Tiktok e a trend aquela garota: o conceito das prateleiras do amor e a publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Maria Luisa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53416
Resumo: O presente trabalho surge com o intuito de compreender a relação entre a trend “Como ser aquela garota” do TikTok, o conceito das Prateleiras do Amor proposto por Valeska Zanello e a publicidade. Enquanto, o conceito " Prateleiras do Amor" ajuda na compreensão de como as experiências amorosas afetam a autoestima e nossas relações, a trend que se propõe a ensinar como ser “aquela garota” é expandida na publicização de produtos. A trend pode ser entendida como potencializador na construção de uma identidade feminina que valoriza a beleza, o sucesso e a autoconfiança ligada a um perfil estético do corpo ideal muitas vezes ancorada em publicizações. Este artigo apresenta algumas implicações da relação feminina e autoestima em uma era onde a publicidade também propala diversidade e auto aceitação. Para nossa investigação foi utilizado a metodologia da etnografia digital e pesquisa exploratória. Realizamos um recorte da publicidade orgânica de produtos de autocuidado nos vídeos que selecionamos da plataforma mencionada com a hashtag #ThatGirl e realizamos um estudo exploratório com o método qualitativo com mulheres entre 18 a 26 anos, ativas no TikTok em maio de 2023, para compreender essa relação. Os principais resultados apontam que o TikTok pode influenciar na construção da identidade feminina e seu comportamento, de modo positivo, na medida que impulsiona hábitos saudáveis, e negativamente ao apresentar imagens com potencial para desencadear comparações, podendo gerar problemas relacionados à autoestima. Em ambos os eixos a publicidade se faz presente com produtos que podem sempre auxiliar a "ThatGirl".
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A trend pode ser entendida como potencializador na construção de uma identidade feminina que valoriza a beleza, o sucesso e a autoconfiança ligada a um perfil estético do corpo ideal muitas vezes ancorada em publicizações. Este artigo apresenta algumas implicações da relação feminina e autoestima em uma era onde a publicidade também propala diversidade e auto aceitação. Para nossa investigação foi utilizado a metodologia da etnografia digital e pesquisa exploratória. Realizamos um recorte da publicidade orgânica de produtos de autocuidado nos vídeos que selecionamos da plataforma mencionada com a hashtag #ThatGirl e realizamos um estudo exploratório com o método qualitativo com mulheres entre 18 a 26 anos, ativas no TikTok em maio de 2023, para compreender essa relação. Os principais resultados apontam que o TikTok pode influenciar na construção da identidade feminina e seu comportamento, de modo positivo, na medida que impulsiona hábitos saudáveis, e negativamente ao apresentar imagens com potencial para desencadear comparações, podendo gerar problemas relacionados à autoestima. Em ambos os eixos a publicidade se faz presente com produtos que podem sempre auxiliar a "ThatGirl".The present work aims to understand the relationship between the TikTok trend “That Girl”, concept proposed by Valeska Zanello in her book “Prateleiras do Amo”r and advertising. While the concept of "Shelves of Love" helps in understanding how love experiences affects our self-esteem and relationships, the trend that proposes to teach people how to be "That girl" is corroborated in the advertising of products. This trend can be understood as a potential when it comes to building a female identity that values ​​beauty, success and self-confidence linked to an aesthetic profile of the ideal body, often anchored in advertisements. This article presents some emotions of the female relationship with their self-esteem in an era where advertising also influences diversity and self-acceptance. As for our investigation’s methodology, we used online ethnography and exploitation research. We focused on organic advertising for self-care products in the videos we selected from the platform mentioned, with the hashtag #ThatGirl and we carried out an exploratory study using a qualitative method with women between 18 and 26 years old, active on TikTok in May 2023 , to understand this relationship. The main results indicate that TikTok can influence the construction of female identity and behavior, in a positive way, as it encourages healthy habits, and negatively by presenting images with the potential to trigger comparisons, which can lead to problems related to self-esteem. In both situations, advertising is present with products that can always help "ThatGirl".Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade PropagandaUFRNBrasilDepartamento de comunicação socialAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesstiktokprateleiras do amorautoestimapublicidadeTiktok e a trend aquela garota: o conceito das prateleiras do amor e a publicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTiktok e a trend aquela garota_ o conceito das prateleiras do amor e a publicidade.pdfTiktok e a trend aquela garota_ o conceito das prateleiras do amor e a publicidade.pdfapplication/pdf16339563https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53416/1/Tiktok%20e%20a%20trend%20aquela%20garota_%20o%20conceito%20das%20prateleiras%20do%20amor%20e%20a%20publicidade.pdf88d64b2feaa776a22c730a8d47f4bc04MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53416/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53416/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/534162023-07-14 15:47:03.467oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-14T18:47:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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