Elaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52810 |
Resumo: | Diante do cenário das complicações de saúde relativas à gestação, o reconhecimento de risco implica na necessidade de avaliação especializada, com exames e serviços adicionais, e para essas gestantes as estratégias atuais se concentram em melhorar a qualidade do atendimento durante esse período crítico. Em obstetrícia, o acolhimento apresenta características inerentes às necessidades e demandas relativas ao processo gravídico que é permeado por diversas mudanças holísticas. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é verificar as evidências de validade de hipermídia educativa sobre acolhimento e classificação de risco obstétrico. Tratase de uma pesquisa metodológica, com desenvolvimento pelo modelo de design instrucional básico que envolveu a produção tecnológica, do tipo hipermídia educativa, para o ensino do Protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico, realizado em duas fases, construção e evidências de validade de conteúdo e usabilidade da hipermídia educativa. Participaram 22 juízes para validar conteúdo e usabilidade. Para a análise, foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo, a System Usability Scale e o teste binomial. O estudo foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa com parecer favorável sob o Protocolo nº 5.042.351. A pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos, com solicitação a assinatura prévia do TCLE. Foi elaborada uma hipermídia educativa, em forma de website, intitulada: “Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico”, ou simplesmente, ACRO. O conteúdo teórico desenvolvido para a hipermídia educativa foi organizado nos seguintes tópicos: aproximação conceitual, Módulo I: Aproximação com a temática do Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico; Módulo II: Acolhimento Obstétrico de Emergência; Módulo III: Classificação de Risco Obstétrico; Módulo IV: Processo de Tomada de Decisão no Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico; Módulo V: Classificando o Risco – Exercícios de Classificação, Referências, Material complementar (biblioteca virtual) e Apresentação dos autores. No conteúdo obtiveram um Índice de Validade de Conteúdo de 0,98 e para e usabilidade obteve-se 91,9. Na avaliação global, todos os requisitos obtiveram 0,98 de índice. A hipermídia educativa desenvolvida apresenta evidência de validade e se constitui como recurso inovador para o processo de ensino e aprendizagem em Enfermagem. |
id |
UFRN_d86b426456ef56e6361dc079c97d5646 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52810 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, Francisco Mayron Moraishttps://orcid.org/0000-0001-7316-2519http://lattes.cnpq.br/6148677704784034https://orcid.org/0000-0002-8648-811Xhttp://lattes.cnpq.br/9242337504601387Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite dehttps://orcid.org/0000-0002-0785-3423http://lattes.cnpq.br/6954933298962832Torres, Gilson de VasconcelosBezerra, Karine de CastroMendes, Igor CordeiroOliveira, Lara Leite deMiranda, Francisco Arnoldo Nunes de2023-06-20T23:30:09Z2023-06-20T23:30:09Z2023-04-19SOARES, Francisco Mayron Morais. Elaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico. Orientador: Francisco Arnoldo Nunes de Miranda. 2023. 118f. Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52810Diante do cenário das complicações de saúde relativas à gestação, o reconhecimento de risco implica na necessidade de avaliação especializada, com exames e serviços adicionais, e para essas gestantes as estratégias atuais se concentram em melhorar a qualidade do atendimento durante esse período crítico. Em obstetrícia, o acolhimento apresenta características inerentes às necessidades e demandas relativas ao processo gravídico que é permeado por diversas mudanças holísticas. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é verificar as evidências de validade de hipermídia educativa sobre acolhimento e classificação de risco obstétrico. Tratase de uma pesquisa metodológica, com desenvolvimento pelo modelo de design instrucional básico que envolveu a produção tecnológica, do tipo hipermídia educativa, para o ensino do Protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico, realizado em duas fases, construção e evidências de validade de conteúdo e usabilidade da hipermídia educativa. Participaram 22 juízes para validar conteúdo e usabilidade. Para a análise, foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo, a System Usability Scale e o teste binomial. O estudo foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa com parecer favorável sob o Protocolo nº 5.042.351. A pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos, com solicitação a assinatura prévia do TCLE. Foi elaborada uma hipermídia educativa, em forma de website, intitulada: “Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico”, ou simplesmente, ACRO. O conteúdo teórico desenvolvido para a hipermídia educativa foi organizado nos seguintes tópicos: aproximação conceitual, Módulo I: Aproximação com a temática do Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico; Módulo II: Acolhimento Obstétrico de Emergência; Módulo III: Classificação de Risco Obstétrico; Módulo IV: Processo de Tomada de Decisão no Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico; Módulo V: Classificando o Risco – Exercícios de Classificação, Referências, Material complementar (biblioteca virtual) e Apresentação dos autores. No conteúdo obtiveram um Índice de Validade de Conteúdo de 0,98 e para e usabilidade obteve-se 91,9. Na avaliação global, todos os requisitos obtiveram 0,98 de índice. A hipermídia educativa desenvolvida apresenta evidência de validade e se constitui como recurso inovador para o processo de ensino e aprendizagem em Enfermagem.Given the scenario of health complications related to pregnancy, the recognition of risk implies the need for specialized evaluation, with additional tests and services, and for these pregnant women, current strategies focus on improving the quality of care during this critical period. In obstetrics, the reception presents characteristics inherent to the needs and demands related to the pregnancy process that is permeated by several holistic changes. Thus, the objective of this research is to verify the evidence of validity of an educational hypermedia about the embracement and classification of obstetric risk. This is a methodological research, with development by the basic instructional design model that involved the technological production, of the educational hypermedia type, for the teaching of the Acolhimento and Obstetric Risk Classification Protocol, carried out in two phases, construction and evidence of content validity and usability of the educational hypermedia. Twenty-two judges participated to validate content and usability. For the analysis, the Content Validity Index, the System Usability Scale, and the binomial test were used. The study was submitted to the Research Ethics Committee with a favorable opinion under protocol number 5,042,351. The research was conducted according to the required ethical standards, with a request for prior signature of the ICF. An educational hypermedia was developed, in the form of a website, entitled "Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico", or simply, ACRO. The theoretical content developed for the educational hypermedia was organized in the following topics: conceptual approach, Module I: Approaching the theme of Acolhimento and Obstetric Risk Classification; Module II: Emergency Obstetric Acolhimento; Module III: Obstetric Risk Classification; Module IV: Decision-making Process in Acolhimento and Obstetric Risk Classification; Module V: Classifying Risk - Classification Exercises, References, Supplementary Material (virtual library) and Presentation of the authors. In the content they obtained a Content Validity Index of 0.98 and for usability they obtained 91.9. In the global evaluation, all the requirements obtained a 0.98 index. The developed educational hypermedia presents evidence of validity and constitutes an innovative resource for the teaching and learning process in Nursing.