A plataforma Khan Academy e suas contribuições para a aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ynessa Beatriz Dantas de Farias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32730
Resumo: Esta dissertação apresenta as contribuições do conteúdo de Matemática disponível na plataforma Khan Academy como ferramenta de complementação pedagógica para alunos do Ensino Fundamental, ou seja, como apoio para os processos de ensino e aprendizagem vivenciados por esses alunos. Motivou este estudo o contexto relacionado com o desempenho dos alunos brasileiros em Matemática. No Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), do qual participaram, na última edição em 2018, setenta e nove países, o Brasil encontra-se nas dez últimas posições no letramento em Matemática. Nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017 (divulgados em 2018), apenas 15% dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental foram considerados proficientes em Matemática. Em face desse cenário, aliado à demanda de utilização das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem, foram investigadas as contribuições do conteúdo de Matemática da Khan Academy como ferramenta de complementação pedagógica para alunos do Ensino Fundamental. Para tanto, foram delineados como objetivos específicos planejar e desenvolver material instrucional sobre o uso da plataforma; monitorar os acessos dos participantes e a avaliar os resultados obtidos pelos alunos na prova de Matemática aplicada ao final da experiência. O referencial teórico traz o conceito de objeto de aprendizagem; a utilização de tecnologias digitais para a educação e as contribuições para a Educação Matemática. Além disso, foram construídas duas revisões sistemáticas: uma sobre o uso da Khan Academy no ensino e aprendizagem de Matemática e outra sobre o contexto que envolve a retenção escolar. O estudo enquadra-se na metodologia de pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, com práticas delineadas dentro dos princípios da pesquisa-ação. Os participantes foram doze alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Parnamirim/RN. Todas as ações com os participantes foram realizadas de forma remota. Os dados foram extraídos principalmente das informações de acesso geradas pela plataforma, além de analisadas as interações dos participantes no grupo virtual da turma, bem como seus resultados na prova de Matemática. Identificou-se retorno positivo na utilização da plataforma como apoio ao ensino regular, destacando-se o banco de questões, a partir do qual os alunos puderam responder, em média, quatrocentas questões, no intervalo de cinco semanas, além de ter sido observado avanço nos conhecimentos matemáticos dos participantes. Não foi identificada evidência de que o uso da plataforma substitua a experiência das aulas regulares, nem o papel do professor. Em contrapartida, relaciona-se o desempenho positivo dos estudantes com as ações de monitoramento e motivação realizadas pela pesquisadora enquanto os acompanhava. Como produtos, este estudo gerou um portfólio online, aberto ao público, o qual conta com materiais audiovisuais instrutivos sobre o uso da Khan Academy e um demonstrativo sobre a análise e o cruzamento dos dados gerados pela ferramenta. Espera-se que os resultados deste estudo inspirem práticas pedagógicas enriquecidas com o uso de tecnologias digitais, especialmente nas escolas públicas, e que isso contribua para que o ensino de Matemática atinja os resultados projetados, de forma a garantir aos alunos os saberes necessários ao pleno exercício de sua cidadania.
