Plano de marketing aplicado a um estúdio de arquitetura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Izabelle Camilo de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56712
Resumo: Com as recentes mudanças, empresas se veem diante da necessidade de se adequar ao modelo ideal de organização exigido pelo mercado. Para isso, faz-se necessário compreender o cenário ao qual a empresa está inserida, para um diagnóstico dentro do seu segmento de mercado, com o objetivo de traçar estratégias e metas capazes de proporcionar a sua manutenção. Diante de um cenário desafiador, foi realizada uma pesquisa descritiva para um estúdio de arquitetura com foco em compreender as necessidades do seu segmento, identificando oportunidades de diferenciação e prospecção de novos clientes. O plano de Marketing enfatiza a importância da diferenciação da marca, destacando a expertise única do estúdio e sua abordagem inovadora no campo da arquitetura. A pesquisa identifica oportunidades e demandas latentes, enquanto a segmentação de clientes permite a personalização de serviços para atender a diversas necessidades. Estratégias de marketing digital e presença online são integradas para ampliar a visibilidade do estúdio, aproveitando as plataformas relevantes para o setor. A implementação do plano será acompanhada por métricas de desempenho, permitindo ajustes ágeis conforme necessário. O estúdio possui um setor de marketing em uma fase prematura, trazendo a necessidade de um plano de marketing focado na excelência do serviço, diferenciação e presença de mercado, visando posicionar o estúdio como líder no setor e impulsionar seu crescimento sustentável.
id UFRN_e77f21c6a83507680c282eed3a2fbe31
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/56712
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Izabelle Camilo de0000-0002-3830-1162http://lattes.cnpq.br/9398091583694583Ferreira, Antônio CarlosCosta, Silvia Pires Bastoshttps://orcid.org/0000-0003-3312-8142http://lattes.cnpq.br/0059362185139583Medeiros, Carlos Alberto Freire2023-12-21T15:21:40Z2023-12-21T15:21:40Z2023-12-08OLIVEIRA, Izabelle Camilo de. Plano de marketing aplicado a um estúdio de arquitetura. Orientador: Carlos Alberto Freire Medeiros. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56712Com as recentes mudanças, empresas se veem diante da necessidade de se adequar ao modelo ideal de organização exigido pelo mercado. Para isso, faz-se necessário compreender o cenário ao qual a empresa está inserida, para um diagnóstico dentro do seu segmento de mercado, com o objetivo de traçar estratégias e metas capazes de proporcionar a sua manutenção. Diante de um cenário desafiador, foi realizada uma pesquisa descritiva para um estúdio de arquitetura com foco em compreender as necessidades do seu segmento, identificando oportunidades de diferenciação e prospecção de novos clientes. O plano de Marketing enfatiza a importância da diferenciação da marca, destacando a expertise única do estúdio e sua abordagem inovadora no campo da arquitetura. A pesquisa identifica oportunidades e demandas latentes, enquanto a segmentação de clientes permite a personalização de serviços para atender a diversas necessidades. Estratégias de marketing digital e presença online são integradas para ampliar a visibilidade do estúdio, aproveitando as plataformas relevantes para o setor. A implementação do plano será acompanhada por métricas de desempenho, permitindo ajustes ágeis conforme necessário. O estúdio possui um setor de marketing em uma fase prematura, trazendo a necessidade de um plano de marketing focado na excelência do serviço, diferenciação e presença de mercado, visando posicionar o estúdio como líder no setor e impulsionar seu crescimento sustentável.With recent changes, companies find themselves facing the need to adapt to the ideal organizational model required by the market. To achieve this, it is necessary to understand the scenario in which the company is embedded, conducting a diagnosis within its market segment with the aim of devising strategies and goals capable of ensuring its sustainability. In the face of a challenging environment, a descriptive research was conducted for an architecture studio to comprehend the needs of its segment, identifying opportunities for differentiation and the prospecting of new clients. The Marketing plan emphasizes the importance of brand differentiation, highlighting the studio's unique expertise and innovative approach in the field of architecture. The research identifies opportunities and latent demands, while customer segmentation allows for personalized services to meet various needs. Digital marketing strategies and online presence are integrated to enhance the studio's visibility, leveraging relevant platforms for the industry. The plan's implementation will be monitored through performance metrics, allowing for agile adjustments as needed. The studio has a marketing department in an early stage, necessitating a marketing plan focused on service excellence, differentiation, and market presence, aiming to position the studio as a leader in the industry and drive its sustainable growth.