A inserção da plataforma Khan Academy no ensino de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000018kct |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16640 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2018. |
id |
UFSM_379f5c3fe13953c437c3f2c798de5976 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/16640 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A inserção da plataforma Khan Academy no ensino de matemáticaInserting the Khan Academy platform in mathematics teachingKhan AcademyMathematicsElementary schoolMatemáticaAnos finais do ensino fundamentalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2018.This paper presents a case study, whose objective was to investigate how the use of technological resources, such as the Khan Academy Platform can help in the learning process of students of the Elementary School in the area of Mathematics. In addition, the importance of developing a pedagogical practice consistent with the reality experienced, which explores the potential of TV, videos and other digital media in the school context, was highlighted. The methodology of this research consisted in proposing the use of the learning objects available in the Khan Academy by a group of students who were already participating in reinforcement classes of the mathematics discipline because they presented difficulties in assimilation of the concepts studied, or even because it is necessary to solidify this knowledge. Among other results obtained regarding learning, we can highlight that this proposal promoted mainly the autonomy of the students, who were able to draw their own learning paths with greater flexibility, since they could choose a certain theme, attend classes and practice activities according to the their own rhythm and need. And also, the teacher was able to follow the performance of each student, identifying their main difficulties and guided them when necessary.Este trabalho apresenta um estudo de caso, o qual teve por objetivo investigar como o uso de recursos tecnológicos, como o da Plataforma Khan Academy pode auxiliar no processo de aprendizagem de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental na área de Matemática. Além disso, destacou-se a importância do desenvolvimento de uma prática pedagógica condizente com a realidade vivenciada, que explore as potencialidades da TV, vídeos e demais mídias digitais no contexto escolar. A metodologia dessa pesquisa consistiu em propor a utilização dos objetos de aprendizagem disponíveis na Khan Academy por um grupo de alunos que já vinham participando das aulas de reforço da disciplina de matemática por apresentarem dificuldades na assimilação dos conceitos estudados, ou mesmo por ser necessária à solidificação desses conhecimentos. Entre outros resultados obtidos relativos à aprendizagem, se pode destacar que essa proposta promoveu principalmente a autonomia dos alunos, que puderam traçar seus próprios caminhos de aprendizagem com maior flexibilidade, pois podiam escolher um determinado tema, assistir às aulas e praticar as atividades de acordo com o seu próprio ritmo e necessidade. E também, ao professor foi possível acompanhar o desempenho de cada estudante, identificando suas principais dificuldades e orientado-os quando necessário.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de TecnologiaKonrath, Mary Lúcia PedrosoFranco, Simone Munari2019-05-24T13:32:23Z2019-05-24T13:32:23Z2018-12-202018Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16640ark:/26339/0013000018kctporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-05-25T06:04:53Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16640Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-05-25T06:04:53Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inserção da plataforma Khan Academy no ensino de matemática Inserting the Khan Academy platform in mathematics teaching |
title |
A inserção da plataforma Khan Academy no ensino de matemática |
spellingShingle |
A inserção da plataforma Khan Academy no ensino de matemática Franco, Simone Munari Khan Academy Mathematics Elementary school Matemática Anos finais do ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A inserção da plataforma Khan Academy no ensino de matemática |
title_full |
A inserção da plataforma Khan Academy no ensino de matemática |
title_fullStr |
A inserção da plataforma Khan Academy no ensino de matemática |
title_full_unstemmed |
A inserção da plataforma Khan Academy no ensino de matemática |
title_sort |
A inserção da plataforma Khan Academy no ensino de matemática |
author |
Franco, Simone Munari |
author_facet |
Franco, Simone Munari |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Konrath, Mary Lúcia Pedroso |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Simone Munari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Khan Academy Mathematics Elementary school Matemática Anos finais do ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Khan Academy Mathematics Elementary school Matemática Anos finais do ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-20 2018 2019-05-24T13:32:23Z 2019-05-24T13:32:23Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16640 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000018kct |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16640 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000018kct |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172472474959872 |