Plano de negócio para loja do segmento de hortas urbanas
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50643 |
Resumo: | É uma tendência mundial e crescente as preocupações ecológicas com o impacto que os humanos causam ao planeta, intimamente ligado às questões de saúde, qualidade de vida e uma alimentação saudável e barata. Com isso, o interesse por hortas em ambientes residenciais e comunitários nos centros urbanos está aumentando exponencialmente, além do fato da FAO considerar uma das agendas humanitárias das próximas décadas pela necessidade de segurança alimentar. A busca por conhecimento pelo tema e produtos de qualidade gera uma demanda e para isso, um agente do mercado pode surgir para atender esses consumidores e cumprir ao mesmo tempo um importante papel de promotor desse estilo de vida ao ofertar produtos, gerar emprego e renda, levar informação para que a prática seja cada vez mais comum dentro dos lares, promover contato com a natureza em meio a cidade. Dessa forma, estará cumprindo sua missão de proporcionar para que chegue aos espaços residenciais e comunitários das cidades uma nova concepção de vida que levará a melhorias na alimentação, saúde e qualidade de vida das pessoas, por meio da troca de conhecimentos com a sociedade e da comercialização de produtos de qualidade, confiáveis e inovadores aos agricultores urbanos. Com o intuito de ser protagonista deste processo, a pesquisa por meio da ferramenta plano de negócio buscou responder ao questionamento: Qual a viabilidade da abertura de uma loja de departamentos focada no segmento de hortas urbanas em Natal-RN? Concluindo por ser viável o empreendimento, mas com a ressalva de ser necessário uma seleção minuciosa dos fornecedores com o intuito de se obter diminuição nos custos de aquisição de insumos, maior competitividade de mercado e, consecutivamente, maior margem de lucro. |
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Silva, Flávio Iggo Barbalho Amador daCarício, Marcelo RiqueOliveira, Edna Maria da Silva Medeiros deSerafini, Paula GonçalvesCarício, Marcelo Rique2022-12-24T19:45:57Z2022-12-24T19:45:57Z2022-12-16SILVA, Flávio Iggo Barbalho Amador da. Plano de negócio para loja do segmento de hortas urbanas. Orientador: Marcelo Rique Carício. 2022. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50643É uma tendência mundial e crescente as preocupações ecológicas com o impacto que os humanos causam ao planeta, intimamente ligado às questões de saúde, qualidade de vida e uma alimentação saudável e barata. Com isso, o interesse por hortas em ambientes residenciais e comunitários nos centros urbanos está aumentando exponencialmente, além do fato da FAO considerar uma das agendas humanitárias das próximas décadas pela necessidade de segurança alimentar. A busca por conhecimento pelo tema e produtos de qualidade gera uma demanda e para isso, um agente do mercado pode surgir para atender esses consumidores e cumprir ao mesmo tempo um importante papel de promotor desse estilo de vida ao ofertar produtos, gerar emprego e renda, levar informação para que a prática seja cada vez mais comum dentro dos lares, promover contato com a natureza em meio a cidade. Dessa forma, estará cumprindo sua missão de proporcionar para que chegue aos espaços residenciais e comunitários das cidades uma nova concepção de vida que levará a melhorias na alimentação, saúde e qualidade de vida das pessoas, por meio da troca de conhecimentos com a sociedade e da comercialização de produtos de qualidade, confiáveis e inovadores aos agricultores urbanos. Com o intuito de ser protagonista deste processo, a pesquisa por meio da ferramenta plano de negócio buscou responder ao questionamento: Qual a viabilidade da abertura de uma loja de departamentos focada no segmento de hortas urbanas em Natal-RN? Concluindo por ser viável o empreendimento, mas com a ressalva de ser necessário uma seleção minuciosa dos fornecedores com o intuito de se obter diminuição nos custos de aquisição de insumos, maior competitividade de mercado e, consecutivamente, maior margem de lucro.It is a worldwide trend and growing ecological concerns about the impact that humans have on the planet, closely linked to health issues, quality of life and healthy and cheap food. As a result, interest in vegetable gardens in residential and community environments in urban centers is increasing exponentially, in addition to the fact that FAO considers one of the humanitarian agendas of the coming decades due to the need for food security. The search for knowledge about the subject and quality products generates a demand and for this, a market agent can appear to serve these consumers and at the same time fulfill an important role of promoting this lifestyle by offering products, generating jobs and income, bring information so that the practice is increasingly common in homes, promote contact with nature in the middle of the city. In this way, it will be fulfilling its mission of providing a new conception of life to reach residential and community spaces in cities that will lead to improvements in people's diet, health and quality of life, through the exchange of knowledge with society and the commercialization of quality, reliable and innovative products to urban farmers. In order to be the protagonist of this process, the research through the business plan tool sought to answer the question: What is the viability of opening a department store focused on the urban vegetable garden segment in Natal-RN? Concluding that the undertaking is viable, but with the caveat that a meticulous selection of suppliers is necessary in order to obtain a reduction in the costs of purchasing inputs, greater market competitiveness and, consecutively, a greater profit margin.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilDepartamento de Ciências AdministrativasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHortas UrbanasHortas DomésticasPlano de NegócioEmpreendedorismoAdministraçãoManagementUrban GardensHome GardensBusiness PlanEntrepreneurshipPlano de negócio para loja do segmento de hortas urbanasBusiness plan for a store in the urban vegetable garden segmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPlanoNegocioLoja_Silva_2022.pdfPlanoNegocioLoja_Silva_2022.pdfapplication/pdf2491468https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50643/1/PlanoNegocioLoja_Silva_2022.pdf72977675ef672398390478bd26837949MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50643/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50643/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/506432023-06-22 15:10:41.407oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-22T18:10:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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