As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25298 |
Resumo: | A escola é um espaço de disputa de concepções e visões de mundo. Em relação às questões de ordem étnico-raciais essa disputa no campo escolar perpassa duas visões, a primeira voltada a uma perspectiva unilateral de caráter eurocentrista, que reproduz uma suposta inferioridade dos povos africanos e de seus descendentes ao supervalorizar as experiências históricas e culturais do segmento branco, supostamente “superiores” e desvalorizar e estereotipar as experiências culturais, históricas e as identidades dos africanos e afrodescendentes. A segunda visão, percebe a escola como um lugar de desconstrução dessa “inferioridade” atribuída aos africanos e afro-brasileiros. A pesquisa “As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015” trata-se de uma avaliação da política pública que versa sobre o material didático (PNLD) em relação ao cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no intuito de identificar como são tratados os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos livros didáticos de história aprovados pelo programa. Avaliar, especificamente, se esses materiais didáticos estão em consonância com o que estabelece as Diretrizes, isto é, se incorporaram em seus conteúdos a temática história e cultura africana e afro-brasileira de modo positivo. O processo metodológico consistiu em uma pesquisa documental e análise de conteúdo em três coleções didáticas aprovadas pelo programa. Os resultados apontam para uma efetividade parcial dessa política pública na medida em que a abordagem dos temas sobre história e cultura africana e afro-brasileira recebe um tratamento generalista e simplificado, não necessariamente negativo, mas bastante superficial. |
id |
UFRN_d7389cb35ec2a0d98644da7c1c200696 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25298 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
França, Ana Carolina Araújo deAssunção, Luiz Carvalho deSilva, Vanderlan Francisco daCosta, João Bosco Araújo da2018-06-08T20:46:24Z2018-06-08T20:46:24Z2017-08-31FRANÇA, Ana Carolina Araújo de. As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015. 2017. 146f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25298A escola é um espaço de disputa de concepções e visões de mundo. Em relação às questões de ordem étnico-raciais essa disputa no campo escolar perpassa duas visões, a primeira voltada a uma perspectiva unilateral de caráter eurocentrista, que reproduz uma suposta inferioridade dos povos africanos e de seus descendentes ao supervalorizar as experiências históricas e culturais do segmento branco, supostamente “superiores” e desvalorizar e estereotipar as experiências culturais, históricas e as identidades dos africanos e afrodescendentes. A segunda visão, percebe a escola como um lugar de desconstrução dessa “inferioridade” atribuída aos africanos e afro-brasileiros. A pesquisa “As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015” trata-se de uma avaliação da política pública que versa sobre o material didático (PNLD) em relação ao cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no intuito de identificar como são tratados os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos livros didáticos de história aprovados pelo programa. Avaliar, especificamente, se esses materiais didáticos estão em consonância com o que estabelece as Diretrizes, isto é, se incorporaram em seus conteúdos a temática história e cultura africana e afro-brasileira de modo positivo. O processo metodológico consistiu em uma pesquisa documental e análise de conteúdo em três coleções didáticas aprovadas pelo programa. Os resultados apontam para uma efetividade parcial dessa política pública na medida em que a abordagem dos temas sobre história e cultura africana e afro-brasileira recebe um tratamento generalista e simplificado, não necessariamente negativo, mas bastante superficial.The school is a place of dispute of conceptions and visions of the world. In relation to ethnic-racial issues, this dispute runs through two visions, the first is focused on a unilateral Eurocentric perspective, which reproduces a supposed inferiority of African people and their descendants by overvaluing the historical and cultural experiences of the segment supposedly "superior", devaluing and stereotyping the cultural, historical, identical of Africans and Afro-descendants. The second view perceives school as a place of deconstruction of this "inferiority" attributed to Africans and Afro-Brazilians. The research "Racial relations: an evaluation of the effectiveness of the National Program of Didactic Book (PNLD 2015)", is an analysis about public policy of teaching materials in relation to their compliance with the National Curricular Guidelines for Education of Ethnic and Racial Relations for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture. We search identify how the contents of Afro-Brazilian and African history and culture are dealt in the books of History approved by the program. We wish evaluate, if these didactic materials are in accord with is established by the guidelines, it means, if they incorporated in their contents an African, Afro-Brazilian history and culture in a positive way. The methodological process consisted of a documentary research and content analysis in three didactic collections approved by the program. The result points to a partial effectiveness of this public policy, as far possible, the approach to themes of African and Afro-Brazilian history and culture receives a general and simplified treatment, not necessarily negative, but rather superficial.