Educação para crianças com deficiência auditiva/surdas: uma discussão sobre os aspectos legais
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41832 |
Resumo: | A Educação Inclusiva propicia a inserção e interação dos alunos com deficiência nas salas regulares em todas as modalidades de ensino e passa a ser uma ferramenta importante para a aquisição de igualdade de direito de todos os cidadãos, independente de sua condição. Para isso, foi preciso passar por um processo de elaboração de leis até sua prática nas escolas. O presente artigo tem como objetivo discutir sobre a educação destinada as crianças com deficiência auditiva/surdez na perspectiva dos dispositivos legais. Como metodologia utilizamos a análise da legislação que trata da educação destinada as pessoas com deficiência auditiva/surdez, e realizamos a revisão bibliográfica pautada nos seguintes autores Damázio (2007), Mendes (2010), Silva (2011), Miranda (2012). O estudo revelou que ao longo da história ocorreram longos anos de abandono, no entanto políticas públicas tem possibilitado escolas inclusivas que tem valorizado e disponibilizado serviços de atendimento especializado destinado aos alunos que apresentam deficiência auditiva/surdez. |
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