Elaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Francisco Mayron Morais
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52810
Resumo: Diante do cenário das complicações de saúde relativas à gestação, o reconhecimento de risco implica na necessidade de avaliação especializada, com exames e serviços adicionais, e para essas gestantes as estratégias atuais se concentram em melhorar a qualidade do atendimento durante esse período crítico. Em obstetrícia, o acolhimento apresenta características inerentes às necessidades e demandas relativas ao processo gravídico que é permeado por diversas mudanças holísticas. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é verificar as evidências de validade de hipermídia educativa sobre acolhimento e classificação de risco obstétrico. Tratase de uma pesquisa metodológica, com desenvolvimento pelo modelo de design instrucional básico que envolveu a produção tecnológica, do tipo hipermídia educativa, para o ensino do Protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico, realizado em duas fases, construção e evidências de validade de conteúdo e usabilidade da hipermídia educativa. Participaram 22 juízes para validar conteúdo e usabilidade. Para a análise, foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo, a System Usability Scale e o teste binomial. O estudo foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa com parecer favorável sob o Protocolo nº 5.042.351. A pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos, com solicitação a assinatura prévia do TCLE. Foi elaborada uma hipermídia educativa, em forma de website, intitulada: “Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico”, ou simplesmente, ACRO. O conteúdo teórico desenvolvido para a hipermídia educativa foi organizado nos seguintes tópicos: aproximação conceitual, Módulo I: Aproximação com a temática do Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico; Módulo II: Acolhimento Obstétrico de Emergência; Módulo III: Classificação de Risco Obstétrico; Módulo IV: Processo de Tomada de Decisão no Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico; Módulo V: Classificando o Risco – Exercícios de Classificação, Referências, Material complementar (biblioteca virtual) e Apresentação dos autores. No conteúdo obtiveram um Índice de Validade de Conteúdo de 0,98 e para e usabilidade obteve-se 91,9. Na avaliação global, todos os requisitos obtiveram 0,98 de índice. A hipermídia educativa desenvolvida apresenta evidência de validade e se constitui como recurso inovador para o processo de ensino e aprendizagem em Enfermagem.
id UFRN_d86b426456ef56e6361dc079c97d5646
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52810
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Soares, Francisco Mayron Moraishttps://orcid.org/0000-0001-7316-2519http://lattes.cnpq.br/6148677704784034https://orcid.org/0000-0002-8648-811Xhttp://lattes.cnpq.br/9242337504601387Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite dehttps://orcid.org/0000-0002-0785-3423http://lattes.cnpq.br/6954933298962832Torres, Gilson de VasconcelosBezerra, Karine de CastroMendes, Igor CordeiroOliveira, Lara Leite deMiranda, Francisco Arnoldo Nunes de2023-06-20T23:30:09Z2023-06-20T23:30:09Z2023-04-19SOARES, Francisco Mayron Morais. Elaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico. Orientador: Francisco Arnoldo Nunes de Miranda. 2023. 118f. Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52810Diante do cenário das complicações de saúde relativas à gestação, o reconhecimento de risco implica na necessidade de avaliação especializada, com exames e serviços adicionais, e para essas gestantes as estratégias atuais se concentram em melhorar a qualidade do atendimento durante esse período crítico. Em obstetrícia, o acolhimento apresenta características inerentes às necessidades e demandas relativas ao processo gravídico que é permeado por diversas mudanças holísticas. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é verificar as evidências de validade de hipermídia educativa sobre acolhimento e classificação de risco obstétrico. Tratase de uma pesquisa metodológica, com desenvolvimento pelo modelo de design instrucional básico que envolveu a produção tecnológica, do tipo hipermídia educativa, para o ensino do Protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico, realizado em duas fases, construção e evidências de validade de conteúdo e usabilidade da hipermídia educativa. Participaram 22 juízes para validar conteúdo e usabilidade. Para a análise, foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo, a System Usability Scale e o teste binomial. O estudo foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa com parecer favorável sob o Protocolo nº 5.042.351. A pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos, com solicitação a assinatura prévia do TCLE. Foi elaborada uma hipermídia educativa, em forma de website, intitulada: “Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico”, ou simplesmente, ACRO. O conteúdo teórico desenvolvido para a hipermídia educativa foi organizado nos seguintes tópicos: aproximação conceitual, Módulo I: Aproximação com a temática do Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico; Módulo II: Acolhimento Obstétrico de Emergência; Módulo III: Classificação de Risco Obstétrico; Módulo IV: Processo de Tomada de Decisão no Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico; Módulo V: Classificando o Risco – Exercícios de Classificação, Referências, Material complementar (biblioteca virtual) e Apresentação dos autores. No conteúdo obtiveram um Índice de Validade de Conteúdo de 0,98 e para e usabilidade obteve-se 91,9. Na avaliação global, todos os requisitos obtiveram 0,98 de índice. A hipermídia educativa desenvolvida apresenta evidência de validade e se constitui como recurso inovador para o processo de ensino e aprendizagem em Enfermagem.Given the scenario of health complications related to pregnancy, the recognition of risk implies the need for specialized evaluation, with additional tests and services, and for these pregnant women, current strategies focus on improving the quality of care during this critical period. In obstetrics, the reception presents characteristics inherent to the needs and demands related to the pregnancy process that is permeated by several holistic changes. Thus, the objective of this research is to verify the evidence of validity of an educational hypermedia about the embracement and classification of obstetric risk. This is a methodological research, with development by the basic instructional design model that involved the technological production, of the educational hypermedia type, for the teaching of the Acolhimento and Obstetric Risk Classification Protocol, carried out in two phases, construction and evidence of content validity and usability of the educational hypermedia. Twenty-two judges participated to validate content and usability. For the analysis, the Content Validity Index, the System Usability Scale, and the binomial test were used. The study was submitted to the Research Ethics Committee with a favorable opinion under protocol number 5,042,351. The research was conducted according to the required ethical standards, with a request for prior signature of the ICF. An educational hypermedia was developed, in the form of a website, entitled "Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico", or simply, ACRO. The theoretical content developed for the educational hypermedia was organized in the following topics: conceptual approach, Module I: Approaching the theme of Acolhimento and Obstetric Risk Classification; Module II: Emergency Obstetric Acolhimento; Module III: Obstetric Risk Classification; Module IV: Decision-making Process in Acolhimento and Obstetric Risk Classification; Module V: Classifying Risk - Classification Exercises, References, Supplementary Material (virtual library) and Presentation of the authors. In the content they obtained a Content Validity Index of 0.98 and for usability they obtained 91.9. In the global evaluation, all the requirements obtained a 0.98 index. The developed educational hypermedia presents evidence of validity and constitutes an innovative resource for the teaching and learning process in Nursing.