Plano de negócio para loja do segmento de hortas urbanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flávio Iggo Barbalho Amador da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50643
Resumo: É uma tendência mundial e crescente as preocupações ecológicas com o impacto que os humanos causam ao planeta, intimamente ligado às questões de saúde, qualidade de vida e uma alimentação saudável e barata. Com isso, o interesse por hortas em ambientes residenciais e comunitários nos centros urbanos está aumentando exponencialmente, além do fato da FAO considerar uma das agendas humanitárias das próximas décadas pela necessidade de segurança alimentar. A busca por conhecimento pelo tema e produtos de qualidade gera uma demanda e para isso, um agente do mercado pode surgir para atender esses consumidores e cumprir ao mesmo tempo um importante papel de promotor desse estilo de vida ao ofertar produtos, gerar emprego e renda, levar informação para que a prática seja cada vez mais comum dentro dos lares, promover contato com a natureza em meio a cidade. Dessa forma, estará cumprindo sua missão de proporcionar para que chegue aos espaços residenciais e comunitários das cidades uma nova concepção de vida que levará a melhorias na alimentação, saúde e qualidade de vida das pessoas, por meio da troca de conhecimentos com a sociedade e da comercialização de produtos de qualidade, confiáveis e inovadores aos agricultores urbanos. Com o intuito de ser protagonista deste processo, a pesquisa por meio da ferramenta plano de negócio buscou responder ao questionamento: Qual a viabilidade da abertura de uma loja de departamentos focada no segmento de hortas urbanas em Natal-RN? Concluindo por ser viável o empreendimento, mas com a ressalva de ser necessário uma seleção minuciosa dos fornecedores com o intuito de se obter diminuição nos custos de aquisição de insumos, maior competitividade de mercado e, consecutivamente, maior margem de lucro.
id UFRN_cdf08f8b8cd4cf5170528bdbf4d16713
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50643
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Flávio Iggo Barbalho Amador daCarício, Marcelo RiqueOliveira, Edna Maria da Silva Medeiros deSerafini, Paula GonçalvesCarício, Marcelo Rique2022-12-24T19:45:57Z2022-12-24T19:45:57Z2022-12-16SILVA, Flávio Iggo Barbalho Amador da. Plano de negócio para loja do segmento de hortas urbanas. Orientador: Marcelo Rique Carício. 2022. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50643É uma tendência mundial e crescente as preocupações ecológicas com o impacto que os humanos causam ao planeta, intimamente ligado às questões de saúde, qualidade de vida e uma alimentação saudável e barata. Com isso, o interesse por hortas em ambientes residenciais e comunitários nos centros urbanos está aumentando exponencialmente, além do fato da FAO considerar uma das agendas humanitárias das próximas décadas pela necessidade de segurança alimentar. A busca por conhecimento pelo tema e produtos de qualidade gera uma demanda e para isso, um agente do mercado pode surgir para atender esses consumidores e cumprir ao mesmo tempo um importante papel de promotor desse estilo de vida ao ofertar produtos, gerar emprego e renda, levar informação para que a prática seja cada vez mais comum dentro dos lares, promover contato com a natureza em meio a cidade. Dessa forma, estará cumprindo sua missão de proporcionar para que chegue aos espaços residenciais e comunitários das cidades uma nova concepção de vida que levará a melhorias na alimentação, saúde e qualidade de vida das pessoas, por meio da troca de conhecimentos com a sociedade e da comercialização de produtos de qualidade, confiáveis e inovadores aos agricultores urbanos. Com o intuito de ser protagonista deste processo, a pesquisa por meio da ferramenta plano de negócio buscou responder ao questionamento: Qual a viabilidade da abertura de uma loja de departamentos focada no segmento de hortas urbanas em Natal-RN? Concluindo por ser viável o empreendimento, mas com a ressalva de ser necessário uma seleção minuciosa dos fornecedores com o intuito de se obter diminuição nos custos de aquisição de insumos, maior competitividade de mercado e, consecutivamente, maior margem de lucro.It is a worldwide trend and growing ecological concerns about the impact that humans have on the planet, closely linked to health issues, quality of life and healthy and cheap food. As a result, interest in vegetable gardens in residential and community environments in urban centers is increasing exponentially, in addition to the fact that FAO considers one of the humanitarian agendas of the coming decades due to the need for food security. The search for knowledge about the subject and quality products generates a demand and for this, a market agent can appear to serve these consumers and at the same time fulfill an important role of promoting this lifestyle by offering products, generating jobs and income, bring information so that the practice is increasingly common in homes, promote contact with nature in the middle of the city. In this way, it will be fulfilling its mission of providing a new conception of life to reach residential and community spaces in cities that will lead to improvements in people's diet, health and quality of life, through the exchange of knowledge with society and the commercialization of quality, reliable and innovative products to urban farmers. In order to be the protagonist of this process, the research through the business plan tool sought to answer the question: What is the viability of opening a department store focused on the urban vegetable garden segment in Natal-RN? Concluding that the undertaking is viable, but with the caveat that a meticulous selection of suppliers is necessary in order to obtain a reduction in the costs of purchasing inputs, greater market competitiveness and, consecutively, a greater profit margin.