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMComplicações na gravidezEducação em enfermagemTecnologia educacionalEstudos de validaçãoElaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétricoElaboration and evidence of validity of educational hypermedia in reception and obstetric risk classificationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALElaboracaoevidenciasvalidade_Soares_2023.pdfapplication/pdf3594539https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52810/1/Elaboracaoevidenciasvalidade_Soares_2023.pdf4c8558b65b4fb12e0aa07d111c6f10f4MD51123456789/528102023-06-20 20:31:23.171oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52810Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-20T23:31:23Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Elaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Elaboration and evidence of validity of educational hypermedia in reception and obstetric risk classification |
title |
Elaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico |
spellingShingle |
Elaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico Soares, Francisco Mayron Morais CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM Complicações na gravidez Educação em enfermagem Tecnologia educacional Estudos de validação |
title_short |
Elaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico |
title_full |
Elaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico |
title_fullStr |
Elaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico |
title_full_unstemmed |
Elaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico |
title_sort |
Elaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico |
author |
Soares, Francisco Mayron Morais |
author_facet |
Soares, Francisco Mayron Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-7316-2519 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6148677704784034 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-8648-811X |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9242337504601387 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-0785-3423 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6954933298962832 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Torres, Gilson de Vasconcelos |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Bezerra, Karine de Castro |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Mendes, Igor Cordeiro |
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv |
Oliveira, Lara Leite de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Francisco Mayron Morais |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de |
contributor_str_mv |
Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM Complicações na gravidez Educação em enfermagem Tecnologia educacional Estudos de validação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Complicações na gravidez Educação em enfermagem Tecnologia educacional Estudos de validação |
description |
Diante do cenário das complicações de saúde relativas à gestação, o reconhecimento de risco implica na necessidade de avaliação especializada, com exames e serviços adicionais, e para essas gestantes as estratégias atuais se concentram em melhorar a qualidade do atendimento durante esse período crítico. Em obstetrícia, o acolhimento apresenta características inerentes às necessidades e demandas relativas ao processo gravídico que é permeado por diversas mudanças holísticas. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é verificar as evidências de validade de hipermídia educativa sobre acolhimento e classificação de risco obstétrico. Tratase de uma pesquisa metodológica, com desenvolvimento pelo modelo de design instrucional básico que envolveu a produção tecnológica, do tipo hipermídia educativa, para o ensino do Protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico, realizado em duas fases, construção e evidências de validade de conteúdo e usabilidade da hipermídia educativa. Participaram 22 juízes para validar conteúdo e usabilidade. Para a análise, foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo, a System Usability Scale e o teste binomial. O estudo foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa com parecer favorável sob o Protocolo nº 5.042.351. A pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos, com solicitação a assinatura prévia do TCLE. Foi elaborada uma hipermídia educativa, em forma de website, intitulada: “Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico”, ou simplesmente, ACRO. O conteúdo teórico desenvolvido para a hipermídia educativa foi organizado nos seguintes tópicos: aproximação conceitual, Módulo I: Aproximação com a temática do Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico; Módulo II: Acolhimento Obstétrico de Emergência; Módulo III: Classificação de Risco Obstétrico; Módulo IV: Processo de Tomada de Decisão no Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico; Módulo V: Classificando o Risco – Exercícios de Classificação, Referências, Material complementar (biblioteca virtual) e Apresentação dos autores. No conteúdo obtiveram um Índice de Validade de Conteúdo de 0,98 e para e usabilidade obteve-se 91,9. Na avaliação global, todos os requisitos obtiveram 0,98 de índice. A hipermídia educativa desenvolvida apresenta evidência de validade e se constitui como recurso inovador para o processo de ensino e aprendizagem em Enfermagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-20T23:30:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-20T23:30:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-04-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOARES, Francisco Mayron Morais. Elaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico. Orientador: Francisco Arnoldo Nunes de Miranda. 2023. 118f. Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52810 |
identifier_str_mv |
SOARES, Francisco Mayron Morais. Elaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico. Orientador: Francisco Arnoldo Nunes de Miranda. 2023. 118f. Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52810/1/Elaboracaoevidenciasvalidade_Soares_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4c8558b65b4fb12e0aa07d111c6f10f4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117863322943488 |