Elementos norteadores da relação orientador-orientando: evidências no mestrado acadêmico em ciências contábeis da UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ilana Inácio da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28053
Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar na visão de orientandos e orientadores os elementos norteadores desta relação no processo de dissertações do Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para isso, foram realizadas entrevistas com 14 orientandos e 8 orientadores do programa. As análises das entrevistas foram realizadas por meio da análise de conteúdo, tendo como auxílio o ATLAS.ti®. A abordagem da pesquisa foi qualitativa. Os resultados acerca da prática de orientação demonstram convergência nos relatos da díade ao informarem encontros assistemáticos durante a elaboração da dissertação. No que se refere às competências, foram citadas pelos entrevistados as de caráter técnico e comportamental. Sobre as dificuldades comportamentais, a maioria dos orientandos e orientadores revelaram a inexistências de dificuldades deste cunho. No que diz respeito aos fatores comportamentais facilitadores da orientação, foram informados pelos orientandos o envolvimento com o tema, a disponibilidade, a autonomia da escolha do tema, a empatia do orientador, o zelo, a confiança, a motivação, a paciência, a independência no desenvolver do trabalho e o respeito e pontualidade como aspectos que contribuíram na relação. Já os orientadores citaram a humildade, a autonomia, a resiliência, a capacidade de resposta, a sinergia e a determinação. No que tange as convergências, foram relatados pelos pares as temáticas e as metodológicas. Sobre as divergências, a maioria dos orientandos relataram as de caráter teórico-metodológicos. Já para a minoria dos orientadores, foram apontadas a falta de disciplina dos orientandos. Sobre a escolha do tema, percebeu-se uma pequena assicronia nas falas da díade. Acerca dos relatos sobre a facilidade com a escrita, percebeu-se uma sintonia. Em relação a facilidade com a literatura, verificou-se semelhanças nas falas do binômio ao apontar falta de conhecimento inicial da literatura durante a elaboração da dissertação. Sobre facilidades com a metodologia, os pares informaram que de imediato não tinham domínio. A respeito das dificuldades operacionais, alguns orientandos e orientadores revelaram as metodológicas e as temáticas. Sobre os fatores operacionais facilitadores da orientação identificou-se na visão da díade a afinidade metodológica, temática e introdutória. No que diz respeito ao desentendimento entre os pares, orientandos e orientadores revelaram a inexistência destes. Sobre problemas particulares, verificou-se semelhanças nas falas da díade sobre alguns relatos de problemas de saúde, da profissão e do contexto familiar. Como sugestão para melhoria na orientação, os orientandos recomendaram um alinhamento do tema com o orientador, feedbacks oportunos, um rearranjo na orientação, ser acessível, entender o lado do orientando, transparência na relação da díade, a abertura do orientador para temas novos e o bom senso de ambos os lados. Já os orientadores sugeriram uma agenda de encontros com os alunos, o reconhecimento do perfil do orientando e o respeito às suas particularidades, um melhor acompanhamento do aluno desde o início do curso, a sinergia entre os pares e aos aspectos da pesquisa e o estímulo ao espírito crítico do aluno.
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A abordagem da pesquisa foi qualitativa. Os resultados acerca da prática de orientação demonstram convergência nos relatos da díade ao informarem encontros assistemáticos durante a elaboração da dissertação. No que se refere às competências, foram citadas pelos entrevistados as de caráter técnico e comportamental. Sobre as dificuldades comportamentais, a maioria dos orientandos e orientadores revelaram a inexistências de dificuldades deste cunho. No que diz respeito aos fatores comportamentais facilitadores da orientação, foram informados pelos orientandos o envolvimento com o tema, a disponibilidade, a autonomia da escolha do tema, a empatia do orientador, o zelo, a confiança, a motivação, a paciência, a independência no desenvolver do trabalho e o respeito e pontualidade como aspectos que contribuíram na relação. Já os orientadores citaram a humildade, a autonomia, a resiliência, a capacidade de resposta, a sinergia e a determinação. No que tange as convergências, foram relatados pelos pares as temáticas e as metodológicas. Sobre as divergências, a maioria dos orientandos relataram as de caráter teórico-metodológicos. Já para a minoria dos orientadores, foram apontadas a falta de disciplina dos orientandos. Sobre a escolha do tema, percebeu-se uma pequena assicronia nas falas da díade. Acerca dos relatos sobre a facilidade com a escrita, percebeu-se uma sintonia. Em relação a facilidade com a literatura, verificou-se semelhanças nas falas do binômio ao apontar falta de conhecimento inicial da literatura durante a elaboração da dissertação. Sobre facilidades com a metodologia, os pares informaram que de imediato não tinham domínio. A respeito das dificuldades operacionais, alguns orientandos e orientadores revelaram as metodológicas e as temáticas. Sobre os fatores operacionais facilitadores da orientação identificou-se na visão da díade a afinidade metodológica, temática e introdutória. No que diz