Análise da distribuição de momento fletor e força cortante devido à carga móvel em tabuleiros alargados de pontes rodoviárias retas em concreto armado
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44830 |
Resumo: | O aumento do tráfego de veículos nas rodovias brasileiras, assim como o aumento do seu peso e da sua capacidade de carga, tem exigido pontes cada vez maiores e mais resistentes. Diante disso, é preciso também adequar as pontes antigas às atuais condições de tráfego, realizando, para isso, atividades de reforço e alargamento destas estruturas. Neste contexto, esta pesquisa busca analisar a distribuição de momentos fletores e forças cortantes devidos à carga móvel em superestrutura de pontes retas com múltiplas longarinas que passaram por um processo de alargamento de sua seção transversal. Para tanto, foi utilizado o método de Leonhardt adaptado às pontes com tabuleiros alargados, o modelo numérico via Método dos Elementos Finitos (MEF), com o auxílio do programa CSiBridge®, versão 21, e o método proposto pela AASHTO LRFD (2017). Foram feitas análises de situações de pontes com diferentes números de longarinas, diferentes números de transversinas intermediárias e com concretos de diferentes resistências na região de alargamento, as quais permitiram concluir que a distribuição de esforços entre longarinas de mesma geometria dependeu fundamentalmente do aumento da rigidez do tabuleiro potencializada pelo aumento da resistência do concreto na região de alargamento e que, quanto maior era a resistência do concreto nessa região, mais esforços eram absorvidos pelas longarinas de alargamento e menos pelas longarinas já existentes. Além disso, observou-se que o número de transversinas intermediárias teve pouca influência na distribuição de esforços entre as longarinas de uma ponte alargada e que um número maior de longarinas acrescidas à ponte original resultou em maiores alívios de esforços nas longarinas iniciais. |
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Diante disso, é preciso também adequar as pontes antigas às atuais condições de tráfego, realizando, para isso, atividades de reforço e alargamento destas estruturas. Neste contexto, esta pesquisa busca analisar a distribuição de momentos fletores e forças cortantes devidos à carga móvel em superestrutura de pontes retas com múltiplas longarinas que passaram por um processo de alargamento de sua seção transversal. Para tanto, foi utilizado o método de Leonhardt adaptado às pontes com tabuleiros alargados, o modelo numérico via Método dos Elementos Finitos (MEF), com o auxílio do programa CSiBridge®, versão 21, e o método proposto pela AASHTO LRFD (2017). Foram feitas análises de situações de pontes com diferentes números de longarinas, diferentes números de transversinas intermediárias e com concretos de diferentes resistências na região de alargamento, as quais permitiram concluir que a distribuição de esforços entre longarinas de mesma geometria dependeu fundamentalmente do aumento da rigidez do tabuleiro potencializada pelo aumento da resistência do concreto na região de alargamento e que, quanto maior era a resistência do concreto nessa região, mais esforços eram absorvidos pelas longarinas de alargamento e menos pelas longarinas já existentes. Além disso, observou-se que o número de transversinas intermediárias teve pouca influência na distribuição de esforços entre as longarinas de uma ponte alargada e que um número maior de longarinas acrescidas à ponte original resultou em maiores alívios de esforços nas longarinas iniciais.The increase in vehicle traffic on Brazilian highways and the increasing your weight and carrying capacity have required increasingly larger and more resistant bridges. Nonetheless, it is also necessary to adapt the old bridges to the current traffic conditions, carrying out activities to reinforce and widen these structures. In this context, this research aims to analyze the distribution of bending moments and shear forces due to the mobile load in superstructure of straight bridges with multiple beams that went through a process of widening their cross section. Therefore, the Leonhardt method adapted to bridges with wide decks, the numerical model by Finite Element Method (FEM), using the CSiBridge® program, version 21, and the method proposed by AASHTO LRFD (2017) were used. Analysis of bridge situations with different numbers of beams, different numbers of intermediate transverses and with concretes of different strengths in the widening region were carried out. As results, it is concluded that the distribution of forces between beams of the same geometry depended fundamentally on the increase in the rigidity of the deck, intensified by the increase in the strength of the concrete in the widening region. In addition, it was observed that the greater the strength of the concrete in widening, the more forces were absorbed by the widening beams and less by the existing beams. Finally, it was observed that the number of intermediate transverses had little influence on the distribution of forces between the beams of a widened bridge and that a greater number of beams added to the original bridge resulted in greater stress relief in the initial beams.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVILUFRNBrasilPontes em concretoFator de distribuição de cargasAlargamento de pontesMétodo dos Elementos Finitos (MEF)Análise da distribuição de momento fletor e força cortante devido à carga móvel em tabuleiros alargados de pontes rodoviárias retas em concreto armadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnalisedistribuicaomomento_Costa_2021.pdfapplication/pdf20567151https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44830/1/Analisedistribuicaomomento_Costa_2021.pdfa43d86effed452e6d5d40e294235ca4bMD51123456789/448302022-05-02 12:28:33.196oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44830Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:28:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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