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISEscolaPNLDLivro didáticoRelações étnico-raciaisPolíticas públicasAs relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAnaCarolinaAraujoDeFranca_DISSERT.pdf.txtAnaCarolinaAraujoDeFranca_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain382520https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25298/2/AnaCarolinaAraujoDeFranca_DISSERT.pdf.txt670870efd776af24b1f63f1e33157dafMD52RelaçõesRaciaisAvaliação_Franca_2017.pdf.txtRelaçõesRaciaisAvaliação_Franca_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain382657https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25298/4/Rela%c3%a7%c3%b5esRaciaisAvalia%c3%a7%c3%a3o_Franca_2017.pdf.txt00f5d54f62690475d6ab9d33bd6ac321MD54THUMBNAILAnaCarolinaAraujoDeFranca_DISSERT.pdf.jpgAnaCarolinaAraujoDeFranca_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2334https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25298/3/AnaCarolinaAraujoDeFranca_DISSERT.pdf.jpg97d072a525a6326da481c38395434f5aMD53RelaçõesRaciaisAvaliação_Franca_2017.pdf.jpgRelaçõesRaciaisAvaliação_Franca_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1269https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25298/5/Rela%c3%a7%c3%b5esRaciaisAvalia%c3%a7%c3%a3o_Franca_2017.pdf.jpg43c21bedfff51eb474b2c4b436965e62MD55ORIGINALRelaçõesRaciaisAvaliação_Franca_2017.pdfapplication/pdf1796386https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25298/1/Rela%c3%a7%c3%b5esRaciaisAvalia%c3%a7%c3%a3o_Franca_2017.pdf4be86ef819a6eb12da20bdcedca7caa5MD51123456789/252982019-05-26 03:07:30.302oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25298Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:07:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015 |
title |
As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015 |
spellingShingle |
As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015 França, Ana Carolina Araújo de CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS Escola PNLD Livro didático Relações étnico-raciais Políticas públicas |
title_short |
As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015 |
title_full |
As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015 |
title_fullStr |
As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015 |
title_full_unstemmed |
As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015 |
title_sort |
As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015 |
author |
França, Ana Carolina Araújo de |
author_facet |
França, Ana Carolina Araújo de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Assunção, Luiz Carvalho de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Silva, Vanderlan Francisco da |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Ana Carolina Araújo de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, João Bosco Araújo da |
contributor_str_mv |
Costa, João Bosco Araújo da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
topic |
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS Escola PNLD Livro didático Relações étnico-raciais Políticas públicas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola PNLD Livro didático Relações étnico-raciais Políticas públicas |
description |
A escola é um espaço de disputa de concepções e visões de mundo. Em relação às questões de ordem étnico-raciais essa disputa no campo escolar perpassa duas visões, a primeira voltada a uma perspectiva unilateral de caráter eurocentrista, que reproduz uma suposta inferioridade dos povos africanos e de seus descendentes ao supervalorizar as experiências históricas e culturais do segmento branco, supostamente “superiores” e desvalorizar e estereotipar as experiências culturais, históricas e as identidades dos africanos e afrodescendentes. A segunda visão, percebe a escola como um lugar de desconstrução dessa “inferioridade” atribuída aos africanos e afro-brasileiros. A pesquisa “As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015” trata-se de uma avaliação da política pública que versa sobre o material didático (PNLD) em relação ao cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no intuito de identificar como são tratados os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos livros didáticos de história aprovados pelo programa. Avaliar, especificamente, se esses materiais didáticos estão em consonância com o que estabelece as Diretrizes, isto é, se incorporaram em seus conteúdos a temática história e cultura africana e afro-brasileira de modo positivo. O processo metodológico consistiu em uma pesquisa documental e análise de conteúdo em três coleções didáticas aprovadas pelo programa. Os resultados apontam para uma efetividade parcial dessa política pública na medida em que a abordagem dos temas sobre história e cultura africana e afro-brasileira recebe um tratamento generalista e simplificado, não necessariamente negativo, mas bastante superficial. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-08T20:46:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-06-08T20:46:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FRANÇA, Ana Carolina Araújo de. As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015. 2017. 146f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25298 |
identifier_str_mv |
FRANÇA, Ana Carolina Araújo de. As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015. 2017. 146f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25298/2/AnaCarolinaAraujoDeFranca_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25298/4/Rela%c3%a7%c3%b5esRaciaisAvalia%c3%a7%c3%a3o_Franca_2017.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25298/3/AnaCarolinaAraujoDeFranca_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25298/5/Rela%c3%a7%c3%b5esRaciaisAvalia%c3%a7%c3%a3o_Franca_2017.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25298/1/Rela%c3%a7%c3%b5esRaciaisAvalia%c3%a7%c3%a3o_Franca_2017.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
670870efd776af24b1f63f1e33157daf 00f5d54f62690475d6ab9d33bd6ac321 97d072a525a6326da481c38395434f5a 43c21bedfff51eb474b2c4b436965e62 4be86ef819a6eb12da20bdcedca7caa5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117780602880000 |