respeito ao desentendimento entre os pares, orientandos e orientadores revelaram a inexistência destes. Sobre problemas particulares, verificou-se semelhanças nas falas da díade sobre alguns relatos de problemas de saúde, da profissão e do contexto familiar. Como sugestão para melhoria na orientação, os orientandos recomendaram um alinhamento do tema com o orientador, feedbacks oportunos, um rearranjo na orientação, ser acessível, entender o lado do orientando, transparência na relação da díade, a abertura do orientador para temas novos e o bom senso de ambos os lados. Já os orientadores sugeriram uma agenda de encontros com os alunos, o reconhecimento do perfil do orientando e o respeito às suas particularidades, um melhor acompanhamento do aluno desde o início do curso, a sinergia entre os pares e aos aspectos da pesquisa e o estímulo ao espírito crítico do aluno.This study aims to investigate in the view of orientandos and orientadores the guiding elements of this relation in the dissertation process of the MSc in Accounting Sciences of the Federal University of Rio Grande do Norte. For this, interviews were conducted with 14 orientandos and 8 program leaders. The analyzes of the interviews were carried out through content analysis, with the assistance of ATLAS.ti®. The research approach was qualitative. The results on guideline practice demonstrate convergence in the dyad accounts when reporting unsystematic encounters during the writing of the dissertation. Regarding the competences, the interviewees mentioned those of a technical and behavioral nature. Regarding the behavioral difficulties, the majority of the orientandos and orientadores showed the inexistence of difficulties of this kind. Regarding the behavioral factors that facilitated the orientation, the subjects were informed by their involvement with the theme, their availability, the autonomy of choosing the theme, the supervisor's empathy, zeal, confidence, motivation, patience, independence in work and respect and punctuality as aspects that contributed to the relationship. The advisors cited humility, autonomy, resilience, responsiveness, synergy and determination. Concerning convergences, thematic and methodological issues were reported in pairs. On the divergences, the majority of the orientandos reported those of theoretical and methodological character. For the minority of the advisors, they pointed out the lack of discipline of the orientandos. Regarding the choice of theme, a small asicronia in the speech of the dyad was noticed. About the accounts of the ease with the writing, a tuning was perceived. In relation to the ease with the literature, there were similarities in the binomial speeches, indicating a lack of initial knowledge of the literature during the elaboration of the dissertation. On facilities with the methodology, the pairs reported that they immediately had no domain. Regarding the operational difficulties, some orientandos and orientadores revealed the methodological and thematic ones. On the operational factors facilitating orientation, the methodological, thematic and literary affinity was identified in the dyad's view. With regard to the misunderstanding between the pairs, orientandos and guiding ones revealed the nonexistence of these. On particular problems, there were similarities in the speech of the dyad about some reports of health problems, the profession and the family context. As a suggestion for improvement in orientation the orientandos recommended an alignment of the subject with the supervisor, timely feedback, a rearrangement in orientation, being accessible, understanding the side of the orienting, transparency in the relation of the dyad, the opening of the advisor to new subjects and the good sense of both sides. The advisors suggested an agenda of meetings with the students, the recognition of the orienting profile and the respect of their particularities, a better follow-up of the student from the beginning of the course, the synergy between the peers and the aspects of the research and the stimulation to the critical spirit of the student.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASOrientação acadêmicaRelação orientador-orientandoMestradoElementos norteadores da relação orientador-orientando: evidências no mestrado acadêmico em ciências contábeis da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALElementosnorteadoresrelação_Barbosa_2019.pdfapplication/pdf1173205https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28053/1/Elementosnorteadoresrela%c3%a7%c3%a3o_Barbosa_2019.pdffd9200308f4f2d538e280209c0b7c68aMD51TEXTElementosnorteadoresrelação_Barbosa_2019.pdf.txtElementosnorteadoresrelação_Barbosa_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain219822https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28053/2/Elementosnorteadoresrela%c3%a7%c3%a3o_Barbosa_2019.pdf.txtbf43ed4273b353b9a9ce97743b6a9edfMD52THUMBNAILElementosnorteadoresrelação_Barbosa_2019.pdf.jpgElementosnorteadoresrelação_Barbosa_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28053/3/Elementosnorteadoresrela%c3%a7%c3%a3o_Barbosa_2019.pdf.jpg114c899e9f7da27af19675a1eb05da44MD53123456789/280532019-12-01 02:30:01.204oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28053Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-01T05:30:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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