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilDepartamento de Ciências AdministrativasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHortas UrbanasHortas DomésticasPlano de NegócioEmpreendedorismoAdministraçãoManagementUrban GardensHome GardensBusiness PlanEntrepreneurshipPlano de negócio para loja do segmento de hortas urbanasBusiness plan for a store in the urban vegetable garden segmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPlanoNegocioLoja_Silva_2022.pdfPlanoNegocioLoja_Silva_2022.pdfapplication/pdf2491468https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50643/1/PlanoNegocioLoja_Silva_2022.pdf72977675ef672398390478bd26837949MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50643/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50643/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/506432023-06-22 15:10:41.407oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-22T18:10:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Plano de negócio para loja do segmento de hortas urbanas
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Business plan for a store in the urban vegetable garden segment
title Plano de negócio para loja do segmento de hortas urbanas
spellingShingle Plano de negócio para loja do segmento de hortas urbanas
Silva, Flávio Iggo Barbalho Amador da
Hortas Urbanas
Hortas Domésticas
Plano de Negócio
Empreendedorismo
Administração
Management
Urban Gardens
Home Gardens
Business Plan
Entrepreneurship
title_short Plano de negócio para loja do segmento de hortas urbanas
title_full Plano de negócio para loja do segmento de hortas urbanas
title_fullStr Plano de negócio para loja do segmento de hortas urbanas
title_full_unstemmed Plano de negócio para loja do segmento de hortas urbanas
title_sort Plano de negócio para loja do segmento de hortas urbanas
author Silva, Flávio Iggo Barbalho Amador da
author_facet Silva, Flávio Iggo Barbalho Amador da
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Carício, Marcelo Rique
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Edna Maria da Silva Medeiros de
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Serafini, Paula Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Flávio Iggo Barbalho Amador da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carício, Marcelo Rique
contributor_str_mv Carício, Marcelo Rique
dc.subject.por.fl_str_mv Hortas Urbanas
Hortas Domésticas
Plano de Negócio
Empreendedorismo
Administração
Management
Urban Gardens
Home Gardens
Business Plan
Entrepreneurship
topic Hortas Urbanas
Hortas Domésticas
Plano de Negócio
Empreendedorismo
Administração
Management
Urban Gardens
Home Gardens
Business Plan
Entrepreneurship
description É uma tendência mundial e crescente as preocupações ecológicas com o impacto que os humanos causam ao planeta, intimamente ligado às questões de saúde, qualidade de vida e uma alimentação saudável e barata. Com isso, o interesse por hortas em ambientes residenciais e comunitários nos centros urbanos está aumentando exponencialmente, além do fato da FAO considerar uma das agendas humanitárias das próximas décadas pela necessidade de segurança alimentar. A busca por conhecimento pelo tema e produtos de qualidade gera uma demanda e para isso, um agente do mercado pode surgir para atender esses consumidores e cumprir ao mesmo tempo um importante papel de promotor desse estilo de vida ao ofertar produtos, gerar emprego e renda, levar informação para que a prática seja cada vez mais comum dentro dos lares, promover contato com a natureza em meio a cidade. Dessa forma, estará cumprindo sua missão de proporcionar para que chegue aos espaços residenciais e comunitários das cidades uma nova concepção de vida que levará a melhorias na alimentação, saúde e qualidade de vida das pessoas, por meio da troca de conhecimentos com a sociedade e da comercialização de produtos de qualidade, confiáveis e inovadores aos agricultores urbanos. Com o intuito de ser protagonista deste processo, a pesquisa por meio da ferramenta plano de negócio buscou responder ao questionamento: Qual a viabilidade da abertura de uma loja de departamentos focada no segmento de hortas urbanas em Natal-RN? Concluindo por ser viável o empreendimento, mas com a ressalva de ser necessário uma seleção minuciosa dos fornecedores com o intuito de se obter diminuição nos custos de aquisição de insumos, maior competitividade de mercado e, consecutivamente, maior margem de lucro.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-24T19:45:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-24T19:45:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Flávio Iggo Barbalho Amador da. Plano de negócio para loja do segmento de hortas urbanas. Orientador: Marcelo Rique Carício. 2022. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50643
identifier_str_mv SILVA, Flávio Iggo Barbalho Amador da. Plano de negócio para loja do segmento de hortas urbanas. Orientador: Marcelo Rique Carício. 2022. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Administrativas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50643/1/PlanoNegocioLoja_Silva_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50643/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50643/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 72977675ef672398390478bd26837949
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117672076312576