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilDepartamento de Ciências AdministrativasAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASplano de marketingrelacionamento com clienteCRMretenção de clientesfidelizaçãomarketing plancustomer relationshipioyaltyPlano de marketing aplicado a um estúdio de arquiteturaMarketing plan applied to an architecture studioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56712/3/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD53ORIGINALPlanodeMarketing_OLIVEIRA_2023.pdfPlanodeMarketing_OLIVEIRA_2023.pdfapplication/pdf697978https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56712/2/PlanodeMarketing_OLIVEIRA_2023.pdf674eedd6929c3b4a722523da6dddc39bMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56712/4/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD54123456789/567122023-12-21 12:21:40.728oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-21T15:21:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Plano de marketing aplicado a um estúdio de arquitetura
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Marketing plan applied to an architecture studio
title Plano de marketing aplicado a um estúdio de arquitetura
spellingShingle Plano de marketing aplicado a um estúdio de arquitetura
Oliveira, Izabelle Camilo de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
plano de marketing
relacionamento com cliente
CRM
retenção de clientes
fidelização
marketing plan
customer relationship
ioyalty
title_short Plano de marketing aplicado a um estúdio de arquitetura
title_full Plano de marketing aplicado a um estúdio de arquitetura
title_fullStr Plano de marketing aplicado a um estúdio de arquitetura
title_full_unstemmed Plano de marketing aplicado a um estúdio de arquitetura
title_sort Plano de marketing aplicado a um estúdio de arquitetura
author Oliveira, Izabelle Camilo de
author_facet Oliveira, Izabelle Camilo de
author_role author
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv 0000-0002-3830-1162
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9398091583694583
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ferreira, Antônio Carlos
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Costa, Silvia Pires Bastos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3312-8142
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0059362185139583
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Izabelle Camilo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Carlos Alberto Freire
contributor_str_mv Medeiros, Carlos Alberto Freire
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
plano de marketing
relacionamento com cliente
CRM
retenção de clientes
fidelização
marketing plan
customer relationship
ioyalty
dc.subject.por.fl_str_mv plano de marketing
relacionamento com cliente
CRM
retenção de clientes
fidelização
marketing plan
customer relationship
ioyalty
description Com as recentes mudanças, empresas se veem diante da necessidade de se adequar ao modelo ideal de organização exigido pelo mercado. Para isso, faz-se necessário compreender o cenário ao qual a empresa está inserida, para um diagnóstico dentro do seu segmento de mercado, com o objetivo de traçar estratégias e metas capazes de proporcionar a sua manutenção. Diante de um cenário desafiador, foi realizada uma pesquisa descritiva para um estúdio de arquitetura com foco em compreender as necessidades do seu segmento, identificando oportunidades de diferenciação e prospecção de novos clientes. O plano de Marketing enfatiza a importância da diferenciação da marca, destacando a expertise única do estúdio e sua abordagem inovadora no campo da arquitetura. A pesquisa identifica oportunidades e demandas latentes, enquanto a segmentação de clientes permite a personalização de serviços para atender a diversas necessidades. Estratégias de marketing digital e presença online são integradas para ampliar a visibilidade do estúdio, aproveitando as plataformas relevantes para o setor. A implementação do plano será acompanhada por métricas de desempenho, permitindo ajustes ágeis conforme necessário. O estúdio possui um setor de marketing em uma fase prematura, trazendo a necessidade de um plano de marketing focado na excelência do serviço, diferenciação e presença de mercado, visando posicionar o estúdio como líder no setor e impulsionar seu crescimento sustentável.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-21T15:21:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-21T15:21:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Izabelle Camilo de. Plano de marketing aplicado a um estúdio de arquitetura. Orientador: Carlos Alberto Freire Medeiros. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56712
identifier_str_mv OLIVEIRA, Izabelle Camilo de. Plano de marketing aplicado a um estúdio de arquitetura. Orientador: Carlos Alberto Freire Medeiros. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Administrativas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56712/3/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56712/2/PlanodeMarketing_OLIVEIRA_2023.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56712/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
674eedd6929c3b4a722523da6dddc39b
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117707408080896