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMComplicações na gravidezEducação em enfermagemTecnologia educacionalEstudos de validaçãoElaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétricoElaboration and evidence of validity of educational hypermedia in reception and obstetric risk classificationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALElaboracaoevidenciasvalidade_Soares_2023.pdfapplication/pdf3594539https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52810/1/Elaboracaoevidenciasvalidade_Soares_2023.pdf4c8558b65b4fb12e0aa07d111c6f10f4MD51123456789/528102023-06-20 20:31:23.171oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52810Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-20T23:31:23Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Elaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Elaboration and evidence of validity of educational hypermedia in reception and obstetric risk classification
title Elaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico
spellingShingle Elaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico
Soares, Francisco Mayron Morais
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Complicações na gravidez
Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Estudos de validação
title_short Elaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico
title_full Elaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico
title_fullStr Elaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico
title_full_unstemmed Elaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico
title_sort Elaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico
author Soares, Francisco Mayron Morais
author_facet Soares, Francisco Mayron Morais
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7316-2519
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6148677704784034
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8648-811X
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9242337504601387
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-0785-3423
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6954933298962832
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Torres, Gilson de Vasconcelos
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Bezerra, Karine de Castro
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Mendes, Igor Cordeiro
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Oliveira, Lara Leite de
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Francisco Mayron Morais
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de
contributor_str_mv Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Complicações na gravidez
Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Estudos de validação
dc.subject.por.fl_str_mv Complicações na gravidez
Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Estudos de validação
description Diante do cenário das complicações de saúde relativas à gestação, o reconhecimento de risco implica na necessidade de avaliação especializada, com exames e serviços adicionais, e para essas gestantes as estratégias atuais se concentram em melhorar a qualidade do atendimento durante esse período crítico. Em obstetrícia, o acolhimento apresenta características inerentes às necessidades e demandas relativas ao processo gravídico que é permeado por diversas mudanças holísticas. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é verificar as evidências de validade de hipermídia educativa sobre acolhimento e classificação de risco obstétrico. Tratase de uma pesquisa metodológica, com desenvolvimento pelo modelo de design instrucional básico que envolveu a produção tecnológica, do tipo hipermídia educativa, para o ensino do Protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico, realizado em duas fases, construção e evidências de validade de conteúdo e usabilidade da hipermídia educativa. Participaram 22 juízes para validar conteúdo e usabilidade. Para a análise, foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo, a System Usability Scale e o teste binomial. O estudo foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa com parecer favorável sob o Protocolo nº 5.042.351. A pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos, com solicitação a assinatura prévia do TCLE. Foi elaborada uma hipermídia educativa, em forma de website, intitulada: “Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico”, ou simplesmente, ACRO. O conteúdo teórico desenvolvido para a hipermídia educativa foi organizado nos seguintes tópicos: aproximação conceitual, Módulo I: Aproximação com a temática do Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico; Módulo II: Acolhimento Obstétrico de Emergência; Módulo III: Classificação de Risco Obstétrico; Módulo IV: Processo de Tomada de Decisão no Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico; Módulo V: Classificando o Risco – Exercícios de Classificação, Referências, Material complementar (biblioteca virtual) e Apresentação dos autores. No conteúdo obtiveram um Índice de Validade de Conteúdo de 0,98 e para e usabilidade obteve-se 91,9. Na avaliação global, todos os requisitos obtiveram 0,98 de índice. A hipermídia educativa desenvolvida apresenta evidência de validade e se constitui como recurso inovador para o processo de ensino e aprendizagem em Enfermagem.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-20T23:30:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-20T23:30:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-04-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOARES, Francisco Mayron Morais. Elaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico. Orientador: Francisco Arnoldo Nunes de Miranda. 2023. 118f. Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52810
identifier_str_mv SOARES, Francisco Mayron Morais. Elaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico. Orientador: Francisco Arnoldo Nunes de Miranda. 2023. 118f. Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52810/1/Elaboracaoevidenciasvalidade_Soares_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c8558b65b4fb12e0aa07d111c6f10f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117863322943488