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No Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), do qual participaram, na última edição em 2018, setenta e nove países, o Brasil encontra-se nas dez últimas posições no letramento em Matemática. Nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017 (divulgados em 2018), apenas 15% dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental foram considerados proficientes em Matemática. Em face desse cenário, aliado à demanda de utilização das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem, foram investigadas as contribuições do conteúdo de Matemática da Khan Academy como ferramenta de complementação pedagógica para alunos do Ensino Fundamental. Para tanto, foram delineados como objetivos específicos planejar e desenvolver material instrucional sobre o uso da plataforma; monitorar os acessos dos participantes e a avaliar os resultados obtidos pelos alunos na prova de Matemática aplicada ao final da experiência. O referencial teórico traz o conceito de objeto de aprendizagem; a utilização de tecnologias digitais para a educação e as contribuições para a Educação Matemática. Além disso, foram construídas duas revisões sistemáticas: uma sobre o uso da Khan Academy no ensino e aprendizagem de Matemática e outra sobre o contexto que envolve a retenção escolar. O estudo enquadra-se na metodologia de pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, com práticas delineadas dentro dos princípios da pesquisa-ação. Os participantes foram doze alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Parnamirim/RN. Todas as ações com os participantes foram realizadas de forma remota. Os dados foram extraídos principalmente das informações de acesso geradas pela plataforma, além de analisadas as interações dos participantes no grupo virtual da turma, bem como seus resultados na prova de Matemática. Identificou-se retorno positivo na utilização da plataforma como apoio ao ensino regular, destacando-se o banco de questões, a partir do qual os alunos puderam responder, em média, quatrocentas questões, no intervalo de cinco semanas, além de ter sido observado avanço nos conhecimentos matemáticos dos participantes. Não foi identificada evidência de que o uso da plataforma substitua a experiência das aulas regulares, nem o papel do professor. Em contrapartida, relaciona-se o desempenho positivo dos estudantes com as ações de monitoramento e motivação realizadas pela pesquisadora enquanto os acompanhava. Como produtos, este estudo gerou um portfólio online, aberto ao público, o qual conta com materiais audiovisuais instrutivos sobre o uso da Khan Academy e um demonstrativo sobre a análise e o cruzamento dos dados gerados pela ferramenta. Espera-se que os resultados deste estudo inspirem práticas pedagógicas enriquecidas com o uso de tecnologias digitais, especialmente nas escolas públicas, e que isso contribua para que o ensino de Matemática atinja os resultados projetados, de forma a garantir aos alunos os saberes necessários ao pleno exercício de sua cidadania.This dissertation presents the contributions of the mathematics content available on the Khan Academy platform as a pedagogical complementation tool for Elementary Education students. A specific context had motivated this study, which is the performance of Brazilian students in mathematics. In the Programme for International Student Assessment (Pisa in Portuguese), in which eighty countries take part, Brazil occupies one of the last ten positions in mathematics literacy. The last published results for IDEB (Basic Education Development Index), indicated that only 15% of students in the 9th grade of Middle School were considered proficient in mathematics. Given this scenario, added to the demand for the use of digital technologies in the teaching and learning processes, the contributions of Khan Academy's mathematics content as a pedagogical complementation tool for Elementary Education students were investigated. In order to reach that, the following specific objectives were outlined: the planning and development of instructional material about the use of the platform; the monitoring of the participants' accesses and the results obtained by the students in the mathematics test applied at the end of the experience. The theoretical framework brings the concept of learning objects; the use of digital technologies for education and some of the contributions to the teaching-learning processes of mathematics. In addition, two systematic reviews were made: one on the use of Khan Academy in teaching and learning of mathematics and the other on the context surrounding school retention. The study fits into the exploratory research methodology in a qualitative approach, with practices outlined within the principles of action research. The participants were students of the 9th grade of Elementary School (in the brazilian category) from a public institution in Parnamirim/RN, as well as their mathematics teacher. All actions involving the participants were carried out remotely. The data were extracted mainly from the access information generated by the platform, in addition to the interactions of the students in the virtual group exclusively for the participants, as well as their results in the mathematics test. Positive feedback was identified in the use of the platform as support for regular education, highlighting the bank of exercises, from which students were able to answer, on average, four hundred questions, in an interval of five weeks, in addition to having presented progress in their mathematical knowledge. There was no evidence that the use of the platform replaces the experience of regular classes, nor the role of the teacher. On the other hand, the students' positive performance is related to the monitoring and motivation actions carried out by the researcher while accompanying them. As products, this study generated an open portfolio, in which there are instructional audiovisual materials about the use of Khan Academy and a guide to demonstrate how the researcher analyzed and crossed the data provided by the tool. It is hoped that the results of this study will inspire pedagogical practices enriched by the use of digital technologies, especially in public schools, and that this will contribute to the teaching of mathematics to achieve the projected results, in order to guarantee the students the necessary knowledge for the full exercise of their citizenship.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilMatemáticaKhan AcademyEnsino FundamentalAnos finaisA plataforma Khan Academy e suas contribuições para a aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPlataformaKhanAcademy_Santos_2020.pdfapplication/pdf4145437https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32730/1/PlataformaKhanAcademy_Santos_2020.pdf8d0b63760d49aee977cf9e82a385030eMD51123456789/327302021-06-16 15:28:27.949oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32730Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-06-16T18:28:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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