Marketing olfativo no comércio varejista: estudo multicaso em empresas de Natal/Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Fernanda Beatriz de Medeiros
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57062
Resumo: A utilização do marketing sensorial como estratégia de atrair e proporcionar uma experiência de compra mais satisfatória para os consumidores vem se mostrando cada vez mais eficaz, fazendo com que todos os segmentos mantenham seu diferencial competitivo e se destaquem no mercado. Essa técnica utiliza os cinco sentidos humanos como ferramenta para alcançar os seus objetivos: visão, audição, paladar, tato e olfato. Todavia, o presente trabalho se debruça em avaliar o efeito causado pela utilização do marketing olfativo no dia a dia de empresas varejistas. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo exploratório e de abordagem qualitativa através da ferramenta experience survey, que busca avaliar a percepção de pessoas com familiaridade com o assunto. Na ocasião foram entrevistados gestores de quatro empresas que utilizam essa estratégia. O instrumento de pesquisa contou com 6 perguntas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mais significativos mostraram que a utilização do aroma traz inúmeros benefícios para as organizações.
id UFRN_ec3aa6249fcf365a9d5b5c5391c7072b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57062
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Dias, Fernanda Beatriz de Medeiroshttps://orcid.org/0000-0003-2434-6981Medeiros, Carlos AlbertoCavalcante, Islaine CristianeFerreira, Lissa Valéria Fernandes2023-12-28T14:41:39Z2023-12-28T14:41:39Z2023-12-06DIAS, Fernanda Beatriz de Medeiros. Marketing olfativo no comércio varejista: estudo multicaso em empresas de Natal/Rio Grande do Norte. Orientador: Lissa Valéria Fernandes Ferreira. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57062A utilização do marketing sensorial como estratégia de atrair e proporcionar uma experiência de compra mais satisfatória para os consumidores vem se mostrando cada vez mais eficaz, fazendo com que todos os segmentos mantenham seu diferencial competitivo e se destaquem no mercado. Essa técnica utiliza os cinco sentidos humanos como ferramenta para alcançar os seus objetivos: visão, audição, paladar, tato e olfato. Todavia, o presente trabalho se debruça em avaliar o efeito causado pela utilização do marketing olfativo no dia a dia de empresas varejistas. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo exploratório e de abordagem qualitativa através da ferramenta experience survey, que busca avaliar a percepção de pessoas com familiaridade com o assunto. Na ocasião foram entrevistados gestores de quatro empresas que utilizam essa estratégia. O instrumento de pesquisa contou com 6 perguntas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mais significativos mostraram que a utilização do aroma traz inúmeros benefícios para as organizações.The use of sensory marketing as a protection strategy and to provide a more satisfactory shopping experience for consumers has proven to be increasingly effective, enabling all segments to maintain their competitive advantage and stand out in the market. This technique uses the five human senses as a tool to achieve its objectives: vision, hearing, taste, touch and smell. However, this work focuses on evaluating the effect caused by the use of olfactory marketing in the daily lives of retail companies. To this end, research with an exploratory descriptive nature and a qualitative approach was carried out using the experience survey tool, which seeks to evaluate the perception of people familiar with the subject. In the decision, managers from four companies that use this strategy were interviewed. The survey instrument contains 6 questions. The data was analyzed using Bardin's (2011) content analysis. The most significant results demonstrated that the use of aroma brings considerable benefits to organizations.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilDepartamento de Ciências AdministrativasCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOmarketing olfativoexperiência do clientesentidosMarketing olfativo no comércio varejista: estudo multicaso em empresas de Natal/Rio Grande do NorteOlfactory marketing in retail trade: multi-case study in companies in Natal/Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDIAS_2023_TCC_MARKETING OLFATIVO NO COMÉRCIO VAREJISTA.pdfDIAS_2023_TCC_MARKETING OLFATIVO NO COMÉRCIO VAREJISTA.pdfapplication/pdf1643080https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57062/1/DIAS_2023_TCC_MARKETING%20OLFATIVO%20NO%20COM%c3%89RCIO%20VAREJISTA.pdfcc6994d56a56eef4807630533ca10a95MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57062/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/570622023-12-28 11:41:40.122oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-28T14:41:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing olfativo no comércio varejista: estudo multicaso em empresas de Natal/Rio Grande do Norte
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Olfactory marketing in retail trade: multi-case study in companies in Natal/Rio Grande do Norte
title Marketing olfativo no comércio varejista: estudo multicaso em empresas de Natal/Rio Grande do Norte
spellingShingle Marketing olfativo no comércio varejista: estudo multicaso em empresas de Natal/Rio Grande do Norte
Dias, Fernanda Beatriz de Medeiros
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
marketing olfativo
experiência do cliente
sentidos
title_short Marketing olfativo no comércio varejista: estudo multicaso em empresas de Natal/Rio Grande do Norte
title_full Marketing olfativo no comércio varejista: estudo multicaso em empresas de Natal/Rio Grande do Norte
title_fullStr Marketing olfativo no comércio varejista: estudo multicaso em empresas de Natal/Rio Grande do Norte
title_full_unstemmed Marketing olfativo no comércio varejista: estudo multicaso em empresas de Natal/Rio Grande do Norte
title_sort Marketing olfativo no comércio varejista: estudo multicaso em empresas de Natal/Rio Grande do Norte
author Dias, Fernanda Beatriz de Medeiros
author_facet Dias, Fernanda Beatriz de Medeiros
author_role author
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2434-6981
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Medeiros, Carlos Alberto
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Cavalcante, Islaine Cristiane
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Fernanda Beatriz de Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
contributor_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
marketing olfativo
experiência do cliente
sentidos
dc.subject.por.fl_str_mv marketing olfativo
experiência do cliente
sentidos
description A utilização do marketing sensorial como estratégia de atrair e proporcionar uma experiência de compra mais satisfatória para os consumidores vem se mostrando cada vez mais eficaz, fazendo com que todos os segmentos mantenham seu diferencial competitivo e se destaquem no mercado. Essa técnica utiliza os cinco sentidos humanos como ferramenta para alcançar os seus objetivos: visão, audição, paladar, tato e olfato. Todavia, o presente trabalho se debruça em avaliar o efeito causado pela utilização do marketing olfativo no dia a dia de empresas varejistas. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo exploratório e de abordagem qualitativa através da ferramenta experience survey, que busca avaliar a percepção de pessoas com familiaridade com o assunto. Na ocasião foram entrevistados gestores de quatro empresas que utilizam essa estratégia. O instrumento de pesquisa contou com 6 perguntas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mais significativos mostraram que a utilização do aroma traz inúmeros benefícios para as organizações.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-28T14:41:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-28T14:41:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DIAS, Fernanda Beatriz de Medeiros. Marketing olfativo no comércio varejista: estudo multicaso em empresas de Natal/Rio Grande do Norte. Orientador: Lissa Valéria Fernandes Ferreira. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57062
identifier_str_mv DIAS, Fernanda Beatriz de Medeiros. Marketing olfativo no comércio varejista: estudo multicaso em empresas de Natal/Rio Grande do Norte. Orientador: Lissa Valéria Fernandes Ferreira. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Administrativas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57062/1/DIAS_2023_TCC_MARKETING%20OLFATIVO%20NO%20COM%c3%89RCIO%20VAREJISTA.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57062/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cc6994d56a56eef4807630533ca10a95
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117586099372032