Big Data utilizada como estratégia de comunicação e marketing: um estudo de caso da Amazon
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34480 |
Resumo: | O surgimento de novos espaços digitais permitiu que o ciberespaço se fomente enquanto constituição de um novo universo de construção de sociabilidade, permitindo a entrada de um marketing digital mais horizontalizado, considerando a participação ativa do usuário. Empresas precisaram criar novas estratégias e nesse contexto nos deparamos com o uso do Big Data, no qual a Amazon faz uso de maneira eficiente, permitindo que seus produtos (como a Alexa) se mantenham no topo das vendas continuamente. |
id |
UFRN_d54e5be7fc2965da66fda171a6977590 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34480 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Medeiros, Lutchenca da NóbregaCondorelli, AntoninoWillian, JohnDal Pian, Luiz Fernando2019-11-27T18:58:30Z2021-09-20T12:45:31Z2019-11-27T18:58:30Z2021-09-20T12:45:31Z2019-11-1320150128298MEDEIROS, Lutchenca da Nóbrega. Big Data utilizada como estratégia de comunicação e marketing: um estudo de caso da Amazon. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34480O surgimento de novos espaços digitais permitiu que o ciberespaço se fomente enquanto constituição de um novo universo de construção de sociabilidade, permitindo a entrada de um marketing digital mais horizontalizado, considerando a participação ativa do usuário. Empresas precisaram criar novas estratégias e nesse contexto nos deparamos com o uso do Big Data, no qual a Amazon faz uso de maneira eficiente, permitindo que seus produtos (como a Alexa) se mantenham no topo das vendas continuamente.The emergence of new digital spaces has allowed cyberspace to foster itself as a constitution of a new universe of sociability building, allowing the entry of a more horizontal digital marketing, considering the active participation of the user. Companies had to come up with new strategies and in this context we were faced with the use of Big Data, which Amazon makes efficient use of, allowing its products (such as Alexa) to stay on top of sales continuously.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilComunicação Social - Publicidade e PropagandaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBig DataDadosAmazonMarketing digitalBig Data utilizada como estratégia de comunicação e marketing: um estudo de caso da Amazoninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTBigData_Medeiros_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain95021https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34480/1/BigData_Medeiros_2019.pdf.txt126d788a62fc25fc1e905dfb63f164b1MD51LICENSElicense.txttext/plain762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34480/2/license.txte428689918449bd69f843393981e4109MD52ORIGINALBigData_Medeiros_2019.pdfapplication/pdf8805426https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34480/3/BigData_Medeiros_2019.pdf59157830aeb804d7f032c02866bb86ccMD53CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34480/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54123456789/344802021-09-20 09:45:31.692oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T12:45:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Big Data utilizada como estratégia de comunicação e marketing: um estudo de caso da Amazon |
title |
Big Data utilizada como estratégia de comunicação e marketing: um estudo de caso da Amazon |
spellingShingle |
Big Data utilizada como estratégia de comunicação e marketing: um estudo de caso da Amazon Medeiros, Lutchenca da Nóbrega Big Data Dados Amazon Marketing digital |
title_short |
Big Data utilizada como estratégia de comunicação e marketing: um estudo de caso da Amazon |
title_full |
Big Data utilizada como estratégia de comunicação e marketing: um estudo de caso da Amazon |
title_fullStr |
Big Data utilizada como estratégia de comunicação e marketing: um estudo de caso da Amazon |
title_full_unstemmed |
Big Data utilizada como estratégia de comunicação e marketing: um estudo de caso da Amazon |
title_sort |
Big Data utilizada como estratégia de comunicação e marketing: um estudo de caso da Amazon |
author |
Medeiros, Lutchenca da Nóbrega |
author_facet |
Medeiros, Lutchenca da Nóbrega |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Lutchenca da Nóbrega |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Condorelli, Antonino Willian, John Dal Pian, Luiz Fernando |
contributor_str_mv |
Condorelli, Antonino Willian, John Dal Pian, Luiz Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Big Data Dados Amazon Marketing digital |
topic |
Big Data Dados Amazon Marketing digital |
description |
O surgimento de novos espaços digitais permitiu que o ciberespaço se fomente enquanto constituição de um novo universo de construção de sociabilidade, permitindo a entrada de um marketing digital mais horizontalizado, considerando a participação ativa do usuário. Empresas precisaram criar novas estratégias e nesse contexto nos deparamos com o uso do Big Data, no qual a Amazon faz uso de maneira eficiente, permitindo que seus produtos (como a Alexa) se mantenham no topo das vendas continuamente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-27T18:58:30Z 2021-09-20T12:45:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-27T18:58:30Z 2021-09-20T12:45:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-11-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
20150128298 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MEDEIROS, Lutchenca da Nóbrega. Big Data utilizada como estratégia de comunicação e marketing: um estudo de caso da Amazon. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34480 |
identifier_str_mv |
20150128298 MEDEIROS, Lutchenca da Nóbrega. Big Data utilizada como estratégia de comunicação e marketing: um estudo de caso da Amazon. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34480/1/BigData_Medeiros_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34480/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34480/3/BigData_Medeiros_2019.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34480/4/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
126d788a62fc25fc1e905dfb63f164b1 e428689918449bd69f843393981e4109 59157830aeb804d7f032c02866bb86cc e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117764388749312 |