A inserção da plataforma Khan Academy no ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Simone Munari
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000018kct
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16640
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2018.
id UFSM_379f5c3fe13953c437c3f2c798de5976
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/16640
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A inserção da plataforma Khan Academy no ensino de matemáticaInserting the Khan Academy platform in mathematics teachingKhan AcademyMathematicsElementary schoolMatemáticaAnos finais do ensino fundamentalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2018.This paper presents a case study, whose objective was to investigate how the use of technological resources, such as the Khan Academy Platform can help in the learning process of students of the Elementary School in the area of Mathematics. In addition, the importance of developing a pedagogical practice consistent with the reality experienced, which explores the potential of TV, videos and other digital media in the school context, was highlighted. The methodology of this research consisted in proposing the use of the learning objects available in the Khan Academy by a group of students who were already participating in reinforcement classes of the mathematics discipline because they presented difficulties in assimilation of the concepts studied, or even because it is necessary to solidify this knowledge. Among other results obtained regarding learning, we can highlight that this proposal promoted mainly the autonomy of the students, who were able to draw their own learning paths with greater flexibility, since they could choose a certain theme, attend classes and practice activities according to the their own rhythm and need. And also, the teacher was able to follow the performance of each student, identifying their main difficulties and guided them when necessary.Este trabalho apresenta um estudo de caso, o qual teve por objetivo investigar como o uso de recursos tecnológicos, como o da Plataforma Khan Academy pode auxiliar no processo de aprendizagem de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental na área de Matemática. Além disso, destacou-se a importância do desenvolvimento de uma prática pedagógica condizente com a realidade vivenciada, que explore as potencialidades da TV, vídeos e demais mídias digitais no contexto escolar. A metodologia dessa pesquisa consistiu em propor a utilização dos objetos de aprendizagem disponíveis na Khan Academy por um grupo de alunos que já vinham participando das aulas de reforço da disciplina de matemática por apresentarem dificuldades na assimilação dos conceitos estudados, ou mesmo por ser necessária à solidificação desses conhecimentos. Entre outros resultados obtidos relativos à aprendizagem, se pode destacar que essa proposta promoveu principalmente a autonomia dos alunos, que puderam traçar seus próprios caminhos de aprendizagem com maior flexibilidade, pois podiam escolher um determinado tema, assistir às aulas e praticar as atividades de acordo com o seu próprio ritmo e necessidade. E também, ao professor foi possível acompanhar o desempenho de cada estudante, identificando suas principais dificuldades e orientado-os quando necessário.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de TecnologiaKonrath, Mary Lúcia PedrosoFranco, Simone Munari2019-05-24T13:32:23Z2019-05-24T13:32:23Z2018-12-202018Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16640ark:/26339/0013000018kctporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-05-25T06:04:53Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16640Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-05-25T06:04:53Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção da plataforma Khan Academy no ensino de matemática
Inserting the Khan Academy platform in mathematics teaching
title A inserção da plataforma Khan Academy no ensino de matemática
spellingShingle A inserção da plataforma Khan Academy no ensino de matemática
Franco, Simone Munari
Khan Academy
Mathematics
Elementary school
Matemática
Anos finais do ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A inserção da plataforma Khan Academy no ensino de matemática
title_full A inserção da plataforma Khan Academy no ensino de matemática
title_fullStr A inserção da plataforma Khan Academy no ensino de matemática
title_full_unstemmed A inserção da plataforma Khan Academy no ensino de matemática
title_sort A inserção da plataforma Khan Academy no ensino de matemática
author Franco, Simone Munari
author_facet Franco, Simone Munari
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Konrath, Mary Lúcia Pedroso
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Simone Munari
dc.subject.por.fl_str_mv Khan Academy
Mathematics
Elementary school
Matemática
Anos finais do ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Khan Academy
Mathematics
Elementary school
Matemática
Anos finais do ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
2018
2019-05-24T13:32:23Z
2019-05-24T13:32:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16640
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000018kct
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16640
identifier_str_mv ark:/26339/0013000018kct
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172472474959872