Plano de marketing aplicado a um estúdio de arquitetura
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56712 |
Resumo: | Com as recentes mudanças, empresas se veem diante da necessidade de se adequar ao modelo ideal de organização exigido pelo mercado. Para isso, faz-se necessário compreender o cenário ao qual a empresa está inserida, para um diagnóstico dentro do seu segmento de mercado, com o objetivo de traçar estratégias e metas capazes de proporcionar a sua manutenção. Diante de um cenário desafiador, foi realizada uma pesquisa descritiva para um estúdio de arquitetura com foco em compreender as necessidades do seu segmento, identificando oportunidades de diferenciação e prospecção de novos clientes. O plano de Marketing enfatiza a importância da diferenciação da marca, destacando a expertise única do estúdio e sua abordagem inovadora no campo da arquitetura. A pesquisa identifica oportunidades e demandas latentes, enquanto a segmentação de clientes permite a personalização de serviços para atender a diversas necessidades. Estratégias de marketing digital e presença online são integradas para ampliar a visibilidade do estúdio, aproveitando as plataformas relevantes para o setor. A implementação do plano será acompanhada por métricas de desempenho, permitindo ajustes ágeis conforme necessário. O estúdio possui um setor de marketing em uma fase prematura, trazendo a necessidade de um plano de marketing focado na excelência do serviço, diferenciação e presença de mercado, visando posicionar o estúdio como líder no setor e impulsionar seu crescimento sustentável. |
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Oliveira, Izabelle Camilo de0000-0002-3830-1162http://lattes.cnpq.br/9398091583694583Ferreira, Antônio CarlosCosta, Silvia Pires Bastoshttps://orcid.org/0000-0003-3312-8142http://lattes.cnpq.br/0059362185139583Medeiros, Carlos Alberto Freire2023-12-21T15:21:40Z2023-12-21T15:21:40Z2023-12-08OLIVEIRA, Izabelle Camilo de. Plano de marketing aplicado a um estúdio de arquitetura. Orientador: Carlos Alberto Freire Medeiros. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56712Com as recentes mudanças, empresas se veem diante da necessidade de se adequar ao modelo ideal de organização exigido pelo mercado. Para isso, faz-se necessário compreender o cenário ao qual a empresa está inserida, para um diagnóstico dentro do seu segmento de mercado, com o objetivo de traçar estratégias e metas capazes de proporcionar a sua manutenção. Diante de um cenário desafiador, foi realizada uma pesquisa descritiva para um estúdio de arquitetura com foco em compreender as necessidades do seu segmento, identificando oportunidades de diferenciação e prospecção de novos clientes. O plano de Marketing enfatiza a importância da diferenciação da marca, destacando a expertise única do estúdio e sua abordagem inovadora no campo da arquitetura. A pesquisa identifica oportunidades e demandas latentes, enquanto a segmentação de clientes permite a personalização de serviços para atender a diversas necessidades. Estratégias de marketing digital e presença online são integradas para ampliar a visibilidade do estúdio, aproveitando as plataformas relevantes para o setor. A implementação do plano será acompanhada por métricas de desempenho, permitindo ajustes ágeis conforme necessário. O estúdio possui um setor de marketing em uma fase prematura, trazendo a necessidade de um plano de marketing focado na excelência do serviço, diferenciação e presença de mercado, visando posicionar o estúdio como líder no setor e impulsionar seu crescimento sustentável.With recent changes, companies find themselves facing the need to adapt to the ideal organizational model required by the market. To achieve this, it is necessary to understand the scenario in which the company is embedded, conducting a diagnosis within its market segment with the aim of devising strategies and goals capable of ensuring its sustainability. In the face of a challenging environment, a descriptive research was conducted for an architecture studio to comprehend the needs of its segment, identifying opportunities for differentiation and the prospecting of new clients. The Marketing plan emphasizes the importance of brand differentiation, highlighting the studio's unique expertise and innovative approach in the field of architecture. The research identifies opportunities and latent demands, while customer segmentation allows for personalized services to meet various needs. Digital marketing strategies and online presence are integrated to enhance the studio's visibility, leveraging relevant platforms for the industry. The plan's implementation will be monitored through performance metrics, allowing for agile adjustments as needed. The studio has a marketing department in an early stage, necessitating a marketing plan focused on service excellence, differentiation, and market presence, aiming to position the studio as a leader in the industry and drive its sustainable growth.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilDepartamento de Ciências AdministrativasAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASplano de marketingrelacionamento com clienteCRMretenção de clientesfidelizaçãomarketing plancustomer relationshipioyaltyPlano de marketing aplicado a um estúdio de arquiteturaMarketing plan applied to an architecture studioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56712/3/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD53ORIGINALPlanodeMarketing_OLIVEIRA_2023.pdfPlanodeMarketing_OLIVEIRA_2023.pdfapplication/pdf697978https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56712/2/PlanodeMarketing_OLIVEIRA_2023.pdf674eedd6929c3b4a722523da6dddc39bMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56712/4/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD54123456789/567122023-12-21 12:21:40.728oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-21T15:21:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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