https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49730/1/Ressignificacoesprofessorasacerca_Pinto_2022.pdfbf9b9e55c78dca9abe68a3128a492838MD51123456789/497302022-11-10 18:15:29.94oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49730Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-11-10T21:15:29Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ressignificações de professoras acerca do brincar na educação infantil: uma análise da psicologia histórico-cultural
title Ressignificações de professoras acerca do brincar na educação infantil: uma análise da psicologia histórico-cultural
spellingShingle Ressignificações de professoras acerca do brincar na educação infantil: uma análise da psicologia histórico-cultural
Pinto, Lorrine Borges
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Brincar
Educação infantil
Formação docente
Psicologia histórico-cultural
title_short Ressignificações de professoras acerca do brincar na educação infantil: uma análise da psicologia histórico-cultural
title_full Ressignificações de professoras acerca do brincar na educação infantil: uma análise da psicologia histórico-cultural
title_fullStr Ressignificações de professoras acerca do brincar na educação infantil: uma análise da psicologia histórico-cultural
title_full_unstemmed Ressignificações de professoras acerca do brincar na educação infantil: uma análise da psicologia histórico-cultural
title_sort Ressignificações de professoras acerca do brincar na educação infantil: uma análise da psicologia histórico-cultural
author Pinto, Lorrine Borges
author_facet Pinto, Lorrine Borges
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9111756847152577
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1018577427983026
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Medeiros, Blenda Carine Dantas de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4091-3897
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6246411297862967
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Lopes, Denise Maria de Carvalho
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Calado, Vânia Aparecida
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Lorrine Borges
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Cynara Teixeira
contributor_str_mv Ribeiro, Cynara Teixeira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Brincar
Educação infantil
Formação docente
Psicologia histórico-cultural
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Educação infantil
Formação docente
Psicologia histórico-cultural
description No âmbito da educação para as infâncias, o brincar é reconhecido como uma atividade que impulsiona a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Por essa razão, faz-se necessário que, no âmbito escolar, esse brincar seja entendido pelas/os docentes como parte do planejamento e da prática pedagógica. Assim, o presente trabalho tem como objetivo compreender as ressignificações de professoras da educação infantil acerca do brincar a partir da participação das mesmas em um grupo reflexivo concebido simultaneamente como espaço formativo. O referencial teórico é a Psicologia Histórico-Cultural, em especial os conceitos de periodização do desenvolvimento psicológico, de atividade principal, de significados e de vivências. Foi realizada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica nos Portal de Periódicos CAPES e na Base de dados SciELO, com um recorte de 2010 a 2020, visando o levantamento de trabalhos que discutem a temática do brincar na infância. Por sua vez, para o levantamento empírico, foram utilizadas técnicas de natureza qualitativa, sendo realizada uma pesquisa colaborativa, por meio de um grupo reflexivo, e posteriormente a aplicação de um questionário virtual. O grupo reflexivo foi composto por sete professoras de CMEIs localizados no Rio Grande do Norte, totalizando cinco encontros nos quais foram discutidas vivências de cada uma no que tange à educação com crianças. Os resultados indicam que as falas das professoras inserem-se, majoritariamente, nos seguintes eixos, construídos a posteriori: a ressignificação do brincar a partir das vivências das professoras em âmbito pessoal e familiar bem como da consideração pela periodização do desenvolvimento infantil; a subvalorização do brincar em função das práticas rotineiras da escola; a inclusão do brincar de forma mais ampla e significativa nas práticas pedagógicas a partir das discussões realizadas no grupo reflexivo; desafios e dificuldades para a promoção do brincar enquanto atividade principal do desenvolvimento infantil em razão de concepções arraigadas e outros obstáculos que ainda são presentes nas escolas. Desse modo, foi possível concluir que houve um movimento de ressignificação das professoras em relação ao brincar das crianças, o qual passa a ser compreendido enquanto momento de imaginação e liberdade imprescindível à aprendizagem e desenvolvimento infantil.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-10T21:10:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-10T21:10:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINTO, Lorrine Borges. Ressignificações de professoras acerca do brincar na educação infantil: uma análise da psicologia histórico-cultural. Orientador: Cynara Teixeira Ribeiro. 2022. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49730
identifier_str_mv PINTO, Lorrine Borges. Ressignificações de professoras acerca do brincar na educação infantil: uma análise da psicologia histórico-cultural. Orientador: Cynara Teixeira Ribeiro. 2022. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49730/1/Ressignificacoesprofessorasacerca_Pinto_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bf9b9e55c78dca9abe68a3128a492838
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833055197560832